Londres ocupa, atualmente, o primeiro lugar na lista das primeiras cidades turísticas. Por que Paris perdeu o cobiçado primeiro lugar?
Le Figaro.fr publicou pequena pesquisa junto aos seus leitores sobre a questão.
Quase todas as respostas apontam o óbvio, o que já sabemos há anos. Londres é mais limpa, a multa para cocô de cachorro na rua é cara; os garçons e choferes de táxi londrinos são menos stressados e mais sorridentes; o metrô de Londres é limpo e foi inteiramente renovado; nas ruas de Londres, cidadãos e turistas não precisam proteger bolsas e bolsos contra gangues de assaltantes; faltam aos parisienses a excentricidade dos londrinos.
Esta comparação é antiga, porque somente agora a perda do prestigioso primeiro lugar? Será que o prefeito parisiense, Bertrand Delanoë é menos afrodisíaco que o londrino Boris Johnson?
Falando sério, o jornal considera que a explicação se encontra nos últimos eventos londrinos: os Jogos Olímpicos de 2012, o casamento do príncipe e o jubileu de diamante da rainha Elisabeth II. Londres propagaria uma imagem de cidade dinâmica, voltada para o futuro; enquanto que Paris exibiria uma imagem de cidade voltada para o passado e presa à normas rígidas.
A verdade é que nestes meus 30 anos de residência parisiense, vi a violência aumentar de maneira assustadora. Tanto a pequena violência como roubos de bolsas e bolsos, quanto a grande, como os ataques espetaculares às joalherias. Hoje, os pequenos comerciantes possuem arma ao alcance da mão e muitas vezes, no vigésimo assalto, acabam reagindo e a agressão termina em morte. Enquanto isto, as grandes marcas foram obrigadas a montarem um sistema de proteção eficaz. Na place Vendôme e redondezas, temos um vigia a cada 30 metros.
Será por isto?
Verdade também que a legislação francesa possui aspectos absurdos que entravam e dificultam a vida dos cidadãos e dos turistas. Aqui impera a cultura da proteção do seu pedaço e dos privilégios adquiridos. Qualquer mudança proposta termina em greve. Um exemplo: pegar táxi em Paris é possível somente para iniciados. E, quando conseguimos um, o chofer cheira mal e é resmungão. Por que a oferta é menor que a demanda? Porque eles se batem pela proteção e reserva do mercado. Paris esteve, nos últimos dias, bloqueada por uma greve de táxis contra uma concorrência “desleal” da parte de empresas de traslados. Será que desta vez o governo conseguirá abrir a profissão a estas empresas e melhorar a imagem dos táxis de Paris?
O Figaro.fr termina seu artigo com tom otimista e a previsão do retorno rápido de Paris o primeiro lugar na lista. Afinal poucas cidades no mundo reúnem, em um espaço tão pequeno, plano e fácil, um patrimônio arquitetural, artístico, gastronômico da mesma qualidade.
Considero que morar nesta cidade é um grande privilégio mesmo com suas (pequenas) mazelas. Bastam certos ajustes. Primeiro ou segundo lugar não importa. Paris é única.
E o segredo de Paris se encontra nesta ausência de contemporaneidade gritante e se esconde nos aspectos anacrônicos. Seu apego ao passado freia a mudança e é melhor assim.
E se os franceses não são excêntricos, são muito mais charmosos que os ingleses. Tenho provas!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
101 Comentários
Gil
Artigo interessante. Adorei Londres e pretendo voltar, mas Paris para mim não tem concorrência. De fato, Londres é mais limpa, segura e tem menos moradores de rua. Paris precisa combater com mais firmeza os furtos aos turistas. Entretanto, Paris tem uma oferta cultural incrível, gastronomia bem superior à londrina, muita história e um charme que nem Londres nem cidade alguma possui. Quanto à simpatia de taxistas, garçons, vendedores e do povo em geral, não acho que possamos estabelecer uma regra. Já peguei gente antipática nas duas cidades. Nada que vá estragar minha viagem.
Sophia
Tânia Baião e Maurício Christóvão, estou convosco e não abro.
Se dinheiro e visto não fossem problemas, eu moraria de segunda a quinta em Londres e sexta de manhã sairia correndinho pegar o Eurostar para o fim de semana em Paris.
Sophia
Priscilla, se você mora em SP, fique tranquila. Seu “SP mode on” de segurança é (bem) mais do que suficiente para se manter segura em Paris… Não precisa de “doleira”, bote o dinheiro no bolso. Deixe seu passaporte no cofre do quarto e ande apenas com a cópia (faça um antes de viajar). E relaxe…
Sophia
Ariane, não são rivais. Isso é bobagem. São lindas, cada uma com suas características. Para o turista, elas não se excluem, se somam. Vá às duas (nesta ou em qualquer outra viagem) e você não se arrependerá.
Isabel
O Comentario do Cesar eh perfeito! Faço minhas as palavras dele!
Berenice
Entre as duas cidades… Sempre Paris!!! Não existe cidade igual…. Com certeza gostaria muito de ter a felicidade de como tu morar em Paris!!! Amo a cidade, mesmo já tendo ido muitas vezes sempre encontro lugares a descobrir… Ou simplesmente ficar sentada sem fazer nada em um jardim…. Adooro!!!!
Bianca
Não consigo comparar as duas cidades. Tenho uma admiração por Paris e para mim ela é única!
alvaro
Nao existe uma Londres, nao existe uma Paris, mais varias cidades dentro de um mesmo espaco urbano, onde cada um tem seu charme (e suas mazelas). Depois da fase de conhecer os principais pontos turisticos, voltamos para descobrir a nossa Paris, a nossa Londres … Como dizia o grande critico ingles: “Why, Sir, you find no man, at all intellectual, who is willing to leave London. No, Sir, when a man is tired of London, he is tired of life; for there is in London all that life can afford.”
— Samuel Johnson … Ou Maurice Chevalier, Paris sera toujours Paris !
La plus belle ville du monde
Malgré l’obscurité profonde
Son éclat ne peut être assombri
Paris sera toujours Paris !
Plus on réduit son éclairage
Plus on voit briller son courage
Plus on voit briller son esprit
Paris sera toujours Paris !
Jacqueline
Na primeira vez que fui a Londres, coloquei-a no roteiro só por estar perto, mas sem entusiasmo. Amei. Voltei nessa viagem de outubro. Dessa vez tive algumas desilusões. Quando saímos do teatro tentamos por muito tempo conseguir um táxi. O que parou, perguntou e endereço e disse: Não levo! E se foi. O endereço era perto da estação Saint-Pancras e outro, uns quinze minutos depois, nos levou sem problemas. No Madame Tussaud os funcionários foram grosseiros demais por eu não encontrar rapidamente o ticket obtido no London Eye. Realmente, só encontramos dois e éramos três. Embora mostrasse no tablet o e-mail de confirmação, a grosseria continuou redobrada. Desisti e sai chorando de raiva. Tudo bem que não entrasse sem o ticket, pois, como eles diziam, era London Eye e Madame Tussaud e não Madame Tussaud e London Eye. Como a obtusidade é universal, o detalhe fazia a diferença. O que contesto é que há muitas maneiras de dizer não. Eles usaram a pior. Ainda bem que eu só estava acompanhando minhas amigas, pois já havia visto o museu da outra vez. Assim, escolhi deixá-las entrar e ir passear sozinha.
Em Paris, um taxista saiu do carro e foi para o meio da rua me ajudar a parar um táxi grande o suficiente para transportar nossas muitas malas.
Como se vê, tudo é relativo e em cada cidade que visitei na Europa encontrei características próprias agradáveis e desagradáveis. Assim, que amo Paris e pronto. Não a pretendo perfeita para amá-la.
Jacqueline
Priscilla
Já passei dois meses hospedada em Montmartre. Amo esse bairro. Golpe das fitinhas? Vi um na última viagem, em outubro. Um africano amarrava a fitinha no pulso da minha amiga que caminhava atrás de mim. Ela, toda feliz, achando que era homenagem. Virei, vi a cena, gritei: não! Apenas isso e ele arregalou os olhos e fugiu em disparada. Não são perigosos. Andava na rua até a madrugada sem receio.
Entretanto, o problema de Paris é, em grande parte, essa invasão dos bárbaros (tks,tks0. Mas andando de metrô pra todo lado, saindo várias vezes da cidade na madrugada, nunca vi nada de roubos de romenas. Paris é maravilhosa.