Este é o depoimento da Karina.
Como outra leitora que deixou seu feliz depoimento aqui, também fiz minha primeira viagem para o exterior, sozinha. Tenho 26 anos e passei por 7 cidades antes de pousar em Paris, para onde reservei a semana final.
Fui preparada para tudo e mais um pouco. Não fui com olhos de viajante que acha que o jardim do vizinho tem a grama mais verde, nem esperando que tudo corresse como um mar de rosas. O que vivi foi, para mim, um grande céu de brigadeiro.
Foto: fachado do Hostel St. Christophers Inn
Fiquei em um hostel no 19ème, St. Christophers Inn. Depois de ter lido um post da Lina falando sobre alguns poréns da região, cheguei a cogitar cancelar a reserva. Duas pitaqueiras (uma, lembro que foi a Beth) opinaram e bati o martelo quando Lina me tranquilizou mais a respeito. Mantive a reserva e volto sem ter um senão a dizer. O hostel fica próximo do Parc de la Villette (achei-o bonito e organizado) e a área em torno é residencial e bem cuidada. É uma região afastada? Sim. Mas nada que seja um obstáculo. Pegava o metrô para ir até um ponto e de lá seguia meu roteiro até cansar.
Cheguei no hostel domingo a tarde e fui logo a Montmartre. Fiquei encantada com a energia de lá. Segui o trajeto que a Lina recomenda até o Sacre Couer. Subi a escada lateral e também fui abordada pelos rapazes das pulseiras. Estava com um australiano e ele foi logo dizendo “no,” “no” e seguimos direto.
Foto: Igreja Jeanne D’Arc, em Rouen, construida em 1979 na praça onde ela foi queimada em 1431
No dia seguinte fui ao jardim de Monet e de lá passei a tarde em Rouen. Linda cidade, vale conhecer. Por fora, de fato, a catedral da cidade é mais imponente e bela, se comparada à de Paris.
Sobre Versailles…Passei um sábado lá. À tarde conheci todo o complexo do Château tranquilamente, a pé mesmo. Como iria assistir ao espetáculo noturno das águas às 21h, dei uma volta pelas redondezas nesse meio tempo. Muito bom ter tido as visões noturna e diurna, com suas belezas diferentes. Voltei de trem pela Gare Saint Lazare ( evitei voltar pelo RER como foi recomendado aqui) e cheguei no hostel em torno de 1h da manhã. O metrô estava movimentado e achei tranquilo.
Minhas impressões gerais sobre os parisienses são bem positivas. Não tive qualquer experiência negativa, pelo contrário. O senhor do sorvete Bertilhon fez mímica de ordenhamento de vaca para me explicar a diferença entre sorbets e glaces; um rapaz se ofereceu para descer com a minha mala no metrô; duas moças do restaurante Les Cocotte de Christian Constant se esforçaram para me dar uma informação a respeito de um prato e por aí vai.
Para conhecer as pessoas e lugares, devemos estar desarmados e dispostos a penetrar universos diferentes. Tudo é uma questão de viver, experimentar, estar aberto ao novo.
Abraços a todos.
Karina
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
228 Comentários
Consuelo
Parabéns Karina! Eu sempre fui assim e continuo. Tenho marido, filhas e amigos..se tenho alguém para ir junto eu vou e se não, vou assim mesmo. Aprendi isso desde nova e adquiri uma certa tranquilidade para viajar… No mundo todo, como aqui no Brasil, vc encontra de tudo. Gente para atrapalhar e, na grande maioria, gente para informar e ajudar com a maior boa vontade.
Gostei de ler o seu post.
Michelle
Olá
Estou encantada com os depoimentos de todos vocês e gostaria de pedir uma ajudinha…
Pretendo me presentear com uma viajem pela Europa cujo período seria julho mas o orçamento é curto e a disposição é grande! 🙂
Por enquanto vou sozinha e quero passar por Londres, Paris, Madri, Praga, Amsterdã…etc (aceito sugestões!!!) e sendo assim gostaria de sugestões de vocês de onde ficar, onde ir, por onde ir, o que levar, onde comer, quanto mais ou menos foi gasto $ etc…falo um “bucadinho” de francês e um “tiquinho” de inglês mas estou estudando…
Agradeço…
Um abraço,
Michelle
Lina
Michelle
Se for responder tudo teria que escrever de novo o blog nesta resposta. Risos.
Leia os artigos com calma e encontrará tudo que precisa. Se no final tiver dúvidas, pergunte para a gente.
Silvia
Ah… que legal!!!
Estou terminando um curso de francês em Amboise, e vou para Paris SOZINHA na sexta!! E vou ficar no St. Crhistopher’s Inn!!! Muito tranquilizante ler esse post, pois no primeiro dia vou para o hostel de metrô. Ou será melhor pegar um taxi?
Amanda
Vou passar 1 semana sozinha em Paris agora em fevereiro, na semana do carnaval! Dá p reservar tranquilo o st christophers?? Vai ser inverno, noites mais longas… Fico preocupada com a segurança! Varias pessoas ja me indicaram esse hostel, mas que duvida…rsrs
Ana Caroline
Olá,tudo bem? Estou adorando o blog, mas esotu com algumas dúvidas. Eu estou passando férias na Itália e vou daqui para Paris e quero passar dois dias por lá, pretendo mesmo conhecer o Louvre. Gostaria de saber se tem alguma indicação de acomodação pela região e qual o melhor aeroporto para eu chegar, porque todos os trens demoram muito. Se tiverem dicas de onde ficar e como chegar ao local e o que visitar, eu agradeço muito! Obrigada Carol.
Lina
Carol
Para ligações dentro da Europa o aeroporto normalmente é Orly. O mais próximo de Paris.
sueli silva de araujo
Lina, tenho 65 anos. Fui a Paris em 2009 com um casal de amigos e um marido que tinha algum dinheiro. Estou querendo voltar com uma amiga da minha idade que nunca saiu do Brasil. Acontece o marido agora e ex e meu dinheiro é pouquinho. Preciso de um hostels barato seguro e bem localizado. Isso é possível? Obrigada
Lina
Sueli
http://www.mije.com/
Estes acima são bem situados e seguros. Dê uma olhada.
Kelly Duarte
Oi Lina, tudo bem? Comprei seu guia “Paris, cinco roteiros, quatro dias” ameeeei! meu roteiro está pronto 🙂 irei em outubro, estou super feliz pq vou pegar a festa no dia 13. Vou ficar no hostel St. Christopher, o site encontrei a seguinte indicação para ir do aeroporto ao hostel:
From Roissy Charles de Gaulle airport (A 45-Minute Journey)
Take the RER B toward Saint Remy les Chevreuses.
Get off at Gare du Nord.
Take metro line 5 toward Bobigny-Pablo-Picasso.
Get off at Laumiere station.
Take Exit 1 and walk straight on for 300-metres, until you come to a crossroads.
Turn left and walk for 3-minutes until you cross a bridge over the canal.
Here you will find St Christopher’s Inn Paris and Belushi’s bar.
Ocorre que vou chegar as 18h30 da noite, sozinha, com malas, é perigoso eu seguir essa orientação? Tenho medo de ser assaltada, nunca viajei sozinha. É melhor pegar um taxi?
Aguardo orientações, desde já agradeço e parabens pelo blog e pelo livro! beijos
Lina
Kelly
Neste horário você pode pegar sem medo o RER e o metro. Depois você nos conta suas impressões. Boa viagem.
CLEIDE
Karina,conheço o parque la villette,nao acho que fique tao afastado,ou seja concodo com voce;se possivel gostaria de ter o site do hotel,voce pode me fazer esta gentileza,
Merci,
Cleide.
Beatrice
Olá Lina!
Parabéns pelo novo blog, ficou ótimo!
Tenho uma amiga que está indo pela primeira vez a Paris, ela vai chegar na Gare de Lyon e ficará hospedada num hostel, Hotel Fauconnier (11 rue du Fauconnier, Paris 4° – Métro St Paul), você tem referencia desse hostel? Gostaria de saber se é uma boa localização e qual o metro que ela deverá pegar da estação?
Muito obrigada, um abraço
Bia
Lina
Beatrice
Não conheço o hotel, mas a localização do metro Saint Paul é perfeita. Pleno Marais, um dos meus bairros preferidos de Paris. Morei por aí durante 13 anos.
Brenda Almada
O castelo de versalhes abre no dia 2 de janeiro? Estarei em Paris e gostaria muito de ir lá nesse dia!!! Obrigada!
conexaoparis
Brenda
Versailles está fechado todos as segundas feiras.