Londres ocupa, atualmente, o primeiro lugar na lista das primeiras cidades turísticas. Por que Paris perdeu o cobiçado primeiro lugar?
Le Figaro.fr publicou pequena pesquisa junto aos seus leitores sobre a questão.
Quase todas as respostas apontam o óbvio, o que já sabemos há anos. Londres é mais limpa, a multa para cocô de cachorro na rua é cara; os garçons e choferes de táxi londrinos são menos stressados e mais sorridentes; o metrô de Londres é limpo e foi inteiramente renovado; nas ruas de Londres, cidadãos e turistas não precisam proteger bolsas e bolsos contra gangues de assaltantes; faltam aos parisienses a excentricidade dos londrinos.
Esta comparação é antiga, porque somente agora a perda do prestigioso primeiro lugar? Será que o prefeito parisiense, Bertrand Delanoë é menos afrodisíaco que o londrino Boris Johnson?
Falando sério, o jornal considera que a explicação se encontra nos últimos eventos londrinos: os Jogos Olímpicos de 2012, o casamento do príncipe e o jubileu de diamante da rainha Elisabeth II. Londres propagaria uma imagem de cidade dinâmica, voltada para o futuro; enquanto que Paris exibiria uma imagem de cidade voltada para o passado e presa à normas rígidas.
A verdade é que nestes meus 30 anos de residência parisiense, vi a violência aumentar de maneira assustadora. Tanto a pequena violência como roubos de bolsas e bolsos, quanto a grande, como os ataques espetaculares às joalherias. Hoje, os pequenos comerciantes possuem arma ao alcance da mão e muitas vezes, no vigésimo assalto, acabam reagindo e a agressão termina em morte. Enquanto isto, as grandes marcas foram obrigadas a montarem um sistema de proteção eficaz. Na place Vendôme e redondezas, temos um vigia a cada 30 metros.
Será por isto?
Verdade também que a legislação francesa possui aspectos absurdos que entravam e dificultam a vida dos cidadãos e dos turistas. Aqui impera a cultura da proteção do seu pedaço e dos privilégios adquiridos. Qualquer mudança proposta termina em greve. Um exemplo: pegar táxi em Paris é possível somente para iniciados. E, quando conseguimos um, o chofer cheira mal e é resmungão. Por que a oferta é menor que a demanda? Porque eles se batem pela proteção e reserva do mercado. Paris esteve, nos últimos dias, bloqueada por uma greve de táxis contra uma concorrência “desleal” da parte de empresas de traslados. Será que desta vez o governo conseguirá abrir a profissão a estas empresas e melhorar a imagem dos táxis de Paris?
O Figaro.fr termina seu artigo com tom otimista e a previsão do retorno rápido de Paris o primeiro lugar na lista. Afinal poucas cidades no mundo reúnem, em um espaço tão pequeno, plano e fácil, um patrimônio arquitetural, artístico, gastronômico da mesma qualidade.
Considero que morar nesta cidade é um grande privilégio mesmo com suas (pequenas) mazelas. Bastam certos ajustes. Primeiro ou segundo lugar não importa. Paris é única.
E o segredo de Paris se encontra nesta ausência de contemporaneidade gritante e se esconde nos aspectos anacrônicos. Seu apego ao passado freia a mudança e é melhor assim.
E se os franceses não são excêntricos, são muito mais charmosos que os ingleses. Tenho provas!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
101 Comentários
Suely
Não comparo Paris e Londres. São cidades diferentes, cada uma tem seus encantos. Londres é agitada, pulsante, efervescente. Paris é tranquila, romântica, linda…adoro as duas, são minhas paixões. Primeiro Paris depois Londres, nessa ordem.
Jane Curiosa
Paris é para mim,como Joséphine era para Napoleão.Pode ficar velha,desdentada até,eu a amo!, e daí?
Ela me faz bem, nela me reporto aos períodos formadores da nossa existência social. Quando a visito, o existencialismo de Sartre,o romantismo de Victor Hugo,as idéias de Voltaire de liberdade de pensamento de todo homem,a racionalidade de Descartes…,até a força sanguinária,telúrica,do povo francês,que ousou depor uma realeza cujo princípio dinástico partia da premissa de que seu poder advinha da vontade de Deus;tudo isso e mais,muito mais,me enamoram de Paris.
E Londres? Amo também.Mas não ouso comparar à pequena e amada Paris.Cada uma dessas duas cidades possui seus poderes encantatórios próprios.E ambas,cada uma à sua maneira, possui também a sua história às vezes encantada e por outras vezes de terror.Quando as visitamos,qual história esperamos que elas nos contem?
Alex Maria
Visitei Paris-Londres-Paris, nesta sequência. 15 dias em cada lugar e posso dizer que o metrô de Paris é muito mais eficiente e barato que o de Londres. Andar de taxi é muito mais simples e barato em Londres que em Paris. As duas cidades são seguras, pois quem é do RJ já viu de tudo. Londres já assumiu que a cidade é feita para o turista comprar, enquanto Paris está em cima do muro. Paris leva o conceito de “democracia” muito a sério, enquanto Londres faz a “seleção natural” dos turistas no aeroporto.
Eu estava lá no dia da greve de táxis em Paris, mas o trem me levou ao aeroporto na maior facilidade. Só achei Paris muito suja e em Londres todo mundo fuma, horrível!
Beatriz
Experiencia de viagenm! Cada um tem a sua! As duas cidades sao maravilhosas se bem experimentadas… Ou podem ser terriveis, se encontramos mas experencias… Nada melhor do que contar com o auxilio de um assistente de viagem ou guia local para ajudar-nos a ter a melhor das experiencias nessas cidades e diminuir a diferenca do impacto cultural… Nos, brasileiros estamos mal acostumados a ser mimados e na maior parte da Europa, isso nao existe e acabamos imterpretando como maus tratos, falta de educacao… e nao podemos taxar nenhum povo somente por serem diferentes… Moro em Londres, Amo viver aqui, como todo e qualquer lugar a cidade tambem tem problemas… Amo Paris, tambem conheco os problemas da cidade… e na minha opiniao, em se tratando de beleza de cidades, porque nao levo em conta experiencia de viagem… ja fui uma vez a Paris e voltei odiando… na segunda vez, minha experiencia fi totalmente diferente… por isso prefiri nao levar em conta experiencia de viagem… somente beleza mesmo… na minha opiniao, Paris de dia e Londres a noite!!!
Luciane Rossi Palma
Adorei o post.
Mas eu AMO Paris, Londres é bacana, mas para mim Paris é insuperável!!
Ana Guimarães
Excelente e realista post.
Pensei que amasse Paris mais do que Londres, afinal já tinha ido quatro vezes a capital francesa e só uma a Londres, mas na semana passada esse jogo virou: passei oito deliciosos dias na capital londrina (agora estou em Roma, outra história) e pude entender o por que da nova predileção: maior limpeza nas ruas, eficiência nos transportes públicos, mais cortesia e profissionalismo dos taxistas e serviços em geral e segurança total e absoluta, a qualquer hora, em qualquer lugar. Last but not least: grandes chefs ingleses elevaram o prazer gastronômico a níveis nunca dantes alcançados, never more only fish & ships!
Beijos
Viviane
Concordo qdo escrevem que quem mora em SP já está mais do que acostumado com a violência, o problema é que aqui sei que ñ se deve ir a certos lugares em certos horários. Mesmo andando de carro blindado ñ passo por lugares que há grande incidência de assaltos. Mas qdo vc está “flanando” a única coisa que vc quer se preocupar é em ñ perder algum certo detalhe da arquitetura, das obras de arte e jardins.
Só que, por tudo o que estou lendo, percebo que ñ poderei andar de metro, pegar taxi, andar pelas ruas a noite, etc. Isso é muito triste e desmotivante qdo estamos planejando uma viagem. É realmente de cortar o coração!!!
Aurea Borne
Amor antigo… lugar nenhum do mundo substitui o 1o. lugar de Paris no meu coração. Mas adorei Londres e pretendo voltar.
Abraços a galera do CP e parabéns pelo excelente trabalho de sempre! Amo isso aqui!!!
Carla Bueno
Chegarei Logo, Logo.
Carla Bueno
Olá Pessoal, bem já fui em Londres para um Bate e volta, foi ótimo tudo lindo, tudo limpo, andei o dia inteiro por Londres com minha amiga Lu, que mora lá, visitei todos os pontos turísticos, foi uma boa esticada de pernas, mas esse ano retornarei a Paris e minha amiga que estava Lu que estava aqui no Rio no começo do ano perguntou pq Paris de novo?????? Pq não Londres??? E eu não soube explicar!!!!!… Talvez tenha sido acometida por uma tremenda paixão por Paris. C’est la vie.
Gros bisous.