Este é o depoimento da Karina.
Como outra leitora que deixou seu feliz depoimento aqui, também fiz minha primeira viagem para o exterior, sozinha. Tenho 26 anos e passei por 7 cidades antes de pousar em Paris, para onde reservei a semana final.
Fui preparada para tudo e mais um pouco. Não fui com olhos de viajante que acha que o jardim do vizinho tem a grama mais verde, nem esperando que tudo corresse como um mar de rosas. O que vivi foi, para mim, um grande céu de brigadeiro.
Foto: fachado do Hostel St. Christophers Inn
Fiquei em um hostel no 19ème, St. Christophers Inn. Depois de ter lido um post da Lina falando sobre alguns poréns da região, cheguei a cogitar cancelar a reserva. Duas pitaqueiras (uma, lembro que foi a Beth) opinaram e bati o martelo quando Lina me tranquilizou mais a respeito. Mantive a reserva e volto sem ter um senão a dizer. O hostel fica próximo do Parc de la Villette (achei-o bonito e organizado) e a área em torno é residencial e bem cuidada. É uma região afastada? Sim. Mas nada que seja um obstáculo. Pegava o metrô para ir até um ponto e de lá seguia meu roteiro até cansar.
Cheguei no hostel domingo a tarde e fui logo a Montmartre. Fiquei encantada com a energia de lá. Segui o trajeto que a Lina recomenda até o Sacre Couer. Subi a escada lateral e também fui abordada pelos rapazes das pulseiras. Estava com um australiano e ele foi logo dizendo “no,” “no” e seguimos direto.
Foto: Igreja Jeanne D’Arc, em Rouen, construida em 1979 na praça onde ela foi queimada em 1431
No dia seguinte fui ao jardim de Monet e de lá passei a tarde em Rouen. Linda cidade, vale conhecer. Por fora, de fato, a catedral da cidade é mais imponente e bela, se comparada à de Paris.
Sobre Versailles…Passei um sábado lá. À tarde conheci todo o complexo do Château tranquilamente, a pé mesmo. Como iria assistir ao espetáculo noturno das águas às 21h, dei uma volta pelas redondezas nesse meio tempo. Muito bom ter tido as visões noturna e diurna, com suas belezas diferentes. Voltei de trem pela Gare Saint Lazare ( evitei voltar pelo RER como foi recomendado aqui) e cheguei no hostel em torno de 1h da manhã. O metrô estava movimentado e achei tranquilo.
Minhas impressões gerais sobre os parisienses são bem positivas. Não tive qualquer experiência negativa, pelo contrário. O senhor do sorvete Bertilhon fez mímica de ordenhamento de vaca para me explicar a diferença entre sorbets e glaces; um rapaz se ofereceu para descer com a minha mala no metrô; duas moças do restaurante Les Cocotte de Christian Constant se esforçaram para me dar uma informação a respeito de um prato e por aí vai.
Para conhecer as pessoas e lugares, devemos estar desarmados e dispostos a penetrar universos diferentes. Tudo é uma questão de viver, experimentar, estar aberto ao novo.
Abraços a todos.
Karina
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
228 Comentários
Joselaine
Por favor karina poderia me dizer 2 coisas? quanto de dinheiro precisou levar para ser liberada no aeroporto e outra pergunta, em relação a estadia no aeroporto tenho que comprovar a estadia por meio de reserva exatamente na mesma quantidade de dias que vou ficar? Tipo se tenho passagem de ida e volta para paris de 18 dias e so reservo 3 dias de albergue o aeroporto nao deixa eu entrar em paris? me ajude…meu email é [email protected]…pretendo ir em julho/2011 e tenho medo de chegar la e ter que voltar !!!
conexaoparis
Joselaine
Não fique nervosa assim. Reseve seu albergue e diga que vai viajar pela França e ficar hospedade em campings. Acampada.
Beth
Dani
Acho que vc escolheu um ótimo local para se hospedar!
Para ir a Versailles, vc tem que pegar o RER para a Eurodisney não sei, pois nunca fui lá…
Abs.
Dani Villanova
Olá pessoal do Conexão Paris.
Estou indo para Paris no dia 03/03/11 com a minha família. Marido e duas filhas e vai ser a nossa primeira vez.
Ficaremos 8 dias e gostaria de tirar um dia para ir a Versailles e outro para a Eurodisney. Gostaria de saber qual condução pegar para esses dois trajetos.
Vou ficar hospedada no hotel Derby Alma : 8 Avenue Rapp, Paris Fr 75007
Desde já, muito obrigado.
Danielle Villanova
Ana Cristina
Peço ajuda de todos.
Estava indo para Paris com um casal de amigos, aconteceram alguns imprevistos e eles não vão mais. Tomei a decisão em ir sozinha. Mas existem alguns impecilhos, falo muito pouco inglês e nunca sai do país. E isso me deixa um pouco insegura. Será que vocês podem me dar dicas e lugares pra conhecer. Vou ficar 8 dias.????
conexaoparis
Ana Cristina
Por favor, comece lendo a categoria que se chama Paris a pé em 4 dias. Aí você encontra o essencial.
bia
Karina, Lina e pitaqueiras
Adorei o depoimento da Karina e de outros pitaqueiros q viajaram ou viajam sozinhos como eu. Minha mae sempre me disse ” Vc nao nasceu agarrada com ninguem”. E sabemos q muitas vezes e complicado vc concilar os seus desejos, sonhos, tempo… com outras pessoas. E como disse a Karina, e nescessario ir “desarmada” apenas. Outras pessoas percebem isso em vc e se desarmam tb e tudo corre bem.
Mas diferente da Karina nunca me hospedei em um hostels, por desconfiança. Apesar de todos me dizerem o contrario q sao seguros, e q eu perdia a oportunidade de conhecer pessoas diferentes e talvez ate fazer uma boa amizade.
Hoje, lendo o post da Lina sobre couchsurfing pensei q pode ser uma ideia conciliar a viajem solitaria com amizades feitas pelo couchsurfing. Nao com o objetivo de conseguir hospedagem gratis, mas amizade, dicas e companhia, com uma pessoa q esta integrada onde vc esta. Um pouco parecido com o q a Lina nos proporciona neste blog. Se alguem ja realizou essa ideia, adoraria ler o relato.
Bom, fica a ideia…
Abraço a todos
Cristina
Oi Lina, Oi Loulou
Muito obrigada pela resposta. Estou ansiosa com a viagem (quem vê pensa que é a primeira quez que viajo sozinha hehe).
Quando estiver lá volto aqui para contar como é o albergue 😉
Loulou
Cristina,
Ainda há poucas resenhas sobre o local no TripAdvisor (http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g187147-d1203574-Reviews-FIAP_Jean_Monnet-Paris_Ile_de_France.html). Mas essas poucas existentes são boas. Com isso, mais o aval da Lina, acho que dá pra arriscar. Uma ótima viagem pra vc!
Cristina
Oi Lina, Oi Pessoal!
Em fevereiro farei uma pequena viagem à Europa e ficarei 4 dias em Paris. Tentei fazer reserva no MIJE, mas já não há mais vagas. Depois de muita pesquisa (porque procuro quarto individual) encontrei o albergue FIAP JEAN MONNET ( http://www.fiap.asso.fr/directional-map.html ) . Alguém conhece ou já ouviu falar nesse albergue? A localização é boa?(segura) Pelo que vi no mapa é perto do metro e os reviews que eu li me pareceram muito bons… Lina, o que vc acha?
Lina, parabéns pelo EXCELENTE trabalho que desenvolves no teu blog.
abraços
Cristina
conexaoparis
Criatina
Não conheço este albergue mas a localização é correta. Está dentro de Paris e o 13ème é um bairro bom.
Paty Santos
Karina..
fui a Paris duas vzs…..sem falar nenhum outro idioma….só encontrei pessoas de bem com a vida…foram dias maravilhosos…eu e meu marido fazemos planos de ir e passar 25 dias em outubro/11…fizemos 30 anos de casados…tudo dá certo quando vc ta feliz e foi assim comigo..valeu abcs Paty
Loulou
Leonardo
O Hotel Darcet acaba de sair na lista dos mais sujinhos da França, segundo o excelente site TripAdvisor. Veja o post a respeito: https://www.conexaoparis.com.br/2010/11/15/tripadivisoros-melhores-e-os-mais-sujos-hoteis-de-paris/