Londres ocupa, atualmente, o primeiro lugar na lista das primeiras cidades turísticas. Por que Paris perdeu o cobiçado primeiro lugar?
Le Figaro.fr publicou pequena pesquisa junto aos seus leitores sobre a questão.
Quase todas as respostas apontam o óbvio, o que já sabemos há anos. Londres é mais limpa, a multa para cocô de cachorro na rua é cara; os garçons e choferes de táxi londrinos são menos stressados e mais sorridentes; o metrô de Londres é limpo e foi inteiramente renovado; nas ruas de Londres, cidadãos e turistas não precisam proteger bolsas e bolsos contra gangues de assaltantes; faltam aos parisienses a excentricidade dos londrinos.
Esta comparação é antiga, porque somente agora a perda do prestigioso primeiro lugar? Será que o prefeito parisiense, Bertrand Delanoë é menos afrodisíaco que o londrino Boris Johnson?
Falando sério, o jornal considera que a explicação se encontra nos últimos eventos londrinos: os Jogos Olímpicos de 2012, o casamento do príncipe e o jubileu de diamante da rainha Elisabeth II. Londres propagaria uma imagem de cidade dinâmica, voltada para o futuro; enquanto que Paris exibiria uma imagem de cidade voltada para o passado e presa à normas rígidas.
A verdade é que nestes meus 30 anos de residência parisiense, vi a violência aumentar de maneira assustadora. Tanto a pequena violência como roubos de bolsas e bolsos, quanto a grande, como os ataques espetaculares às joalherias. Hoje, os pequenos comerciantes possuem arma ao alcance da mão e muitas vezes, no vigésimo assalto, acabam reagindo e a agressão termina em morte. Enquanto isto, as grandes marcas foram obrigadas a montarem um sistema de proteção eficaz. Na place Vendôme e redondezas, temos um vigia a cada 30 metros.
Será por isto?
Verdade também que a legislação francesa possui aspectos absurdos que entravam e dificultam a vida dos cidadãos e dos turistas. Aqui impera a cultura da proteção do seu pedaço e dos privilégios adquiridos. Qualquer mudança proposta termina em greve. Um exemplo: pegar táxi em Paris é possível somente para iniciados. E, quando conseguimos um, o chofer cheira mal e é resmungão. Por que a oferta é menor que a demanda? Porque eles se batem pela proteção e reserva do mercado. Paris esteve, nos últimos dias, bloqueada por uma greve de táxis contra uma concorrência “desleal” da parte de empresas de traslados. Será que desta vez o governo conseguirá abrir a profissão a estas empresas e melhorar a imagem dos táxis de Paris?
O Figaro.fr termina seu artigo com tom otimista e a previsão do retorno rápido de Paris o primeiro lugar na lista. Afinal poucas cidades no mundo reúnem, em um espaço tão pequeno, plano e fácil, um patrimônio arquitetural, artístico, gastronômico da mesma qualidade.
Considero que morar nesta cidade é um grande privilégio mesmo com suas (pequenas) mazelas. Bastam certos ajustes. Primeiro ou segundo lugar não importa. Paris é única.
E o segredo de Paris se encontra nesta ausência de contemporaneidade gritante e se esconde nos aspectos anacrônicos. Seu apego ao passado freia a mudança e é melhor assim.
E se os franceses não são excêntricos, são muito mais charmosos que os ingleses. Tenho provas!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
101 Comentários
nelon ferreira de queiroz
Brasileiro, é o mais anti-brasileiro que existe, vamos ser justos:Brasileiro é mais simpático, não fede, o Metro de São Paulo e muito mais limpo, os trens são mais novos tem ar condicionado;
Moro a 50 anos em SAMPA , neste período somente uma ocorrência me roubaram o carro,que recuperei no dia seguinte.Paris é sujo sim está cheio de butuca de cigarros na cidade, tanto é que a prefeita instalou milhares de recipientes para que os fumantes deposi.Claro que Paris é mais bonita tem suas butucas,Fui assaltado no Metro(gare dèst), por 3 imigrantes me derrubaram na escada rolante e roubaram minha carteira.Claro que mas vamos acabar com essa mania de endeusar ela e achincalhar o Brasil.E outra visitem outras cidades da \Europa e comparwm com Paris e:Munich,Praga,Budapest ,Zagreb podem crer que ficaraão surpreendidos positivamente.
Mas devo dizer que vou voltar Paris muito linda.
Rodrigo
Bom difícil decidir. Paris é linda, mas Londres é uma mais vibrante. Li alguns depoimentos falando da sujeira em Paris que se comparada a Londres é gigante, porém Paris é muito mais limpa que qualquer capital brasileira Quanto a violência em Paris furtos exisem, mas garanto que ninguém vai colocar uma arma em sua cabeça por um celular como em nossas cidades. Adoro as duas, a visão de cima da Torre ou da London Eye são sensacionais, as catedrais de Notredame e San Paul são de cair o queixo. Eu prefiro Londres pois é uma cidade mais aberta para mundo, mas jamais vou deixar de ir Paris tomar meu vinho vendo a Torre. A única certeza é que as duas superam em todos fatores e em muito qualquer cidade brasileira .
Leandro
Como brasileiro,sou psicótico quanto ao quesito violência. Ao fazer uma viagem ao exterior,minimizar ao máximo todo esse nosso sofrimento cotidiano deve ser o ideal.E apenas nesse sentido Londres me faz a ver com certa vantagem em relação a Paris. Realmente a questão da imigração vem arranhando não só Paris ,bem como a França toda. Ainda não tenho planos ( questão de financeira) de ir à Paris ou à Londres.Mas meu coração clama por Paris.Espero que quando este dia mágico chegar,a eterna cidade luz esteja em plena paz e harmonia para com seus visitantes.
Marlene Prado
estou lendo os comentários e pensando que está parecendo aquela velha rivalidade Rio / São Paulo.
Amo Londres (já morei lá por 1 ano em 1995) e sou apaixonada por Paris que não visito desde 1996. Final deste mês de março/16, depois de 20 anos vou comemorar meu aniversário em Paris almoçando no restaurante 58 da Torre Eifell e dia seguinte parto para minha querida Londres para rever amigos que lá deixei. Uma saudade imensa dessas duas cidades que têm cada qual sua beleza inigualável e características ímpares. Não existe mais ou menos… e sim o que cada cidade, Paris ou Londres fala mais ao seu coração!!!
Neftalí
Pra mim, Londres é a esposa exemplar e trabalhadora, adepta do papai-mamãe duas vezes por semana.
Paris, é a amante gostosa e apaixonada, meio ninfomaníaca…
Klebson Bacelar Santana
Eu adoro as duas, cada uma de seu jeito. Confesso que tenho uma afinidade com Paris. Já estive em Paris 4 vezes, sem incidente algum. Das 2 vezes que estive em Londres, passei um certo constrangimento na alfândega. Estou indo em 04/2016 a Londres com meu menino de 10 anos. Espero não ser deportado. Se pudesse, todo ano faria a dobradinha Paris/Londres. Não sei se é por gostar de ambas que não gosto da comparação: Amor a Paris, ódio a Londres, ou vice-versa.
Sonia Ganzaro
Adoro as duas cidades, estive em setembro passado e acho que existe uma diferença entre elas que me surpreendeu: os preços. Gastei menos em Londres do que em Paris, apesar do preço da libra. Hotel no mesmo preço que Paris, porém de melhor nível. Comi muito bem por preços menores em Londres do que Paris. Os museus são quase todos gratuitos em Londres.