Este é o depoimento da Karina.
Como outra leitora que deixou seu feliz depoimento aqui, também fiz minha primeira viagem para o exterior, sozinha. Tenho 26 anos e passei por 7 cidades antes de pousar em Paris, para onde reservei a semana final.
Fui preparada para tudo e mais um pouco. Não fui com olhos de viajante que acha que o jardim do vizinho tem a grama mais verde, nem esperando que tudo corresse como um mar de rosas. O que vivi foi, para mim, um grande céu de brigadeiro.
Foto: fachado do Hostel St. Christophers Inn
Fiquei em um hostel no 19ème, St. Christophers Inn. Depois de ter lido um post da Lina falando sobre alguns poréns da região, cheguei a cogitar cancelar a reserva. Duas pitaqueiras (uma, lembro que foi a Beth) opinaram e bati o martelo quando Lina me tranquilizou mais a respeito. Mantive a reserva e volto sem ter um senão a dizer. O hostel fica próximo do Parc de la Villette (achei-o bonito e organizado) e a área em torno é residencial e bem cuidada. É uma região afastada? Sim. Mas nada que seja um obstáculo. Pegava o metrô para ir até um ponto e de lá seguia meu roteiro até cansar.
Cheguei no hostel domingo a tarde e fui logo a Montmartre. Fiquei encantada com a energia de lá. Segui o trajeto que a Lina recomenda até o Sacre Couer. Subi a escada lateral e também fui abordada pelos rapazes das pulseiras. Estava com um australiano e ele foi logo dizendo “no,” “no” e seguimos direto.
Foto: Igreja Jeanne D’Arc, em Rouen, construida em 1979 na praça onde ela foi queimada em 1431
No dia seguinte fui ao jardim de Monet e de lá passei a tarde em Rouen. Linda cidade, vale conhecer. Por fora, de fato, a catedral da cidade é mais imponente e bela, se comparada à de Paris.
Sobre Versailles…Passei um sábado lá. À tarde conheci todo o complexo do Château tranquilamente, a pé mesmo. Como iria assistir ao espetáculo noturno das águas às 21h, dei uma volta pelas redondezas nesse meio tempo. Muito bom ter tido as visões noturna e diurna, com suas belezas diferentes. Voltei de trem pela Gare Saint Lazare ( evitei voltar pelo RER como foi recomendado aqui) e cheguei no hostel em torno de 1h da manhã. O metrô estava movimentado e achei tranquilo.
Minhas impressões gerais sobre os parisienses são bem positivas. Não tive qualquer experiência negativa, pelo contrário. O senhor do sorvete Bertilhon fez mímica de ordenhamento de vaca para me explicar a diferença entre sorbets e glaces; um rapaz se ofereceu para descer com a minha mala no metrô; duas moças do restaurante Les Cocotte de Christian Constant se esforçaram para me dar uma informação a respeito de um prato e por aí vai.
Para conhecer as pessoas e lugares, devemos estar desarmados e dispostos a penetrar universos diferentes. Tudo é uma questão de viver, experimentar, estar aberto ao novo.
Abraços a todos.
Karina
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
228 Comentários
Karina
Le,
Suuuuuuper atrasada, mas… adorei seu relato!! Bom que tenha aproveitado!!! =))
Karina
Oi, Talita! Fazia muito tempo que n voltava ao blog, mas voltei e vi seu comentário. Em tempo: o idioma não é um empecilho, acredite! Se vc comprar um dicionariozinho daqueles francês-português-francês, com o básico, já é tudo de que precisa para viajar. Comprei um mas confesso que só usava o francês para cumprimentar ou introduzir uma pergunta. De resto, ou era mimiquês ou inglês (intermediário). Antes, claro, perguntava se a pessoa falava inglês, pq acho indelicado já ir falando em outro idioma que não o local.
Ser turista é muito fácil. Sentia muito a falta do francês qd às vezes queria conversar com as pessoas e não podia. Mas, de resto, tranquilíssimo! Divirta-se!
Talita
Muito obrigadaaaaaaaaa… não pensei q vc fossevme responder tão rápido agradeço muitoooo mesmo to muito feliz ! Espero em breve retornar contando como foi a viagem!
Talita
E o q vcs me dizem de ficar no albergue abaixo ? Alguém conhece?
BUREAU des VOYAGES de la JEUNESSE
Fondée en 1948
20, Rue J.J. Rousseau – 75001 PARIS
Obrigada novamente
conexaoparis
Talita
Não o conheço.
Talita
Olá para todos…
Primeiro gostaria de dizer que o conexão Paris é fantástico… nos dá a sensação de já conhecer Paris de tanto que nos familiariza.
Gostaria de pedir a opinião de vcs pois já venho acompanhando o blog há alguns meses desde que decidi viaja para Paris na primeira semana de junho. A princípio eu iria com uma amiga que esta semana disse que não vai mais, assim sendo fiquei muito perdida, um pouco de medo de ir sozinha! Meu maior medo é a língua pois não entendo nada de Francês até conseguiria falar alguma coisa, pois como gosto muito da língua conseguiria falar algo, mas entender sei que não.
Assim sendo gostaria de opinião de vocês. Pois eu realmente acredito na frase que diz que quem tem boca vai a Roma (neste caso a Paris) mas como é justamente o conhecimento da língua que me falta fico MUITO apreensiva de pedir informação ou ajuda e não conseguir. e aí o q vc acham? Um beijo a todos
conexaoparis
Talita
Eu acho que você deveria viver esta experiência. Não se esqueça que Paris é pequena, não é violenta e a língua é latina. Você acaba entendendo as informações principais.
Os parisienses estão acostumados com turistas que não sabem francês.
Se ficar em albergue, imediatamente terá companhia. Se quiser.
JACQUELINE
Ola estou na Italia e queria aproveitar ppassar unsdias em Paris 02 a 06 de maio, ficarei hospedada em um hotel a 400 mts da torre Eiffel, porem omedo de ir sozinha eh o seguinte: nao falo nenhum outro idioma alem do portugues, nao faco ideia de como andar de metrorsrrsrs la em MS nao tem…. mas gostaria de conhecer , vcs acham melhor eu arriscar ir sozinha ou esperar ateh o ano que vem p viajar com uma amiga???
conexaoparis
Jacqueline
Se estiver muito insegura, melhor viajar acompanhada ou em grupo.
Taisa
Lina,
Surgiu outra dúvida. Vi a programação de Versalhes e pelo que entendi, nesse período, teremos 2 espetáculos: Grandes Eaux e Jardins Musicaux, só que o primeiro é no sábado e domingo e o segundo nas terças. Como não dá tempo ir lá dois dias, qual o mais indicado? estou mais inclinada a ir no sábado à tarde, mas gostaria da sua opinião. Meio dia lá dá pra ver tudo?
Ah, esqueci de perguntar outra coisa: esse endereço que vou ficar é bem localizado (restaurantes, metrô, atrações, etc)? Rue du Chalet, 75010.
Mais uma vez, muitíssimo obrigada!
conexaoparis
Taisa
Eu prefiro muito mais O espetáculo Grandes Eaux. Poderá conhecer quase tudo em meio dia.
Este seu endereço é afastado do centro e dos pontos turísticos. Mas com o metro tudo em Paris fica mais fácil.
Taisa
Oi Lina,
Estarei em Paris de 9 a 16/5 e ficarei na Rue du Chalet, 75010. Como fazemos para ir à Versalhes saindo desse endereço? O calendário dos espetáculos pra maio já estão disponíveis? Vc acha que é necessário ficar 1 dia inteiro por lá?
Desculpe tantas perguntas. Dúvidas, dúvidas.. rs
Abs.
conexaoparis
Taisa
Na estação Belleville pegue a linha 11 até Châtelet.
Saia do metro, atravesse o Sena e na estação Saint Michel Notre Dame pegue o RER C5 para Versailles rive gauche.
Você está falando dos espetáculos de Versailles? Olhe no site deles. Já estão assinalados.
Se for espetáculos em Paris leia a categoria espetáculos, a categoria eventos e a categoria exposições do blog. Publiquei recentemente.
JULIO CESAR
Janaína Lemos,
Vou passar minha lua de mel em Paris no mês de Agosto.
Vou ficar no mesmo hotel que você Victoria Chatellet poderia após usa viagem me passar suas impressôes?
Boa Viagem e Grato,
JUlio Cesar
Joselaine
Então apenas dizendo que vou ficar acamapada e viajar pela frança justifica eu não ter a reserva por todos os dias e eles não veem problemas? e sobre o dinheiro quanto o mínimo que devo levar para não ser barrada?
conexaoparis
Joselaine
A lei diz que você tem que ter reservas nos hotéis. Mas nem sempre ela é seguida na íntegra. Esta foi apenas uma sugestão se eles te interrogarem.
A lei diz que a pessoa deve ter 60 euros por dia de estadia na França. Mas ninguém hoje viaja com muito dinheiro. Por isso mostre dinheiro e cartões de créditos internacionais.