Londres ocupa, atualmente, o primeiro lugar na lista das primeiras cidades turísticas. Por que Paris perdeu o cobiçado primeiro lugar?
Le Figaro.fr publicou pequena pesquisa junto aos seus leitores sobre a questão.
Quase todas as respostas apontam o óbvio, o que já sabemos há anos. Londres é mais limpa, a multa para cocô de cachorro na rua é cara; os garçons e choferes de táxi londrinos são menos stressados e mais sorridentes; o metrô de Londres é limpo e foi inteiramente renovado; nas ruas de Londres, cidadãos e turistas não precisam proteger bolsas e bolsos contra gangues de assaltantes; faltam aos parisienses a excentricidade dos londrinos.
Esta comparação é antiga, porque somente agora a perda do prestigioso primeiro lugar? Será que o prefeito parisiense, Bertrand Delanoë é menos afrodisíaco que o londrino Boris Johnson?
Falando sério, o jornal considera que a explicação se encontra nos últimos eventos londrinos: os Jogos Olímpicos de 2012, o casamento do príncipe e o jubileu de diamante da rainha Elisabeth II. Londres propagaria uma imagem de cidade dinâmica, voltada para o futuro; enquanto que Paris exibiria uma imagem de cidade voltada para o passado e presa à normas rígidas.
A verdade é que nestes meus 30 anos de residência parisiense, vi a violência aumentar de maneira assustadora. Tanto a pequena violência como roubos de bolsas e bolsos, quanto a grande, como os ataques espetaculares às joalherias. Hoje, os pequenos comerciantes possuem arma ao alcance da mão e muitas vezes, no vigésimo assalto, acabam reagindo e a agressão termina em morte. Enquanto isto, as grandes marcas foram obrigadas a montarem um sistema de proteção eficaz. Na place Vendôme e redondezas, temos um vigia a cada 30 metros.
Será por isto?
Verdade também que a legislação francesa possui aspectos absurdos que entravam e dificultam a vida dos cidadãos e dos turistas. Aqui impera a cultura da proteção do seu pedaço e dos privilégios adquiridos. Qualquer mudança proposta termina em greve. Um exemplo: pegar táxi em Paris é possível somente para iniciados. E, quando conseguimos um, o chofer cheira mal e é resmungão. Por que a oferta é menor que a demanda? Porque eles se batem pela proteção e reserva do mercado. Paris esteve, nos últimos dias, bloqueada por uma greve de táxis contra uma concorrência “desleal” da parte de empresas de traslados. Será que desta vez o governo conseguirá abrir a profissão a estas empresas e melhorar a imagem dos táxis de Paris?
O Figaro.fr termina seu artigo com tom otimista e a previsão do retorno rápido de Paris o primeiro lugar na lista. Afinal poucas cidades no mundo reúnem, em um espaço tão pequeno, plano e fácil, um patrimônio arquitetural, artístico, gastronômico da mesma qualidade.
Considero que morar nesta cidade é um grande privilégio mesmo com suas (pequenas) mazelas. Bastam certos ajustes. Primeiro ou segundo lugar não importa. Paris é única.
E o segredo de Paris se encontra nesta ausência de contemporaneidade gritante e se esconde nos aspectos anacrônicos. Seu apego ao passado freia a mudança e é melhor assim.
E se os franceses não são excêntricos, são muito mais charmosos que os ingleses. Tenho provas!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
101 Comentários
Cesar
Londres, Paris, não importa… em qualquer uma delas, ao respirar por dois segundos, têm-se mais infusão de civilização e urbanidade do que uma vida inteira passada no Brasil.
Gisele
Ivy, um bate e volta a Londres é um crime, guria! A cidade merece, no mínimo, uns 5 dias!
Gisele
Não me surpreendi com a notícia. Amei Londres com todo o meu coração. É uma cidade incrível, moderna, segura. Paris eu também adorei, mas me senti em um lugar voltado mesmo para o passado, uma cidade meio montada para tudo ser lindo e perfeito. Mas mesmo assim voltaria e não achei os franceses grossos como muita gente diz. Os londrinos tb não são lá muito simpáticos!
Joe
Eu não entendo porque querer comparar Paris a A ou B, canso de dizer que não podemos comparar algo que é único, e Paris é única, vamos comparar Londres a New York, Roma a Berlim, Viena a Budapeste, mas Paris não pode e nem deve entrar nessas disputas, como diz um amigo meu, você tem que comparar abacaxi com abacaxi e não abacaxi com melancia. E quantas as pequenas mazelas que existem em Paris? Ora, se até no paraíso houve o pecado, imagine se Paris que é um pedaço do Éden não iria ter?!
Fernanda
Paris te envolve, a gente se apaixona pelo seu charme, pela sua alma …
Não sei dizer quantas vezes estive em Paris, sei que existem batedores de carteira por ouvir histórias. Em Londres tive por 2 vezes e lá assisti assustada um furto a um turista … Enfim acho que em qualquer grande cidade teremos que lidar com problemas de violência. Eu atribuo o aumento de visitas a Londres pelos eventos que aconteceram por lá o ano passado, que de fato a família real é algo tão surreal aos outros que todos temos uma curiosidade de ver de perto. Me considero uma pessoa do Mundo e Paris é meu lugar preferido.
Ariane
Pesquisas e mais pesquisas ainda em andamento, a fim de montar 1, 2 ou 3 opções de roteiros em Paris para minha 1ª visita à cidade em Maio.
Pensei, algumas vezes, em incluir um “bate-e-volta” em Londres, como todo mundo diz: “já que está tão perto”. Ainda não tenho certeza se o farei. Até mesmo porque ainda não sei se quero misturar esses dois “rivais” do turismo em minha semana em Paris.
Ainda nem fui, e já sou encantada por Paris. E confesso: tenho medo de me apaixonar por ela, querer voltar e não poder tão cedo. Ou até mesmo enlouquecer e querer morar de vez. rs
E aqui de longe eu já sei que Paris tem o charme que Londres não tem. E charme, pra mim, é tudo.
Beijo grande!
camilla
Pessoal, vcs foram citados num post inteiro do Londres para principiantes.
Rodrigo Lavalle
Camila, obrigado pela informação!
Abraços.
Maria de Fatima Rozadas
A propósito, como também vou a Londres, vocês podem me indicar um site onde eu também possa comprar ingressos para as atrações?
Rodrigo Lavalle
Maria de Fátima, procure por informações a esse respeito no blog ‘Londres para principiantes’: http://www.londresparaprincipiantes.com/.
Abraços.
ana adipietro
Este ano será minha primeira vez em Londres!
Mas,não sem antes passar na minha amada Paris!Será minha 5ª vez na cidade,ela verdadeiramente é ÚNICA!!E o que está acontecendo não é “privilégio”só de Paris,e Roma???
Duvido muito q gostarei tanto de uma capital como gosto de Paris!!
Maria de Fatima Rozadas
Bom dia. Comprei Cinco Roteiros em quatro dias aqui na lojinha. Acho que me vai ser bastante útil. Ali é escrito que se eu quiser visitar a Conciergerie e a Sainte Chapelle devo comprar uma entrada para ambas as atrações. Isto é válido para a compra do ingresso aqui?
Rodrigo Lavalle
Maria de Fátima, na lojinha do Conexão Paris os ingressos para a Conciergerie e para a Sainte Chapelle são vendidos separadamente.
Abraços.