Como ir de Paris a Bruges?
Parte II dos artigos escritos por Marcello Brito sobre Bruges. Estou impressionada com o número de segredos que Marcello nos revela. Leiam tudo, até o fim.
De Paris, a maneira mais prática de se alcançar Bruges é de trem. Existem três possibilidades de percurso que se impõem como as melhores:
1ª opção
Da estação ferroviária parisiense Gare du Nord (Paris Nord) partem os trens de alta velocidade TGV que servem o norte da França, Holanda, Alemanha e Bélgica. O que pouca gente sabe é que segunda, terça, quarta, quinta e sábado tem um horário – na sexta e domingo dois horários – em que o percurso Paris/Bruges é feito direto, no mesmo trem, apenas com rápidas escalas em Bruxelas e Gent, mas livrando você do pequeno incômodo que é a baldeação. Essa a opção mais confortável e rápida, em apenas duas horas e meia de viagem. (nota do Conexão Paris: os dias e os horários dos trens que fazem o trajeto Paris/Bruges direto variam de acordo com a época do ano. Pesquise no site da empresa francesa de trens SNCF ou no site da empresa holandesa Thalys.)
Se o horário direto para Bruges não atender sua exigência há sempre uma segunda opção com troca de trem em Bruxelas e imensa grade de horários por dia.
2ª opção
Da Gare du Nord partem os TGVs com uma média de duas saídas por hora para Bruxelas (Bruxelles-Midi), uma viagem que dura uma hora e vinte minutos. Na estação Bruxelles-Midi faz-se baldeação para embarque num trem regional em direção a Bruges, também com uma média de duas saídas por hora. Mas atenção, deve-se sempre optar por um trem regional com designação IC, inter city, bem mais rápido. Ele faz o percurso Bruxelas/Bruges em uma hora de viagem com apenas uma parada em Gent.
Para maiores informações e horários dos trens regionais na Bélgica consulte o site da empresa belga de trens, SNCB.
Quando o trem regional deixar Bruxelas você vai reparar que progressivamente as informações em francês serão substituídas por palavras incompreensíveis em Neerlandês. No meio da viagem a estação Bruxelas-Midi passará a ser designada como Brussel-Zuid. Bruges, Brugge e a cidade de Gand passará a se chamar Gent. Quando você estiver no coração do Flanders e saltar na estação de Bruges, nada de francês. E não insista porque ninguém te responderá. Em Bruges, quando precisar se comunicar, fale sempre em inglês, nunca em francês. Utilizar a língua de Voltaire na região é considerado ofensa.
3ª opção
Sempre digo aos meus amigos que vão a Paris e pensam em esticar em Bruges, que façam das cidades belgas a primeira ou a última parada da viagem. Por dois motivos:
Foto CDG: Francisco Assis Andrade
O primeiro é que, embora pouco lembrada por nós, existe uma moderna e prática estação de trens de alta velocidade, de nome interminável, Aeroport Paris Roissy Carles de Gaulle CDG 2 – Gare TGV, encravada no meio do terminal 2 do famoso aeroporto, ao lado da bacanérrima ala 2 E onde chegam os vôos da Air France. Dessa estação partem trens TGV que fazem ligação direta, sem escalas entre o aeroporto e a estação de Bruxelles-Midi, em uma hora e meia de viagem. O que poderia racionalizar e enxugar os custos de um roteiro de viagem que tem no Charles de Gaulle seu ponto de chegada e partida. Atenção apenas para os horários com percurso direto, pois há outros em que existe uma troca de trens em Lille.
O segundo motivo é melhor ainda! Se você for à Paris pela Air France, saiba que se um dos destinos da ida ou da volta for Bruxelas, a passagem de trem TGV é compulsória e está incluída no preço do bilhete aéreo. Explico melhor. Ao comprar uma passagem Rio/Paris/Bruxelas/Rio ou Rio/Bruxelas/Paris/Rio, o percurso direto entre o aeroporto Charles de Gaulle e Bruxelas é feito de trem na primeira classe, independente de você ter voado do Brasil na econômica ou executiva, e o mais incrível é que o preço é por volta de duzentos reais mais barato que se for comprado uma simples Rio/Paris/Rio. Inexplicável, mas real. Portanto ao pensar em ir a Bruges numa viagem à Paris, faça da cidade sua primeira ou última escala e economize um dos trechos do trem e na passagem aérea.
Maiores informações no site da Air France.
Para qualquer uma das três opções indicadas compre suas passagens de trem, ou faça apenas um orçamento, no site da companhia ferroviária francesa SNCF. É o melhor e o mais confiável dos endereços eletrônicos para esse tipo de procedimento. Suas passagens serão entregues com a máxima segurança no Brasil em incríveis cinco dias úteis. Se por algum motivo elas não chegarem, nada de desespero. É só imprimir o recibo eletrônico enviado no ato da compra para seu e-mail e com ele em mãos, retirá-las no guichê da estação de embarque com a devida antecedência.
Algumas dicas complementares devem ser levadas em consideração:
– não tente executar a compra das passagens pela versão francesa do site, pois não há nela a opção de entrega no Brasil, por isso o link indicado é a versão internacional em inglês;
– no preenchimento dos dados quando aparecer a opção Select your country, escolha sempre Brazil ou Brasil;
– para compras de passagens de trens partindo da estação Charles de Gaulle CDG 2 – Care TGV, deve-se digitar no site em inglês, Paris Roissy Charles de Gaulle Airport (CDG 2) – TGV station (FR);
– por último, saiba que se você comprar as passagens com pelo menos três meses de antecedência vai conseguir descontos excepcionais. Uma perna Paris/Bruges, na segunda classe, poderá sair então por módicos 25,00 euros.
Cliquem aqui para lerem o primeiro artigo sobre Paris/Bruges e aqui para o terceiro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
418 Comentários
ISABELA.
Lina,
Vale a pena ir e voltar no mesmo dia? Parabéns pelo site. obrigada
Rodrigo Lavalle
Isabela, pode ser cansativo pois são 2h30m de viagem. Para aproveitar bem o dia vocês teriam que ir bem cedo e volta nos últimos trens.
Abraços.
Ivana Marques Macedo
Queria uma ajuda pois gostaria de ir de Paris a Bruges dia 01/02/2014 mas parar em Bruxelas apra dar uma volta na Grand Place e depois ir de bruxelas para Bruges dormiremos em Bruges e no domingo voltar direto de Bruges para Paris. A minha dúvida é se compro o Thalys Paris/Bruxelas e outra passagem Bruxelas / Bruges ou se compro Paris/Bruges e posso parar em Bruxelas descer e depois ir para Bruges mais tarde? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Ivana, algumas conexões dentro da França te permitem fazer isso mas não sei se você poderia fazer isso nesse trajeto Paris-Bruges.
Abraços.
Regina Maria
Dando um pitaco sobre o email da Rosangela, 5 agosto, 2013 às 12:20 AM. Recentemente passei pelo mesmo problema. Só consegui adquirir o bilhete quando utilizei o American Express. Tenho a impressão que o sistema deles Secure 3D pede o token, que é uma chave eletrônica que dá mais segurança nas transações. No Brasil o único banco que eu sei que utiliza o sistema é o Itaú (pode ser que tenha outros). E há um desconhecimento geral por parte do atendimento dos cartões, bem como dos próprios gerentes de conta.
Quanto aos bilhetes de trem, não tenho preocupação com a entrega. Faço opção por eu mesma imprimir e nunca tive problemas. Simples e prático.
Rosangela
Lina,
Boa noite, estou ficando desesperada pois não consigo comprar as tarifas de trem Paris-Bruges (16.09.13, pela tarde) e Bruges-Amsterdã (18.09.13, pela manhã) pelos sites SNCF e SNCB, ambas dão aquela mensagem de não aceitar o cartão devido ao SEgure 3D, que a administradora dos nossos cartões (Visa e Master Platinum, Internacional) não sabe explicar, apenas dizem que está tudo Ok como cartão e não entendem a rejeição… Enfim, minha pergunta é, a essa altura, faltando um mês para estar aí, se deixarmos para comprar direto no balcão da companhia SNCF, as tarifas poderão ter aamentado muito de valor? Tem empresa de ônibus que vende on line os trechos de ida para estas cidades?
Obrigada
Rosângela
Lina
Rosangela
Normalmente quanto mais cedo, mais barato.
Muitos leitores preferem passar por uma pessoa que indicamos para todos os serviços em Paris. Esta pessoa se chama Rodrigo. Ele vai até a estação, compra as passagens e em seguida envia pelo correio para você. Entre em contato com ele: [email protected]
Luciana
Olá! Parabéns pelo blog.
Estive lendo estes posts sobre as passagens de trem, vi os problema com o site da SNCF, mas pesquisando encontrei também a possibilidade de comprar as passagens pelo http://www.raileurope.com.br/, que apesar da taxa de entrega parece que entrega os tickets em casa aqui no Brasil… Você recomenda essa opção?? Obrigada!
Lina
Luciana
O raileurope é também da SNCF, mas os preços são mais altos.
Por isso indico o voyages-sncf.
O raileurope é sério.
LuaGar
Ola Lina,tudo bem?:) Gostei muito das suas informações!:) Lina estou com uma duvida,vou chegar em Paris as 8h no sabado ,no Charles de Gaulle,gostaria de saber como faço para ir a Bruxelas de trem?E como eu faria para comprar a passagem de trem no aeroporto ?Muito obrigada!
Mariana Berutto
LuaGar, vc pode pegar o TGV (trem de alta velocidade) na estação de Charles de Gaulle e ir diretamente para Bruxelas. É bem simples. Vc pode arriscar comprar a passagem na hora, mas pode correr o risco de não ter mais lugar. Você pode tentar comprar a passagem diretamente no site da SNCF, mas alguns leitores tiveram seus cartões recusados (leia os comentários desse post). Se não conseguir, entre em contato com o Rodrigo Lavalle: ele pode comprar e mandar a passagem para sua casa no Brasil.
Paschoal
Boa tarde, gostaria de tirar umas duvidas: comprando a passagem de trem entre paris e bruges com escala em bruxelas-midi, quando chegar em bruxelas quanto tempo gasto para fazer a baldeação, se nos informam direitinho para pegarmos o IC para bruges e se comprando pelo site voyage-sncf o valor ja esta todo incluso.
Luciane
Parabens! Voce vale ouro com todas estas informacoes!!! Poderia me auxiliar na compra bilhete paris nord para bruges? Tento fazer compra no link indicado por vc, mas acontece seguinte: quero ir manha e voltar noite, coloco data de ida 01/05/2013 e voltando no mesmo dia. Dai qdo vejo o resultado final, ele muda data retorno. Pq q sera?
Lina
Luciane
Porque não deve ter trem no horário que pediu. Verifique esse detalhe.
Ramyro
Obrigado Lina,
Agora vendo novamente meu voucher, está escrito além do trecho Paris- Bruxelas, também “+ Any Belgian Station”. Pelo que li no site da Thalys, isto significa direito de uma viagem intermunicipal dentro da Bélgica em um período de 24h. Sabe me dizer se estou correto? Seria o trecho Paris-Bélgica + o direito de qualquer viagem intermunicipal na Bélgica?
Lina
Ramyro
Exatamente, com direito a uma viagem estre estações na Bélgica.
Ramyro
Queria muito tirar uma duvida, porque estou preocupado e confuso. Comprei uma passagem de Paris para Bruges no site da própria Thalys, com uma conexão em Bruxelas de apenas 8 minutos. Quando comprei, coloquei destino final Bruges, e durante todo o processo falava da conexão em Bruxelas, do tempo de saída e chegada em Bruges, mas no voucher não fala em nenhum momento Bruges, apenas o trecho Paris- Bruxelas. Alguém sabe se tenho que comprar Bruxelas-Bruges separado? Dá tempo de comprar na estação ?
Obrigado desde já!
Lina
Ramyro
Na estação em Paris, verifique nos guichês se sua passagem é realmente Paris Bruxelas. Neste caso compre neste mesmo guichê o trecho Bruxelas Bruges. Mais seguro.