Este é o depoimento da Karina.
Como outra leitora que deixou seu feliz depoimento aqui, também fiz minha primeira viagem para o exterior, sozinha. Tenho 26 anos e passei por 7 cidades antes de pousar em Paris, para onde reservei a semana final.
Fui preparada para tudo e mais um pouco. Não fui com olhos de viajante que acha que o jardim do vizinho tem a grama mais verde, nem esperando que tudo corresse como um mar de rosas. O que vivi foi, para mim, um grande céu de brigadeiro.
Foto: fachado do Hostel St. Christophers Inn
Fiquei em um hostel no 19ème, St. Christophers Inn. Depois de ter lido um post da Lina falando sobre alguns poréns da região, cheguei a cogitar cancelar a reserva. Duas pitaqueiras (uma, lembro que foi a Beth) opinaram e bati o martelo quando Lina me tranquilizou mais a respeito. Mantive a reserva e volto sem ter um senão a dizer. O hostel fica próximo do Parc de la Villette (achei-o bonito e organizado) e a área em torno é residencial e bem cuidada. É uma região afastada? Sim. Mas nada que seja um obstáculo. Pegava o metrô para ir até um ponto e de lá seguia meu roteiro até cansar.
Cheguei no hostel domingo a tarde e fui logo a Montmartre. Fiquei encantada com a energia de lá. Segui o trajeto que a Lina recomenda até o Sacre Couer. Subi a escada lateral e também fui abordada pelos rapazes das pulseiras. Estava com um australiano e ele foi logo dizendo “no,” “no” e seguimos direto.
Foto: Igreja Jeanne D’Arc, em Rouen, construida em 1979 na praça onde ela foi queimada em 1431
No dia seguinte fui ao jardim de Monet e de lá passei a tarde em Rouen. Linda cidade, vale conhecer. Por fora, de fato, a catedral da cidade é mais imponente e bela, se comparada à de Paris.
Sobre Versailles…Passei um sábado lá. À tarde conheci todo o complexo do Château tranquilamente, a pé mesmo. Como iria assistir ao espetáculo noturno das águas às 21h, dei uma volta pelas redondezas nesse meio tempo. Muito bom ter tido as visões noturna e diurna, com suas belezas diferentes. Voltei de trem pela Gare Saint Lazare ( evitei voltar pelo RER como foi recomendado aqui) e cheguei no hostel em torno de 1h da manhã. O metrô estava movimentado e achei tranquilo.
Minhas impressões gerais sobre os parisienses são bem positivas. Não tive qualquer experiência negativa, pelo contrário. O senhor do sorvete Bertilhon fez mímica de ordenhamento de vaca para me explicar a diferença entre sorbets e glaces; um rapaz se ofereceu para descer com a minha mala no metrô; duas moças do restaurante Les Cocotte de Christian Constant se esforçaram para me dar uma informação a respeito de um prato e por aí vai.
Para conhecer as pessoas e lugares, devemos estar desarmados e dispostos a penetrar universos diferentes. Tudo é uma questão de viver, experimentar, estar aberto ao novo.
Abraços a todos.
Karina
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
228 Comentários
Talita
Oi gente desculpe a demora hoje vou falar do albergue que fiquei hospedada BVJ Opera, A BVJ possui três albergues em Paris e este ´o mais novo. Um detalhe é que eles só confirmam onde você vai ficar praticamente no dia da sua chegada, ou seja eles te garantem que te hospedaram em uma das 3 unidades que possui na cidade (Louvre, Quartier Latin ou Opera) . Isso as vezes pode ser ruim pois eu haviaplanejado ficar na unidade Louvre e quando foi dois dias antes da minha chegada me enviaram um e-mail informando que eu não ficaria mais na unidade Louvre mas sim na Opera. Fiquei bem chateada pois tive que pesquisar como chegar lá entre outras coisas. Paguei 26 euros por dia. O albergue havia sido inaugurado na semana que chegei(última semana de maio deste ano) e não tinha colocado lockers, o que achei um pouco perigos mas enfim fazer o que. O albergue é super limpo é muito bonito, grande, as pessoas que trabalham nele são educadas, o café é gostosos pão, manteiga, geléia, suco, café com leite, café com chocolate, cereal, iogurte, torrada. A internet se vc levar seu computador eles vendem um cartão para vc usar o wire less do albergue e além disso tem um computdor com acesso a internet que vc coloca moedas e utiliza, porém é a maior roubada pois perdi dinheiro pois sempre a internet travava e seu dinheiro fica perdido. Os quartos são amplos fiquei em um com 8 camas com pia e espelho no interior, a cama é ótima, tem uns janelões grandes bem arejado, roupa de cama limpa senpre!
Bem depois volto pra contar um pouco do meu roteiro.. bjo a todos
conexaoparis
Talita
Está parecendo novela. Estamos esperando o próximo capítulo.
Talita
Oi gente desculpem o atraso mas vou contar um pouco da minha viagem! Mas terá que ser em partes pois com estou embarcada (trabalho num navio) meu tempo é um pouco reduzido e se eu for esperar desembarcar posso estar deixando de passar alguma informação que pode ser útil para alguém!
Parte 1-
Bem eu fui para Paris de Londres e utilizei o trem! Cheguei 30 minutos antes da partida e foi tudo bem tranquilo, viagem tranquila demais… e aprouveitei para ir treinando algumas frases em francês estava ansiosa e com medo já que em Londres tive a companhia da minha prima que mora lá mas em Paris estaria sozinha!
Chegando na estação de Paris fiquei bem perdida e não consegui achar um local de informações mas ví um guiche de venda de tickts de metrô tinha um fila e estava aguardando, neste momento chegou um cara moreno falando comigo e eu disse que não falava francês e ele começou a falar em inglês então e me disse que se ei queria compra o paris pass eu poderia comprar direto numa outra máquina. Olha gente em situação normal eu nunca iria até a máquina e continuaria na fila, mas tava me sentindo tão perdida que acabei indo até a maquina. Na nosas frente havia uma senhora que começou a esbravejar com ele quando o viu como foi emfrancês não entendi nada, ele foi comigo até a máquina selecionou o “pass” só que ele passou o cartão dele eu ví o valor que deu e eu dei o valor a ele! Gente eu sei que isso foi uma grande burrice e até perigoso mas sei lá parece q eu tinha tido um apagão de lógica! Enfim passei na roleta e ele pegou o ticket da rolteta e enquanto eu passava minha mala. Aí perguntei a ele onde está meu ticket e ele me entregou! Só pra terminar esta estória que prefiro esquecer, mais tarde neste mesmo dia descobri que ele me enganou ,pois quando fui passar o “paris pass”a roleta travou e a moça da bilheteria da estação que eu estava me disse que aquilo não era um pass mas sim um tickete normal. Fiquei muito chateada afinal de contas havia gastado 50 euros no meu paris pass. Mas aí eu tinha duas opções uma era ficar o resto da viagem pensando nisso e a outra esquecer e aproveitar. Aí segui o conselho de uma amiga que fiz no albergue que me disse dorme Talita e descansa tudo melhora depois de uma boa noite de sono.
O que eu aconselho a quem for viajar principalmente sozinha, é compre apenas o tickete para chegar até seu albergue ou hotel. Depois de banho tomado , malas guadadas cabeça no lugar compre o passe se esse for necessário para vc! O meu grande erro foi esse!
Depois eu volto pra contar sobre o albrgue…
conexaoparis
lita
Gostei do seu relato. Não conhecia este golpe. Obrigada.
Karina
Ah, Talita, que legal!!! Fiquei tão contente qd li sua mensagem! Agora fiquei super curiosa para ler seu relato. Não deixe de enviar, estarei acompanhando =))
Talita Freitas
Ahh e depois volto contado de todas as coisas boas também da viagem bjos a todos!
Talita Freitas
Ola Karina e Lina… estou escrevendo para AGRADECER MUITO pela força que me deram e por me darem coragem! A viagem foi ótima só tive um problema, um cara roubou meu Paris pass na estação de trem de Gare du Nort! Em breve volto para contar para vcs para que sirva de alerta para outras pessoas mas de resto foi tudo perfeito! e Realmente viajar sozinha foi ver o mundo com outros olhos e me sentir cidadã do mundo uma sensação indescritível!
Aline G.
Muito Obrigada!
Lina e Beth, estava preocupada em conseguir lugar no trem devido a alta temporada ( verão)…Tô adorando o blog, sou carioca e tenho 50 anos. Mais uma q vai “descobrir’ Paris sozinha. Depois posto as fotos aqui no blog, volto 17/07.
Abs
conexaoparis
Aline G.
Até o dia D, conte conosco. Depois, na volte faça um relato para o blog.
Beth
Aline
Normalmente não há problemas em comprar passagem na hora. Mas 26 de junho pode coincidir com início das férias escolares.
Melhor vc pedir ajuda para a Lina…
Abs.
Aline G.
Olá,
Sou novata no blog e tb para a França,Europa, etc…já tirei muitas dúvidas aqui no blog, mas agora quero tirar uma dúvida para o percurso q tenho q fazer. Estou indo para fazer um intercambio de tres semanas em Amboise.
Vou chegar no domingo (dia 25/06/11) de manhã. Sei que tenho que pegar o trem p/ Amboise na Gare d’Austerlitz. Qual é o meio mais barato e rápido p ir para essa estação? Não comprei a passagem de trem p Amboise, será q é arriscado comprar na hora que chegar lá?
Atenciosamente,
Aline
conexaoparis
Aline
Pode comprar na hora.Se chegar em CDG ou Orly pegue o RER trem e desça em Saint Michel notre Dame. Lá pegue RER C e desça em Gare d’austrelitz.
Karina
Roberta, se está buscando proximidade das atrações turísticas, lembro o que já falei aqui… O St. Chistophers é distante!! Como vc vai ficar muitos dias, talvez a rotina de ter que pegar invariavelmente pelo menos 2 trens para chegar a um ponto se torne chata. Recomendo muito este hostel, em todos os aspectos, mas esse fator pode pesar na sua escolha.
Boa viagem!
Roberta Pires
Olá para todos e todas!
Adorei o depoimento da Karina e de todos aqui. Me animou bastante. Eu tb vou viajar sozinha. Vou para Paris no final de dezembro (dia 29), pretendo passar o Ano Novo e ficar até dia 08/01. Tenho procurado incansavelmente um albergue para esse dias. Entre no site do St. Christopher mas só é possível reservar quarto por 7 noites e eu vou ficar 10 noites. Gosto da ideia de ficar nesse albergue pois me senti segura com o que a Karina disse sobre ele. O problema é achar outro albergue pra essas 3 noites. Alguém poderia me dar uma dica de outro albergue que não fosse muito caro?
Já vi o 3 Ducks e as opiniões sobre ele não são muito boas.
O Le d’Artagnan é muito longe dos pontos turísticos.
Me simpatizei com o Le Village, mas já li em outro post aqui que a região não é muito segura por se tratar de uma região boêmia.
Um abraço!!
Roberta
conexaoparis
Robert Pires
Olhe o MIJE no Marais. Região ótima.