Este é o depoimento da Karina.
Como outra leitora que deixou seu feliz depoimento aqui, também fiz minha primeira viagem para o exterior, sozinha. Tenho 26 anos e passei por 7 cidades antes de pousar em Paris, para onde reservei a semana final.
Fui preparada para tudo e mais um pouco. Não fui com olhos de viajante que acha que o jardim do vizinho tem a grama mais verde, nem esperando que tudo corresse como um mar de rosas. O que vivi foi, para mim, um grande céu de brigadeiro.
Foto: fachado do Hostel St. Christophers Inn
Fiquei em um hostel no 19ème, St. Christophers Inn. Depois de ter lido um post da Lina falando sobre alguns poréns da região, cheguei a cogitar cancelar a reserva. Duas pitaqueiras (uma, lembro que foi a Beth) opinaram e bati o martelo quando Lina me tranquilizou mais a respeito. Mantive a reserva e volto sem ter um senão a dizer. O hostel fica próximo do Parc de la Villette (achei-o bonito e organizado) e a área em torno é residencial e bem cuidada. É uma região afastada? Sim. Mas nada que seja um obstáculo. Pegava o metrô para ir até um ponto e de lá seguia meu roteiro até cansar.
Cheguei no hostel domingo a tarde e fui logo a Montmartre. Fiquei encantada com a energia de lá. Segui o trajeto que a Lina recomenda até o Sacre Couer. Subi a escada lateral e também fui abordada pelos rapazes das pulseiras. Estava com um australiano e ele foi logo dizendo “no,” “no” e seguimos direto.
Foto: Igreja Jeanne D’Arc, em Rouen, construida em 1979 na praça onde ela foi queimada em 1431
No dia seguinte fui ao jardim de Monet e de lá passei a tarde em Rouen. Linda cidade, vale conhecer. Por fora, de fato, a catedral da cidade é mais imponente e bela, se comparada à de Paris.
Sobre Versailles…Passei um sábado lá. À tarde conheci todo o complexo do Château tranquilamente, a pé mesmo. Como iria assistir ao espetáculo noturno das águas às 21h, dei uma volta pelas redondezas nesse meio tempo. Muito bom ter tido as visões noturna e diurna, com suas belezas diferentes. Voltei de trem pela Gare Saint Lazare ( evitei voltar pelo RER como foi recomendado aqui) e cheguei no hostel em torno de 1h da manhã. O metrô estava movimentado e achei tranquilo.
Minhas impressões gerais sobre os parisienses são bem positivas. Não tive qualquer experiência negativa, pelo contrário. O senhor do sorvete Bertilhon fez mímica de ordenhamento de vaca para me explicar a diferença entre sorbets e glaces; um rapaz se ofereceu para descer com a minha mala no metrô; duas moças do restaurante Les Cocotte de Christian Constant se esforçaram para me dar uma informação a respeito de um prato e por aí vai.
Para conhecer as pessoas e lugares, devemos estar desarmados e dispostos a penetrar universos diferentes. Tudo é uma questão de viver, experimentar, estar aberto ao novo.
Abraços a todos.
Karina
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
228 Comentários
Vivian Campanelli
Aproveitando a inspiração quero deixar aqui uma frase que tenho na primeira página do meu Moleskine (chamado pelo meu adorado namorado de MAAAALESKINE. rs):
“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.” Amyr Klink
E dedico a frase à aniversariante do dia! Parabéns Sueli e obrigada de verdade por todas as contribuições, você ajuda a fazer a nossa Paris!!!!
Beijo grande a todos
Vivian Campanelli
Karina,
Obrigada por dividir conosco a sua viagem… e parabéns pela coragem assim como a Joanna. Com certeza você é uma das que ajuda Paris a ficar ainda mais inspiradora. Tenho 23… estou indo passar meu aniversário em Paris no fim de setembro, não sozinha, com o namorado… mas adorei seu depoimento… ah, e o look também… será que dou conta de usar meia calça com tênis também… me seria muito muito útil!
Pessoas,
Será que no final de setembro e começo de outubro ainda verei o Jardin assim florido, como na foto?
Beijos
carolina
estou super ansiosa..estou indo a paris sozinha também..e pela primeira vez! vai ser um presente pra mim mesma, faço 26 anos dia 5 de outubro e chego dia 4! estou anotando todas as dicas do blog, mas essa do moço das pulseiras eu ainda nao vi…
adorei as fotos!
Ednilda Heggendorn
Adorei seu depoimento! O final de seu relato traduz exatamente o espírito do viajante : “Para conhecer as pessoas e lugares, devemos estar desarmados e dispostos a penetrar universos diferentes. Tudo é uma questão de viver, experimentar, estar aberto ao novo”. Vou levar sempre esse pensamento na bagagem.
Parabéns.
Angela
Parabéns, Karina! Seu depoimento é mais um encorajamento para mim. Estou indo a Paris sozinha no mês que vem. Dá um frio na barriga, mas creio que será uma experiência muito boa! Lindas fotos! Obrigada pelas dicas!
Sueli OVB
KARINA,
Que maravilha de depoimento! Seu relato é a prova de que vivemos e usufruimos das coisas e das pessoas aquilo a que nos propomos. E, como você mesma disse, devemos estar sempre “desarmados”.
Somos o que somos, não importa onde estejamos.
Lindas fotos!
Parabéns!
Caroline Ribeiro
Ah! A Ana perguntou sobre o metrô, eu aconselho a pegar ônibus mesmo, eles são pontuais, os pontos de parada SUPER organizados, e vc ainda vê Paris pelas janelas!
A Lina tem alguns posts aqui sobre isso, com todas as informações.
O site da empresa de transportes é super completo e vc pode imprimir os mapas!
Caroline Ribeiro
Paris é uma cidade ótima para se viajar sozinha (o). Como a Karina disse, andar a noite por lá é tranquilo. Fui sozinha ano passado, tenho 27 anos, e foi sem dúvida uma ótima escolha. Dá um pouquinho de medo, confesso, mas Paris tira todos os seus receios em um instante! E tb não tive problemas com os parisienses… A maioria foi bem paciente com meu francês de primeira viagem! Nada que um sorriso no rosto não resolva! Aconselho a todos!
Maria das Graças
Karina, parabéns pela bela e proveitosa viagem. Gostaria de ter tido a chance de viajar sozinha quando tinha a sua idade. Penso que essa experiência muda a nossa forma de ver a vida, de nos organizarmos e até de conviver com outras pessoas.
Copiei o seu texto para mostrar aos meus netos que outro dia me disseram que queriam ir a Europa no ano que vem, mas iriam em uma excursão. Eu fingi que não ouvi.
Gostei de ver como as plantas do Jardin de Luxemburg (1ª foto) estão crescidas e lindas. Em junho elas estavam bonitinhas mas não tão exuberantes.
Renata Bertolucci
Arrazou Karina!!!