Este é o depoimento da Karina.
Como outra leitora que deixou seu feliz depoimento aqui, também fiz minha primeira viagem para o exterior, sozinha. Tenho 26 anos e passei por 7 cidades antes de pousar em Paris, para onde reservei a semana final.
Fui preparada para tudo e mais um pouco. Não fui com olhos de viajante que acha que o jardim do vizinho tem a grama mais verde, nem esperando que tudo corresse como um mar de rosas. O que vivi foi, para mim, um grande céu de brigadeiro.
Foto: fachado do Hostel St. Christophers Inn
Fiquei em um hostel no 19ème, St. Christophers Inn. Depois de ter lido um post da Lina falando sobre alguns poréns da região, cheguei a cogitar cancelar a reserva. Duas pitaqueiras (uma, lembro que foi a Beth) opinaram e bati o martelo quando Lina me tranquilizou mais a respeito. Mantive a reserva e volto sem ter um senão a dizer. O hostel fica próximo do Parc de la Villette (achei-o bonito e organizado) e a área em torno é residencial e bem cuidada. É uma região afastada? Sim. Mas nada que seja um obstáculo. Pegava o metrô para ir até um ponto e de lá seguia meu roteiro até cansar.
Cheguei no hostel domingo a tarde e fui logo a Montmartre. Fiquei encantada com a energia de lá. Segui o trajeto que a Lina recomenda até o Sacre Couer. Subi a escada lateral e também fui abordada pelos rapazes das pulseiras. Estava com um australiano e ele foi logo dizendo “no,” “no” e seguimos direto.
Foto: Igreja Jeanne D’Arc, em Rouen, construida em 1979 na praça onde ela foi queimada em 1431
No dia seguinte fui ao jardim de Monet e de lá passei a tarde em Rouen. Linda cidade, vale conhecer. Por fora, de fato, a catedral da cidade é mais imponente e bela, se comparada à de Paris.
Sobre Versailles…Passei um sábado lá. À tarde conheci todo o complexo do Château tranquilamente, a pé mesmo. Como iria assistir ao espetáculo noturno das águas às 21h, dei uma volta pelas redondezas nesse meio tempo. Muito bom ter tido as visões noturna e diurna, com suas belezas diferentes. Voltei de trem pela Gare Saint Lazare ( evitei voltar pelo RER como foi recomendado aqui) e cheguei no hostel em torno de 1h da manhã. O metrô estava movimentado e achei tranquilo.
Minhas impressões gerais sobre os parisienses são bem positivas. Não tive qualquer experiência negativa, pelo contrário. O senhor do sorvete Bertilhon fez mímica de ordenhamento de vaca para me explicar a diferença entre sorbets e glaces; um rapaz se ofereceu para descer com a minha mala no metrô; duas moças do restaurante Les Cocotte de Christian Constant se esforçaram para me dar uma informação a respeito de um prato e por aí vai.
Para conhecer as pessoas e lugares, devemos estar desarmados e dispostos a penetrar universos diferentes. Tudo é uma questão de viver, experimentar, estar aberto ao novo.
Abraços a todos.
Karina
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
228 Comentários
Flavia
Olá,
Em julho do ano que vem vou ficar 20 dias em Paris fazendo um cjrso de francês na Sorbonne. Vou sozinha. Qual a melhor opçāo de hospedagem pra mim? Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Flávia, depende do que você pretende. Alugar um apartamento é uma experiência interessante mas há os inconvenientes de arrumar e limpar. O albergue fica mais barato mas é menos confortável.
Abraços.
Laís Caetano
Oi!
Vou a Paris sozinha em janeiro do ano que vem. Estou procurando um hostel de qualidade, e estou super perdida. Queria uma região jovem e com bastante vida noturna, mas que seja perto ou acessível aos pontos turísticos da cidade . Alguma sugestão? Obrigada! (:
Rodrigo Lavalle
Laís, fique no albergue Mije, ele é o mais indicado no seu caso: https://www.conexaoparis.com.br/2009/05/15/os-melhores-albergues-em-paris.
Abraços.
Lourenzo Braz
Olá Rodrigo, primeiro gostaria de parabenizar pelo site… é minha primeira viagem internacional e estou achando um máximo ficar bem informado com o conteúdo disponibilizado pelo CP.Parabéns! Estou na duvida entre me hospedar nesse Hostel St. Christophers Canal ou alugar um quarto pelo AIRBNB… o quarto fica mais proximo do meu destino final que é a Legião Estrangeira no Fort Nogent, mas financeiramente o valor é praticamente o mesmo entre as duas opções… Entre minha chegada a Paris e a minha apresentação vou ter 2 a 3 dias para descansar e conhecer um pouco. (Já listei um jambon no Lazare como prioridade porque vi no seu post e deu agua na boca!) Voce pode me dar uma opinião referente a qual hospedagem escoher com essas condicionantes? Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Lourenzo, se a sua intenção é conhecer Paris nesses 2 ou 3 dias, fique no Hostel St. Christophers Canal. Você vai estar em Paris com acesso fácil e rápido aos pontos e locais turísticos da cidade. Depois escreva pra gente contando sua experiência na Legião Estrangeira.
Abraços.
Karina
Olá, Ana Carolina!
Quase por acaso voltei aqui hoje e felizmente voltei a tempo de respondê-la. Não sei se vou poder ajudá-la muito porque minhas impressões são de 4 anos atrás, mas a verdade é que 4 anos atrás passei pela mesma dúvida que vc em função dos comentários que lia. Depois que vim aqui e a Lina me tranquilizou, bati o martelo.
Então esse foi um dos motivos que me estimularam a fazer o relato. Quando a gente pesquisa, tudo parece muito distante, o desconhecido assusta mesmo. Assim, qualquer crítica feita por alguém se torna um monstro aos nossos olhos. Mas o fato é que as pessoas têm gostos diferentes, razões diferentes, prioridades diferentes.
Quando escolhi me hospedar lá sabia que ficaria “distante” dos principais pontos turísticos, p.ex., mas em vez de enxergar um problema aí, vi nessa escolha a possibilidade de conhecer uma região que eu dificilmente conheceria me hospedando numa área mais central. Certamente não teria optado pelo hostel se tivesse lido críticas negativas a ele, mas na época estava muito bem avaliado (não sei como está agora), então arrisquei e não me arrependi.
Por “distante” eu quero dizer que vc necessariamente vai ter que pegar o metrô (e no mínimo uma baldeação) para ir a qualquer ponto turístico, ou seja, não é nada que ocupe taaaanto do seu dia, só é menos prático.
Pois bem… não sei te dizer exatamente o que me fez sentir tranquila porque é muito subjetivo. A primeira vez em que cheguei já à noite ao hostel estranhei um pouco porque achei pouco movimentada a região, mas apesar disso nunca senti que o ambiente fosse estranho. Era uma área mais residencial, normal.
Minha recomendação é que se você tiver poucos dias na cidade deve priorizar hospedagem que te permita acesso mais rápido aos pontos principais para otimizar o tempo. Eu fiquei uma semana, então pude circular com mais calma. Mas, tirando isso, só vc mesma poderá dizer se foi uma boa escolha ou não.
Encare tudo como uma experiência. Vá leve e volte com hstórias!
Boa viagem! : )
Ana Carolina
Olá, Karina ou Rodrigo.
Reservei no st christopher’s do canal para 27/01, e como é minha primeira viagem sozinha estou um pouco apreensiva, rs. Tinha decido ficar na unidade gare du nord, mas falaram que a vizinhança do canal é melhor. Só que ando lendo MUITOS comentários negativos e desestimulantes (não sobre o hostel, mas sobre voltar sozinha, andar a noite nesse bairro, etc). Você poderia compartilhar o que te tranquilizou e te fez decidir ficar nesse hostel? Estou quase mudando minha reserva.
Rodrigo Lavalle
Ana, as duas regiões não são as melhores de Paris mas eu prefiro e me sinto mais seguro na região do canal.
Abraços.
alda betancourt
Oi lena vc pode me mandar um telefone de michele vivo em ny e como vou sozinha gostaria de contactala
Rodrigo Lavalle
Alda, não temos os contatos dos leitores.
Abraços.
Adri
É importante falar francês ou inglês para se movimentar na França sozinha ? Alguma dica ?
Rodrigo Lavalle
Adri, pelo menos inglês é bom falar ou arranhar. Só com português é bem difícil mas não impossível.
Abraços.
Sara Franco
Olá
Estou indo sozinha pra Paris essa semana e queria saber a melhor maneira de ir do Charles de Gaulle para esse hostel St. Christophers Inn Gare du Nord. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Sara, esse hostel mostrado no artigo não é o próximo à Gare du Nord. Qual o endereço do hostel no qual você ficará hospedada?
Abraços.
CEIÇA
Ah, por via das dúvidas, e tb pq ví seus comentários aqui no blog, fiz reserva tb no MIJE. Mas a gente não fica sabendo logo em qual vai ficar, né?!
Rodrigo Lavalle
Ceiça, todos os MIJE são bem localizados.
Abraços.
CEIÇA
Olá, estou adorando o blog! Vou a Paris de 25 de jan a 2 de fev (vou pegar um frio danado, né?!). Reservei o Familia Hotel, 2 estrelas, na rue des Écoles. Vc conhece, sabe algo sobre ele? Abç!
Rodrigo Lavalle
Ceiça, não conheço o hotel mas a região é boa, bonita e agradável. Você vai poder fazer passeios a pé.
Abraços.