Este é o depoimento da Karina.
Como outra leitora que deixou seu feliz depoimento aqui, também fiz minha primeira viagem para o exterior, sozinha. Tenho 26 anos e passei por 7 cidades antes de pousar em Paris, para onde reservei a semana final.
Fui preparada para tudo e mais um pouco. Não fui com olhos de viajante que acha que o jardim do vizinho tem a grama mais verde, nem esperando que tudo corresse como um mar de rosas. O que vivi foi, para mim, um grande céu de brigadeiro.
Foto: fachado do Hostel St. Christophers Inn
Fiquei em um hostel no 19ème, St. Christophers Inn. Depois de ter lido um post da Lina falando sobre alguns poréns da região, cheguei a cogitar cancelar a reserva. Duas pitaqueiras (uma, lembro que foi a Beth) opinaram e bati o martelo quando Lina me tranquilizou mais a respeito. Mantive a reserva e volto sem ter um senão a dizer. O hostel fica próximo do Parc de la Villette (achei-o bonito e organizado) e a área em torno é residencial e bem cuidada. É uma região afastada? Sim. Mas nada que seja um obstáculo. Pegava o metrô para ir até um ponto e de lá seguia meu roteiro até cansar.
Cheguei no hostel domingo a tarde e fui logo a Montmartre. Fiquei encantada com a energia de lá. Segui o trajeto que a Lina recomenda até o Sacre Couer. Subi a escada lateral e também fui abordada pelos rapazes das pulseiras. Estava com um australiano e ele foi logo dizendo “no,” “no” e seguimos direto.
Foto: Igreja Jeanne D’Arc, em Rouen, construida em 1979 na praça onde ela foi queimada em 1431
No dia seguinte fui ao jardim de Monet e de lá passei a tarde em Rouen. Linda cidade, vale conhecer. Por fora, de fato, a catedral da cidade é mais imponente e bela, se comparada à de Paris.
Sobre Versailles…Passei um sábado lá. À tarde conheci todo o complexo do Château tranquilamente, a pé mesmo. Como iria assistir ao espetáculo noturno das águas às 21h, dei uma volta pelas redondezas nesse meio tempo. Muito bom ter tido as visões noturna e diurna, com suas belezas diferentes. Voltei de trem pela Gare Saint Lazare ( evitei voltar pelo RER como foi recomendado aqui) e cheguei no hostel em torno de 1h da manhã. O metrô estava movimentado e achei tranquilo.
Minhas impressões gerais sobre os parisienses são bem positivas. Não tive qualquer experiência negativa, pelo contrário. O senhor do sorvete Bertilhon fez mímica de ordenhamento de vaca para me explicar a diferença entre sorbets e glaces; um rapaz se ofereceu para descer com a minha mala no metrô; duas moças do restaurante Les Cocotte de Christian Constant se esforçaram para me dar uma informação a respeito de um prato e por aí vai.
Para conhecer as pessoas e lugares, devemos estar desarmados e dispostos a penetrar universos diferentes. Tudo é uma questão de viver, experimentar, estar aberto ao novo.
Abraços a todos.
Karina
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
228 Comentários
SILVIA
Ana
um carnet de 10 bilhetes custa 12 euros, pude conferir a semana passada, sai mais barato assim.
bjo
eidia
Eu adoro viajar sozinha. A Karina disse tudo. Pra uma viagem ser feliz depende muito mais da gente mesmo. Estar aberta a novidades, diferenças. E tem uma arma, que desarma não importa quem seja. Chama sorriso. Abre caminho.
Adriana Pessoa
Karina,
muito encorajador o seu depoimento. Viajar sozinho não é uma decisão fácil. Adorei a foto de Versailles.
Parabéns pelo sucesso da viagem!
Ana
Oi Karina,
adorei seu depoimento.
Vi que vc ficou distante,e disse que foi tranquilo pois pegava o metro.
Estou indo em final de dezembro q e bastante frio,e creio q irei usar mto o metro.rsrs
Ele e mto caro? Qto custa em media o bilhete?
obrigada,
Ana
Eduarda
Karina,
Adorei seu relato e a foto da igreja de Joana d’Arc.O colorido dos vitrais junto com o uso de muita madeira permitem que ela, mesmo moderna, seja muito acolhedora.A ousada escultura da mártir cheia de velinhas vermelhas acesas em redor tb ficou impressa na minha memória. Pretendo voltar a Rouen para conhecer muitas outras coisas que estavam na minha lista, mas o pouco tempo não permitiu, tais como caminhar a noite por suas ruelas (deve ser tão especial quanto o é em Paraty) e visitar o museu de cerâmica.
Um abraço!
eymard
Belo depoimento Karina. Vejo sempre, e com frequencia, pergunta sobre viajar sozinha. Seu depoimento ajuda pessoas que se interessam por esse tipo de viagem. As fotos estao otimas. Gostei especialmente da ultima foto. Bela luz e imagem.
Vanessa Fernandes
Parabéns karina,
Através do seu contributo vai ajudar muita gente que esteja a pensar em viajar sozinha.
Bjs
Luli
Karina,
DESARMADOS!!!! Muito bom!!!
Amei o seu relato!
SILVIA
Karina
Dá vontade de voltar logo a seguir não é?
Comigo correu tudo muito bem e achei os Parisienses simpáticos e sempre prontos para ajudar!
A nossa disposição também conta e muito!!
Abraços
Kika Mello
Karina
que viagem linda!
Seus comentários são empolgantes e me deu muita saudadade do tempo em que também eu ficava em hostels.
Mas o que mais gostei foi sua observação final digna de uma viajante extremamente observadora e experiente : ‘ para conhecer os lugares e as pessoas…’. Muito bom!!!
Vou utilizar sua dica das duas visitas (diurna e noturna) uma próxima vez que for a Versailles. A foto da fonte está linda!
Um abraço.