Como ir de Paris a Bruges?
Parte II dos artigos escritos por Marcello Brito sobre Bruges. Estou impressionada com o número de segredos que Marcello nos revela. Leiam tudo, até o fim.
De Paris, a maneira mais prática de se alcançar Bruges é de trem. Existem três possibilidades de percurso que se impõem como as melhores:
1ª opção
Da estação ferroviária parisiense Gare du Nord (Paris Nord) partem os trens de alta velocidade TGV que servem o norte da França, Holanda, Alemanha e Bélgica. O que pouca gente sabe é que segunda, terça, quarta, quinta e sábado tem um horário – na sexta e domingo dois horários – em que o percurso Paris/Bruges é feito direto, no mesmo trem, apenas com rápidas escalas em Bruxelas e Gent, mas livrando você do pequeno incômodo que é a baldeação. Essa a opção mais confortável e rápida, em apenas duas horas e meia de viagem. (nota do Conexão Paris: os dias e os horários dos trens que fazem o trajeto Paris/Bruges direto variam de acordo com a época do ano. Pesquise no site da empresa francesa de trens SNCF ou no site da empresa holandesa Thalys.)
Se o horário direto para Bruges não atender sua exigência há sempre uma segunda opção com troca de trem em Bruxelas e imensa grade de horários por dia.
2ª opção
Da Gare du Nord partem os TGVs com uma média de duas saídas por hora para Bruxelas (Bruxelles-Midi), uma viagem que dura uma hora e vinte minutos. Na estação Bruxelles-Midi faz-se baldeação para embarque num trem regional em direção a Bruges, também com uma média de duas saídas por hora. Mas atenção, deve-se sempre optar por um trem regional com designação IC, inter city, bem mais rápido. Ele faz o percurso Bruxelas/Bruges em uma hora de viagem com apenas uma parada em Gent.
Para maiores informações e horários dos trens regionais na Bélgica consulte o site da empresa belga de trens, SNCB.
Quando o trem regional deixar Bruxelas você vai reparar que progressivamente as informações em francês serão substituídas por palavras incompreensíveis em Neerlandês. No meio da viagem a estação Bruxelas-Midi passará a ser designada como Brussel-Zuid. Bruges, Brugge e a cidade de Gand passará a se chamar Gent. Quando você estiver no coração do Flanders e saltar na estação de Bruges, nada de francês. E não insista porque ninguém te responderá. Em Bruges, quando precisar se comunicar, fale sempre em inglês, nunca em francês. Utilizar a língua de Voltaire na região é considerado ofensa.
3ª opção
Sempre digo aos meus amigos que vão a Paris e pensam em esticar em Bruges, que façam das cidades belgas a primeira ou a última parada da viagem. Por dois motivos:
Foto CDG: Francisco Assis Andrade
O primeiro é que, embora pouco lembrada por nós, existe uma moderna e prática estação de trens de alta velocidade, de nome interminável, Aeroport Paris Roissy Carles de Gaulle CDG 2 – Gare TGV, encravada no meio do terminal 2 do famoso aeroporto, ao lado da bacanérrima ala 2 E onde chegam os vôos da Air France. Dessa estação partem trens TGV que fazem ligação direta, sem escalas entre o aeroporto e a estação de Bruxelles-Midi, em uma hora e meia de viagem. O que poderia racionalizar e enxugar os custos de um roteiro de viagem que tem no Charles de Gaulle seu ponto de chegada e partida. Atenção apenas para os horários com percurso direto, pois há outros em que existe uma troca de trens em Lille.
O segundo motivo é melhor ainda! Se você for à Paris pela Air France, saiba que se um dos destinos da ida ou da volta for Bruxelas, a passagem de trem TGV é compulsória e está incluída no preço do bilhete aéreo. Explico melhor. Ao comprar uma passagem Rio/Paris/Bruxelas/Rio ou Rio/Bruxelas/Paris/Rio, o percurso direto entre o aeroporto Charles de Gaulle e Bruxelas é feito de trem na primeira classe, independente de você ter voado do Brasil na econômica ou executiva, e o mais incrível é que o preço é por volta de duzentos reais mais barato que se for comprado uma simples Rio/Paris/Rio. Inexplicável, mas real. Portanto ao pensar em ir a Bruges numa viagem à Paris, faça da cidade sua primeira ou última escala e economize um dos trechos do trem e na passagem aérea.
Maiores informações no site da Air France.
Para qualquer uma das três opções indicadas compre suas passagens de trem, ou faça apenas um orçamento, no site da companhia ferroviária francesa SNCF. É o melhor e o mais confiável dos endereços eletrônicos para esse tipo de procedimento. Suas passagens serão entregues com a máxima segurança no Brasil em incríveis cinco dias úteis. Se por algum motivo elas não chegarem, nada de desespero. É só imprimir o recibo eletrônico enviado no ato da compra para seu e-mail e com ele em mãos, retirá-las no guichê da estação de embarque com a devida antecedência.
Algumas dicas complementares devem ser levadas em consideração:
– não tente executar a compra das passagens pela versão francesa do site, pois não há nela a opção de entrega no Brasil, por isso o link indicado é a versão internacional em inglês;
– no preenchimento dos dados quando aparecer a opção Select your country, escolha sempre Brazil ou Brasil;
– para compras de passagens de trens partindo da estação Charles de Gaulle CDG 2 – Care TGV, deve-se digitar no site em inglês, Paris Roissy Charles de Gaulle Airport (CDG 2) – TGV station (FR);
– por último, saiba que se você comprar as passagens com pelo menos três meses de antecedência vai conseguir descontos excepcionais. Uma perna Paris/Bruges, na segunda classe, poderá sair então por módicos 25,00 euros.
Cliquem aqui para lerem o primeiro artigo sobre Paris/Bruges e aqui para o terceiro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
418 Comentários
Maria das Graças
Claudia Oiticica, corrija para “falaremos para uns e outros”
Maria das Graças
Claudia Oiticica, pense nas vantagens que a Air France obtém aumentando o volume de passageiros e do incremento do turismo em Bruxelas com essa facilidade do TGV, mesmo com com passagens mais baratas. Eu não levo nem em conta a 1ª classe no TGV que é tudo de bom. Nós iremos, falamos para uns e outros e isso vai crescendo de uma forma que enchem os aviões, hotéis, movimenta a economia e Bruxelas passará a ser uma cidade interessante para quem vai a Paris. A mesma coisa para a TAP. Eu que moro no Rio, não vou a Paris pela TAP. Mas se ela me oferecer um incentivo eu vou. Se eu puder ficar em Lisboa pelo menos uma noite, ou duas, com um bom desconto em um excelente hotel eu aceito de bom grado.
Cláudia Oiticica
Marcello,
mais uma enxurrada de excelentes informações. A da Air France foi a cereja do bolo. Não dá para entender mesmo.
A TAP também tem os seus mistérios. No mesmo dia,mesmo vôo, uma passagem Recife/Lisboa, às vezes sai mais cara do que uma Recife/Lisboa/Paris.
Quanto à dificuldade em estacionar em cidades européias, isso é um fato e sempre levo em conta na hora de escolher o hotel se ele oferece estacionamento privativo. O que fiquei em Bruges era atrás do campanário e tinha, mas já perdi muito tempo em outras cidades tentando arranjar uma vaga.
Sueli OVB
Mais uma pérola do MARCELLO! Ou seria um diamante… are forever?
Que são dicas preciosas não há dúvida!
Parabéns! Que venha a terceira parte!
Maria das Graças
Marcello, muito interessante essa dobradinha da Air France com o TGV para Bruxelas. Todos saem ganhando com ela.
Maria das Graças
Marcello, excelente post e é certo que Bruges já está no meu roteiro da nossa próxima temporada na Europa.
E já penso em incluir Bruxelas. Lembro-me de dicas bem interessantes de passeios e de locais para comer os deliciosos cocholates belga que voce já deu aqui, só que eu não consigo encontrá-las.
Já que voce falou em Bruxelas pensa em fazer um post sobre esta cidade? Será que a Lina permite?
conexaoparis
Maria das Graças e Marcello
Aprovo com louvor.
Mara
João e Marcelo,
Sobre a compra dos bilhetes para Strasbourg, consegui realizar o procedimento pelo site internacional da SCNF, com o cartão Visa, agora , sem problemas. E mais, pintou uma promoção, “last days of summer”, o valor saiu bem mais em conta.
Valeu e muito.
Grata aos dois e ao Conexão Paris, bien sûr!
LuciaC
Beth,
o que me envaidece e’ Marcello “dar conversa” para minha cultura “plim plim”. Sabe como e’, .aquela absolutamente “superflua necessaria” que conta historia e faz sonhar.
E ai’ entao eles viveram felizes para sempre…
Porem Marie de Bourgogne com apenas 25 anos. ” …de uma queda, foi ao chao!! ” Caiu do cavalo enquanto cacava com seu amado Maximiliano e faleceu poucos dias depois. Disputas e guerras foram causadas por geracoes por causa desta uniao.
Entrou por uma porta, saiu pela outra…quem quiser que conte outra.
Beth
LuciaC
Eu estou com vc!
O anel de “noivado” tem que ter um diamante solitário… Aliás, eu vi numa exposição um anel de noivado/casamento do séc XIII onde havia um diamante quase bruto engastado. Achei lindo…
LuciaC
Sim, Marcello!
O diamante solitario e’ uma representacao do compromisso de um grande amor. Noivado.
E’ a pedra preciosa do amor porque os diamantes sao eternos e praticamente indestrutiveis.
Foi o anel que Maria de Bourgogne recebeu de Maximilien I.
M. Monroe dizia que “diamonds are a girl’s best friend…”.
James Bond que “diamonds are forever…”
Os aneis de noivado em diamantes da Tyffany’s sao famosos!
Da serie… voce sabia? Plim Plim!