Como ir de Paris a Bruges?
Parte II dos artigos escritos por Marcello Brito sobre Bruges. Estou impressionada com o número de segredos que Marcello nos revela. Leiam tudo, até o fim.
De Paris, a maneira mais prática de se alcançar Bruges é de trem. Existem três possibilidades de percurso que se impõem como as melhores:
1ª opção
Da estação ferroviária parisiense Gare du Nord (Paris Nord) partem os trens de alta velocidade TGV que servem o norte da França, Holanda, Alemanha e Bélgica. O que pouca gente sabe é que segunda, terça, quarta, quinta e sábado tem um horário – na sexta e domingo dois horários – em que o percurso Paris/Bruges é feito direto, no mesmo trem, apenas com rápidas escalas em Bruxelas e Gent, mas livrando você do pequeno incômodo que é a baldeação. Essa a opção mais confortável e rápida, em apenas duas horas e meia de viagem. (nota do Conexão Paris: os dias e os horários dos trens que fazem o trajeto Paris/Bruges direto variam de acordo com a época do ano. Pesquise no site da empresa francesa de trens SNCF ou no site da empresa holandesa Thalys.)
Se o horário direto para Bruges não atender sua exigência há sempre uma segunda opção com troca de trem em Bruxelas e imensa grade de horários por dia.
2ª opção
Da Gare du Nord partem os TGVs com uma média de duas saídas por hora para Bruxelas (Bruxelles-Midi), uma viagem que dura uma hora e vinte minutos. Na estação Bruxelles-Midi faz-se baldeação para embarque num trem regional em direção a Bruges, também com uma média de duas saídas por hora. Mas atenção, deve-se sempre optar por um trem regional com designação IC, inter city, bem mais rápido. Ele faz o percurso Bruxelas/Bruges em uma hora de viagem com apenas uma parada em Gent.
Para maiores informações e horários dos trens regionais na Bélgica consulte o site da empresa belga de trens, SNCB.
Quando o trem regional deixar Bruxelas você vai reparar que progressivamente as informações em francês serão substituídas por palavras incompreensíveis em Neerlandês. No meio da viagem a estação Bruxelas-Midi passará a ser designada como Brussel-Zuid. Bruges, Brugge e a cidade de Gand passará a se chamar Gent. Quando você estiver no coração do Flanders e saltar na estação de Bruges, nada de francês. E não insista porque ninguém te responderá. Em Bruges, quando precisar se comunicar, fale sempre em inglês, nunca em francês. Utilizar a língua de Voltaire na região é considerado ofensa.
3ª opção
Sempre digo aos meus amigos que vão a Paris e pensam em esticar em Bruges, que façam das cidades belgas a primeira ou a última parada da viagem. Por dois motivos:
Foto CDG: Francisco Assis Andrade
O primeiro é que, embora pouco lembrada por nós, existe uma moderna e prática estação de trens de alta velocidade, de nome interminável, Aeroport Paris Roissy Carles de Gaulle CDG 2 – Gare TGV, encravada no meio do terminal 2 do famoso aeroporto, ao lado da bacanérrima ala 2 E onde chegam os vôos da Air France. Dessa estação partem trens TGV que fazem ligação direta, sem escalas entre o aeroporto e a estação de Bruxelles-Midi, em uma hora e meia de viagem. O que poderia racionalizar e enxugar os custos de um roteiro de viagem que tem no Charles de Gaulle seu ponto de chegada e partida. Atenção apenas para os horários com percurso direto, pois há outros em que existe uma troca de trens em Lille.
O segundo motivo é melhor ainda! Se você for à Paris pela Air France, saiba que se um dos destinos da ida ou da volta for Bruxelas, a passagem de trem TGV é compulsória e está incluída no preço do bilhete aéreo. Explico melhor. Ao comprar uma passagem Rio/Paris/Bruxelas/Rio ou Rio/Bruxelas/Paris/Rio, o percurso direto entre o aeroporto Charles de Gaulle e Bruxelas é feito de trem na primeira classe, independente de você ter voado do Brasil na econômica ou executiva, e o mais incrível é que o preço é por volta de duzentos reais mais barato que se for comprado uma simples Rio/Paris/Rio. Inexplicável, mas real. Portanto ao pensar em ir a Bruges numa viagem à Paris, faça da cidade sua primeira ou última escala e economize um dos trechos do trem e na passagem aérea.
Maiores informações no site da Air France.
Para qualquer uma das três opções indicadas compre suas passagens de trem, ou faça apenas um orçamento, no site da companhia ferroviária francesa SNCF. É o melhor e o mais confiável dos endereços eletrônicos para esse tipo de procedimento. Suas passagens serão entregues com a máxima segurança no Brasil em incríveis cinco dias úteis. Se por algum motivo elas não chegarem, nada de desespero. É só imprimir o recibo eletrônico enviado no ato da compra para seu e-mail e com ele em mãos, retirá-las no guichê da estação de embarque com a devida antecedência.
Algumas dicas complementares devem ser levadas em consideração:
– não tente executar a compra das passagens pela versão francesa do site, pois não há nela a opção de entrega no Brasil, por isso o link indicado é a versão internacional em inglês;
– no preenchimento dos dados quando aparecer a opção Select your country, escolha sempre Brazil ou Brasil;
– para compras de passagens de trens partindo da estação Charles de Gaulle CDG 2 – Care TGV, deve-se digitar no site em inglês, Paris Roissy Charles de Gaulle Airport (CDG 2) – TGV station (FR);
– por último, saiba que se você comprar as passagens com pelo menos três meses de antecedência vai conseguir descontos excepcionais. Uma perna Paris/Bruges, na segunda classe, poderá sair então por módicos 25,00 euros.
Cliquem aqui para lerem o primeiro artigo sobre Paris/Bruges e aqui para o terceiro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
418 Comentários
Rossana Schenker Guimarães
Estaremos em Paris no final do ano e gostaríamos de fazer um dia em Bruxelas. Você acha que poderíamos comprar os tickets na hora com os mesmos valores da internet ou vale a pena comprar antecipadamente? Obrigada.
Lina
Rossana
Às vezes, com antecedência você acha preços mais baixos.
christiane
bom dia parabéns pelo site, muito nos orienta.
Estou programando uma viagem e muito estou utilizando as dicas que vcs oferecem.
Mas não estou conseguindo achar como devo fazer o trecho de Madrid a Bordeaux de trem ou de uma forma economica pois estou indo com a familia em dezembro para frança espero passar o natal em Paris , mas gostaria de ir até Bordeaux antes.Grata
Lina
Christiane
Este é o site que uso para comprar minhas passagens. http://www.voyages-sncf.com/billet-train/resultats?hid=L64
A viagem Madrid Bordeaux não é direta. Olhe acima.
Patricia
Oi Lina,
Estou analisando aqui a compra de passagem Paris/Bruges e achei esse site muito confuso. O preço para nós é bem mais caro. Na forma de entrega ele diz um tal de DHL e fala para você verificar se a sua localidade recebe esse serviço, mas não acho em lugar nenhum explicando o que seja. Tenho receio de comprar e mandar entregar no hotel e também de retirar nas Gares devido os problemas relatados por outros leitores. Minha pergunta é: você acha necessário comprar com antecedência e aqui do Brasil? Vou para Paris em outubro (04/10 a 15/10). Será que não consigo passagem quando chegar aí? Pretendia comprar Paris/Bruges e Paris/Chantilly. Diretamente nas Gares é mais caro? Os trens estão sempre lotados?
Mais uma vez obrigada pela gentileza em nos ajudar.
Lina
Patrícia
Então compre quando chegar em Paris. Não precisa muita antecedência. Poderá pagar um pouco mais caro mas ficará mais tranquila.
Danilo Fernando
Olá Pessoal, maravilhoso esse site e inclusive esse post!
Estava querendo fazer o bate-volta para Bruges, saindo de Paris. Isso seria numa sexta-feira, dia 16/11.
Eu queria incluir Bruxelas como ponte…. OK, até aí vi que é possível. Mas surgem as perguntas: Vou ter que comprar 4 trechos (Paris>Bruxelas>Bruges>Bruxelas>Paris) ou é possível comprar apenas 3 trechos (Paris>Bruges>Bruxelas>Paris) ou (Paris>Bruxelas>Bruges>Paris)?
Estou ficando louco com isso… rs . Onde compro tudo? Só pelo Thalys, pela SNCF, ou dá na mesma? Se eu comprar o IC de Bruges na hora, tem mesmo aquele desconto pra ida e volta no mesmo dia? É tranquilo descer na Bruxelas-Midi, ir a pé até o Centro fazer os rolezinhos, ou melhor usar o metrô? E pra essa ida e volta de metrô até o centro de Bruxelas, a passagem do Thalys/TGV vale? Ou preciso comprar o bilhete de metrô? Desculpem se ficou confuso… mas eu preciso de um Help! 🙂
Lina
Danilo
Não sou especialista na matéria e o Marcello que escreveu o post anda ocupado…
Sugiro comprar a passagem no site voyages-SNCF. O Marcello diz que em certos dias você encontra passagens diretas Paris Bruges. Faça uma pesquisa no site indicado.Lá terá respostas se pode comprar ou não direto ou se tem que comprar 4 trechos.
Mas em um bate e volta conheça somente Bruges. Impossível conhecer Bruges e Bruxelas no mesmo dia.
Patricia
Oi Lina,
Vou para Paris em outubro e pretendo fazer um bate e volta até Bruges. Você sabe me dizer quanto tempo de antecedência tenho que comprar para que seja entregue aqui no Brasil? Realmente comprar pelo site francês fica bem mais barato. Atualmente em outubro tá ficando R$ 420 por pessoa. Você sabe de alguém que tenha comprado e mandado entregar no hotel? Funciona? Eles oferecem um seguro o Rail Protection Plan por R$ 112. Você acha que vale a pena?
Lina
Patrícia
Acho este seguro caro.
Não sei qual seria o prazo de entrega para o Brasil. Pode comprar e retirar a passagem no dia, nos guichês. Para isto basta mostrar a compra impressa e o cartão de crédito com o qual efetuou a compra. Se seu hotel for bom, pode também optar por esta solução.
Fernanda Maria
Olá amigos.
Vou de Paris a Bruges e gostaria de saber quantas horas na cidade são recomendadas?
Obrigada
Lina
Fernanda
O dia todo. Vale a pena.
marcela
Ola pessoal,
alguem já conseguiu comprar o trem Bruges – airport CDG? Nao consigo achar essa opção no site da estatal francesa, apenas quando estou no site da rail europe.
alguma dia?
obrigada
Lina
Marcela
Você pode comprar pelo site da voyages sncf:
http://www.voyages-sncf.com/billet-train/resultats?hid=16HW
marcello brito
leo,
talvez vc ja deva ate ter voltado, mas comigo aconteceu algo parecido na minha primeira viagem à Bruges.
comprei no Brasil um europass e a informação q obtive era de que para pegar o thalys deveria ir numa boutique snfc para retirar o bilhete. no primeiro dia em Paris fui na loja e escolhi o dia e horario do trem de ida e de volta e peguei os 2 bilhetes.. A atendente pediu meu europass olhou, anotou e nao me devolveu. Imprimiu os bilhetes do thalys e guardou nao sei onde meu europass. Como foi a primeira e ultima que usei um europass achei estranho ela ficar com meu voucher do europass e insisti com ela que achava que ela deveria me devolver , mas ela disse que era assim mesmo e que ficaria com o voucher. No trem de ida quando chegou o controlador, apresentei minha passagem. Na hora ele pediu o voucher do europass pois na passagem estava escrito que era um bilhete emitido atraves de um europass. Expliquei o que havia acontecido e nao teve jeito, tive que pagar na hora outro bilhete. Como era inicio da viagem meu dinheiro trocado nao dava para pagar a passagem e eu so tinha notas de 100 euros que ele se recusou a aceitar pq disse que poderiam ser falsas. Me revoltei, misturei ingles com frances e ainda tive que ouvir que se continuasse , ele chamaria a policia na estação midi, pois a principio me recusei a pagar por um erro que nao tinha sido meu e sim da empresa. O cartao de credito que estava no bolso era o AE e ele nao aceitava, tive que fazer uma ginastica para conseguir meu outro cartao que estava malocado na minha mochila. Informação de reembolso? ele nao sabia dar, so informou que era meu direito o reembolso. Em Bruxelas na casa de amigos ligamos para a sncf e ela me informou que todo o processo sobre o ocorrido e o reembolso seria na estação de montparnasse, o escritorio para esses problemas é la ou era. Na volta tive que comprar outra passagem pq se nao passaria pelo mesmo problema. Em Paris fui a Montparnasse informei o ocorrido, eles ligaram para a loja sncf que reteve o meu europass, confirmaram o ocorrido, eu apresentei as passagens compradas , pegaram as informações do meu banco no brasil e uns 2 meses depois, o reembolso estava na minha conta. tente se ainda tiver em Paris
Leandro Camargo
Boa Tarde, Lina.
Você realmente é demais!!
Este site é melhor ainda! mas estou com dúvida apenas na opção de escolha de retirada do bilhete. não há a opção do print@home? Qual a forma mais segura que devo escolher: Borne Libre Service (Gares de France et Luxembourg uniquement) ; Envoi gratuit par courrier ou Gare ou boutique?
Muito Obrigado e quantas vezes forem necessárias: Parabéns pelo site!!
Lina
Leandro
Eu sempre peço para enviarem pelo correio. Ou então, se o prazo é curto, retiro nas Gares.Quer dizer, vocÇe chega adiantado e retira sua passagem nos guichês. Neste caso deve mostrar o cartão com o qual comprou o bilhete.
Leandro Camargo
Boa Tarde!
Por favor, eu gostaria de uma ajuda.
Vou para Paris em Setembro, e pretendo dar uma “pernada” até Bruges de trem, indo em um dia pela manhã e voltando no dia seguinte no fim da tarde.
Pretendo adquirir os bilhetes com antecedencia, através do site que está indicado no post, mas a minha dúvida é: Se eu comprar pelo site em português, o preço sai muito mais caro (diferença em torno de R$ 230,00). Tem algum problema se eu adquirir os bilhetes através do site internacional, colocando apenas o Brazil como opção e o meu endereço?
Parabéns pelo site e muito obrigado.
Lina
Leandro
Compre pelo site voyages-sncf. Dê o endereço de seu hotel na França. Veja o que vai acontecer.