Este é o depoimento da Karina.
Como outra leitora que deixou seu feliz depoimento aqui, também fiz minha primeira viagem para o exterior, sozinha. Tenho 26 anos e passei por 7 cidades antes de pousar em Paris, para onde reservei a semana final.
Fui preparada para tudo e mais um pouco. Não fui com olhos de viajante que acha que o jardim do vizinho tem a grama mais verde, nem esperando que tudo corresse como um mar de rosas. O que vivi foi, para mim, um grande céu de brigadeiro.
Foto: fachado do Hostel St. Christophers Inn
Fiquei em um hostel no 19ème, St. Christophers Inn. Depois de ter lido um post da Lina falando sobre alguns poréns da região, cheguei a cogitar cancelar a reserva. Duas pitaqueiras (uma, lembro que foi a Beth) opinaram e bati o martelo quando Lina me tranquilizou mais a respeito. Mantive a reserva e volto sem ter um senão a dizer. O hostel fica próximo do Parc de la Villette (achei-o bonito e organizado) e a área em torno é residencial e bem cuidada. É uma região afastada? Sim. Mas nada que seja um obstáculo. Pegava o metrô para ir até um ponto e de lá seguia meu roteiro até cansar.
Cheguei no hostel domingo a tarde e fui logo a Montmartre. Fiquei encantada com a energia de lá. Segui o trajeto que a Lina recomenda até o Sacre Couer. Subi a escada lateral e também fui abordada pelos rapazes das pulseiras. Estava com um australiano e ele foi logo dizendo “no,” “no” e seguimos direto.
Foto: Igreja Jeanne D’Arc, em Rouen, construida em 1979 na praça onde ela foi queimada em 1431
No dia seguinte fui ao jardim de Monet e de lá passei a tarde em Rouen. Linda cidade, vale conhecer. Por fora, de fato, a catedral da cidade é mais imponente e bela, se comparada à de Paris.
Sobre Versailles…Passei um sábado lá. À tarde conheci todo o complexo do Château tranquilamente, a pé mesmo. Como iria assistir ao espetáculo noturno das águas às 21h, dei uma volta pelas redondezas nesse meio tempo. Muito bom ter tido as visões noturna e diurna, com suas belezas diferentes. Voltei de trem pela Gare Saint Lazare ( evitei voltar pelo RER como foi recomendado aqui) e cheguei no hostel em torno de 1h da manhã. O metrô estava movimentado e achei tranquilo.
Minhas impressões gerais sobre os parisienses são bem positivas. Não tive qualquer experiência negativa, pelo contrário. O senhor do sorvete Bertilhon fez mímica de ordenhamento de vaca para me explicar a diferença entre sorbets e glaces; um rapaz se ofereceu para descer com a minha mala no metrô; duas moças do restaurante Les Cocotte de Christian Constant se esforçaram para me dar uma informação a respeito de um prato e por aí vai.
Para conhecer as pessoas e lugares, devemos estar desarmados e dispostos a penetrar universos diferentes. Tudo é uma questão de viver, experimentar, estar aberto ao novo.
Abraços a todos.
Karina
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
228 Comentários
Le
Ola, Karina!
Gostei do seu depoimento! Tambem estou indo soh e pela primeira vez para Europa e acho que independente do sexo e idade, viajar assim eh uma experiencia inesquecivel, que se deve ser feita pelo menos uma vez na vida (jah fiz mais de uma… rs). O lado bom (pelo menos no meu caso) foi de tentar me superar em qualquer situacao, por mais que seja engracada ou as vezes ateh dificil, principalmente na lingua do pais, por isso tambem acho importante termos algum conhecimento basico da lingua e costumes dos paises que visitamos. Alem de facilitar a comunicacao acho que eh uma forma de respeito (como vc tb mencionou) com os habitantes (e eles olham agente com muito mais atencao… rs.). Ah… E tb quando viajo para lugares diferentes tento provar as comidas tipicas da regiao, espero poder fazer varias nesta viagem… rs.
Tenho tres duvidas e nao sei se voce poderia me ajudar ou a Lina:
1a. – Eu tambem ficarei num bairro “afastado” na 12 arrondissements (no All Season Bercy, proximo do metro Bercy, indicacao da agencia pois era o mais em conta dos pacotes oferecidos por eles, tinha os mais centrais, mas, eram muitos caros e como nao vou ficar o dia inteiro olhando para as quatro paredes – pretendo sair cedo e voltar de noite – achei melhor este que alem de wi-fi gratis estah incluso o café da manha… rs.), olhando no mapa do site da ratp.fr nao entendi/encontrei onde fica o limite da “zona 1” (seria todas as 20 arrondissements?). Pelo que observei no meu caso acho que seria melhor o carnet de 10 tickets t+ , mas voce sabe se esse carnet cobre alem do bairro aonde estah o hotel (12) as arrondissements 1 a 9 e 18 tambem? (Sao as que mais me interessam… rs.). La Defense parece que esta inclusa, apesar de ser meio longe/fora da zona 1… (para Versalles jah vi que nao posso usar este bilhete).
2a. – Vai soar meio boba mas como nunca estive em Paris, ao colocar o bilhete (um Carnet de 10 tickets t+) na catraca na hora de sair do metro ficarei com o bilhete invalido (apos usar 10 vezes) comigo – para mostrar para algum fiscal – ou ele ficara “preso” dentro da maquina automaticamente!? rs.
3a. – E sobre Versailles uma duvida o chafariz (que ficou excelente com o crepusculo ao fundo!) funciona sempre (nao o espetaculo noturna d’agua, mas simplesmente jorrando agua) ou tem epocas do ano que nao? Por exemplo outono e inverno? Porque jah vi algumas fotos dela na net sem agua nenhuma… rs.
Agradeco desde jah pelas informacoes.
Le
conexaoparis
Le
Este hotel está em área simpática e dentro de Paris. O ticket do metro é válido. Após a catraca guarde o ticket até a saida. Pode ser controlada a qualquer momento. Jogue fora quando sair do túnel. Você vai comprar um carnê com 10 ticket. E não um carnê que vale 10 viagens. Entendeu?
Quanto ao chafariz, você me apertou. Acho que já o vi várias vezes sem água.
France Dias Rocha
Lina, eu de novo… Estava pensando se não seria melhor ir para Versalhes após o almoço e jantar lá ( ou você acha que é melhor os dois?). Outra coisa, como boa mineira detesto perder o trem.. da gare saint lazare para o castelo tem baldeação ou é direto? pára a que distancia do castelo? è melhor ir e voltar de metrô ou só tem trem?Desculpe tantas perguntas, mas quero chegar sabendo o mais possível do que irei fazer, para não ficar igual barata tonta. Um abraço
conexaoparis
France
Eu aconselho ir de manhã. Mais vazio. O trem vai parando em outras estações. Não sei ao certo quanto tempo leva, mas é pertinnho. Da estação de Versailles até o castelo uns 10 minutos de caminhada.
Você vai e volta de trem ou RER. Não tem metro.
France Dias Rocha
Oi Lina, boa tarde!
Quero assistir aos dois espetáculos (diurno e noturno das águas) em versalhes.Entrei no site de Versalhes e para 2011 não estão abertas as vendas.Ficarei em Paris de 18 a 24 de abril e gostaria de saber em quais dias da semana eu posso assistir os dois.Pretendo ir almoçar lá, fazer os passeios e voltar de metro ( estarei no Victoria Chatelet). É possível? Um abraço e mais uma vez grata.
conexaoparis
France
O calendário não está pronto ainda. Você está adiantada demais.
Claro que pode passar o dia lá. Eu acho que o programa será longo demais.
simone
KARINA
Mto obrigada…
é mais ou menos isso que estou fazendo, aprendendo umas frases em frances já que é minha prioridade, ja comprei uma mapa e estou marcando no guia os locais que tenho mais vontade de conhecer , o q acrescentar la sera lucro.
cho que é isso…
qq coisa a crescentar estou por aki
bjss
Karina
Simone,
Como em Paris eu ficaria mais dias que nas outras cidades, acabei me dedicando a ler mais sobre ela justamente para ver o que eu poderia querer fazer, locais aonde gostaria de ir, e por aí vai.
Peguei um mapa da cidade e dividi por áreas. Via os pontos principais de cada uma já destacados no mapa e ia definindo aonde queria ir. Assim montei meus trajetos. Aqui do blog peguei dicas de alguns lugares e ia encaixando no meu roteiro já pré-definido.
Mas isso só para se ter uma noção, como eu disse para o Rodrigo aqui em cima. Na hora o mais legal é o que vc descobrindo pelos caminhos.
Não sei se ajudei muito, sei que n fui bem específica, mas…
Divirta-se!!
Karina
Rodrigo, vá e não olhe pra trás!! Decida que vai, e ponto. Se alguma cia. aparecer até lá, ótimo, senão vai na fé, vc vai aproveitar muito!!
Viajar sozinho é outro estilo, vc tem oportunidade de viver a viagem de uma forma diferente, com outras emoções.
Vá já com uma noção dos locais que vc pretende visitar, que o resto vc vai descobrindo dia a dia. Boa viagem!! ; )
Simone Ribeiro
Marisa
olá, onde vc esta hospedada? Menina adorei seu ânimo….me ajuda com dicas.
Estou há menos de um mês da minha viagem para Paris e to tentando ler tudo sobre tudo ai…faça um relatório para nós mortais que ainda nao foram.
A respeito do Visa travel card é aceito em qualquer lugar assim como o cartão de credito…
desde já obrigadaaaaaaaaa
Simone Ribeiro
Rodrigo..
Em outubro vou à Paris, Itália e Portugal…
De início seria só Paris mas como o avião faz conexão em Portugal resolvi ficar 2 dias lá na volta, e para completar, já que seriam 15 dias no total, resolvi passar pela Itália (Roma,Florença, Veneza e Milão).
Vou sozinha, tentei todos os amigos e conhecidos…rsrs mas este tipo de sonho é difícil ser compartilhado, devido tempo, dinheiro.
Fico um pouco aflita as vezes mas passa, já estou com reservas nos hotels e passagens compradas, seja o que Deus quiser e mta alegriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa qdo estiver la.
Vá simmmm e vá sozinho!!!!
qdo voltar eu conto
Simone Ribeiro
Olá Karina
vou à Paris em outubro e gostaria que vc detalhasse mais sua viagem…
coisas que vc, de repente, passou e poderia compartilhar. Roteiro de sua viagem, locais de compra etc…
bjss
obrigada
RODRIGO
Super animador o relato seu Karina. Eu estou louco pra ir à Europa novembro ou dezembro. Queria conhecer Roma e Paris e tenho 29 anos, o que indica que ja estou perdendo tempo ( RS RS RS). São duas cidades primordiais para se visitar quando se pensa em ir à Europa. Meu problema ainda é a coragem, pois até agora ninguem se animou a ir comigo. RSRSRS… Pela mensagem sua Karina até dá pra encarar sozinha a Cidade Luz, mas ainda fico meio receoso. Nem sei como é o costume local. Mas pelo menos seu comentário foi animador e quem sabe eu encontre outros que navegam no mesma embarcação que eu. Parabéns pelo depoimento.