Após os artigos sobre a cidade de Bruges, quando visitá-la, onde se hospedar e como fazer o trajeto Paris Bruges, Marcello Brito me envia um texto sobre onde comprar chocolates em Bruges.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
As atrações gastronômicas da Bélgica
Alguns vão a Bélgica para aguçar o paladar nos quase setecentos tipos diferentes de cerveja: claras, escuras e até roxas!
Outros desembarcam atrás das ditas melhores batatas fritas do mundo. Muitos esperam poder sentar e degustar o prato que dá a unidade nacional perdida no terreno sócio-político, as Moules-Frites, mexilhões com batatas fritas.
Outros sonham com os famosos waffles de preferência com muitos tops açucarados.
Mas todos nós, sem exceção, vamos mesma a Bélgica atrás dos chocolates! E nisto estamos juntos com os nativos, pois chocolate é o esporte nacional deste país.
Bruges é uma cidade cercada de lojas de chocolates por todos os lados. Mas atenção, 90% do delicioso aroma que impregna cada esquina é derivado de estabeledimentos de segunda classe, tipo pega-turista.
Embora Bruges não disponha do refinamento estético do chocolatier Pierre Marcolini, a cidade possui bons nomes locais que honram a tradição dos pralines belgas artesanais.
Não esqueça o SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
As melhores lojas de chocolates em Bruges são:
Chocolatier Dumon – Simon Stevinplein ou Eiermarkt 6 ou Walstraat 6 – Este é o melhor chocolate da cidade. Na moderníssima flagship store da praça Simon Stevinplein o chocolatier criou uma linha de chocolates mais arrojada que leva seu nome completo. Já na filial da Eiermarkt 6, logo atrás do Markt, os irresistíveis bombons tradicionais e a pitoresca casinha tipo João&Maria fazem a festa dos turistas. Qualquer um dos endereços é parada obrigatória.
The Chocolate Line – Simon Stevinplein 19 – Não se deixe enganar pelo nome em inglês e pela aparência comercial, o belo empório é a casa de Dominique Peroone, um dos mais populares e inventivos chocolatiers da atualidade. O cara escreve livros, aparece em programas de TV, ganha prêmios e produz intrigantes chocolates exóticos dos mais variados sabores: azeite de oliva, curry, coca-cola e até cebola frita! A última esquisitice tecno-emocional de Dominique é a degustação olfativa de chocolates aromáticos. Está criado o chocolate rapé! Para os menos permissivos há toda uma linha normal de alta qualidade.
Chocolaterie Sukerbuyc – Katelijnestraat 5 – a mais antiga e familiar das casas de chocolates da região é uma instituição da cidade e continua produzindo, com ingredientes de primeira linha e embalagens belle époque, ótimos pralines. Mas um recente e inacreditável aviso pendurado na porta de entrada tem afastado os clientes. Ele diz: “só entre se for realmente comprar”.
Se você estiver longe dos endereços acima, e para evitar decepções, invista nas grandes marcas belgas, todas excelentes. Elas se encontram espalhadas pela principal artéria comercial da cidade, a rua Steenstraat.
Neuhaus – Steenstraat 66 – classe e elegância são sinônimos da mais exclusiva marca belga a exatos 153 anos. Tudo é de extremo bom gosto e caro. Mas o investimento é altamente recompensado pela excelência do chocolate. É creditada a Neuhaus a invenção dos pralines em 1912.
Galler – Steenstraat 5 – Originária da cidade de Liège, foi a inovadora Galler que revolucionou e rejuvenesceu nas últimas décadas o universo do chocolate ao introduzir o conceito de boutique de luxo. A marca trasformou também o design dos bombons em obra de arte radical, com cores e formas surpreendentes.
Leonidas – Steenstraat 4 – com desenho, textura e sabores bem mais tradicionais que a concorrência, a marca se mantém como a mais popular do país. É também a mais barata, o que não compromete a alta qualidade dos produtos.
No site da Tiqets você compra ingressos antecipados para museus, monumentos e atrações em Bruges, Paris e toda a Europa.
Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
Como ir a Bruges saindo de Paris?
- Excursão de ônibus com empresa de turismo: clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.
- Trem: o trem TGV sai de Paris da Gare du Nord e chega em Bruxelas na estação Bruxelles Midi, onde é preciso pegar um trem regional comum até Bruges. No total, a viagem tem cerca de 2h40m de duração (contando o tempo de baldeação em Bruxelas, fique atento para não perder o trem!). Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Avião: a viagem de avião até Bruxelas dura 3 horas com escala em Amsterdã. Clique aqui para pesquisar e comprar passagens aéreas.
- Carro: a viagem até Bruges dura cerca de 3 horas, passando por Lille. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata mas também é a mais longa. A viagem até Bruxelas têm cerca de 03h50. Clique aqui e consulte valores, horários e faça a compra da passagem.
Leia mais sobre Bruges:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
66 Comentários
Michele
Lina,
Vc não sabe mas é minha guia de turismo! há dois anos vim a Europa e segui a risca suas dicas…estou aqui de novo, e tô mais obediente ainda, só em Paris que fiquei no mama shelter , depois fui p Londres e agora estou em bruges…comi uma panela de mexilhões ao vinho (panela no sentido literal) que me forçou a chegar no hotel p te agradecer. O que que é aquilo????? Meu Deus do céu! Volto p Paris dia 13 e vou ficar no taylor q vc indicou..a primeira parada lá, desbravei o marais e tb comi tudo q vc mandou…falafel, mercado des enfants…rsrsrrr…Eu e meu marido andamos nas ruas do marais, tentando adivinhar quem seria vc….kkkkkkk
Uma diversão a mais!
Agora que acostumei…rs.. queria muito uma dica de alguma feira de antiguidades em Paris.. conhece alguma? Beijos enormes e muito obrigada
conexaoparis
Michele
Vá até o Mercado das Pulgar.
Leia o artigo do blog. Está aberto sábado e domingo.
Gostei de ser sua guia.
Cida Amora
Em Bruges, na loja da Galler, não deixem de experimentar as melhores trufas do planeta!
Karina
Puxa vida, cheguei bem atrasada ao post!! Mas, ainda em tempo…
Uma dica que pode poupar alguns euros preciosos: buscar chocolates nos mercadinhos da cidade, em vez de comprar direto nas chocolateries. Possivelmente não haja todas as top de linha mencionadas aqui, mas, p.ex., a Galler se acha fácil. Só descobri isso depois de já ter comprado =//
Flavio Cotrim
Recomendo uma marca de trufas belgas chamada Gudrun. Tem uma loja em Bruges, cujo nome não me lembro, mas que tambem vende cervejas de todas as regioes da Belgica. A caixa com trufas cobertas de po de cacau com 250g custa cerca de 3.50 euros e e uma exceletne opcao de presente para a familia. Recomendo muito!
Anna
Sem querer ser pentelha, mas o melhor chocolate é francês, semi-desconhecido do grande público, e se chama Valrhona.
Mas quem acompanha essas coisas no Brasil já deve ter ouvido falar, já que junto com a Barry Callebaut, eles são os únicos fornecedores de matéria-prima de alta qualidade operando no Brasil.
(e sim, quase ninguém faz o próprio chocolate lá – assim como no resto do mundo – a maioria são blends, ou seja, receitas próprias contendo chocolates de outras empresas)
Juliana
Eu comprei chocolate Galler no supermercado, uma delícia!
Além disso adoramos dos da Dumon, o bombom de chocolate branco com laranja picante, ai Jesus… hahaha
Obrigada pelas dicas, estava em Brugges na publicação do post. 🙂
Bel
Gente… o Marcello é um crítico de arte. Que coisa. Lá vou eu economizar…
Marcello Brito
Rodrigo, Edu, Maria das Graças, Kika e o novato por aqui, Thames, merci!!!
Thames Bandeira
Delicioso post do Marcello, que, cá para nós, sabe apreciar um bom chocolate!!!
Parabéns!
Beth
Patrícia
Outubro é um dos melhores meses do ano em Paris.