Bruges é uma das mais charmosas e encantadoras cidades da Europa. Publicamos 3 artigos sobre Bruges, todos eles de autoria de Marcello Brito. Os artigos estão ótimos, extremamente bem documentados e as dicas perfeitas.
Esse é primeiro artigo e trata da história da cidade, discute a questão “qual a melhor época para visitar Bruges” e te conta como ir a Bruges saindo de Paris.
O segundo artigo dá dicas de onde ficar em Bruges e o terceiro fala sobre onde comprar chocolates em Bruges.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Bruges – Brugge
Se você pensa em ir a Bruges, Brugge em holandês, a primeira providência a tomar é alugar o filme in Bruges (Na Mira do Chefe) com Colin Farrel e Ralph Finnes. O filme começa como um policial de humor negro e termina como um conto dostoïevskiano. O filme retrata de modo exemplar a aura da cidade medieval perdida no tempo, onírica e soturna.
Bruges floresceu na Idade Média como o principal pólo de manufatura de tecidos da Europa. Cortada por canais com ligação direta ao mar, se tornou uma próspera cidade devido ao comércio direto com Inglaterra e Escandinávia. Sua riqueza era tamanha que foi nesta cidade que surgiu a primeira bolsa de valores do mundo.
Não demora muito para que ela se transforme num dos principais pólos de convergência artística do período: Jan Van EYck (1385-1441) inventa a pintura a óleo e estabelece as bases do que viria a ser a Pintura Flamenga Primitiva.
Não o Seguro Viagem, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo.Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
No começo do Renascimento, Bruges vive seu apogeu econômico e artístico com a chegada da corte mais extravagante da Europa, os Burgundy, Duques de Borgonha. O filho de Isabel de Portugal, Calos, vai se tornar então uma lenda européia. Rico, culto, amante das artes e facínora será conhecido como Carlos, o terrível.
É no estrondoso casamento de Maria de Borgonha, filha de Carlos, que se estabelece o costume ocidental das alianças. O sonho megalomaníaco deste soberano se interrompe quando ele é morto numa Batalha em Nancy. Maria herda o ducado mas falece prematuramente aos 25 anos. Assim como a ascenção, a decadência de Bruges é meteórica e fulminante.
Bruges é varrida da memória dos europeus por quase três séculos e assim permanece até 1892, quando é redescoberta pelos românticos com o livro Bruges La Morte, do poeta simbolista belga Georges Rodenbach.E sessenta anos mais tarde, este livro serve de base para a obra-prima de Alfred Hitchcock, Vertigo (Um Corpo que Cai).
Como as cidades históricas mineiras do ciclo do ouro, o desterro de Bruges no passado é o que faz a sua fama e prosperidade atual. Pelo esquecimento e abandono, conseguiu preservar até os dias atuais sua estrutura medieval mais ou menos intacta.
Hoje os corpos de Carlos, o terrível, e sua filha Maria da Borgonha, repousam lado a lado em vistoso mausoleu na imperdível igreja da Nossa Senhora, Onze Leite Vrouwekerk, no centro de Bruges. Recentes escavações arqueológicas comfirmaram a presença do corpo de Maria, mas lançaram dúvidas sobre a autenticidade dos restos mortais de Carlos.
No site da Tiqets você compra ingressos antecipados para museus, monumentos e atrações em Bruges, Paris e toda a Europa.
Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
Quando ir a Bruges?
Embora neste caso o clichê represente a mais pura verdade, Bruges é encantadora o ano inteiro, tudo vai depender de quais são as suas expectativas.
Certo é evitar julho e agosto, pelos motivos óbvios de hiper lotação mas, mesmo no verão, sempre se pode escapar para os belíssimos canais inexplorados ao norte da cidade.
De uma maneira geral é consenso que o inverno é a época nobre para se visitar Bruges. O Natal na cidade é um clássico, o que significa ruas e lojas lindamente decoradas, iluminação especial, com sorte neve, hotéis cheios e preços nas alturas.
Se você está em busca de clima enevoado, solitário e frio, projetado mundialmente pelo livro de Rodenbach, dê preferência ao outono. Assim você escapa de temperatura que podem bater a 14 graus negativos, mas ainda curte uma lareira em seu hotel.
Você quer flanar em ruelas e canais em dias claros e alegres e temperatura mais amena? Vá então na primavera! Os canteiros se enchem de tulipas e as relvas de anêmonas.
É também na primavera, no dia da ascenção de Cristo, que acontece a procissão do Sangue Sagrado, The Heilig-Bloedprocessie, quando se carrega pelas ruas da cidades, numa parada solene, mas colorida e comovente, a mais importante relíquia católica da Europa: gotas do sangue de Cristo retiradas de seu corpo por José de Arimathea e mantidas na pequena – mas espetacular – Basílica do Sangue Sagrado, Heiling Bloed Basiliek.
Os melhores dias da semana para visitar Bruges
Como Bruges é um dos destinos mais procurados de final de semana por belgas, ingleses e franceses, os melhores dias para estar na cidade são entre segunda e sexta, quando ela está vazia e hotéis lançam mão de tarifas reduzidas.
Se você é fã da pintura famenga primitiva, saiba que o esplêndido Groeninge Museum, assim como grande parte das outra instituições culturais, fecha às segundas.
Mas o mais importante, o item básico na mala de todo viajante com destino a Bruges será sempre a capa de chuva. A cidade tem um clima instável e um dia lindo de sol, em dois minutos se transforma em manhã cinza e logo depois o sol voltará.
Como ir a Bruges saindo de Paris?
- Excursão de ônibus com empresa de turismo: clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.
- Trem: o trem TGV sai de Paris da Gare du Nord e chega em Bruxelas na estação Bruxelles Midi, onde é preciso pegar um trem regional comum até Bruges. No total, a viagem tem cerca de 2h40m de duração (contando o tempo de baldeação em Bruxelas, fique atento para não perder o trem!). Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Avião: a viagem de avião até Bruxelas dura 3 horas com escala em Amsterdã. Clique aqui para pesquisar e comprar passagens aéreas.
- Carro: a viagem até Bruges dura cerca de 3 horas, passando por Lille. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata mas também é a mais longa. A viagem até Bruxelas têm cerca de 03h50. Clique aqui e consulte valores, horários e faça a compra da passagem.
Leia mais sobre Bruges:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
185 Comentários
marly
boa tarde , é possível sair de paris de trem para bruges, visitar a cidade durante o dia , voltar para Bruxelas a noite , dormir em Bruxelas e voltar para paris no dia seguinte a noite?
minha duvida reside no passe de trem . obrigado
Rodrigo Lavalle
Marly, não sei te informar se a passagem de volta Bruges-Paris com conexão em Bruxelas te permite pegar o trem mais tarde.
Abraços.
Fabrício Velame
Passaremos 5 dias em Paris. Precisamos muito das suas dicas, o que visitar, onde almoçar, lanchar, jantar, etc. Aqui no blog é possível montar estes roteiros diários? Onde os localizamos? Somos uma família de 5 pessoas e precisamos muito nos organizar e planejar senão o dinheiro acaba no meio do passeio! (risos)
Planejamos também ir de Paris à Amsterdan de carro, mas não retornaremos à Paris, é uma boa opção? Pensamos em visitar Bruxelas que fica no meio do caminho e vi as dicas sobre Bruges, compensa dedicar uma parada e uma noite nas duas cidades? Não é necessário nenhuma licença especial para dirigir na Europa? Grato!
Rodrigo Lavalle
Fabrício, lendo o blog é possível montar roteiros diários sim mas os roteiros não existem já prontos. Um bom começo é comprar o guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias/. Esse guia possui 5 roteiros (a serem feitos a pé) que cobrem os principais pontos e regiões turísticas da cidade. A partir desses roteiros você vai pesquisando no blog restaurantes e atrações.
Ir de carro de Paris para Amsterdã e devolvê-lo lá é bem mais caro, o melhor é ir de trem. Bruges é mais interessante de se conhecer que Bruxelas, eu gastaria mais tempo lá.
Para dirigir na Europa você precisa ter a carteira internacional. Você pode solicitá-la no site do DETRAM.
Abraços.
France Dias Rocha
Adorei as informacoes da Maria Carmen …..seguirei as orientacoes da CP e ficarei 3 Dias em Brugge, que fui uma vez orientada a Fazer bate e Volta de paris , fiquei frustrada, pois gostei mais de la do que de Bruxelas , que tambem e Linda. So Concordo com quem diz que Brugges merece mais que um bate Volta. Mais uma vez obrigada.
Thaís
Olá. Estamos programando uma viagem de 10 dias em fevereiro 2014, chegando e saindo de Paris. Pensamos em incluir no roteiro Bruges (bate e volta) e Londres uma noite. O que você acha? Será nossa primeira viagem para a Europa e temos receio de não aproveitar bem o tempo fazendo essas outras cidades. Estou adorando o blog.
Rodrigo Lavalle
Thaís, eu acho bate-volta muito cansativo. Escolha Londres ou Bruges e passe uma noite.
Abraços.
ana adipietro
Olá!!Já obtive muitas vezes ajuda deste imperdível Conexão Paris!!Agora preciso começar a me organizar para a próxima viagem que acontecerá somente em outubro de 2014!Mas como quero me organizar bem (sou uma viajante independente!) Preciso de uma luz!Quero ter como base Paris,(chegar e partir) porque não posso ir para a Europa sem passar pelo menos 3 dias na chegada e dois dias para partir!Só que neste meio de campo quero conhecer a Bretanha, especialmente Rennes, onde minha mãe foi criada! O Mont Saint Michel pois ainda não conheço. Depois quero conhecer Bruges e Amsterdam, Londres e Liverpool.Isto em 22 dias!Como me organizar para esta empreitada??Paris eu conheço bem, mas os outros nem sei por onde começar…Quero fazer este roteiro de trem, gostaria de ter uma base em valores.(só os trens)Outra coisa,só falo francês, é possível me “virar” bem???
Conto com a sua valorosa AJUDA!!
Rodrigo Lavalle
Ana, para se organizar e montar seu roteiro de viagem, pesquise em blogs que falem das cidades que você pretende visitar. Ou no blog Viaje na Viagem: http://www.viajenaviagem.com. Para saber valores de trens, consulte o site http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
Maria Carmen
Lina, sigo o seu blog há anos, mas não sou de dar muito pitaco, entretanto acabo de voltar de uma temporada de 3 anos em Bruxelas, por isso gostaria de sugerir os lugares que mais gosto aqui em Bruxelas, bem como umas dicas sobre Antuérpia.
Sugestão de Roteiro em Bruxelas:
Bruxelas nasceu na região da Grand Place. A praça é o coração de um bairro cercado por ruas que existem desde a idade média, os prédios da praça são harmônicos e uniformes pois todos foram construídos após 1695, data em que a praça foi completamente destruída pelos franceses, o único prédio que resistiu ao ataque dos canhões foi o Hôtel de Ville (Prefeitura).
Os outros prédios, que eram as sedes das Guildas, foram construídos seguindo estilos impostos pelo Conselho da Cidade, se prestarmos atenção às fachadas é possível perceber os detalhes que dizem respeito a cada guilda, ou mesmo frases em latim que fazem referência aos ofícios: pescadores, padeiros, teceleiros, cervejeiros, etc. Em frente ao Hôtel de Ville fica a Maison du Roi, casa construída para os reis espanhóis, quando esses dominavam a Bélgica e passavam pela cidade.
Perto da Grand-Place destaco a Igreja de Saint-Nicolas construída desalinhada às ruas do quarteirão para evitar o riacho que passava ao lado, e a Bolsa de Bruxelas cujas esculturas da fachada foram feitas por Auguste Rodin, enquanto ainda era aprendiz.
Após a Bolsa, fica Rua Antoine Dansaert que disputa com a Avenida Louise o posto de melhor local para compras fashion, mas a Louise é mais chique e tradicional, já a Dansaert é mais descolada.
Próximo daí fica as Halles Saint-Géry, o antigo mercadão da cidade. Foi renovada em 1985 e hoje é um centro cultural que possui uma exposição sobre a história local.
Outra destino próximo da Grand-Place, mas subindo em direção à Estação Central são as Galerias Saint-Hubert, a primeira galeria comercial da Europa (1847). Cafés e restaurantes dividem espaço com lojas elegantes. São as melhores chocolaterias (Neuhaus, Godiva, etc., e uma Pain Quotidien, que é originária da Bélgica!
Ao lado da galeria encontramos a Rue des Bouchers, uma ruela medieval cheia de restaurantes. O melhor de todos é o tradicional Chez Leon, os demais são apenas para turistas.
Depois da Grand-Place, o símbolo mais famoso de Bruxelas é o Manneken-Pis, ao lado dele destaco o bar Poechenellekelder em cujo cardápio existem mais de 90 cervejas. Esse bar é todo decorado com fantoches, pois Bruxelas possui tradição no teatro de fantoches, existe um teatro que está em atividade desde 1830.
Para jantar ou almoçar e passear indico a região do Sablon, O Grand Sablon é cheio de antiquários, brechós, galerias de arte e excelentes restaurantes. Lá temos a igreja A Notre-Dame du Sablon, igreja gótica que começou a ser construída por volta de 1400.
Bem ao lado, fica um dos jardins mais bonitos de Bruxelas, o jardim do Petit-Sablon, cujo destaque é uma fonte em homenagem a dois condes, Egmont e Hornes, decapitados na Grand-Place em 1568 por questões religiosas. Cercam o jardim 48 estátuas que representam as profissões da época.
Saindo do Sablon, fica a Place Royale, em que estão os museus mais importantes da cidade, o meu preferido é o Museu Magritt, principal artista surrealista belga.
A dois passos da Praça Real fica o Palácio Real local de trabalho do novo monarca Felipe, quando a bandeira está hasteada significa que o Rei está na Bélgica.
A Catedral Saint Michel et Sainte Gudule é onde acontecem as cerimônias de casamento e funerais de membros da familia real. Sua construção começou em 1225 e só terminou três séculos mais tarde. O interior da Igreja é simples pois foi mais uma das igrejas belgas saqueadas pelos Franceses durante a Revolução Francesa.
Outra coisa interessante em Bruxelas é que aqui nasceu o estilo Art Nouveau e existe todo um roteiro para conhecer as belas casa feitas pelo arquiteto Victor Horta, bem como pelo seu seguidores.
Ah! Aqui além de capital da cerveja, chocolate, babata frita, moules, é também a capital dos quadrinhos e possui dois museus sobre o assunto.
Outros locais interessantes na Bélgica são Bruges, Gent e Antuérpia. Vou falar um pouco da última, que é acho que é a menos conhecida.
Antuérpia é uma cidade muito charmosa, tem catedrais e construções medievais e a modernidade de hoje.
Pontos altos: Grote Markt (belos prédios da Prefeitura e das Guildas), a Catedral de Nossa Senhora, a Estação Central, a casa de Rubens (Pieter Paul Rubens, gênio da escola barroca, nasceu em Antuérpia e sua casa é aberta a visitação), o Forte Stein é uma edificação do século 9, é o prédio mais antigo da cidade.
Antuérpia é também a cidade dos diamantes lá são negociados 80% dos diamantes brutos e 50% dos lapidados, e a cidade fashion da Bélgica pois lá fica a Royal Academy of Fine Arts, badalada faculdade de moda de onde saíram nomes como Dries Van Noten, Ann Demeulemeester, Martin Margiela, Bernhard Willhelm e etc. Na faculdade fica o MoMu Fashion.
Rodrigo Lavalle
Maria Carmen, muito obrigado pelo seu tempo e gentileza! Tenho certeza que suas dicas serão extremamente úteis aos nossos leitores.
Abraços.
Rafaela Sala
Olá, em primeiro lugar parabéns pelo CP, gosto muito de vcs!! Estamos indo para Paris no próximo mês, e faremos um bate-volta em Brugges com nosso filho de 7 anos. Já fui com meu marido, me apaixonei pelo local e de tanto falar, meu filho não para de pedir para ir a Brugges. A data que reservei para fazer este passeio é dia 21-12. O que vale mais a pena? Alugar um carro em Paris e ir (só agora me dei conta de corro o risco de pegar neve não?)ou sair de Paris de trem e ir para Bruges? Aguardo um retorno. Muito obrigada pela atenção de vcs!!
Rodrigo Lavalle
Rafaela, ir de carro é simpático e gostoso mas pode ser chato se quem dirige não gosta. O ideal não é ir e voltar no mesmo dia.
Outras opções:
de ônibus com a empresa Paris Vision. Os ônibus são confortáveis: http://www.pariscityvision.com/pt/europa/belgica/bruges
com as empresas de traslados e passeios que indicamos: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/parceiros-do-conexao-paris/carros-com-matorista-brasileiro/O trem é rápido e prático.
Abraços.
Eduardo
Boa tarde,
É possível fazer um bate-volta Paris/Bruges de trem?
Vocês aconselham?
Tem empresas que vendem este passeio ?
Obrigado.
Eduardo
Lina
Eduardo
Não é o ideal, um bate e volta. Mas pode ser feito sim.
Você pode ir a Bruges de ônibus com a empresa Paris Vision. Os ônibus são confortáveis.
http://www.pariscityvision.com/pt/europa/belgica/bruges
Ou então com as empresas de traslados e passeios que indicamos.
https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/parceiros-do-conexao-paris/carros-com-matorista-brasileiro/
Giselda Ferreira
CP esta de parabéns, Brugges é de longe uma das cidades mais linda e gostosa que conheci. Para mim os chocolates e as cervejas são imperdiveis. A cerveja de framboesa é aconselhavel para mulheres, como eu, que nao gostam muito do tradiconal “amraguinho” das cervejas.
francisca
Marcelo, no site SNCF os horários são confusos, eu preciso ir de paris á Bruxelas. Me falaram que tem 02 horários que saem trens direto sem baldeação, porém não consegui saber quais seriam os horários no site, alguém poderia me dizer?
Rodrigo Lavalle
Francisca, faça a pesquisa no site da SNFC, eles fornecem todas as informações: dias, horários, preços, de qual estação o trem sai, em qual estação o trem chega, quanto tempo de viagem e se há escalas ou não.
Abraços.