Este é o depoimento da Karina.
Como outra leitora que deixou seu feliz depoimento aqui, também fiz minha primeira viagem para o exterior, sozinha. Tenho 26 anos e passei por 7 cidades antes de pousar em Paris, para onde reservei a semana final.
Fui preparada para tudo e mais um pouco. Não fui com olhos de viajante que acha que o jardim do vizinho tem a grama mais verde, nem esperando que tudo corresse como um mar de rosas. O que vivi foi, para mim, um grande céu de brigadeiro.
Foto: fachado do Hostel St. Christophers Inn
Fiquei em um hostel no 19ème, St. Christophers Inn. Depois de ter lido um post da Lina falando sobre alguns poréns da região, cheguei a cogitar cancelar a reserva. Duas pitaqueiras (uma, lembro que foi a Beth) opinaram e bati o martelo quando Lina me tranquilizou mais a respeito. Mantive a reserva e volto sem ter um senão a dizer. O hostel fica próximo do Parc de la Villette (achei-o bonito e organizado) e a área em torno é residencial e bem cuidada. É uma região afastada? Sim. Mas nada que seja um obstáculo. Pegava o metrô para ir até um ponto e de lá seguia meu roteiro até cansar.
Cheguei no hostel domingo a tarde e fui logo a Montmartre. Fiquei encantada com a energia de lá. Segui o trajeto que a Lina recomenda até o Sacre Couer. Subi a escada lateral e também fui abordada pelos rapazes das pulseiras. Estava com um australiano e ele foi logo dizendo “no,” “no” e seguimos direto.
Foto: Igreja Jeanne D’Arc, em Rouen, construida em 1979 na praça onde ela foi queimada em 1431
No dia seguinte fui ao jardim de Monet e de lá passei a tarde em Rouen. Linda cidade, vale conhecer. Por fora, de fato, a catedral da cidade é mais imponente e bela, se comparada à de Paris.
Sobre Versailles…Passei um sábado lá. À tarde conheci todo o complexo do Château tranquilamente, a pé mesmo. Como iria assistir ao espetáculo noturno das águas às 21h, dei uma volta pelas redondezas nesse meio tempo. Muito bom ter tido as visões noturna e diurna, com suas belezas diferentes. Voltei de trem pela Gare Saint Lazare ( evitei voltar pelo RER como foi recomendado aqui) e cheguei no hostel em torno de 1h da manhã. O metrô estava movimentado e achei tranquilo.
Minhas impressões gerais sobre os parisienses são bem positivas. Não tive qualquer experiência negativa, pelo contrário. O senhor do sorvete Bertilhon fez mímica de ordenhamento de vaca para me explicar a diferença entre sorbets e glaces; um rapaz se ofereceu para descer com a minha mala no metrô; duas moças do restaurante Les Cocotte de Christian Constant se esforçaram para me dar uma informação a respeito de um prato e por aí vai.
Para conhecer as pessoas e lugares, devemos estar desarmados e dispostos a penetrar universos diferentes. Tudo é uma questão de viver, experimentar, estar aberto ao novo.
Abraços a todos.
Karina
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
228 Comentários
Melissa
Bia
o nome da empresa e Habitat Parisien. Da uma olhada no http://www.habitatparisien.com…tem uma moça lá que fala português também. Eu amei meu apartamento…MARAVILHOSO!!!! Aproveita, já tou com saudades de paris
Bia
Melissa
precisa uma dica – eu tou indo a paris com meu namorado – vc pode me recomendar um apartamento o talvez a empresa q vc uso?
Melissa
Eu acabei de voltar de Paris, eu AMEI a cidade das luces – aluguei um âpe com duas amigas, foi uma maravilha! muita brigada pra tudo o conselho de blog e parabéns Já quero voltar!
Cláudia
Oi Lina, amo estar aqui com você. Tudo que sei de Paris aprendi aqui. Comprei seu guia, estudei bastante o caracol e estou pensando em ir no final de abril. Quero ficar só em Paris conhecer os principais museus e caminhar bastante nas ruas, praças e parques. Me indicaram o Hotel California em saint Germain. Vi no mapa que ele está bem localizado. Ficaria em Paris por 7 dias. Tenho 53 anos e não falo francês. Gostaria de saber de você, quais as maiores dificuldades que posso ter, para que eu possa me prevenir. Obrigada.
Lina
Cláudia
Acho que não terá dificuldades. Paris é pequena, relativamente segura. Fique atenta no metro com roubos de bolsas. No mais aproveite muito sua viagem.
Você leu o artigo que publiquei hoje, sobre a Michèle. Se estiver se sentindo sozinha, entre em contato com ela. Pessoa ótima.
Gustavo Macedo
Ola, boa noite. Tenho 18 anos, e vou sozinho para Paris pela primeira vez agora dia 23 de fevereiro, porem estou com uma grande duvida de como vou do aeroporto ate o hotel de trem.(Hotel Alma, no sétimo distrito de Paris). Gostaria de saber como e, se e muito difícil. Muito obrigado
Lina
Gustavo
Me informe o endereço exato e o nome do aeroporto.
Juliana
Acabei de chegar de Paris, fiquei uma semana sozinha, foi maravilhoso!
Não passei nenhum “susto” mesmo andando muito de metro a noite .., andando a pé a noite e pegando o RER .
Lá a dinâmica é diferente, como anoitece cedo (por volta das 17:00 agora em janeiro) todo mundo tá na rua até mais tarde .. e muitas mulheres sozinhas, voltando do trabalho, voltando de algum happy hour etc … A única dica que dou é a seguinte: com certeza você comprará coisas em Paris, especialmente na época de liquidações como a de janeiro – fevereiro. Sozinha com mala no metro não dá, não é só a escada pra descer ou pra subir, mesmo na parte subterranea tem escadaria. Alguem pode até te ajudar na primeira, mas depois tem outra .. outra .. outra … é um sufoco!
Então, pegue o Roissy Bus (onibus direto pro aeroporto sai de 20 em 20 min) proximo à Opera . Ela fica num lugar bem central, perto da Lafayette … Pra ir pra lá pegue um onibus de linha usando seu ticket de metro (que dá pra metro e onibus) . Nos pontos de onibus tem todo o trajeto dele e várias linhas vão prá lá , pare no ponto Opera. Eu por exemplo sai de Bastille e estava lá em 20 min. Foi uma mão na roda, os onibus são vazios e a porta fica no nivel da rua, sem nenhuma escadinha … foi a melhor coisa que fiz!
Gilberto Melo
Olá Karina,
boa noite daqui de Recife/PE.
Bem, fiz algo parecido em 2010 e 2011. Em 2010 desembarcamos em Lisboa e alugamos um carro. Seguimos até Barcelona e depois subimos para França passando por Andorra La Velha, Carcassone, Toulouse e finalmente Paris.
Em 2011 fizemos um pouco diferente; Lisboa, Salamanca, Bordeaux e toda a Normandia, do Mont Saint Michel até Le Havre (posso dizer que conheci todos os buracos das bombas lançadas no desembarque do dia D) e novamente Paris
Esse ano irei sozinho (separei) e tentarei curtir cada local que conheci anteriormente, além de novo lugares.
Parabéns pela desenvoltura e disposição.
Gilberto Melo
Recife/PE
Michelle
Consuelo, muito obrigada!
Consuelo
Talita, vc gosta de francês então tente se comunicar em francês. O que não for possível vc faz gestos e sorria. As pessoas vão querer te ajudar. O que eu percebi: Os franceses gostam que vc, pelo menos, tente falar a língua deles. Aprendi tb que todo mundo ajuda todo mundo. Até no restaurante aprende algumas palavras e frases com o garçom que teve a maior boa vontade de ensinar. Cuidado com lugares ermos à noite e cuidado com os golpes manjados tipo anel no chão, pulseira, etc e tal. No mais, leia o blog para saber o que deve evitar Se vc pedir os franceses vão falar devagar para vc entender…
Consuelo
Michelle, em Praga, se quiser pagar pouco, tem um Ibis que fica ao lado do Novotel. Praticamente a mesma entrada. De lá até a Praça do Relógio vc vai andar uns 2 km mais ou menos. Vale a pena pq o preço é bom. Não me lembro quanto paguei, mas não foi muito. Outra coisa, vc vai descer a avenida principal e depois virar à direita… no meio do caminho tem uma feirinha incrível e muitas lojas e vc pode comer no restaurante da Praça (acho q do Hotel Prince) uma comida maravilhosa, tb não é caro. É uma das cidades mais lindas do leste europeu. Aproveite!