Como ir de Paris a Bruges?
Parte II dos artigos escritos por Marcello Brito sobre Bruges. Estou impressionada com o número de segredos que Marcello nos revela. Leiam tudo, até o fim.
De Paris, a maneira mais prática de se alcançar Bruges é de trem. Existem três possibilidades de percurso que se impõem como as melhores:
1ª opção
Da estação ferroviária parisiense Gare du Nord (Paris Nord) partem os trens de alta velocidade TGV que servem o norte da França, Holanda, Alemanha e Bélgica. O que pouca gente sabe é que segunda, terça, quarta, quinta e sábado tem um horário – na sexta e domingo dois horários – em que o percurso Paris/Bruges é feito direto, no mesmo trem, apenas com rápidas escalas em Bruxelas e Gent, mas livrando você do pequeno incômodo que é a baldeação. Essa a opção mais confortável e rápida, em apenas duas horas e meia de viagem. (nota do Conexão Paris: os dias e os horários dos trens que fazem o trajeto Paris/Bruges direto variam de acordo com a época do ano. Pesquise no site da empresa francesa de trens SNCF ou no site da empresa holandesa Thalys.)
Se o horário direto para Bruges não atender sua exigência há sempre uma segunda opção com troca de trem em Bruxelas e imensa grade de horários por dia.
2ª opção
Da Gare du Nord partem os TGVs com uma média de duas saídas por hora para Bruxelas (Bruxelles-Midi), uma viagem que dura uma hora e vinte minutos. Na estação Bruxelles-Midi faz-se baldeação para embarque num trem regional em direção a Bruges, também com uma média de duas saídas por hora. Mas atenção, deve-se sempre optar por um trem regional com designação IC, inter city, bem mais rápido. Ele faz o percurso Bruxelas/Bruges em uma hora de viagem com apenas uma parada em Gent.
Para maiores informações e horários dos trens regionais na Bélgica consulte o site da empresa belga de trens, SNCB.
Quando o trem regional deixar Bruxelas você vai reparar que progressivamente as informações em francês serão substituídas por palavras incompreensíveis em Neerlandês. No meio da viagem a estação Bruxelas-Midi passará a ser designada como Brussel-Zuid. Bruges, Brugge e a cidade de Gand passará a se chamar Gent. Quando você estiver no coração do Flanders e saltar na estação de Bruges, nada de francês. E não insista porque ninguém te responderá. Em Bruges, quando precisar se comunicar, fale sempre em inglês, nunca em francês. Utilizar a língua de Voltaire na região é considerado ofensa.
3ª opção
Sempre digo aos meus amigos que vão a Paris e pensam em esticar em Bruges, que façam das cidades belgas a primeira ou a última parada da viagem. Por dois motivos:
Foto CDG: Francisco Assis Andrade
O primeiro é que, embora pouco lembrada por nós, existe uma moderna e prática estação de trens de alta velocidade, de nome interminável, Aeroport Paris Roissy Carles de Gaulle CDG 2 – Gare TGV, encravada no meio do terminal 2 do famoso aeroporto, ao lado da bacanérrima ala 2 E onde chegam os vôos da Air France. Dessa estação partem trens TGV que fazem ligação direta, sem escalas entre o aeroporto e a estação de Bruxelles-Midi, em uma hora e meia de viagem. O que poderia racionalizar e enxugar os custos de um roteiro de viagem que tem no Charles de Gaulle seu ponto de chegada e partida. Atenção apenas para os horários com percurso direto, pois há outros em que existe uma troca de trens em Lille.
O segundo motivo é melhor ainda! Se você for à Paris pela Air France, saiba que se um dos destinos da ida ou da volta for Bruxelas, a passagem de trem TGV é compulsória e está incluída no preço do bilhete aéreo. Explico melhor. Ao comprar uma passagem Rio/Paris/Bruxelas/Rio ou Rio/Bruxelas/Paris/Rio, o percurso direto entre o aeroporto Charles de Gaulle e Bruxelas é feito de trem na primeira classe, independente de você ter voado do Brasil na econômica ou executiva, e o mais incrível é que o preço é por volta de duzentos reais mais barato que se for comprado uma simples Rio/Paris/Rio. Inexplicável, mas real. Portanto ao pensar em ir a Bruges numa viagem à Paris, faça da cidade sua primeira ou última escala e economize um dos trechos do trem e na passagem aérea.
Maiores informações no site da Air France.
Para qualquer uma das três opções indicadas compre suas passagens de trem, ou faça apenas um orçamento, no site da companhia ferroviária francesa SNCF. É o melhor e o mais confiável dos endereços eletrônicos para esse tipo de procedimento. Suas passagens serão entregues com a máxima segurança no Brasil em incríveis cinco dias úteis. Se por algum motivo elas não chegarem, nada de desespero. É só imprimir o recibo eletrônico enviado no ato da compra para seu e-mail e com ele em mãos, retirá-las no guichê da estação de embarque com a devida antecedência.
Algumas dicas complementares devem ser levadas em consideração:
– não tente executar a compra das passagens pela versão francesa do site, pois não há nela a opção de entrega no Brasil, por isso o link indicado é a versão internacional em inglês;
– no preenchimento dos dados quando aparecer a opção Select your country, escolha sempre Brazil ou Brasil;
– para compras de passagens de trens partindo da estação Charles de Gaulle CDG 2 – Care TGV, deve-se digitar no site em inglês, Paris Roissy Charles de Gaulle Airport (CDG 2) – TGV station (FR);
– por último, saiba que se você comprar as passagens com pelo menos três meses de antecedência vai conseguir descontos excepcionais. Uma perna Paris/Bruges, na segunda classe, poderá sair então por módicos 25,00 euros.
Cliquem aqui para lerem o primeiro artigo sobre Paris/Bruges e aqui para o terceiro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
418 Comentários
Lira
Olá Lina!
Eu tenho o comprovante de compra que me enviaram por e-mail.
Consegui entrar em contato e me informaram que é comum acontecer de atrasar o ticket e que o meu foi enviado dia 01/02. Já tem 24 dias que enviaram!!!
E o pior de tudo…. falaram que eu preciso comprar um novo bilhete na estação e depois farão o reembolso. Preciso enviar uma correspondência com diversos comprovantes, inclusive extrato bancário.
ABSURDO!!!!!!!!!!!!!!!!
Pedi ao concierge do meu hotel em bruges que tentasse resolver para mim, e a resposta foi a mesma.
Li alguns comentários de pessoas que passaram por isso, e eles disseram que demoram meses para ser feito o reembolso.
Espero que não aconteça com mais ninguém!!!
Lina
Lira
Realmente é um absurdo.
Lira
Olá!
Preciso de ajuda!!!!
Segui todos os passos indicados aqui para comprar a minha passagem de Bruges para Paris (farei Londres-Bruges-Paris). Comprei a passagem pelo link indicado e escolhi a entrega pelo correio.
Porém, isso já faz 1 mês e as minhas passagens não chegaram!
Eu viajo na sexta e estou desesperada!!
Alguém sabe como devo proceder?
Obrigada!!
Lina
Lira
Você tem algum documento impresso da compra? Um email de confirmação? Apresente este impresso no guichet da estação. Vamos ver se o problema pode ser resolvido. Raro acontecer isto e não tenho informações de como resolver …
Fernanda
Oi Lina! Por favor, gostarímos de uma ajuda:
Em abril estaremos em Paris e programamos para visitar Bruges e Amsterdam. Anteontem tentamos comprar as passagens pelo site da Thalys, mas infelizmente, após 2 tentativas frustradas as compras não foram concretizadas mas foram cobradas no nosso cartão de crédito. Já tentamos enviar e-mail para Thalys, mas não conseguimos retorno. Ligamos na central em Paris e pediram que ligassemos na Bélgica e na Bélgica pedem para ligarmos em Paris… Enfim, estamos sem esperança de rever esse dinheiro ou mesmo que conseguir as passagens… O que vc nos sugere a fazer? Algum outro meio de reclamação?? Estamos muito chateados… Desde já agradecemos!
Lina
Fernanda
Situação desagradável.
Este site é seguro, trata-se da empresa estatal francesa. A Rail Europe reúne as várias empresas de trem entre elas a TGV e a Thalys.
http://espanol.raileurope-world.com/spip.php?page=contact
No link acima você pode enviar seu email. Já tentaram?
Você não pode barrar o débito do cartão?
Jose carlos de jesus almeida
Gostaria de saber quais os contatos telefonicos ou mesmo o endereço de correio eletronico dos estação de correios em ROSSY CI,por motivo de uma encomenda que foi enviada para martinica,foi rececionada nesta estação há uma semana e ainda não chegou ao destino.Muito obrigado
Lina
Jose Carlos
Não sei te informar. Sinto.
Flavia
Vou para Paris em Fevereiro e estou com a mesma duvida da Denise, será que nesse período tem alguma restrição. E irei pela CityDiscovery que vai e volta no mesmo dia.
Obrigada!
Lina
Flavia e Denise
Não sei responder. Tudo depende do inverno. Se estiver rigoroso…acho que não tem passeios de barco. Mas Bruges é linda mesmo sem os barcos.
Denise
Olá!
Gostaria de saber se no inverno (fevereiro) é possível fazer passeio de barco pelos canais de Bruges. Será que estes passeios estão disponíveis diariamente?
Obrigada!
Regina Vasconcelos
Eu simplesmente AMEI Bruges, nunca pensei que fosse gostar tanto. Estivemos lá em novembro 2012, passamos 2 noites mas não 2 dias inteiros e foi muito pouco! Fomos de carro, adorei!
Cristiano Reis
Boa noite!
Estou programando ir a Europa em fevereiro de 2013!
Minhas duvidas: vale a pena comprar o eurorail global pass promo ( inverno) ? Segundo entendi, tenho direito a viajar por 15 dias em todos os trens. Como vou chegar em Roma, gostaria de fazer um bate volta em Nápoles, depois ir de Roma a Milão. De Milão a Nice. Depois de Paris a Bruxelas. Fazer um bate e volta em Bruges, depois seguir de Bruges a Amsterdã. Com o custo de R$2000 pro casal. Existe uma maneira melhor de efetuar essas compras? É fácil marcar os assentos ? O que não posso perder na noite de Bruxelas e Bruges?
Lina
Cristiano
Não sou grande conhecedora nestes passes de trem. Não posso te ajudar. O melhor seria perguntar no blog do Ricardo Freire, Viaje na Viagem. Ele tem experiência nesta área.
Antonio H.
Lina ou Marcello Brito,
Lendo os comentários percebo que há uma confusão com relaçao a compra e emissão dos bilhetes do TGV Paris/Bruges.
Fiz isso em maio e tudo que tive que fazer foi imprimir os bilhetes que continham um código que era lido pelo controlador quando embarcamos. Não é muito mais simples do que ficar esperando pelo Correio ou mandar entregar em hotel? Não estou entendendo a razão da dificuldade de alguns….por favor, gostaria que esclarecesse, se possível, pois meu irmão está indo agora e disse pra ele que não haveria problema algum fazendo dessa maneira. Obrigado desde já e, como todos aqui, também sou um leitor assíduo do CP.
Lina
Antonio H.
A última vez que estive em Bruges foi em 1991. Nesta época comprávamos passagens nas estações.
Como sua informação é a mais recente, está valendo agora o sistema que descreveu. Imprimir. Eles devem ter acrescentado o código recentemente.
Obrigada por relatar sua compra. Não sabia desta novidade.