Como ir de Paris a Bruges?
Parte II dos artigos escritos por Marcello Brito sobre Bruges. Estou impressionada com o número de segredos que Marcello nos revela. Leiam tudo, até o fim.
De Paris, a maneira mais prática de se alcançar Bruges é de trem. Existem três possibilidades de percurso que se impõem como as melhores:
1ª opção
Da estação ferroviária parisiense Gare du Nord (Paris Nord) partem os trens de alta velocidade TGV que servem o norte da França, Holanda, Alemanha e Bélgica. O que pouca gente sabe é que segunda, terça, quarta, quinta e sábado tem um horário – na sexta e domingo dois horários – em que o percurso Paris/Bruges é feito direto, no mesmo trem, apenas com rápidas escalas em Bruxelas e Gent, mas livrando você do pequeno incômodo que é a baldeação. Essa a opção mais confortável e rápida, em apenas duas horas e meia de viagem. (nota do Conexão Paris: os dias e os horários dos trens que fazem o trajeto Paris/Bruges direto variam de acordo com a época do ano. Pesquise no site da empresa francesa de trens SNCF ou no site da empresa holandesa Thalys.)
Se o horário direto para Bruges não atender sua exigência há sempre uma segunda opção com troca de trem em Bruxelas e imensa grade de horários por dia.
2ª opção
Da Gare du Nord partem os TGVs com uma média de duas saídas por hora para Bruxelas (Bruxelles-Midi), uma viagem que dura uma hora e vinte minutos. Na estação Bruxelles-Midi faz-se baldeação para embarque num trem regional em direção a Bruges, também com uma média de duas saídas por hora. Mas atenção, deve-se sempre optar por um trem regional com designação IC, inter city, bem mais rápido. Ele faz o percurso Bruxelas/Bruges em uma hora de viagem com apenas uma parada em Gent.
Para maiores informações e horários dos trens regionais na Bélgica consulte o site da empresa belga de trens, SNCB.
Quando o trem regional deixar Bruxelas você vai reparar que progressivamente as informações em francês serão substituídas por palavras incompreensíveis em Neerlandês. No meio da viagem a estação Bruxelas-Midi passará a ser designada como Brussel-Zuid. Bruges, Brugge e a cidade de Gand passará a se chamar Gent. Quando você estiver no coração do Flanders e saltar na estação de Bruges, nada de francês. E não insista porque ninguém te responderá. Em Bruges, quando precisar se comunicar, fale sempre em inglês, nunca em francês. Utilizar a língua de Voltaire na região é considerado ofensa.
3ª opção
Sempre digo aos meus amigos que vão a Paris e pensam em esticar em Bruges, que façam das cidades belgas a primeira ou a última parada da viagem. Por dois motivos:
Foto CDG: Francisco Assis Andrade
O primeiro é que, embora pouco lembrada por nós, existe uma moderna e prática estação de trens de alta velocidade, de nome interminável, Aeroport Paris Roissy Carles de Gaulle CDG 2 – Gare TGV, encravada no meio do terminal 2 do famoso aeroporto, ao lado da bacanérrima ala 2 E onde chegam os vôos da Air France. Dessa estação partem trens TGV que fazem ligação direta, sem escalas entre o aeroporto e a estação de Bruxelles-Midi, em uma hora e meia de viagem. O que poderia racionalizar e enxugar os custos de um roteiro de viagem que tem no Charles de Gaulle seu ponto de chegada e partida. Atenção apenas para os horários com percurso direto, pois há outros em que existe uma troca de trens em Lille.
O segundo motivo é melhor ainda! Se você for à Paris pela Air France, saiba que se um dos destinos da ida ou da volta for Bruxelas, a passagem de trem TGV é compulsória e está incluída no preço do bilhete aéreo. Explico melhor. Ao comprar uma passagem Rio/Paris/Bruxelas/Rio ou Rio/Bruxelas/Paris/Rio, o percurso direto entre o aeroporto Charles de Gaulle e Bruxelas é feito de trem na primeira classe, independente de você ter voado do Brasil na econômica ou executiva, e o mais incrível é que o preço é por volta de duzentos reais mais barato que se for comprado uma simples Rio/Paris/Rio. Inexplicável, mas real. Portanto ao pensar em ir a Bruges numa viagem à Paris, faça da cidade sua primeira ou última escala e economize um dos trechos do trem e na passagem aérea.
Maiores informações no site da Air France.
Para qualquer uma das três opções indicadas compre suas passagens de trem, ou faça apenas um orçamento, no site da companhia ferroviária francesa SNCF. É o melhor e o mais confiável dos endereços eletrônicos para esse tipo de procedimento. Suas passagens serão entregues com a máxima segurança no Brasil em incríveis cinco dias úteis. Se por algum motivo elas não chegarem, nada de desespero. É só imprimir o recibo eletrônico enviado no ato da compra para seu e-mail e com ele em mãos, retirá-las no guichê da estação de embarque com a devida antecedência.
Algumas dicas complementares devem ser levadas em consideração:
– não tente executar a compra das passagens pela versão francesa do site, pois não há nela a opção de entrega no Brasil, por isso o link indicado é a versão internacional em inglês;
– no preenchimento dos dados quando aparecer a opção Select your country, escolha sempre Brazil ou Brasil;
– para compras de passagens de trens partindo da estação Charles de Gaulle CDG 2 – Care TGV, deve-se digitar no site em inglês, Paris Roissy Charles de Gaulle Airport (CDG 2) – TGV station (FR);
– por último, saiba que se você comprar as passagens com pelo menos três meses de antecedência vai conseguir descontos excepcionais. Uma perna Paris/Bruges, na segunda classe, poderá sair então por módicos 25,00 euros.
Cliquem aqui para lerem o primeiro artigo sobre Paris/Bruges e aqui para o terceiro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
418 Comentários
Romulo Leonardo
Olá Rodrigo,
Por gentileza, poderias me informar se no período de Dezembro, próximo ao Natal, consigo trafegar de carro entre (Paris x Zurich) passando pela Alsácia e suas pequenas cidades com facilidade?
Estaremos de Lua de Mel, na Europa. Adquirir junto à KLM uma passagem RJ 16/12 x Paris 26/12 x Bruxelas 03/01 x RJ.
Inicialmente queríamos ficar somente em Paris x Bruxelas tendo +/- 10 dias para cada região e suas localidades internas.
Mas a patroa decidiu encontrar uma amiga na Suíça no dia 24/12 famoso Natal!!!!!
Como estaríamos de carro, pensei em reduzir minha permanência em Paris, saindo pela manhã do dia 22/12 e chegando no final do dia dirigindo com calma e tranquilidade. Como ambos podem dirigir estaremos alternando bem no percurso de 5:30 de duração.
Grato e forte abraço.
Romulo
Rodrigo Lavalle
Rômulo, em princípio você consegue sim. Não sei como estará a estrada no que diz respeito a neve.
Leia esses artigos sobre a Alsácia e as pequenas cidades da região: https://www.conexaoparis.com.br/2011/04/06/alsacia-rota-do-vinho-colmar-riquewhir-hunawihr-ribeauville/ e https://www.conexaoparis.com.br/2011/04/23/alsacia-colmar-a-cidade-seu-museu-e-seus-hoteis/.
Alguns artigos sobre o inverno e o Natal na região: https://www.conexaoparis.com.br/2014/08/19/o-interior-da-franca-inverno/ e https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/02/final-de-ano-na-franca-mercado-de-natal-de-estrasburgo-strasbourg/.
Abraços.
SANDRA PAIVA
Ei Rodrigo,
iremos a Paris em maio/2015 e depois à Bruges.
De lá gostaríamos de ir à Londres pelo eurotunel,
sabe me dizer se podemos tomar este trem de Bruges ou se temos que pegar o trem em Bruxelas?
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Sandra, o Eurostar com destino à Londres sai de Bruxelas.
Abraços.
marly quental
Rodrigo boa noite ,parabéns pelo blog, espetacular, através dele já tenho transfer marcado com a Telma. Acabei de fazer a compre da passagem de trem Paris /Bruges, e entrei no programa de compras da RailEurope através desta pagina. ficaram de entrar em contato via telefone para o pagamento das passagens, gostaria de saber se esse é o procedimento mesmo. O contato devera ser feitoem 3 dias.Obrigado
Rodrigo Lavalle
Marly, não tenho experiência em compras de passagem pela RailEurope mas, se no site estava especificado esse procedimento, com certeza ele está correto. Nós sempre indicamos o site da empresa francesa de trens para a compra de passagens (mais barato e menos burocrático): http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
Waldemar
Olá Rodrigo, estou seguindo suas preciosas dicas e pretendo chegar em Paris de Barcelona pela Air France no CDG e pegar o trem para Bruges. Só que estou com uma dúvida, a previsão de chegada do voo é 14:30 e tem um trem para Bruges às 15:49, será que dá pra pegar as malas, passar pela imigração e chegar no terminal de trens a tempo ou é melhor pegar um trem mais tarde, às 17:16? Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Waldemar, eu acho que está no limite. Qualquer contratempo que ocorrer você perde o trem.
Abraços.
Leandro Baptista
Olá, chegarei a Paris dia 07/11 e gostaria de ficar em alguma cidade do norte da França ou da Bélgica, do dia 07/11 ao 09/11, que seja um dos destinos do TGV que sai da estação do CDG, antes de ir para Bruges do 09/11 ao 11/11. Você recomendaria alguma cidade ou Bruxelas seria a melhor opção? Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Leandro, Lille é uma cidade no norte da França perto da Bélgica acessível pelo TGV que sai do CDG.
Fernanda Berger
Oi Rodrigo estou organizando a minha viagem a Paris seguindo as dicas da CONEXÃO PARIS. Gostaria de aproveitar ao máximo meu tempo explorando os pontos turísticos e organizando de forma que eu faço o roteiro pelos pontos próximo sem que eu perca tempo. Vou ficar no Glasgow Monceau -3 Rue de la Félicite, 75017 Paris, França Chego dia 10/09 8h30 da manhã sendo que o meu chek in eno hotel e às 16h. Para aproveitar o tempo deixando as malas no hotel pensei em conhcer O Parque Monceau, Praça Concorde, Champs Elysee.
No dia 11/09 pensei em ir a Cidade de Chantilly e a noite fazer o tour de bike noturno.
No dia 12/09 – Monte Martre
– Basílica de SacreCoeur
– Abbesses
– Café Amélie Poulain
– Moulin Rouge (visitar)
No dia 13/09
Mouseu do Louvre
Jardim de Luxemburgo.
No dia 14/09 – Dica ?
No dia 15/09
– Passeio Rio senna
– Torre Montparnasse
– Palácio Versalles
No dia 16/09
– Torre Eifel
– Arco do Triunfo
– Repetir Champs Elysee
– Igreja Madeleine
16/09 – Euro Disney
17/09 –
Dica para fazer algo de manhã pois o tour começa as 15hs.
Tour Gastronômico (Conexão Paris)
18/09 – Pensei em ir a Bruges (o que acha?)
19/09 – Retorno.
Aceito as suas sugestões em mudar para otimizar ao máximo o meu tempo para aproveitar bastante paris nesses 9 dias. Não sei se falta alguma coisa imperdível que valha a pena ou alguma dica de mais uma cidadezinha que possamos conhecer para aproveitar o dia. Aguardo ansiosa a sua dica para fechar esse roteiro e comprar alguns ingressos na lojinha para facilitar e evitar filas em alguns pontos. Muito obrigada mais uma vez. Fernanda Berger
Rodrigo Lavalle
Fernanda, melhor fazer Versailles em um dia só dele, no dia 14/09. Na segunda, dia 15/09, Versailles estará fechado.
No dia 17 conheça a região do Marais.
Acho ir e voltar a Bruges no mesmo dia cansativo. Leia esse artigo sobre viagens de um dia perto de Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2014/06/17/passeios-perto-de-paris/.
Abraços.
Fernanda Berger
Oi Rodrigo tudo bem estou adorando as dicas e vocês tem me ajudado bastante, rsrsrrsrsrs! Vamos lá! Bom recebi uma dica de uma amiga de ir a Bruges onde ela disse ser lindo e super perto de Paris. Vou te passar os dados onde vou estar e eu gostaria de saber se se vai ser complicado para pegar o trem em Paris. Vou estar no Hotel Glasgow Monceao Paris 3 Rue de la Félicite, 75017. Vale a pena fazer esse passeio? E o custo mais ou menos dessa pequena viagem. Desde já eu agradeço pelas dicas.
Rodrigo Lavalle
Fernanda, te respondi no seu outro comentário.
Abraços.
Reinaldo Perroni
Tenho uma dúvida simples. Gostaria de saber se é muito difícil fazer as conexões nas estações de trem. Por exemplo, vou fazer PARIS – BRUGES e tenho que trocar de trem em Bruxelas, pegando outro para Bruges. Alguém sabe se é fácil? A sinalização é em Inglês ou somente na língua do país? Obrigado
Rodrigo Lavalle
Reinaldo, não é difícil. Não me recordo se a sinalização está também em inglês ou só em francês. Qulquer dúvida se informe com os funcionários da estação.
Abraços.
Rochele
Oi Rodrigo,
eu ainda não comprei as passagens Paris/Bruges, gostaria de saber como faço para ir direto para Bruges chegando em Orly (nossa viagem é só dia 08/12 (domingo), mas como iremos com um bebê estou planejando tudo nos mínimos detalhes 😉
Rodrigo Lavalle
Rochele, o meio mais simples utilizando o transporte público é: em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação ‘Antony’, pegue então o trem RER B e vá até a estação ‘Gare du Nord’. Lá vocês pegam o trem para Bruges. Pesquise os trens para Bruges nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Vocês podem pegar um táxi em Orly para ir até a Gare du Nord (em torno de 36€) ou contratar os serviços de uma das empresas de translado que nós indicamos:
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/telma-france-tour/;
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/franca-entre-amigos/ e
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/paris-my-driver/.
Abraços.
Juliana Placido
Rodrigo,
Estarei no Explorer Hotel com meu marido e filhos (01 ano e 3 anos). No dia 29 Jul, preciso ir para Bruxelas. Como estarei com crianças, penso em fazer um transfer do hotel para a estação Paris Nord, já que lá teria as melhores opções de tem direto. Pelo que pesquisei, da estação perto da Disney, todas as opções para Bruxelas são com baldiação, o que me causaria transtorno com crianças, malas e carrinhos. Correto? Você saberia informar se tem alguma opção de trem saindo de perto da Disney para a Paris Nord? Seria um percurso complicado com crianças e malas? Obrigada !
Rodrigo Lavalle
Juliana, fiz uma pesquisa no site http://www.voyages-sncf.com/ e achei trens diretos da estação perto da Disney (Marne La Vallée – Chessy) para Bruxelas.
Abraços.