Londres ocupa, atualmente, o primeiro lugar na lista das primeiras cidades turísticas. Por que Paris perdeu o cobiçado primeiro lugar?
Le Figaro.fr publicou pequena pesquisa junto aos seus leitores sobre a questão.
Quase todas as respostas apontam o óbvio, o que já sabemos há anos. Londres é mais limpa, a multa para cocô de cachorro na rua é cara; os garçons e choferes de táxi londrinos são menos stressados e mais sorridentes; o metrô de Londres é limpo e foi inteiramente renovado; nas ruas de Londres, cidadãos e turistas não precisam proteger bolsas e bolsos contra gangues de assaltantes; faltam aos parisienses a excentricidade dos londrinos.
Esta comparação é antiga, porque somente agora a perda do prestigioso primeiro lugar? Será que o prefeito parisiense, Bertrand Delanoë é menos afrodisíaco que o londrino Boris Johnson?
Falando sério, o jornal considera que a explicação se encontra nos últimos eventos londrinos: os Jogos Olímpicos de 2012, o casamento do príncipe e o jubileu de diamante da rainha Elisabeth II. Londres propagaria uma imagem de cidade dinâmica, voltada para o futuro; enquanto que Paris exibiria uma imagem de cidade voltada para o passado e presa à normas rígidas.
A verdade é que nestes meus 30 anos de residência parisiense, vi a violência aumentar de maneira assustadora. Tanto a pequena violência como roubos de bolsas e bolsos, quanto a grande, como os ataques espetaculares às joalherias. Hoje, os pequenos comerciantes possuem arma ao alcance da mão e muitas vezes, no vigésimo assalto, acabam reagindo e a agressão termina em morte. Enquanto isto, as grandes marcas foram obrigadas a montarem um sistema de proteção eficaz. Na place Vendôme e redondezas, temos um vigia a cada 30 metros.
Será por isto?
Verdade também que a legislação francesa possui aspectos absurdos que entravam e dificultam a vida dos cidadãos e dos turistas. Aqui impera a cultura da proteção do seu pedaço e dos privilégios adquiridos. Qualquer mudança proposta termina em greve. Um exemplo: pegar táxi em Paris é possível somente para iniciados. E, quando conseguimos um, o chofer cheira mal e é resmungão. Por que a oferta é menor que a demanda? Porque eles se batem pela proteção e reserva do mercado. Paris esteve, nos últimos dias, bloqueada por uma greve de táxis contra uma concorrência “desleal” da parte de empresas de traslados. Será que desta vez o governo conseguirá abrir a profissão a estas empresas e melhorar a imagem dos táxis de Paris?
O Figaro.fr termina seu artigo com tom otimista e a previsão do retorno rápido de Paris o primeiro lugar na lista. Afinal poucas cidades no mundo reúnem, em um espaço tão pequeno, plano e fácil, um patrimônio arquitetural, artístico, gastronômico da mesma qualidade.
Considero que morar nesta cidade é um grande privilégio mesmo com suas (pequenas) mazelas. Bastam certos ajustes. Primeiro ou segundo lugar não importa. Paris é única.
E o segredo de Paris se encontra nesta ausência de contemporaneidade gritante e se esconde nos aspectos anacrônicos. Seu apego ao passado freia a mudança e é melhor assim.
E se os franceses não são excêntricos, são muito mais charmosos que os ingleses. Tenho provas!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
101 Comentários
Evangelina Sugimoto
Cheguei a Paris dia 14 , fiquei até dia 19. Fui para Londres no período de 20 a 22 de Janeiro e hoje estou de volta a Paris.
Começo comentando o Expresso Heathrow/Paddington que é o máximo ! Tudo bem , há o ônibus do De Gaulle à Opera , mas a rapidez e praticidade em Londres é melhor. Importante citar a praticidade dos aeroportos londrinos contra a displicência dos funcionários do De Gaulle , que dão informações erradas e respondem como se estivéssemos perguntando o óbvio , num lugar com sinalização que deixa a desejar. Em Heatrow , não precisa perguntar , realmente tudo é óbvio. Adoro Paris , venho duas vezes ao ano e a defendo com paixão , mas detalhes assim são importantes. Comida boa e barata , se possível self service também ajuda. Muitas vezes , para quem vem pela primeira vez , pedir o prato é difícil. Em Londres , quem está fazendo turismo apela para os ótimos EAT , Pret e wassabi , sem constrangimentos. Sempre vejo garçon em Paris desdenhar de quem não sabe pedir e ajudo sempre que há receptividade. mas Paris é adorável !
Kariny
Valdriana adorei suas palavras, se me permites as faço minha nesse comentário – ” Paris te pega pela mão, te convida para dançar, te faz sentir em casa. Te serve champanhe e diz que te ama!!!! Como não se apaixonar????”
Ricardo
Ambas são sensacionais. Mas acredito que a diferença é que Paris tem uma carga sentimental e histórica muito mais pesada. Não que Londres também não a tenha, mas talvez em um grau menos elevado. Em Paris até entrada de metrô é arte!
rosa maria
Concordo plenamente c esta reportagem.. cheguei recentemente de Londres Paris Roma…e realmente Londres é um lugar limpo organizado e muito seguro vc sente tranquilidade e segurança em qualquer lugar de dia ou a noite amei..pessoas muito educadas … mas muito sombrias e triste… apesar dos problemas existentes em Paris eu amei e voltatie c certeza Paris eterna e maravilhosa…Já Roma é uma outra histótia kkk excelente reportagem parabens.
Maurício Christovão
Paris ou Londres? Prefiro Paris e Londres. Não é um Fla-Flu, com suas paixões. Não são mutuamente excludentes. Fico com as duas.
Ana Maria
Acabei de chegar das duas! Amo de paixão ambas. Concordo com o final do artigo: Os ingleses são excêntricos, mas os franceses são mais charmosos.
Tânia Ziert Baião
Não consigo comparar as duas cidades. Amo Paris: sempre fico com lágrimas nos olhos no dia da chegada e da partida. É uma relação totalmente emocional, e que, apesar das mazelas só vai melhorando a cada viagem. Mas também adoro Londres: gosto da sua vida dinâmica, do humor dos moradores, da música, da história, da beleza dos seus museus, do sotaque ….
Priscilla
Eu fui no fim de Abril de 2013 ao Rio.
joao carlos de miranda
Paris é incomparavel………Londres tem excesso de ingleses……….isto por si só ……….à proposito da violencia,faz muito tempo que vc não vem ao Rio ?