Pegar o metrô todos os dias não é fácil. Sobretudo nas horas de pico. Por isso, eu respeito algumas regras para facilitar a vida no metrô de Paris, esse espaço confinado e poluído. Veja quais são elas nesse artigo.
Não deixe de ler nosso guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o metro de Paris: preço, tickets e passes, mapa, horário, como usar, as linhas, as estações mais próximas dos principais pontos turísticos, qualidades, defeitos, o que evitar e muito mais!
| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Oito regras no metrô de Paris
Pessoas que não conhecem ou que não respeitam os hábitos locais dentro do metro de Paris costumam irritar profundamente os parisienses, geralmente estressados.
Os turistas em geral são desculpados. Mas, para evitar cara feia ou até mesmo uma multa, conheça oito regras para você se comportar no metrô como um verdadeiro parisiense.
- Essa é a regra mais importante: se você estiver utilizando o ticket de papel, não o jogue fora logo depois de ter passado pela catraca, guarde-o até sair da estação! Os fiscais da RATP adoram abordar os turistas desavisados e multá-los pela falta do ticket. Se você estiver utilizando o cartão Navigo Découverte, não deixe de colar a sua foto e escrever nome e sobrenome.
- Se, ao entrar no metrô, for abordado por alguém oferecendo tickets, desvie, mude de caminho, não dê nenhuma atenção. São malandros em plena tentativa de venda de tickets incorretos.
- Se você ficar parado nas escadas/esteiras rolantes, fique à direita. O lado esquerdo deve ficar livre para os super-apressados/estressados, que sobem a escada rolante correndo como loucos.
- Se o vagão estiver lotado, não use os assentos móveis situados ao lado das portas. Estes assentos devem ser usados somente quando o vagão estiver vazio.
- Quando o metrô chegar na plataforma de embarque, não fique parado diante das portas barrando a passagem. Quando o vagão parar na sua estação, desça do carro, liberando a porta, e em seguida entre novamente. Outra dica se estiver diante da porta: abra-a quando chegar na estação se perceber que quem está atrás de você vai descer.
- Não se assuste com a correria dos parisienses nos corredores do metrô. É assim mesmo. O flanar dos parisienses é mito. Os turistas sim, flanam. Os parisienses, nunca. Eles andam sempre muito rápido, seja dentro ou fora do metrô. Temos a impressão que todos estão atrasadíssimos. Não sei explicar o porquê, mas nos corredores do metrô eles aceleram mais ainda o ritmo. Aconselho fingir que está apressado e apertar o passo. Assim, os pickpockets (batedores de carteiras) vão confundi-lo com um local e lhe deixarão em paz.
- Por falar em batedores de carteiras, outra dica para evitar ser vítima de um deles é usar bolsas e mochilas voltadas para a frente e não colocar nada nos bolsos de trás da calça nem nos bolsos externos dos casacos.
- Se todas as pessoas em volta de você estiverem de cara fechada, não se preocupe. É assim mesmo. Ali todos estão apressados, correndo para o trabalho, voltando para casa, cansados, ocupados e ninguém tem o menor interesse ou paciência com o outro ao lado. Sobretudo se ele for sorridente.
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Leia também:
- Metrô de Paris – Guia completo: como usar, mapa, preço
- Qual tipo de passe de metrô de Paris vale mais a pena comprar?
- O cartão Navigo Découverte: como fazer, onde fazer e onde usar
- Como economizar com transporte em Paris
- Como ir dos aeroportos até Paris
- As mais diferentes estações do metro de Paris
- Algumas regras do metrô de Paris
- Navigo Easy: o novo cartão de transporte do metrô parisiense
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
196 Comentários
Carla
obrigada, Rodrigo. Mas onde recarrego o Navigo?
Rodrigo Lavalle
Carla, nas máquinas em qualquer estação de metrô.
Carla
Parabéns pelo blog! É um verdadeiro serviço de utilidade pública! Minha dúvida: na última viagem (2009), fiz o cartão “Navigo Découverte”, com foto; como (onde) recarrega-lo agora (vou em setembro)? Ele continua valendo para ônibus de superfície?
Rodrigo Lavalle
Carla, sim, ele vale para ônibus, metrô e RER (dentro de Paris).
Abraços.
Leandro Paiva
Ola Rodrigo, ficarei em Paris uma semana em um hotel na região de Bastille, pretendo conhecer algumas atrações turísticas. Poderia me indicar qual a melhor maneira para isso se a pé ou de metro, e se for de metro qual tipo de passe você indicaria.
Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Leandro, a principal linha turística é a linha 1 que passa na Praça da Bastille. Com ela você vai até a região do Marais, Hotel de ville e Notre Dame, Louvre, Praça da Concorde, avenida Champs Élysées e Arco do Triunfo. Se você gosta e tem disposição de caminhar pode ir caminhando pela rue Saint-Antoine (que depois vira a rue de Rivoli) ou então pelas margens do Louvre.
Abraços.
Douglas
Ola Rodrigo,
Vou pra Paris em 06/09 e gostaria de saber se é viável visitar os pontos turísticos de metrô, vou ficar num apartamento alugado próximo aos Invalides, então por ali é possível conhecer a pé.
Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Douglas, ficando nessa região você consegue facilmente conhecer a maioria dos pontos turísticos a pé. Para os outros mais distantes você usa o metrô que abrange toda a cidade.
Abraços.
marcelo
Olá rodrigo tudo bem?
Vou no museu Orsay e pretendo voltar de metro para o cambronnne você pode me sugerir uma melhor caminho ?
obrigado
Rodrigo Lavalle
Marcelo, te respondi essa pergunta nesse post: https://www.conexaoparis.com.br/2008/11/10/uma-dica-para-aqueles-que-estao-vindo-pela-primeira-vez-a-paris/.
Abraços.
Debora
Olá! Quando vejo os etinerários de metro pra vários lugares, existem alguns que mostram um percurso de metro, depois 3 min a pé, depois mais 10 de metrô, etc. Minha dúvida é a seguinte. Se eu sair da estação para ir à outra, tenho que usar um novo bilhete, mesmo que esse percurso a pé seja bem curto? É isso?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Débora, sim, você vai precisar de outro bilhete mas sempre existem opções de baldeações onde não é preciso sair da estação.
Abraços.
Christiane Lucci
Rodrigo, eu e minha família chegaremos à Paris dia 27/05. As estações de metro mais próxima do local onde ficaremos são Bastille, line 1 e Chemin.
Como faço para ir à Disney, Versailles e Giverny de maneira mais prática? E podemos esperar os fogos da Disney para voltar para casa, é seguro?
Rodrigo Lavalle
Christiane,
Disney: na estação Bastille pegue o metrô linha 1 (sentido Château de Vincennes) e vá até a estação Gare de Lyon. Lá pegue o trem RER A4 com destino final em Marne-la-Vallée – Chessy. Desça nessa estação e ande 5 minutos até a entrada da Disney.
Versailles: pegue o metrô linha 5 (sentido Place d’Italie) na estação Bastille e vá até a estação Gare d’Austerlitz. Lá pegue o trem RER C5 (chamado VICK) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
Giverny: na estação Bastille pegue o metrô linha 1 (sentido Château de Vincennes) e vá até a estação Gare de Lyon. Lá troque pela linha 14 e vá até a estação Saint-Lazare. Na estação Saint-Lazare, compre uma passagem para a cidade de Vernon e desça nessa cidade. Pegue então um ônibus especial que sai à cada 15 minutos da estação de trem de Vernon e vai até Giverny.
Janaina
Pode por favor confirmar se minha interpretação do mapa do metrô está certa? Pegar o RER B no CDG e descer na Denfert Rochereau e pegar linha 6 para descer na Chambronne (Estarei no hotel Ibis Chambronne).
Qual o valor de um passe de metrô de 5 dias? Eu tenho aquele cartão duro com foto, ele vale? Usei em 2012. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Janaína, o trajeto é esse mesmo.
O passe de metrô para 5 dias zonas 1 à 5 (que cobre os aeroportos, a Disney e Versailles) custa 61,25€.
Você terá que carregar o cartão duro com foto com uma recarga semanal ou mensal. Se havia algum crédito nesse cartão, ele já expirou.
Abraços.
marcelo
Rodrigo, valeu as dicas.
e saindo de ônibus do íbis qual melhor caminho para ir ao Louvre e voltar?
Neftalí
Marcelo, uma outra opção para ir de metrô do Ibis Cambronne para o Louvre e vários outros destinos é utilizar a estação La Motte Picquet Grenelle, que fica a 300 metros do hotel e onde passam 3 linhas. Pegando lá a linha 8 sentido Créteil você pode fazer a baldeação para a linha 1 na estação Concorde. Mas, melhor ainda, pode descer na estação Concorde e fazer uma bela caminhada de 15 minutos pelos Jardins des Tulleries até a entrada do Louvre. Ou o ônibus 69 no Campo de Marte. O que não faltam em Paris são opções de transporte…