Londres ocupa, atualmente, o primeiro lugar na lista das primeiras cidades turísticas. Por que Paris perdeu o cobiçado primeiro lugar?
Le Figaro.fr publicou pequena pesquisa junto aos seus leitores sobre a questão.
Quase todas as respostas apontam o óbvio, o que já sabemos há anos. Londres é mais limpa, a multa para cocô de cachorro na rua é cara; os garçons e choferes de táxi londrinos são menos stressados e mais sorridentes; o metrô de Londres é limpo e foi inteiramente renovado; nas ruas de Londres, cidadãos e turistas não precisam proteger bolsas e bolsos contra gangues de assaltantes; faltam aos parisienses a excentricidade dos londrinos.
Esta comparação é antiga, porque somente agora a perda do prestigioso primeiro lugar? Será que o prefeito parisiense, Bertrand Delanoë é menos afrodisíaco que o londrino Boris Johnson?
Falando sério, o jornal considera que a explicação se encontra nos últimos eventos londrinos: os Jogos Olímpicos de 2012, o casamento do príncipe e o jubileu de diamante da rainha Elisabeth II. Londres propagaria uma imagem de cidade dinâmica, voltada para o futuro; enquanto que Paris exibiria uma imagem de cidade voltada para o passado e presa à normas rígidas.
A verdade é que nestes meus 30 anos de residência parisiense, vi a violência aumentar de maneira assustadora. Tanto a pequena violência como roubos de bolsas e bolsos, quanto a grande, como os ataques espetaculares às joalherias. Hoje, os pequenos comerciantes possuem arma ao alcance da mão e muitas vezes, no vigésimo assalto, acabam reagindo e a agressão termina em morte. Enquanto isto, as grandes marcas foram obrigadas a montarem um sistema de proteção eficaz. Na place Vendôme e redondezas, temos um vigia a cada 30 metros.
Será por isto?
Verdade também que a legislação francesa possui aspectos absurdos que entravam e dificultam a vida dos cidadãos e dos turistas. Aqui impera a cultura da proteção do seu pedaço e dos privilégios adquiridos. Qualquer mudança proposta termina em greve. Um exemplo: pegar táxi em Paris é possível somente para iniciados. E, quando conseguimos um, o chofer cheira mal e é resmungão. Por que a oferta é menor que a demanda? Porque eles se batem pela proteção e reserva do mercado. Paris esteve, nos últimos dias, bloqueada por uma greve de táxis contra uma concorrência “desleal” da parte de empresas de traslados. Será que desta vez o governo conseguirá abrir a profissão a estas empresas e melhorar a imagem dos táxis de Paris?
O Figaro.fr termina seu artigo com tom otimista e a previsão do retorno rápido de Paris o primeiro lugar na lista. Afinal poucas cidades no mundo reúnem, em um espaço tão pequeno, plano e fácil, um patrimônio arquitetural, artístico, gastronômico da mesma qualidade.
Considero que morar nesta cidade é um grande privilégio mesmo com suas (pequenas) mazelas. Bastam certos ajustes. Primeiro ou segundo lugar não importa. Paris é única.
E o segredo de Paris se encontra nesta ausência de contemporaneidade gritante e se esconde nos aspectos anacrônicos. Seu apego ao passado freia a mudança e é melhor assim.
E se os franceses não são excêntricos, são muito mais charmosos que os ingleses. Tenho provas!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
101 Comentários
Fernanda souza martins
Estive em Londres, em novembro de 2012. Foi a primeira vez que saí do Brasil. De fato, a cidade é um esplendor para quem gosta de coisas antigas e de cultura como é o meu caso.
Acredito que avaliamos melhor as nossas mazelas e qualidades quando olhamos para outros países.
Em Londres fiquei em um hotel onde grande parte do staff era de imigrantes. Em geral são mal-educados. Quando almocei em um restaurante tipo “fish and chips”, a fulana que me atendeu, segundo a minha guia, não era inglesa foi super desdenhosa comigo. Quando cheguei de uma viagem pelo interior (bate e volta) me perdi na Victoria Station. parei um taxista e eu acho que ele só me levou porque o hotel era em um bairro considerado chique. Minha guia me disse que o inglês é preguiçoso, pois só quer saber de ser famoso. Também me disse que lá só era pobre quem queria. Enfim… escolho um país por aquilo que ele significa, em termos culturais e históricos. como assistente social, o Reino Unido é o paladino do processo de industrialização, fato que acarretou importância ímpar para o nascimento da minha profissão.
não conheço paris, mas pretendo conhecê-la daqui a 03 anos, quando o meu francês estiver no ponto. Tal qual, este país, traz inúmeras contribuições para o mundo.
Estive em Buenos Aires no final do ano passado e achei a cidade e as pessoas incríveis. Como em nossas cidades, vi moradores de rua, usuários de crack, lixo nas ruas, coisas caras e outras mais baratas mas também vi muita coisa bacana. Comi gostoso, peregrinei a pé, andei de táxi (param em qualquer lugar e os motoristas são receptivos) e mais do que tudo, percebi que apesar das sucessivas crises, os argentinos têm orgulho do que são e do país em que nasceram. Eles o defendem com unhas e dentes. Li em uma camiseta a seguinte frase: Antes de criticarme, intenta superarme. Reflitamos sobre isso.
parabéns pelo blog e pelas pessoas que até agora opinaram!
bjs a todos
jorge fortunato
Gosto de Paris, pelo simples fato de ser Paris. Deixo os defeitos de lado e fico com a parte boa…
Herbert
Ja visitei Londres e Paris e achei a organização de Londres melhor que a de Paris, além das pessoas serem mais simpáticas. Londres também é, sem sombras de dúvidas, mais limpa e segura que Paris. Nos dias que andei em Londres, nunca fui abordado por essas meninas assaltantes dos países do leste. A sensação de segurança é bem maior em Londres que em Paris. E o metrô de Londres… Este é caro, mais que em Paris, mas é tbm mais limpo e funciona 24 horas, ao contrário do metrô parisiese que parece um velho aposentado e funciona apenas até 1h da madrugada. Ah! E todo mundo mundo em Londres paga passagem, não existe a cultura de pagar sem pagar lá… Enfim, Londres é super, mas eu continuo amando mais Paris pelo seu charme e cultura acessível a todos. Uma pena Paris estar abandonada deste jeito! Vamos ve se um novo prefeito muda esta realidade…
Katia Becho
A-do-rei o artigo! Percepção impecável, Lina. E, claro, quando a preferência é por amor, nem sempre conseguimos explicar. Simplesmente sentimos e vamos perdoando os pequenos defeitos. bj
Carol Freire
Olá! Essa é uma pergunta complicada!! Como dito nos posts acima, cada uma tem seu charme e suas particularidades! !! Estive em ambas agota janeiro e confesso que fiquei triste ao ver Paris, de certa forma, abandonada…. fui a Paris por 3 consecutivos (2011,2012,2013-14) e vi algumas mudanças (para pior):
Gente morando nas estações de metrô, o metrô mais abandonado (sujo, cheirando a urina e fezes, paredes quebradas, insegurança) – e olha que circulei muito de metrô! !! Muita gente mendigando nas ruas, todos pela cidade agarrados às suas bolsas (com receio de assalto), relato de assalto a mão armada, enfim….. fiquei triste. …. Ainda acho uma cidade linda e cheia de charme…..mas o abandono me assustou…..
Londres é diferente! Não dá para comparar! Mas vale à pena lembrar que todos os grandes museus são gratuitos, que há sentimento de segurança em todos os lugares, e o transporte pode ser mais caro em relação a Paris, mas, para quem vai passar mais de 4 dias acompanjadp tem um trunfo! O travelpass que t vc faz nas estações de trem. Ele custa o equivalente a 4 dias de metrô (32 libras), mas vc pode pegar TODO tipo de transporte em Londres (metrô, trem e ônibus), em qualquer horário (pico e fora de pico), além da promoção 2for1 para as atrações pagas e caras! Mas são duas cidades diferentes, que não devem ser comparadas….. 😉
Regina Vasconcelos
Paris sempre, nao posso viver sem ir ao menos 2 vezes por ano, Londres eu curto muito tambem, mas a ligacao eh menos emocional, posso passar uns poucos anos sem ir… Duas grandes cidades sem duvida alguma, nao ha que se fazer escolha, apenas preferencias e paixoes!
Flávia Granado
Paris é paixão, Londres é amor…simples assim.
Paulo R. Filomeno
Uma é loura, outra é morena. E as duas lindas. Simples assim. Você pode se apaixonar por uma ou por outra. E mesmo sendo lindas, podemos compará-las com mulheres reais. Sempre acham que tem alguma coisinha errada aqui e ali. Mesmo que o apaixonado que está do lado sempre diga que ela é perfeita.
Mônica Amadeo
Duas queridinhas!!!!!
Manu Borghi
Nossa, fiz esse mesmo discurso outro dia. De como Paris ficou enrijecida e por isso vai ficar pra trás. Das meninas que não ousam se vestir diferentes pelo medo de serem julgadas, da falta de novos modelos de negócios… Cadê o boom de start ups em Paris? Aprendi a sempre desconfiar de uma cidade capital do mundo que não tem drag queens. A não ser no Michou, onde se paga 350 por um jantar ‘exótico’, cadê as drags? Ainda amo, ainda quero continuar aqui, mas cada vez com um espírito quase competitivo: ‘Paris vai ser melhor, amanhã meu metrô não vai cheirar mais a crack’. Acho que é o inverno. Ou nos mudamos todos pra Nice.
De qualquer forma amei o texto. Querem ser meus amigos?