Bom, todos nós já sabemos, Paris voltou a ser a cidade mais visitada do mundo em 2013. A França recebeu 84.7 milhões de turistas se colocando na frente dos Estados Unidos (69.8 milhões) e da Espanha (60.7 milhões).
Mas quais turistas gostam da França? Em primeiro lugar os alemães, seguidos de perto pelos britânicos, belgas, italianos e espanhóis. Quer dizer, os europeus.
Fora da Europa, os americanos adoram a França e são numerosos, todos os anos, a desembarcarem aqui. A mídia americana adora criticar e publicar textos ditos “divertidos” sobre a cultura francesa, a verdade é que todos eles sonham com os cafés parisienses e com a cozinha provençal.
Os asiáticos, também, adoram este país. Sobretudo os chineses. Apesar dos dirigentes deste país mostrarem uma certa preocupação com a segurança dos seus cidadãos nesta Paris invadida por pivetes originários do leste europeu, eles foram numerosos a visitarem Paris.
Quanto ao comportamento destes turistas, a novidade é a tendência a uma redução das despesas. E é o item hospedagem que está em evolução. O número de pessoas que procuram quartos para alugar ou que escolhem a opção troca de apartamentos, aumentou.
Neste quesito, a oferta não está em sintonia com a demanda. Não tenho visto esforço da parte do governo para incentivar a locação de apartamentos ou o desenvolvimento do bed&breakfast. Ao contrário, todos os dias um novo hotel palácio é inaugurado.
O ministro dos Affaires Étrangères, Laurent Fabius, tem como objetivo atrair 100 milhões de turistas estrangeiros. Para isto ele tenta atacar dois problemas espinhosos: abertura noturna e abertura dominical das lojas. A batalha será árdua. Os sindicatos são contra as duas medida.
Fabius prometeu também, reformar a Gare du Nord, a estação ferroviária de onde partem os trens Eurostar para Londres. Na comparação entre as estações inglesa e francesa, a Gare du Nord sai perdendo.
O ministro está atento também ao problema da segurança. Imagine que as autoridades chinesas ofereceram ajuda neste sentido. Delicadamente, e provavelmente irritados, os políticos franceses recusaram a oferta. Mas, para facilitar os procedimentos burocráticos em caso de roubo, as autoridades franceses criaram um documento tipo escrito em chinês e transmitido ao Museu do Louvre e à torre Eiffel. Em seguida, os empregados dos dois monumentos estão encarregados de depositar os documentos na delegacia.
Eu já percebo uma melhora na questão da segurança. Como vivo no centro de Paris, não tenho visto mais as jovens ciganas que infernizavam nossas vidas. O governo francês criou brigadas especiais que agem nos locais mais turísticos. Os asiáticos eram as vítimas preferidas destas jovens, sobretudo em torno da Ópera, das Galerias Lafayette e da parada do ônibus Paris/CDG.
E, para terminar, Fabius quer melhorar a conexão entre Paris e seu aeroporto Charles de Gaulle. Ele pretende criar uma via expressa, prometida para janeiro de 2015. Desta maneira o tempo de traslado seria de apenas 30 minutos, sem os dramas de engarrafamentos e outros eventos.
Boas notícias!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
31 Comentários
Leonardo
É bom saber que os problemas com golpes e batedores de carteira estão sendo resolvidos, estou indo à Paris em Setembro e estava bem apreensivo nesse ponto.
Brasileiro é “vacinado” nesse quesito pois passa por situações piores por aqui, mas ninguém merece ter que andar preocupado com a carteira nas férias.
Mônica Húngaro
Acabei de voltar de Paris e a Conexão Paris me ajudou muito a montar minha viagem. Minha familia e eu fomos muito bem atendidas num Hotel que recomendo principalmente pelo custo benefício, super bem localizado e com ótimo café da nanhã que nos permitia termos maus tempo p passeios: “Hotel Le General”, próximo a Republiqué. Mas logo no primeiro dia no metro um rapaz tentou nos oassar a perna primetendo nos ajudar a comprar os bilhetes. Também notei em algumas estações do metrô, em alguns pontos turísticos e tb na Disne de Paris a presença de policiais fardados com uniforme do exército sempre em duplas e com cachorros (não deve ser a toa, né?). Recomendo que todos que fiquem atentos p evitar aborrecimentos e poder curtir melhor a viagem!!!
Maria Cristina Jardini Barbosa
Amo esta cidade e qto mais segura melhor para todos!
Pretendo voltar para curti-la e rever meus locais preferidos, em novembro.
Até lá, Paris!
Rubens
Passei o ultimo mes de julho em Paris e apesar do hotel estar localizado em Montmartre , ao lado do metro La Chapelle ,q nao eh um lado tao bonito de Paris nao tive nenhum problema e me senti seguro.
Fui por tres vezes a cidade e sempre quero voltar!
Fabiana Drumond
Já fui a Paris varias vezes, e em 2013 fomos assaltados no metro. Ao entrar no vagão 3 caras arrumaram uma confusão pra entrar pela porta e isso nos distraiu e nos fez ficar parados esperando. Enquanto isso um deles bateu a carteira do meu marido, tirou o dinheiro e jogou a carteira no chão do metro. Aí os 3 liberaram a porta e apontaram para a carteira para que déssemos conta do acontecido, entrássemos no vagão pra pegar a carteira e enquanto isso eles saíram correndo. Foi a única vez na vida que fomos assaltados. Lamentável… Ainda voltaremos lá, mas com a certeza de que não adianta achar que vc está na Europa, em Paris, que tudo é perfeito e essas coisas só aconteceriam no Brasil… Lição da história: fiquem espertos em qualquer lugar do mundo!!!
Rodrigo Lavalle
Fabiana, essa é a grande lição: ficar esperto em qualquer lugar do mundo.
Abraços.
Mariana Ribeiro
Voltei semana passada de Paris e adorei! A única abordagem que tive foi do anel perto do Arco do Triunfo e facilmente me livrei dele, cidade segura e linda. Como disse a Silvia agora tenho um relacionamento sério com a cidade.rsrs. Realmente pegar um vinho no mercado e levar pro apto foi uma das minhas melhores experiências!
Cecilia Helena
Estive em Paris em julho/2014 , tudo muito tranquilo,nada de ciganas,nada de abordagem na Sacré Coeur com fitinhas,mas em Pompidou realmente muitos jovens,alguns bêbados,outros drogados mas com policiamento permanente no local,nenhuma abordagem nem incomodo só mesmo o visual nada agradável,não combina com Paris!!!!!Linda e maravilhosa!!!!
Marlene
Gentileza me enviar sugestões de passeios para 4 dias em Paris…
Grata
]
Rodrigo Lavalle
Marlene, sugiro que você compre o nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Nele você encontra 5 roteiros a serem feitos a pé durante 4 dias passando pelos principais locais e pontos turísticos da cidade. Além disso ele dá dicas de lojas e restaurantes nos trajetos: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias/.
Os passeios imperdíveis em Paris são: subir na Torre Eiffel, andar de barco no rio Sena, ir ao Museu do Louvre, visitar os Jardins de Luxemburgo, conhecer a região de Montmartre e o Castelo de Versailles.
Abraços.
Silvia
Estive em abril/2014 em pleno feriado da Páscoa. Paris estava cheia de turistas e famílias inteiras, devido às duas semanas de recesso escolar (não sabíamos deste período). Fui com minha mãe e minha tia e nos sentimos muito seguras. Ficamos em apartamento Bed&Breakfast ao lado da Sheakspeare & Company, andamos de metrô, ônibus e é claro, muito à pé com os roteiros que comprei aqui. Quase não fomos abordadas por ciganas, só em Montmartre, mas sem pressão. Fiz o passeio de bike da Fernanda e voltei do Pompidou à pé às 2h da madrugada. Confesso que me assustei com uns rapazes bêbados, mas atravessei a rua e corri um pouquinho, porque sou brasileira e desconfiada. Ficamos sempre atentas aos pick-pockets, muito fáceis de identificar no meio da multidão. Só não comemos num restaurante bem legal por causa da barreira da língua. Meu inglês é muito ruim. Enfim, nos viramos muito bem e os passeios que fizemos com a Paris City Vision, eu recomendo. Pessoal muito bom!! Quero voltar com minha filha adolescente e ir na Euro Disney também, mas ficar em hotel, não vou arriscar. Nossa experiência de fazer compras no Carrefour Expresss, comprar um vinho desconhecido e relaxar depois de um dia maravilhoso, é a melhor experiência de viagem que podíamos ter. Como pode ver, já era apaixonada por Paris, agora estamos tendo um relacionamento sério…kkk Obrigada, Conexão Paris!! Vocês nos ajudaram muito!!
Helena Bauerlein
Eu erraria feio se perguntada que povo mais visita Paris. Minha opção jamais seria os alemães. O que prova que além de dinheiro eles tem bom gosto!
As medidas de segurança são super bem-vindas! Já nao era sem tempo!!!