O Colégio Culinário da França é o resultado do trabalho de 15 grandes chefs franceses entre eles Alain Ducasse, Joel Robuchon, Anne Sophie Pic, Guy Savoy. O objetivo do Collège Culinaire de France é representar, promover, transmitir a identidade, a diversidade, a tradição e a inovação que caracterisam a gastronomia francesa
O Collège acabou de criar um movimento em reação ao seguinte fato: na França, 75% dos 200.000 restaurantes não preparam os pratos que eles oferecem aos clientes. Eles simplesmente esquentam pratos industrializados. Constatação preocupante para todos aqueles que levam a sério a tradição gastronômica deste país.
Por isso estes 15 mosqueteiros criaram um selo – Restaurante de Qualidade – para salvar a qualidade da verdadeira cozinha, salvar a qualidade dos produtos, a qualidade do serviço e da hospitalidade.
Os restaurantes que forem premiados com este label deverão informar a origem dos produtos, o modo de preparação dos pratos e a qualificação profissional do cozinheiro.
Eles terão, na Web, um questionário onde os clientes poderão julgar e comentar. Desta forma todos contruibuirão para a defesa da verdade.
Daqui para a frente procuraremos os restaurantes que tenham este selo de qualidade.
Veja o site do movimento “Restaurant de Qualité” aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
9 Comentários
claudia
Informação útil sobre bistrô:
Olá turma do conexão, gostaria de dividir com vocês uma dica, ou melhor uma emboscada. Não sou fã de repetir restaurantes a menos que sejam realmente imperdíveis. No entanto chegamos do interior da França na quarta feira cansadas e como já eram 7 horas da noite seguimos direto para um bistrô perto do hotel, no qual já havia comido e, muito bem, diga-se de passagem (Petit Vatel). Nossa incursão foi desastrada do começo ao fim. Primeiro notei que não estava abarrotado de gente como antes. Depois a garçonete cometeu uma série de gafes que não era típico de franceses. Derrubou água na mesa ao lado, entregou nossos pratos e depois de uns minuto recolheu correndo entregando-os na outra mesa em frente, que havia chegado bem depois de nós e coincidemente pedido a mesma coisa (elas eram 2 e nós 3) – alegando que entregaria mais tarde nossos pedido com o 3o. prato que demoraria mais 1 min para cozimento?! Entregou as sobremesas de outra mesa na nossa e, AINDA quase decepou a cabeça de uma de nós com a bandeja. Na conversa descobrimos que era espanhola. Meu prato foi um tipo de pudim de haddock INcomível de tão salgado.
Falei com ela sobre o sal e ela disse:”Madame o haddock é um peixe salgado.” E eu disse:”Madame e o é em qualquer parte do MUNDO, exatamente por isso deve-se tirar bem o sal do mesmo, e lamento informá-la que não consigo comer e portanto esta é a razão dele voltar cheio para sua cozinha”. Ela deu de ombros e foi-se embora com um sorriso…maroto?!?
Como a comida ainda veio mais que rapidamente, fiquei lembrando de reportagem sobre os vários bistrôs que estão servindo comida congelada. Diante desta lembrança, resolvi fazer minha última pergunta antes de sair: “Madame, o Petit Vatel está sob nova direção?”e ela com aquele mesmo olhar de tonta (literalmente) nos respondeu “AH oui, il y a dejá 3 ans?!?”. (3 anos?!? madame a meu ver a sra. deu uma mentida básica pois não tem todo este tempo não.)
Ao nos despedir perguntei a ela se naquele dia ela havia comido antes de começar a trabalhar, do mesmo hadock que eu havia tentado comer? (pura maldade minha). E ela, me devolveu a pergunta com o mesmo olhar e sorrisos bêbuns.
Cláudia Simoni
Maria das Graças
Espero que os preços não aumentem.
Vera
A iniciativa é ótima. Vamos torcer que esses grandes Chefs – tb grandes mestres no marketing – se mantenham isentos, com inspetores independentes e com auditoria, para que o selo tenha – de fato – credibilidade.
Jane Curiosa
Minha curiosidade agradece de joelhos tal iniciativa.
Tatyana Mabel
Esta informação é assustadora: “na França, 75% dos 200.000 restaurantes não preparam os pratos que eles oferecem aos clientes. Eles simplesmente esquentam pratos industrializados.”
Edson Diogo de Castro
phttp://clgourmet.clmais.com.br/
Bom dia tenho um blog sobre gastronomia e vinhos, posso utilizar alguma informação de seu blog, dando o referido crédito. Grato Edson Castro
Lina
Edson
Obrigada por utilizar a informação e dar créditos ao Conexão Paris.
Jeanette Maire,
Otima esta iniciativa,para nos turistas e de grande valor
Bernardo
Iniciativa excelente e necessária. Espero que consigam implementar também um quadro de inspetores permanentes, afinal muitas vezes é difícil para os clientes saber o que se passa na cozinha.