Londres ocupa, atualmente, o primeiro lugar na lista das primeiras cidades turísticas. Por que Paris perdeu o cobiçado primeiro lugar?
Le Figaro.fr publicou pequena pesquisa junto aos seus leitores sobre a questão.
Quase todas as respostas apontam o óbvio, o que já sabemos há anos. Londres é mais limpa, a multa para cocô de cachorro na rua é cara; os garçons e choferes de táxi londrinos são menos stressados e mais sorridentes; o metrô de Londres é limpo e foi inteiramente renovado; nas ruas de Londres, cidadãos e turistas não precisam proteger bolsas e bolsos contra gangues de assaltantes; faltam aos parisienses a excentricidade dos londrinos.
Esta comparação é antiga, porque somente agora a perda do prestigioso primeiro lugar? Será que o prefeito parisiense, Bertrand Delanoë é menos afrodisíaco que o londrino Boris Johnson?
Falando sério, o jornal considera que a explicação se encontra nos últimos eventos londrinos: os Jogos Olímpicos de 2012, o casamento do príncipe e o jubileu de diamante da rainha Elisabeth II. Londres propagaria uma imagem de cidade dinâmica, voltada para o futuro; enquanto que Paris exibiria uma imagem de cidade voltada para o passado e presa à normas rígidas.
A verdade é que nestes meus 30 anos de residência parisiense, vi a violência aumentar de maneira assustadora. Tanto a pequena violência como roubos de bolsas e bolsos, quanto a grande, como os ataques espetaculares às joalherias. Hoje, os pequenos comerciantes possuem arma ao alcance da mão e muitas vezes, no vigésimo assalto, acabam reagindo e a agressão termina em morte. Enquanto isto, as grandes marcas foram obrigadas a montarem um sistema de proteção eficaz. Na place Vendôme e redondezas, temos um vigia a cada 30 metros.
Será por isto?
Verdade também que a legislação francesa possui aspectos absurdos que entravam e dificultam a vida dos cidadãos e dos turistas. Aqui impera a cultura da proteção do seu pedaço e dos privilégios adquiridos. Qualquer mudança proposta termina em greve. Um exemplo: pegar táxi em Paris é possível somente para iniciados. E, quando conseguimos um, o chofer cheira mal e é resmungão. Por que a oferta é menor que a demanda? Porque eles se batem pela proteção e reserva do mercado. Paris esteve, nos últimos dias, bloqueada por uma greve de táxis contra uma concorrência “desleal” da parte de empresas de traslados. Será que desta vez o governo conseguirá abrir a profissão a estas empresas e melhorar a imagem dos táxis de Paris?
O Figaro.fr termina seu artigo com tom otimista e a previsão do retorno rápido de Paris o primeiro lugar na lista. Afinal poucas cidades no mundo reúnem, em um espaço tão pequeno, plano e fácil, um patrimônio arquitetural, artístico, gastronômico da mesma qualidade.
Considero que morar nesta cidade é um grande privilégio mesmo com suas (pequenas) mazelas. Bastam certos ajustes. Primeiro ou segundo lugar não importa. Paris é única.
E o segredo de Paris se encontra nesta ausência de contemporaneidade gritante e se esconde nos aspectos anacrônicos. Seu apego ao passado freia a mudança e é melhor assim.
E se os franceses não são excêntricos, são muito mais charmosos que os ingleses. Tenho provas!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
101 Comentários
Marcia Malta
É verdade, Paris é única!
Estive por duas ocasiões e se pudesse voltaria 1000 vezes.
Londres nem de longe tem o charme de Paris e aconselho a quem queira conhecer as duas capitais europeias, que comece por Londres primeiro e depois vá a Paris e tire as suas conclusões.
Paris, je t’aime!
Márcio
Paris é magnífica e única, nada se compara a beleza, ao charme e ao glamour da Cidade Luz. Estive lá duas vezes e as recordações são as melhores possíveis. Fui super bem tratado em todos os lugares onde estive e acho o povo francês educadíssimo. Certo dia no Quartier Latin, ao ouvir eu e duas amigas conversando em português, um vendedor passou a falar português conosco, muito simpático da parte dele. Em outra ocasião, nos Jardins de Luxemburgo, ao ver eu e essas amigas procurando por um endereço em um mapa, um senhor de idade, francês, foi educadíssimo, parou para tentar nos ajudar e se dirigiu a nós em inglês, algo inesperado. E na última vez que fui a Paris a funcionária da gare Saint Lazare ao ver que eu estava com dificuldades para comprar os tickets me ajudou e deu um mapa da rede. Foi de uma gentileza ímpar. Mas nessas mesmas viagens vi brasileiros barganhando preços em português em uma feira próximo ao Sena, vi brasileiros se reportando aos guardas franceses para pedir informações em inglês, sem ter a mínima delicadeza de falar que não falavam francês e de perguntar se eles podiam atender em inglês. Nenhum francês tem obrigação de falar inglês com você só porque você é turista e não fala a língua deles, assim como ninguém é obrigado a atender os estrangeiros em inglês quando eles vem para cá. Falar a língua local, ainda que algumas palavras, significa interesse pelo país que estamos visitando e isso costuma ser bem visto. Claro que não dá para falarmos inúmeros idiomas, mas que ao menos tenhamos o bom senso, ainda que em inglês, de pedir desculpas por não falar a língua local e perguntar ao interlocutor se ele pode falar em inglês. Daí leio aqui tantos relatos de gente reclamando dos franceses e me faço a seguinte pergunta: será que o problema é mesmo os franceses ou a forma como os brasileiros se portam no exterior?
Quanto ao assunto tratado, ainda não conheço Londres, nem tenho tanto interesse em conhecer. Adoro rock inglês, cantores maravilhosos como Adele, Elton John, etc; acho que a noite londrina deve ser muito boa por conta dos pubs, e pelo que ouço de amigos a cidade é mais moderna, limpa, organizada e mais bem cuidada que Paris. Os que gostam mais de Paris dizem que a capital francesa é muito mais bonita, charmosa e interessante em termos de arquitetura, arte, gastronomia, enologia, etc.
Querer comparar Londres com Paris para mim é o mesmo que comparar a Torre Mittal com a Torre Eiffel.
Ainda assim torço para que os governantes cuidem melhor da cidade, de aspectos como segurança, limpeza, organização e que modernizem o que for necessário, porém sem deixar que a cidade perca sua identidade, sua alma.
Érika
Eu tive a oportunidade de conhecer as duas, fui a Paris duas vezes e pretendo visitá-la sempre que retornar à Europa. Londres pode mesmo ser mais limpa e ter o metrô reformado, mas nada supera o charme parisiense, a magia que sentimos ao caminhar por suas ruas, ao sentar nos seus jardins. <3
Vinícius
Há controvérsias com relação a fonte de pesquisa que alega que Londres passou Paris em número de visitantes, até porque é uma fonte britânica, pesquisas mais convincentes alegavam que Paris recebeu 29 milhões de turistas em 2014. Temos que ver que is dois aeroportos de Paris ficam “fora” de Paris e que muitas atrações estão nos arredores da mesma. Curti as duas, são bem diferentes, mas ainda sim prefiro um pouco mais Paris.
Marisa Mena
Boa tarde,Rodrigo
Estive pela segunda vez em Paris em setembro de 2015 me extendendo à Amsterdã. Não conheço Londres que deve ser maravilhoso.
Ao contrário do que li neste artigo, não vi sujeira, prostitutas , nem sofri furto ou assalto algum. As pessoas tem que prestar atenção nos lugares que se hospedam,andam e vão . Eu e meu marido fomos muto bem recepcionados tanto em Paris como Amsterdã . Voltarei sempre à Paris e irei à Londres que deve ser encantadora. Abraços.
Paulo Roberto
Já fui para as 2 cidades e Paris me decepcionou principalmente no quesito segurança, parece estranho para quem é do Brasil dizer isso mas andar na região da Boulevard de Strasbourg principalmente à noite e muito cedo me pareceu bem arriscado, cheguei a presenciar uma tentativa de assalto a uma mulher que passava perto das 8h00 da manhã, o cara até segurou o braço dela mas ela conseguiu se soltar e entrar em uma loja. Também achei o número de prostitutas e cafetões acima do aceitável, nem na minha cidade aqui no Brasil nas ruas “famosas” se vê tanta gente assim…No geral, gostei da cidade, mas de 10 cidades na Europa que eu conheço, Paris ainda é a que eu menos tenho vontade de voltar.
Rodrigo Lacerda
Estivemos na Europa neste Janeiro. A minha esposa ficou maravilhada com Londres e quando fomos para Paris ela ficou decepcionadíssima. Tive de cortar um dobrado para que ela meio que entendesse as diferenças. Para mim, Paris é (muito) mais bonita que Londres mas a organização dos britânicos deixa os franceses no chinelo.
cassio
Rodrigo, concordo com você que eu errei, o importante e correto seria procurar a autoridade policial para o registro da ocorrência.
Isso não só em Paris, mas em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil.
Adilson
Estou morando em Londres e visitei Paris recentemente por 4 dias. Os problemas de Paris são sempre a sujeira, a cidade parece está lavada com xixi e estava com minha esposa próximo de moulin rouge a tarde e um rapaz mijou quase que na nossa frente!! o transporte deixa a desejar a sensação de insegurança é grande nas proximidades de sacre-coeur e moulin rouge. Paris é mais barata e tem uma culinária melhor e é mais bonita.
Londres é bem maior, mais segura, mais limpa, mais cara e as pessoas são mais educadas. Partilularidades como pubs, ônibus, cab, cabine telefônica, enormes e belos parques e diversidade cultural incomparável.
Na minha opinião Paris é mais bonita, mas prefiro Londres.
cassio
Estive agora no final de setembro e começo de outubro nas duas cidades. Cada uma tem o seu encanto e os seus problemas, mas eu e a minha esposa gostamos mais de Londres e confesso que ficamos moderamente decepcionados com Paris.
Londres é uma cidade extremamente organizada, tudo parece funcionar muito bem, as pessoas são muito educadas, a sinalização é eficiente, as ruas limpas, a cidade parece ser segura e tranquila para o turista.
As palavras que mais escutei em Londres foram: obrigado, por favor e desculpas.
Paris é uma cidade diferente, achei a cidade meio suja, o cheiro de urina é frequente em muitos lugares, muitos mendigos, pedintes, artistas de rua pedido dinheiro, ambulantes querendo vender suas bugigangas, as vezes até de forma agressiva. Não vi nenhuma violência ou crime nas ruas, durante a minha estadia, mas em todo os lugares vemos placas com aviso para tomar cuidado com os carteiristas. O atendimento dos parisienses não decepcionou, fomos muito bem tratados por todos.
Visitar o Louvre e o interior do castelo de Versalhes é estressante e exige muita paciência, fui durante a semana, e lugar é muito cheio, turistas se acotovelando trombando e atrapalhando as suas fotos.
Pra piorar, sumiram 400 euros que eu havia guardado no COFRE do meu quarto, em um hotel extremamente bem avaliado no Tripadvisor. Comuniquei a gerência do hotel que pediu desculpas e pagou pelo meu traslado para o aeroporto (50 euros), optei por não registrar ocorrência e levar o caso a frente, pois não teria como provar o roubo, e isso com certeza me consumiria um dia inteiro, mas achei que seria correto avisar o hotel para que o mesmo tenha oportunidade de corrigir possíveis erros.
O passeio de barco a noite pelo rio Sena é sensacional, ver a torre Eiffel iluminada é uma sensação incrível.
Cada um que visita as duas cidades tem experiências e sensações diferentes, essa foram as minhas impressões.
Visitar Paris vale a pena? Acredito que sim. Voltaria? Não sei.
Rodrigo Lavalle
Cássio, sentimos muito pelo ocorrido. Infelizmente você não registrou ocorrência, isso seria importante para que o hotel tomasse alguma providência interna.
Abraços.