Bruges é uma das mais charmosas e encantadoras cidades da Europa. Publicamos 3 artigos sobre Bruges, todos eles de autoria de Marcello Brito. Os artigos estão ótimos, extremamente bem documentados e as dicas perfeitas.
Esse é primeiro artigo e trata da história da cidade, discute a questão “qual a melhor época para visitar Bruges” e te conta como ir a Bruges saindo de Paris.
O segundo artigo dá dicas de onde ficar em Bruges e o terceiro fala sobre onde comprar chocolates em Bruges.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Bruges – Brugge
Se você pensa em ir a Bruges, Brugge em holandês, a primeira providência a tomar é alugar o filme in Bruges (Na Mira do Chefe) com Colin Farrel e Ralph Finnes. O filme começa como um policial de humor negro e termina como um conto dostoïevskiano. O filme retrata de modo exemplar a aura da cidade medieval perdida no tempo, onírica e soturna.
Bruges floresceu na Idade Média como o principal pólo de manufatura de tecidos da Europa. Cortada por canais com ligação direta ao mar, se tornou uma próspera cidade devido ao comércio direto com Inglaterra e Escandinávia. Sua riqueza era tamanha que foi nesta cidade que surgiu a primeira bolsa de valores do mundo.
Não demora muito para que ela se transforme num dos principais pólos de convergência artística do período: Jan Van EYck (1385-1441) inventa a pintura a óleo e estabelece as bases do que viria a ser a Pintura Flamenga Primitiva.
Não o Seguro Viagem, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo.Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
No começo do Renascimento, Bruges vive seu apogeu econômico e artístico com a chegada da corte mais extravagante da Europa, os Burgundy, Duques de Borgonha. O filho de Isabel de Portugal, Calos, vai se tornar então uma lenda européia. Rico, culto, amante das artes e facínora será conhecido como Carlos, o terrível.
É no estrondoso casamento de Maria de Borgonha, filha de Carlos, que se estabelece o costume ocidental das alianças. O sonho megalomaníaco deste soberano se interrompe quando ele é morto numa Batalha em Nancy. Maria herda o ducado mas falece prematuramente aos 25 anos. Assim como a ascenção, a decadência de Bruges é meteórica e fulminante.
Bruges é varrida da memória dos europeus por quase três séculos e assim permanece até 1892, quando é redescoberta pelos românticos com o livro Bruges La Morte, do poeta simbolista belga Georges Rodenbach.E sessenta anos mais tarde, este livro serve de base para a obra-prima de Alfred Hitchcock, Vertigo (Um Corpo que Cai).
Como as cidades históricas mineiras do ciclo do ouro, o desterro de Bruges no passado é o que faz a sua fama e prosperidade atual. Pelo esquecimento e abandono, conseguiu preservar até os dias atuais sua estrutura medieval mais ou menos intacta.
Hoje os corpos de Carlos, o terrível, e sua filha Maria da Borgonha, repousam lado a lado em vistoso mausoleu na imperdível igreja da Nossa Senhora, Onze Leite Vrouwekerk, no centro de Bruges. Recentes escavações arqueológicas comfirmaram a presença do corpo de Maria, mas lançaram dúvidas sobre a autenticidade dos restos mortais de Carlos.
No site da Tiqets você compra ingressos antecipados para museus, monumentos e atrações em Bruges, Paris e toda a Europa.
Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
Quando ir a Bruges?
Embora neste caso o clichê represente a mais pura verdade, Bruges é encantadora o ano inteiro, tudo vai depender de quais são as suas expectativas.
Certo é evitar julho e agosto, pelos motivos óbvios de hiper lotação mas, mesmo no verão, sempre se pode escapar para os belíssimos canais inexplorados ao norte da cidade.
De uma maneira geral é consenso que o inverno é a época nobre para se visitar Bruges. O Natal na cidade é um clássico, o que significa ruas e lojas lindamente decoradas, iluminação especial, com sorte neve, hotéis cheios e preços nas alturas.
Se você está em busca de clima enevoado, solitário e frio, projetado mundialmente pelo livro de Rodenbach, dê preferência ao outono. Assim você escapa de temperatura que podem bater a 14 graus negativos, mas ainda curte uma lareira em seu hotel.
Você quer flanar em ruelas e canais em dias claros e alegres e temperatura mais amena? Vá então na primavera! Os canteiros se enchem de tulipas e as relvas de anêmonas.
É também na primavera, no dia da ascenção de Cristo, que acontece a procissão do Sangue Sagrado, The Heilig-Bloedprocessie, quando se carrega pelas ruas da cidades, numa parada solene, mas colorida e comovente, a mais importante relíquia católica da Europa: gotas do sangue de Cristo retiradas de seu corpo por José de Arimathea e mantidas na pequena – mas espetacular – Basílica do Sangue Sagrado, Heiling Bloed Basiliek.
Os melhores dias da semana para visitar Bruges
Como Bruges é um dos destinos mais procurados de final de semana por belgas, ingleses e franceses, os melhores dias para estar na cidade são entre segunda e sexta, quando ela está vazia e hotéis lançam mão de tarifas reduzidas.
Se você é fã da pintura famenga primitiva, saiba que o esplêndido Groeninge Museum, assim como grande parte das outra instituições culturais, fecha às segundas.
Mas o mais importante, o item básico na mala de todo viajante com destino a Bruges será sempre a capa de chuva. A cidade tem um clima instável e um dia lindo de sol, em dois minutos se transforma em manhã cinza e logo depois o sol voltará.
Como ir a Bruges saindo de Paris?
- Excursão de ônibus com empresa de turismo: clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.
- Trem: o trem TGV sai de Paris da Gare du Nord e chega em Bruxelas na estação Bruxelles Midi, onde é preciso pegar um trem regional comum até Bruges. No total, a viagem tem cerca de 2h40m de duração (contando o tempo de baldeação em Bruxelas, fique atento para não perder o trem!). Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Avião: a viagem de avião até Bruxelas dura 3 horas com escala em Amsterdã. Clique aqui para pesquisar e comprar passagens aéreas.
- Carro: a viagem até Bruges dura cerca de 3 horas, passando por Lille. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata mas também é a mais longa. A viagem até Bruxelas têm cerca de 03h50. Clique aqui e consulte valores, horários e faça a compra da passagem.
Leia mais sobre Bruges:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
185 Comentários
Marcia lobo
Estou escolhendo aonde passar o meu reveillon de 2013/2014.Decidir passar em uma cidade pequena e estou na dúvida entre Estrasburgo, Bruges ou quem sabe outras opções,rs…gostaria muito de opiniões e dicas..
Merci
Maristela
Olá ,
Estarei indo para Amsterdan em julho, de lá ja alugamos um carro onde iremos passeando até chegar em Roma. Do aeroporto de Amsterdan vamos de carro até Bruxelas e a minha duvida é se fico hospedada em Bruxelas ou Bruges, (alguma sugestão ) ja que gostaria muito de conhecer o lugar e ficaremos apenas de um dia para o outro. Outra duvida é se vale a pena irmos de carro ja que temos um alugado. Agradeço a juda.
Lina
Maristela
Conhecemos muito bem a França. Vou dar palpite assim mesmo.
Para quem gosta de carro, tudo bem. Vale a pena.
Eu acho Bruges mais bonito que Bruxelas. Durma nesta cidade.
Andrea
Lina querida ,suas dicas de Paris e Vale do Loire foram preciosas a dois anos . Estamos querendo programar agora Londres, Amsterdan,Praga , Bruges en, e claro , Paris……sera que vc nos da umas dicas de roteiro? Isso tudo em 15 dias , acha que da? Um grande abraco e obrigada desde ja.
Paulo Bissaco
Obrigado pelas dicas. optamos pelo Best western Acácia.
Na volta comentaremos.
Abçs.
Merci
Paulo e familia
Paulo Fernando Bissaco (Caxias do Sul)
Olá Lina. Segue cópia de sua resposta. O site que precisamos é de pousadas (não hoteis) em Bruges. Pois queremo ir a Amesterdan, que já conhecemos e levar as crianças e na volta ( a noite) já ter um lugar para ficar.
Lina
13 março, 2013 às 5:53 PM – Permalink
Paulo Fernando
Melhor ter todas as reservas. Junho é início da alta temporada.
Pousadas em Bruges: não conheço nenhuma.
Mas te indico o site abaiso. Escolha um bed and breakfast. Sei que tem vários bons em Bruges. Escolha no centro da cidade.
Lina
Paulo
Você quer um site de pousadas e não hotéis.
http://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?aid=329746;sid=0ce8f0c9164b02211459c06ccfc76560;dcid=1;checkin_monthday=4;checkin_year_month=2013-6;checkout_monthday=6;checkout_year_month=2013-6;city=-1955473;class_interval=1;csflt={};highlighted_hotels=53476;review_score_group=empty;score_min=0;si=ai%2Cco%2Cci%2Cre%2Cdi;src=hotel;ssb=empty;ssne_untouched=Montlivault;radius=0;;nflt=ht_id%3D208%3B;track_ajax_filters=1
No mesmo link, em Bruges, você tem também opções pousadas.
PAULO FERNANDO
Boa noite Lina .
Agradeço as informações, mas acho que faltou o site que vc. iria indicar.
Podes enviar novamente.
Merci.
Paulo Fernando
Lina
Paulo
Não tenho o fio da meada. Poderia me dizer qual site?
PAULO FERNANDO
Boa noite Lina! Iremos a Paris em junho, alugamos uma apto e pretendemos dar uma esticada em Bruges. Tens alguma sugestão de pousada, pois não queremos ficar em hotel, queremos algo mais pequeno e familiar. Nossa ideia inicial é ir até Amsterdan (já conhecemos, mas iremos com os filhos de 6 e 11 anos), passar o dia, voltar a Bruges pernoitar e no dia seguinte conhecer Bruges e final da tarde retornar a Paris.
Para que isso seja possível já teremos que ter reserva confirmada, o que achas?
Lina
Paulo Fernando
Melhor ter todas as reservas. Junho é início da alta temporada.
Pousadas em Bruges: não conheço nenhuma.
Mas te indico o site abaiso. Escolha um bed and breakfast. Sei que tem vários bons em Bruges. Escolha no centro da cidade.
Karla Silva
Ola, boa noite! Como faço para ir de Bruges a Amsterdan de trem? Vou ficar no Novotel, a estação é longe?
Lina
Karla
A estação de Bruges e Amsterdam é Gard do Nord. Com o metro você chega rapidinho de qualquer ponto de Paris.
Alice Antonia
Olá. Pretendo ir um dia em Brugges, e voltar para Paris. Pra Voltar será pela mesma estação de trem que eu chegar lá?
Merci. =)
Lina
Alice
Exatamente.
Silvana
Ola
Gostaria saber se tem onibus de lille para bruges?
Etou viajando pel franca e vc ja me ajudou muito com as dicas.
Obrigada
Silvana