Como ir de Paris a Bruges?
Parte II dos artigos escritos por Marcello Brito sobre Bruges. Estou impressionada com o número de segredos que Marcello nos revela. Leiam tudo, até o fim.
De Paris, a maneira mais prática de se alcançar Bruges é de trem. Existem três possibilidades de percurso que se impõem como as melhores:
1ª opção
Da estação ferroviária parisiense Gare du Nord (Paris Nord) partem os trens de alta velocidade TGV que servem o norte da França, Holanda, Alemanha e Bélgica. O que pouca gente sabe é que segunda, terça, quarta, quinta e sábado tem um horário – na sexta e domingo dois horários – em que o percurso Paris/Bruges é feito direto, no mesmo trem, apenas com rápidas escalas em Bruxelas e Gent, mas livrando você do pequeno incômodo que é a baldeação. Essa a opção mais confortável e rápida, em apenas duas horas e meia de viagem. (nota do Conexão Paris: os dias e os horários dos trens que fazem o trajeto Paris/Bruges direto variam de acordo com a época do ano. Pesquise no site da empresa francesa de trens SNCF ou no site da empresa holandesa Thalys.)
Se o horário direto para Bruges não atender sua exigência há sempre uma segunda opção com troca de trem em Bruxelas e imensa grade de horários por dia.
2ª opção
Da Gare du Nord partem os TGVs com uma média de duas saídas por hora para Bruxelas (Bruxelles-Midi), uma viagem que dura uma hora e vinte minutos. Na estação Bruxelles-Midi faz-se baldeação para embarque num trem regional em direção a Bruges, também com uma média de duas saídas por hora. Mas atenção, deve-se sempre optar por um trem regional com designação IC, inter city, bem mais rápido. Ele faz o percurso Bruxelas/Bruges em uma hora de viagem com apenas uma parada em Gent.
Para maiores informações e horários dos trens regionais na Bélgica consulte o site da empresa belga de trens, SNCB.
Quando o trem regional deixar Bruxelas você vai reparar que progressivamente as informações em francês serão substituídas por palavras incompreensíveis em Neerlandês. No meio da viagem a estação Bruxelas-Midi passará a ser designada como Brussel-Zuid. Bruges, Brugge e a cidade de Gand passará a se chamar Gent. Quando você estiver no coração do Flanders e saltar na estação de Bruges, nada de francês. E não insista porque ninguém te responderá. Em Bruges, quando precisar se comunicar, fale sempre em inglês, nunca em francês. Utilizar a língua de Voltaire na região é considerado ofensa.
3ª opção
Sempre digo aos meus amigos que vão a Paris e pensam em esticar em Bruges, que façam das cidades belgas a primeira ou a última parada da viagem. Por dois motivos:
Foto CDG: Francisco Assis Andrade
O primeiro é que, embora pouco lembrada por nós, existe uma moderna e prática estação de trens de alta velocidade, de nome interminável, Aeroport Paris Roissy Carles de Gaulle CDG 2 – Gare TGV, encravada no meio do terminal 2 do famoso aeroporto, ao lado da bacanérrima ala 2 E onde chegam os vôos da Air France. Dessa estação partem trens TGV que fazem ligação direta, sem escalas entre o aeroporto e a estação de Bruxelles-Midi, em uma hora e meia de viagem. O que poderia racionalizar e enxugar os custos de um roteiro de viagem que tem no Charles de Gaulle seu ponto de chegada e partida. Atenção apenas para os horários com percurso direto, pois há outros em que existe uma troca de trens em Lille.
O segundo motivo é melhor ainda! Se você for à Paris pela Air France, saiba que se um dos destinos da ida ou da volta for Bruxelas, a passagem de trem TGV é compulsória e está incluída no preço do bilhete aéreo. Explico melhor. Ao comprar uma passagem Rio/Paris/Bruxelas/Rio ou Rio/Bruxelas/Paris/Rio, o percurso direto entre o aeroporto Charles de Gaulle e Bruxelas é feito de trem na primeira classe, independente de você ter voado do Brasil na econômica ou executiva, e o mais incrível é que o preço é por volta de duzentos reais mais barato que se for comprado uma simples Rio/Paris/Rio. Inexplicável, mas real. Portanto ao pensar em ir a Bruges numa viagem à Paris, faça da cidade sua primeira ou última escala e economize um dos trechos do trem e na passagem aérea.
Maiores informações no site da Air France.
Para qualquer uma das três opções indicadas compre suas passagens de trem, ou faça apenas um orçamento, no site da companhia ferroviária francesa SNCF. É o melhor e o mais confiável dos endereços eletrônicos para esse tipo de procedimento. Suas passagens serão entregues com a máxima segurança no Brasil em incríveis cinco dias úteis. Se por algum motivo elas não chegarem, nada de desespero. É só imprimir o recibo eletrônico enviado no ato da compra para seu e-mail e com ele em mãos, retirá-las no guichê da estação de embarque com a devida antecedência.
Algumas dicas complementares devem ser levadas em consideração:
– não tente executar a compra das passagens pela versão francesa do site, pois não há nela a opção de entrega no Brasil, por isso o link indicado é a versão internacional em inglês;
– no preenchimento dos dados quando aparecer a opção Select your country, escolha sempre Brazil ou Brasil;
– para compras de passagens de trens partindo da estação Charles de Gaulle CDG 2 – Care TGV, deve-se digitar no site em inglês, Paris Roissy Charles de Gaulle Airport (CDG 2) – TGV station (FR);
– por último, saiba que se você comprar as passagens com pelo menos três meses de antecedência vai conseguir descontos excepcionais. Uma perna Paris/Bruges, na segunda classe, poderá sair então por módicos 25,00 euros.
Cliquem aqui para lerem o primeiro artigo sobre Paris/Bruges e aqui para o terceiro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
418 Comentários
Luna
Moro em Paris, tenho 22 e estou pensando em ir sozinha para Bruges e Bruxelas no fim de semana. Achei o trem extremamente caro e pretendo ir de ônibus, porém não há ônibus direto Paris-Bruges.
Já li que Bruges é mais bonita do que Bruxelas e, ao mesmo tempo, me parece mais romântica também. Sei que o trem é mais confortável, mas é bem mais caro. Acabei de fazer Paris-Amsterdam de ônibus e não tive problemas.
Minhas opções são: pegar dois ônibus e chegar em Bruges por volta de 18h,19h e saindo umas 17h do dia seguinte para Bruxelas ou dormir os dois dias em Bruxelas e sair sábado de manhã para Bruges voltando sábado a noite.
Já li tb que hospedagem em Bruge é bem mais cara. Sugestões?
SERGIO SALOMON
Marcello, gostaria de te agradecer pela dica acerca da compra da passagem de trem bruges-paris. O problema foi que o meu cartão estava bloqueado para compras no exterior rs, rs. Abço, Sérgio Salomon
Marcello Brito
Leandro,
vi que o Rock Fort abre para almoço sim, mas fecha totalmente sabado e domingo! vai entender…
Marcello Brito
Leandro,
Comer bem em Bruges é na media caro. A cidade é muito turistica e infelizmente tem preços inflacionados.
O Rock Fort é, disparado o meu restaurante preferido em bruges ( isso é segredo ta´!! pq pretendo escrever um post sobre ele e ele não é tão turistisco. é frequentado por locais…srsrs..) mas tenho quase a certeza de que ele nao abre para almoço e embora eu o adore, ele nao é exatamente romantico.
A indicação da Claudia é otima! O resto é muito bonito, com belas vistas e a comida muito boa. ele fica justo num recanto que talvez seja o mais fotografado de toda a cidade ( a foto que abre meu primeiro post)
Vou pesquisar um outro resto bacana pra vc e posto aqui.
e atenção: a abertura e fechamento dos restaurantes em bruges é a coisa mais maluca que eu conheço.
Tem uns que so abrem para jantar no domingo, outros fecham as sextas. outros sabado e domingo, outros so abrem na segunda e estão sempre mudando isso. ao escolher um, passe um email confirmando horarios de abertura.
Olha, eu indico com muito louvor um tour de bicicleta. é a maneira que ando na cidade. acho que vc vai gostar. o que eu digo é: nao esqueça do sul e do norte da cidade!! ficamos muito em volta ou perto do markt e esquecemos do resto da cidade que é tão bonita quanto, ou ate mais!
no sul nao esqueça do lago minnewater e do begijnhof
no norte, se estiver de bicicleta va até os moinhos lindissimos, que margeiam o fim da cidade.
e imperdivel tb no norte é o canal nada turistico de gouden handrei
nao perca o burg, atras do markt e muito mais bonito.
a igreja do sangue sagrado é imperdivel. em cima mais rococo e embaixo mais emocionante.
a igreja de nossa senhora tb. onde estão enterrados maria e carlos o terrivel, nao deixe de ir atras da igreja ver a ponte bonifacius.
Leandro
Claudia, muito obrigado pelas dicas. Infelizmente não vou passar a noite, meu trem sai as 18:00. Vou pesquisar sobre este passeio de charrete.
Abraço
Cláudia Oiticica
Dê uma olhadinha na foto do restaurante.É esse branquinho. Lá também funciona um hotel.
http://www.freefoto.com/images/03/01/03_01_2—Bruges-at-Night_web.jpg?&k=Bruges+at+Night
Cláudia Oiticica
Leandro,
Bruges é mesmo muito romântica e cenário perfeito para a lua de mel.
Além do passei de barco, maravilhoso, também acho super válido fazer o de charrete. Sempre acho esses passeios meio caros, mas lá tem tudo a ver.
Eu tinha uma indicação de um restaurante bom para ir à noite, mas quando passei no barco, vi um local envidraçado, à beira do lago que me chamou a atenção.
Resolvi jantar lá e valeu super a pena. A comida era ótima, o serviço impecável e de sobra tinha a vista do canal iluminado.Lindo!!
Fica a sugestão: Ducs de Bourgogne. Se for, peça uma mesa ao lado da parte envidraçada.
Leandro
Continuando…
Não poderia perder a Cervejaria Haalve Maan, chocolates Spegelaere, batata frita… heheheh
Leandro
Continuando….
Claro, Cervejaria Haalve Maan, Spegelaere…..
Leandro
Bom dia a todos.
Marcelo (e demais), vou para Bruges dia 09/10 mas volto no mesmo dia (decidi, vou de Thalys mesmo). Já li seus 3 artigos, entrei no site da tripadvisor para pesquisar e gostaria de uma opinião sua para meu único dia em Bruges.
Pesquisei restaurantes e passeios, gostaria de saber qual vale a pena…
Restaurantes: Kardinaalshof, In ‘t Nieuw Museum, Bistro Den Huzaar, Gruuthuse Hof, Bistro De Schaar, Rock Fort – preciso ou é melhor fazer reserva? Não quero o mais caro, mas um muito romântico (lua de mel né!).
Passeios: Canal Boat Tours com certeza né, Basilica of the Holy Blood, Belfry (Belfort) and Market Halls (Hallen) sera?
Estava pensando no passeio de bicicleta também (Quasimundo Bike Tours ou The Pink Bear Bicycle Company) mas vale a pena? Deve ser longo e como so tenho um dia…
Muito obrigado pela anteção.
Abraços