Como ir de Paris a Bruges?
Parte II dos artigos escritos por Marcello Brito sobre Bruges. Estou impressionada com o número de segredos que Marcello nos revela. Leiam tudo, até o fim.
De Paris, a maneira mais prática de se alcançar Bruges é de trem. Existem três possibilidades de percurso que se impõem como as melhores:
1ª opção
Da estação ferroviária parisiense Gare du Nord (Paris Nord) partem os trens de alta velocidade TGV que servem o norte da França, Holanda, Alemanha e Bélgica. O que pouca gente sabe é que segunda, terça, quarta, quinta e sábado tem um horário – na sexta e domingo dois horários – em que o percurso Paris/Bruges é feito direto, no mesmo trem, apenas com rápidas escalas em Bruxelas e Gent, mas livrando você do pequeno incômodo que é a baldeação. Essa a opção mais confortável e rápida, em apenas duas horas e meia de viagem. (nota do Conexão Paris: os dias e os horários dos trens que fazem o trajeto Paris/Bruges direto variam de acordo com a época do ano. Pesquise no site da empresa francesa de trens SNCF ou no site da empresa holandesa Thalys.)
Se o horário direto para Bruges não atender sua exigência há sempre uma segunda opção com troca de trem em Bruxelas e imensa grade de horários por dia.
2ª opção
Da Gare du Nord partem os TGVs com uma média de duas saídas por hora para Bruxelas (Bruxelles-Midi), uma viagem que dura uma hora e vinte minutos. Na estação Bruxelles-Midi faz-se baldeação para embarque num trem regional em direção a Bruges, também com uma média de duas saídas por hora. Mas atenção, deve-se sempre optar por um trem regional com designação IC, inter city, bem mais rápido. Ele faz o percurso Bruxelas/Bruges em uma hora de viagem com apenas uma parada em Gent.
Para maiores informações e horários dos trens regionais na Bélgica consulte o site da empresa belga de trens, SNCB.
Quando o trem regional deixar Bruxelas você vai reparar que progressivamente as informações em francês serão substituídas por palavras incompreensíveis em Neerlandês. No meio da viagem a estação Bruxelas-Midi passará a ser designada como Brussel-Zuid. Bruges, Brugge e a cidade de Gand passará a se chamar Gent. Quando você estiver no coração do Flanders e saltar na estação de Bruges, nada de francês. E não insista porque ninguém te responderá. Em Bruges, quando precisar se comunicar, fale sempre em inglês, nunca em francês. Utilizar a língua de Voltaire na região é considerado ofensa.
3ª opção
Sempre digo aos meus amigos que vão a Paris e pensam em esticar em Bruges, que façam das cidades belgas a primeira ou a última parada da viagem. Por dois motivos:
Foto CDG: Francisco Assis Andrade
O primeiro é que, embora pouco lembrada por nós, existe uma moderna e prática estação de trens de alta velocidade, de nome interminável, Aeroport Paris Roissy Carles de Gaulle CDG 2 – Gare TGV, encravada no meio do terminal 2 do famoso aeroporto, ao lado da bacanérrima ala 2 E onde chegam os vôos da Air France. Dessa estação partem trens TGV que fazem ligação direta, sem escalas entre o aeroporto e a estação de Bruxelles-Midi, em uma hora e meia de viagem. O que poderia racionalizar e enxugar os custos de um roteiro de viagem que tem no Charles de Gaulle seu ponto de chegada e partida. Atenção apenas para os horários com percurso direto, pois há outros em que existe uma troca de trens em Lille.
O segundo motivo é melhor ainda! Se você for à Paris pela Air France, saiba que se um dos destinos da ida ou da volta for Bruxelas, a passagem de trem TGV é compulsória e está incluída no preço do bilhete aéreo. Explico melhor. Ao comprar uma passagem Rio/Paris/Bruxelas/Rio ou Rio/Bruxelas/Paris/Rio, o percurso direto entre o aeroporto Charles de Gaulle e Bruxelas é feito de trem na primeira classe, independente de você ter voado do Brasil na econômica ou executiva, e o mais incrível é que o preço é por volta de duzentos reais mais barato que se for comprado uma simples Rio/Paris/Rio. Inexplicável, mas real. Portanto ao pensar em ir a Bruges numa viagem à Paris, faça da cidade sua primeira ou última escala e economize um dos trechos do trem e na passagem aérea.
Maiores informações no site da Air France.
Para qualquer uma das três opções indicadas compre suas passagens de trem, ou faça apenas um orçamento, no site da companhia ferroviária francesa SNCF. É o melhor e o mais confiável dos endereços eletrônicos para esse tipo de procedimento. Suas passagens serão entregues com a máxima segurança no Brasil em incríveis cinco dias úteis. Se por algum motivo elas não chegarem, nada de desespero. É só imprimir o recibo eletrônico enviado no ato da compra para seu e-mail e com ele em mãos, retirá-las no guichê da estação de embarque com a devida antecedência.
Algumas dicas complementares devem ser levadas em consideração:
– não tente executar a compra das passagens pela versão francesa do site, pois não há nela a opção de entrega no Brasil, por isso o link indicado é a versão internacional em inglês;
– no preenchimento dos dados quando aparecer a opção Select your country, escolha sempre Brazil ou Brasil;
– para compras de passagens de trens partindo da estação Charles de Gaulle CDG 2 – Care TGV, deve-se digitar no site em inglês, Paris Roissy Charles de Gaulle Airport (CDG 2) – TGV station (FR);
– por último, saiba que se você comprar as passagens com pelo menos três meses de antecedência vai conseguir descontos excepcionais. Uma perna Paris/Bruges, na segunda classe, poderá sair então por módicos 25,00 euros.
Cliquem aqui para lerem o primeiro artigo sobre Paris/Bruges e aqui para o terceiro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
418 Comentários
Leo
Estou em Paris no momento, aproveitando das dicas deste excelente blog. Gostaria de aproveitar para fazer o registro de uma infeliz ocorrência que aconteceu comigo.
Comprei, com bastante antecedência no Brasil, via site da SNCF, passagens de trem Thalys de Amsterdam para Bruxelas (juntamente com passagens de TGV de Rennes a Paris). As passagens do TGV pude imprimir diretamente, mas as do Thalys, a informação recebida por email era a de que apenas seria possível retirar os bilhetes na gare ou na boutique SNCF. Assim, fiz meu vôo SP-Amsterdam e, quando fui tomar o trem (Thalys) de Amsterdam para Bruxelas, ninguém lá sabia como fazer para retirar o bilhete (passagem)… Também não havia ninguém preparado para dar esta informação nas plataformas, mesmo da própria empresa Thalys. Fato é que não havia boutique SNCF na estação e nem meio de obter os tickets originais.
Bom, tomei o trem e qual não foi a surpresa quando o controlador, mesmo tendo verificado, pelo código fornecido quando da compra, o email confirmando a aquisição de duas passagens, acabou me cobrando novamente outras duas passagens (minha e de minha esposa).
Me disse apenas que deveria pedir o reembolso em Paris…
Tive que pagar 2* EUR134,00 para seguir viagem, e agora preciso saber como devo fazer para pedir o reembolso, que supostamente deve ser feito no guichê do Thalys da Gare du Nord.
Se alguém puder me ajudar como proceder, agradeço.
Do contrário, espero pelo menos colaborar para que outras pessoas não tenham o mesmo dissabor (e o prejuízo) que estou tendo durante a viagem, pois não achei correta a atitude da SNCF de permitir a compra do bilhete pela internet, sabendo se tratar de consumidor de outro país (no caso, do Brasil) mas mesmo assim não deixando clara a impossibilidade de retirada do bilhete fora da França, no caso, em Amsterdam (até porque onde está escrito Gare não se especificou que seriam apenas as estações deste ou daquele país).
E, infelizmente, o site da SNCF é muito simples quando se faz a compra, pois o interesse em ganhar $ predomina, mas a mesma eficiência não existe para solucionar problemas…
Parabéns pelo blog!
Lina
Leo
Obrigada pelo relato. Realmente a empresa não leva em consideração os clientes estrangeiros. Um grande erro.
Você encontra meios de contato com a empresa no link abaixo:
http://aide.voyages-sncf.com/contactez-nous?rfrr=Homepage_header_contacteznous
Dri
ah, fui à Strasbourg tb e seguindo suas dicas foi um dia perfeito!!!!mas fui sem cityrama!!!!!hahahaha
Dri
Lina, Bruges é linda mesmo, suas dicas ajudam muitos viajantes (inclusive eu), em Paris e etc…só te peço por favor repense suas indicações com a cityrama, a empresa é horrível, o passeio deles a Bruges é assim: 4 horas de ônibus, 3 horas livres em Bruges e depois mais 4 horas de ônibus para voltar…nem o passeio de barco consegui fazer (não deu tempo acredita?)…e os guias…mal educados, hj fomos com uma tal de Maria Amélia, portuguesa, uma pessoa de dar pena…racista, ofendeu pessoas em nosso ônibus, ficamos trancados para fora do ônibus numa parada, com chuva torrencial, enfim, a cityrama foi uma amarga decepção que me custou um dia que poderia ter sido ótimo em Bruges, paguei 170 euros por 3 horas e guias mal educados…de resto apesar da chuva Paris está uma delícia!!!!!sugiro apenas, para inclusive manter a credibilidade do seu blog que retire suas indicações a essa empresa, visto que haviam lá tb outros brasileiros que foram maltratados e mal atendidos tb e que foram por indicação sua em passeios com essa empresa.Bonsoir!!!!
Lina
Dri
Nossa, que tragédia. Que pena que você teve esta experiência.
Mas olhe bem, para todos aqueles que não querem viajar por conta própria porque se sentem inseguros, porque não falam francês temos duas soluções: contratar serviços de carro privado com chofer ( mais caro ) e excursão com empresas francesas ( mais barato ).
E a Cityrama Paris Vision é a maior empresa do ramo. A mais antiga.
Para ajudar os meus leitores, indico opção cara e opção barata. E na barata, por enquanto a indicação mais segura é Cityrama Paris Vision.
Mas fica aqui o seu comentário. Obrigada.
Sergio A
Obrigado pela estimativa do taxi.
Sergio A
Lina,
Algumas respostas suas aparecem “descoladas” das perguntas que estavam em outros posts do dia 24 em diante.
Não sei bem como explicar…..
Lina
Sergio A
Os programadores estão trabalhando para resolverem o problema.
Antonio H.
Isabel,
Comigo foi assim também, mas aí vc insiste e clique na opção de permanecer no site da SNCF e daí prossiga que dá tudo certo, imprima o e-ticket e apresente-o ao controleur quando solicitada. Não tem erro.
isabel
Mais uma dúvida: qual a diferença se eu comprar direto pelo site do Thalys? é possível? Eu dei uma olhada, e fica inclusive mais barato e e ainda posso escolher pelo e-ticket?
Fiquei desconfiada. É isto mesmo?
Cecília Pinton
Oi Marcelo, tudo bem?
Em julho sairei do Brasil, chego em Bruxelas, onde vou ficar 1 noite, e no dia seguinte sigo para Bruges. Pensei em comprar as passagens de trem na hora, ou vc acha melhor comprar com antecedência?
Depois de ficar 2 noites em Bruges eu sigo Paris, e gostaria de saber qual a melhor opção. Pelo que vi no site o horário que vai direto Bruges-Paris sai as 06:25h e outros horários fazem uma conexão em Bruxelas. O que é melhor?
Abraços,
Cecília
Lina
Cecília
Bruxelas Bruges compre na hora.
A escolha direto ou não é pessoal. Se conseguir levantar cedinho, melhor pegar o direto. Eu prefiro levantar mais tarde e fazer conexão em Bruxelas.
marcello brito
Bel,
se vc quer conhecer o basico de Bruxelas, 2 noites estão ok. Mas vai ser so o basico…rsrs.
Bel
Vou de calais a bruges passando por gent para chegar a bruxelas.é muito corrido fazer num dia só ou vale a pena dormir um dia em bruges? Em bruxelas 2 noites esta bom? Tirando um dia para conhecer a antuerpia?
conexaoparis
Bel
Impossível fazer em um dia somente. Durma em Bruges.
Cuidado com viagem muito corrida. Acaba não conhecendo nada.