Este é o depoimento da Karina.
Como outra leitora que deixou seu feliz depoimento aqui, também fiz minha primeira viagem para o exterior, sozinha. Tenho 26 anos e passei por 7 cidades antes de pousar em Paris, para onde reservei a semana final.
Fui preparada para tudo e mais um pouco. Não fui com olhos de viajante que acha que o jardim do vizinho tem a grama mais verde, nem esperando que tudo corresse como um mar de rosas. O que vivi foi, para mim, um grande céu de brigadeiro.
Foto: fachado do Hostel St. Christophers Inn
Fiquei em um hostel no 19ème, St. Christophers Inn. Depois de ter lido um post da Lina falando sobre alguns poréns da região, cheguei a cogitar cancelar a reserva. Duas pitaqueiras (uma, lembro que foi a Beth) opinaram e bati o martelo quando Lina me tranquilizou mais a respeito. Mantive a reserva e volto sem ter um senão a dizer. O hostel fica próximo do Parc de la Villette (achei-o bonito e organizado) e a área em torno é residencial e bem cuidada. É uma região afastada? Sim. Mas nada que seja um obstáculo. Pegava o metrô para ir até um ponto e de lá seguia meu roteiro até cansar.
Cheguei no hostel domingo a tarde e fui logo a Montmartre. Fiquei encantada com a energia de lá. Segui o trajeto que a Lina recomenda até o Sacre Couer. Subi a escada lateral e também fui abordada pelos rapazes das pulseiras. Estava com um australiano e ele foi logo dizendo “no,” “no” e seguimos direto.
Foto: Igreja Jeanne D’Arc, em Rouen, construida em 1979 na praça onde ela foi queimada em 1431
No dia seguinte fui ao jardim de Monet e de lá passei a tarde em Rouen. Linda cidade, vale conhecer. Por fora, de fato, a catedral da cidade é mais imponente e bela, se comparada à de Paris.
Sobre Versailles…Passei um sábado lá. À tarde conheci todo o complexo do Château tranquilamente, a pé mesmo. Como iria assistir ao espetáculo noturno das águas às 21h, dei uma volta pelas redondezas nesse meio tempo. Muito bom ter tido as visões noturna e diurna, com suas belezas diferentes. Voltei de trem pela Gare Saint Lazare ( evitei voltar pelo RER como foi recomendado aqui) e cheguei no hostel em torno de 1h da manhã. O metrô estava movimentado e achei tranquilo.
Minhas impressões gerais sobre os parisienses são bem positivas. Não tive qualquer experiência negativa, pelo contrário. O senhor do sorvete Bertilhon fez mímica de ordenhamento de vaca para me explicar a diferença entre sorbets e glaces; um rapaz se ofereceu para descer com a minha mala no metrô; duas moças do restaurante Les Cocotte de Christian Constant se esforçaram para me dar uma informação a respeito de um prato e por aí vai.
Para conhecer as pessoas e lugares, devemos estar desarmados e dispostos a penetrar universos diferentes. Tudo é uma questão de viver, experimentar, estar aberto ao novo.
Abraços a todos.
Karina
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
228 Comentários
elizabeth guttler
So escrevo para dizer que minha experiencia no hotel ibis em Paris emvarios deles porque na epoca viajava pela Bancorbras e tinha direito a sete diarias no exterior e agora sem esse convenio continuo usando essa rede foi excelente O que aconteceu com a marcia foi uma desatençao ou desinformaçao funcionario nao e uma constante nos hoteis IBIS. . Comigo foi o contrario eu querendo pagar e eles dizendo que ja tinham debitado o meu cartao. Obrigado beth
Márcia
Oi Lina e demais colaboradores do Conexão Paris.
Queria agradecer pela ajuda nas poucas vezes que precisei consultar o site, na verdade toda vez que pensava em perguntar alguma coisa a resposta já se encontrava no blog, depois de 30 dias na Inglaterra estudando a língua inglesa que para mim foi uma experiência extraordinária e um aprendizado para o resto de minha aventura na Europa foi onde aprendi a usar mapa, andar de metro, saber fazer perguntas sobre os lugares e a direção certa a seguir e depois continuei por mais 10 dias na Itália e fiquei feliz por ter escolhido terminar minha big viagem em Paris, no período de 22.09 a 27.09.2010, nossa não poderia ser melhor, no primeiro dia fiquei encantada !!! Desculpe não deu para seguir o Guia a risca, mas ele foi importante para me dar um norte para os lugares aonde ir e o que ver e como sempre é dito aqui em seu blog Paris é para você curtir aos poucos e a cada passo você se surpreende com seus prédios, os monumentos, as Igrejas, as pessoas, as ruas, os Museus, não conseguia passar menos de duas horas em cada um !!!!! e não foi possível conhecer todos, ficará para uma próxima viagem com certeza.
Viajei sozinha por todos esses lugares, pois você não pode esperar pelos outros para realizar seu sonhos e desejos você tem que acreditar e ter fé que tudo correrá da melhor forma possível e apesar de algumas pessoas me considerarem louca, fui e voltei sem nem um pedaço faltanto rsss. Me junto a galeria das mulheres viajantes sozinhas que independente do medo do desconhecido tiveram a coragem de realizar seu sonho que é conhecer o velho mundo, graças à Deus e a cautela natural tudo correu bem e estou de volta ao meu Brasil que amo de paixão, nossa como senti saudades.
Tinha tanto receio dos parisienses por tudo que me falaram, aprendi um pouco do inglês e não sei nada do francês, mas todas as vezes que precisei de auxílio no metro, restaurantes, museus, na rua, e no hotel, e claro começava falando o “ pardon “ ou “ s´il vous plaît” e emendava com o inglês rsss, uma vez tive a sorte de encontrar uma pessoa que falava português e que me ajudou a encontrar a estação de metro que queria, sempre fui muito bem tratada e nada melhor do que conhecer Paris pelos olhos de um francês gentil e educado que teve a paciência de mostrar sua cidade para uma estrangeira encantada por ela.
Fiquei hospedada no Ibis Paris Bastille Ópera, dica do blog, hotel agradável, limpo, boa localização, bom café da manhã, só aconselho cautela na hora do check in e check out , pois havia efetuado o pagamento pelo cartão de crédito com antecedência e na hora do check in fui questionada sobre isso e também no meu primeiro dia efetuei o pagamento do café da manhã para os seis dias e no check out me cobraram novamente então achei o hotel desorganizado neste aspecto então é melhor estar com todos os comprovantes de pagamento em mãos.
Utilizei também o serviço de táxi do ConectParis e os rapazes foram muito atenciosos e me senti mais segura tanto na chegada como na saída da cidade.
Essa foi minha história .
Beijos
Márcia
conexaoparis
Márcia
Obrigada pelo relato. Mais um.
cristina saad
ok. obrigada !
Patrícia
LINA
Estou precisando de ajuda… por favor me ajude a saber como é que chego em Versailles?
Estou em Paris de 16 a 21/11, me hospedarei pertinho da praça Bastille. Hotel Ibis Bastille Opera.
Muito grata.
cristina saad
olá Lina ! Sabe me dizer se sexta-feira é um bom dia para ir a Versailles ? E segunda à Eurodisney ? Se não, tem outra sugestão ? Estarei em Paris de 9 a 23 de novembro. Obrigada ! Abs Cristina.
conexaoparis
Cristina
Sexta é melhor do que fins de semana. Para todos os dois.
Karina
Tati, vou te falar da minha experiência.
Em relação à segurança dos pertences no hostel, saí daqui muito mais paranoica do que fiquei lá. Estive em 7 hostels ao longo da viagem e em nenhum senti essa insegurança a respeito das minhas coisas.
O ideal sempre é buscar hostel que tenha locker, um lugar onde vc possa deixar suas coisas trancadas. Nesse hostel de Paris, p.ex., há lockers enormes individuals nos quartos, mas minha mala não cabia neles, óbvio. Geralmente são feitos para mochilas. Então eu deixava as coisas mais importantes numa mochilinha dentro do locker e a mala eu só deixava trancada do lado de fora.
Então sempre priorize hostel com locker. Alguns têm cofre tb, mas n sei como funciona. Parece que ficam nas recepções.
Fique atenta às suas coisas e sinta o ambiente, as pessoas que estão no quarto com vc, mas não se deixe contaminar pelo medo. Apenas não dê bobeira.
De um modo bem geral, os casos de furto de que fiquei sabendo acontecem por puro descaso: máquina fotográfica em cima da cama, celular carregando…
É uma experiência muito boa ficar em hostel. Vc perde em privacidade, mas tem muitos ganhos tb.
Há sites em que vc pode fazer pesquisa por diversos hostels na cidade, com opiniões de quem já se hospedou e classificação por quesitos. Busque no hostelworld.com, por exemplo.
Boa sorte e boa viagem!
Tati
Olá ! Estou precisando da ajuda de vcs ! Eu estava com a minha viagem quase certa,fechando com uma agencia,mas ai ocorreram varias duvidas ! Sempre pensei em viajar sem escursao, mas como vou sozinha estava insegura. Ai resolvi mesclar. Ficarei 22 dias, sendo 10 em Paris. E depois ficaria em escursao durante 6 dias entre Paris e os paises baixos. Mas estes 6 dias iam me custar 930 euros e cai na real q e mto caro!Com os relatos daqui vi q posso ir sozinha. E vi tb q posso ficar em hostel. Mas ainda tenho um certo receio. Me ajudem , please! Em hostel é seguro deixar as malas com cadeado?Qual o melhor de Paris com localização central?Acho q prefiro o conforto de um hotel( pela privacidade), mas gostaria de conhecer pessoas e por isso acho q hostel é mais apropriado!Por favor me ajudem, pois preciso decidir logo. Quem estiver em Paris em novembro e quiser a minha companhia me escreva !
Bia Santos
Olá Karina, achei seu blog pelo google estou buscando dicas de fazer alguns percursos de trem de paris para algumas cidades. Meu destino inicial estou traçando de SP – Paris, ficar uns 3 dias por lá e depois seguir para o sul sentido Nice, onde tenho uma prima, ficar uns 5 dias com ela, para enfim chegar a tão sonhada Barcelona e por lá ficar mais uns 5 dias para conhecer a redondeza. Se vc tiver mais alguma dica, por favor, me passe por email, pq tbem serei marinheira de primeira viagem internacional….dá um frio na barriga, mas estou indo realizar um sonho de adolescente, conhecer Espanha.
Quero ficar em albergue tbem já tive experiencia muito boas aqui no Brasil.
Beijos, Bia Santos
Mulher Apaixonante: assim sou, assim serei
Le
Lina e Karina, merci!!
Nossa!! Ia pagar um “mico” na frente da bilheteria… Ia ficar esperando
um bilhete de 10 passagens e nao 10 bilhetes… Poderia pensar que
a pessoa que me atendeu nao tivesse entendido o que falei… rs.
Agora que vc comentou compreendi aquela area com um “tom
amarelado” no site da rapt… rs. E bom saber que abrange do 1 ao 20 arrondissement, merci!
Sobre o chafariz entao serah na base da sorte… rs.
A bientot.
Karina
Le,
A zona 1 abrange do 1 ao 20 arrondissement, sim. No mapa do metrô vc consegue identificar a zona 1 como sendo a área mais clara, num tom amarelado.
La Défense fica na zona 2 do metrô, mas os tickets que vc comprar no carnê de 10 valem até a zona 3. Se optar por ir de RER, não poderá usar esses tickets, pq para o RER eles só valem dentro da zona 1 mesmo.
E, como a Lina explicou, vc receberá 10 tickets separados, não um bilhete único que valha para 10 viagens. Então a cada vez que usar um ticket, ou seja, a cada viagem, guarde-o até o final do trajeto (funciona como aqui: vc insere o bilhetinho e a máquina “cospe” de volta).
Sobre as fontes de Versailles… não sei rsrs Eu imaginava que funcionassem sempre, mas pelo visto não.