Como ir de Paris a Bruges?
Parte II dos artigos escritos por Marcello Brito sobre Bruges. Estou impressionada com o número de segredos que Marcello nos revela. Leiam tudo, até o fim.
De Paris, a maneira mais prática de se alcançar Bruges é de trem. Existem três possibilidades de percurso que se impõem como as melhores:
1ª opção
Da estação ferroviária parisiense Gare du Nord (Paris Nord) partem os trens de alta velocidade TGV que servem o norte da França, Holanda, Alemanha e Bélgica. O que pouca gente sabe é que segunda, terça, quarta, quinta e sábado tem um horário – na sexta e domingo dois horários – em que o percurso Paris/Bruges é feito direto, no mesmo trem, apenas com rápidas escalas em Bruxelas e Gent, mas livrando você do pequeno incômodo que é a baldeação. Essa a opção mais confortável e rápida, em apenas duas horas e meia de viagem. (nota do Conexão Paris: os dias e os horários dos trens que fazem o trajeto Paris/Bruges direto variam de acordo com a época do ano. Pesquise no site da empresa francesa de trens SNCF ou no site da empresa holandesa Thalys.)
Se o horário direto para Bruges não atender sua exigência há sempre uma segunda opção com troca de trem em Bruxelas e imensa grade de horários por dia.
2ª opção
Da Gare du Nord partem os TGVs com uma média de duas saídas por hora para Bruxelas (Bruxelles-Midi), uma viagem que dura uma hora e vinte minutos. Na estação Bruxelles-Midi faz-se baldeação para embarque num trem regional em direção a Bruges, também com uma média de duas saídas por hora. Mas atenção, deve-se sempre optar por um trem regional com designação IC, inter city, bem mais rápido. Ele faz o percurso Bruxelas/Bruges em uma hora de viagem com apenas uma parada em Gent.
Para maiores informações e horários dos trens regionais na Bélgica consulte o site da empresa belga de trens, SNCB.
Quando o trem regional deixar Bruxelas você vai reparar que progressivamente as informações em francês serão substituídas por palavras incompreensíveis em Neerlandês. No meio da viagem a estação Bruxelas-Midi passará a ser designada como Brussel-Zuid. Bruges, Brugge e a cidade de Gand passará a se chamar Gent. Quando você estiver no coração do Flanders e saltar na estação de Bruges, nada de francês. E não insista porque ninguém te responderá. Em Bruges, quando precisar se comunicar, fale sempre em inglês, nunca em francês. Utilizar a língua de Voltaire na região é considerado ofensa.
3ª opção
Sempre digo aos meus amigos que vão a Paris e pensam em esticar em Bruges, que façam das cidades belgas a primeira ou a última parada da viagem. Por dois motivos:
Foto CDG: Francisco Assis Andrade
O primeiro é que, embora pouco lembrada por nós, existe uma moderna e prática estação de trens de alta velocidade, de nome interminável, Aeroport Paris Roissy Carles de Gaulle CDG 2 – Gare TGV, encravada no meio do terminal 2 do famoso aeroporto, ao lado da bacanérrima ala 2 E onde chegam os vôos da Air France. Dessa estação partem trens TGV que fazem ligação direta, sem escalas entre o aeroporto e a estação de Bruxelles-Midi, em uma hora e meia de viagem. O que poderia racionalizar e enxugar os custos de um roteiro de viagem que tem no Charles de Gaulle seu ponto de chegada e partida. Atenção apenas para os horários com percurso direto, pois há outros em que existe uma troca de trens em Lille.
O segundo motivo é melhor ainda! Se você for à Paris pela Air France, saiba que se um dos destinos da ida ou da volta for Bruxelas, a passagem de trem TGV é compulsória e está incluída no preço do bilhete aéreo. Explico melhor. Ao comprar uma passagem Rio/Paris/Bruxelas/Rio ou Rio/Bruxelas/Paris/Rio, o percurso direto entre o aeroporto Charles de Gaulle e Bruxelas é feito de trem na primeira classe, independente de você ter voado do Brasil na econômica ou executiva, e o mais incrível é que o preço é por volta de duzentos reais mais barato que se for comprado uma simples Rio/Paris/Rio. Inexplicável, mas real. Portanto ao pensar em ir a Bruges numa viagem à Paris, faça da cidade sua primeira ou última escala e economize um dos trechos do trem e na passagem aérea.
Maiores informações no site da Air France.
Para qualquer uma das três opções indicadas compre suas passagens de trem, ou faça apenas um orçamento, no site da companhia ferroviária francesa SNCF. É o melhor e o mais confiável dos endereços eletrônicos para esse tipo de procedimento. Suas passagens serão entregues com a máxima segurança no Brasil em incríveis cinco dias úteis. Se por algum motivo elas não chegarem, nada de desespero. É só imprimir o recibo eletrônico enviado no ato da compra para seu e-mail e com ele em mãos, retirá-las no guichê da estação de embarque com a devida antecedência.
Algumas dicas complementares devem ser levadas em consideração:
– não tente executar a compra das passagens pela versão francesa do site, pois não há nela a opção de entrega no Brasil, por isso o link indicado é a versão internacional em inglês;
– no preenchimento dos dados quando aparecer a opção Select your country, escolha sempre Brazil ou Brasil;
– para compras de passagens de trens partindo da estação Charles de Gaulle CDG 2 – Care TGV, deve-se digitar no site em inglês, Paris Roissy Charles de Gaulle Airport (CDG 2) – TGV station (FR);
– por último, saiba que se você comprar as passagens com pelo menos três meses de antecedência vai conseguir descontos excepcionais. Uma perna Paris/Bruges, na segunda classe, poderá sair então por módicos 25,00 euros.
Cliquem aqui para lerem o primeiro artigo sobre Paris/Bruges e aqui para o terceiro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
418 Comentários
Kamila
Já estou em cima da hora. Viajo dia 16 setembro. Há outra opção de compra e entrega? Comprar na hora na estação de trem e um risco ?
Rodrigo Lavalle
Kamila, sugiro que você compre a passagem assim que chegar em Paris. Você pode comprá-la em qualquer estação de trem na cidade (Gares: du Nord, de l’Est, de Lyon, Saint-Lazare, Montparnasse, Auterlitz) ou nas lojas da SNCF (procure os endereços nesse site: http://goo.gl/MmwV74).
Abraços.
Kamila
Olá Rodrigo ! Estou confusa com o site francês. O bilhete entrega aqui no Brasil ? Sedex ?
No caso de optar por retirar o bilhete na estação como faço ? Qual procedimento ?
Outra duvida. A troca de trem em Bruxelas para Bruges é tranquila ? Pq estarei com um BB D um ano.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Kamila, os bilhetes são entregues no Brasil mas não é Sedex, costuma demorar e atrasar. Compre-os com bastante antecedêencia. Tente pela versão em inglês do site: http://en.voyages-sncf.com/en/.
Abraços.
Cláudio Coelho Luiz
Não tenham dúvida, comprem os bilhetes na própria estação, super fácil tem várias partidas, quando vai a Bruges, deixe as bagagens na estação de Bruxelas é mais fácil. Os trens obedecem rigorosamente os horários demonstrados nas estações., tanto que você pode levantar de sua poltrona minutos antes do horário descrito para a estação que você pretende desembarcar e pronto, em ponto! Apreciem as cervejas no circuito Alemanha, Holanda, Bruxelas e Bruges… bebam muitooo são maravilhosas e incontáveis as marcas (http://www.indewildeman.nl/0 na Holanda um pub de 1.690 maravilhoso
Karine
Olá Rodrigo, tudo bem?
Gostaria de ir a Bruges de trem, partindo do aeroporto CDG. Os trechos direto estão lotados. Se eu comprar o trecho até Bruxelas Mid, é fácil conseguir passagem na hora, por trem regional, até Bruges? Ou é arriscar demais?
Se puder me ajudar, agradeço muito!!!
Rodrigo Lavalle
Karine, em teoria é fácil pois o trem de Bruxelas até Bruges é um trem comum que faz o trajeto várias vezes por dia.
Abraços.
Michely
olá Rodrigo,
Comprei uma passagem pela talys de amsterdam a Lille e de lá uma outra pela eurostar para londres pois essa foi uma das opções que a raileurope me deu para chegar de amsterdam a londres. Comprei e agora estou meio preocupada pq o tempo de conexão/ baldeação em Lille é de 40 min. vc poderia me informar se dá tempo, se apenas troco de trem ou tenho que passar pela imigração?
Rodrigo Lavalle
Michely, provavelmente você fará a imigração em Lille. Aqui em Paris é recomendando chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência para fazer a imigração antes do embarque, então creio que os 40 minutos serão suficientes.
Abraços.
Rafael
Bom dia Rodrigo!!!
Estamos indo a paris em setembro e gostaríamos de fazer um bate-volta a Bruges, analisei algumas passagens de trem, porém estou com medo do intervalo da baldeação entre Bruxelas e Bruges, de 20 minutos ser muito pouco, eis que acredito que teremos que passar pela imigração.
O que você acha e sugere?
Muito obrigado desde já pela atenção.
Att
Rafael
Rodrigo Lavalle
Rafael, não é preciso fazer imigração nessa viagem.
Abraços.
Gabriela
Oi Rodrigo, tudo bem? Estou planejando uma viagem de 15 dias pela França em Outubro, sendo Paris a maior parte dos dias. Após esses 15 dias, gostaria de ficar mais 3 na Bélgica. Comprando as passagens SP – Paris – Bruxelas – SP, mesmo ficando 15 dias na França, vale o esquema do TGV “gratuito” citado na opção 3 desse post? Muito obrigada!
Kamila
Olá. Queria fazer Bruges como destino final e gostei da dica de comprar vôo da Air france. Porém, vale a pena o referido desconto, sendo o destino Bruges e não Bruxelas ? Fiquei meio confusa sendo o destino Bruges e os vôos voltando de Bruxelas. Teria que ir a Bruxelas certo? E aí acaba pagando outro trecho Bruges / Bruxelas ? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Kamila, você tem que fazer as contas. Pesquise horários e valores das passagens Bruxelas-Bruges e Bruges-Bruxelas nesse site: https://www.thalys.com/fr/en/.
Abraços.
Arlete
Boa noite, adorei a dica sobre conhecer Bruges no último dia, já que vou de Air France, mas estou um pouco apreensiva por causa dos horários. Meu voo será às 23:30 limite para check in 22:30. Vcs acreditam que retornamos de Bruges no Train que chega às 21:11 existe tempo suficiente para o embarque ou fica muito encima da hora? Outra dúvida, meu terminal e 2E, qual a distância da estação do TGV?
Rodrigo Lavalle
Arlete, caso não aconteça nenhum atraso no TGV, você conseguirá embarcar sem problemas. A estação do TGV fica ao lado do Terminal E, veja o mapa do aeroporto CDG: http://goo.gl/1F13OW.
Abraços.
Danielle
Rodrigo,
Seria interessante fazer o percurso Amsterdam x Bruges x Paris de carro? Estaremos em quatro pessoas e pensamos em alugar um carro em Amsterdam que pudesse ser devolvido em Paris. Você conhece alguma empresa que realize este serviço e eu possamos contratar aqui do Brasil?
Desde já, obrigada!
Rodrigo Lavalle
Danielle, alugar carro em um país e devolver em outro fica bem caro. As empresas mais conhecidas e maiores são a Hertz, a Europcar e a Avis.
Abraços.