Pegar o metrô todos os dias não é fácil. Sobretudo nas horas de pico. Por isso, eu respeito algumas regras para facilitar a vida no metrô de Paris, esse espaço confinado e poluído. Veja quais são elas nesse artigo.
Não deixe de ler nosso guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o metro de Paris: preço, tickets e passes, mapa, horário, como usar, as linhas, as estações mais próximas dos principais pontos turísticos, qualidades, defeitos, o que evitar e muito mais!
| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Oito regras no metrô de Paris
Pessoas que não conhecem ou que não respeitam os hábitos locais dentro do metro de Paris costumam irritar profundamente os parisienses, geralmente estressados.
Os turistas em geral são desculpados. Mas, para evitar cara feia ou até mesmo uma multa, conheça oito regras para você se comportar no metrô como um verdadeiro parisiense.
- Essa é a regra mais importante: se você estiver utilizando o ticket de papel, não o jogue fora logo depois de ter passado pela catraca, guarde-o até sair da estação! Os fiscais da RATP adoram abordar os turistas desavisados e multá-los pela falta do ticket. Se você estiver utilizando o cartão Navigo Découverte, não deixe de colar a sua foto e escrever nome e sobrenome.
- Se, ao entrar no metrô, for abordado por alguém oferecendo tickets, desvie, mude de caminho, não dê nenhuma atenção. São malandros em plena tentativa de venda de tickets incorretos.
- Se você ficar parado nas escadas/esteiras rolantes, fique à direita. O lado esquerdo deve ficar livre para os super-apressados/estressados, que sobem a escada rolante correndo como loucos.
- Se o vagão estiver lotado, não use os assentos móveis situados ao lado das portas. Estes assentos devem ser usados somente quando o vagão estiver vazio.
- Quando o metrô chegar na plataforma de embarque, não fique parado diante das portas barrando a passagem. Quando o vagão parar na sua estação, desça do carro, liberando a porta, e em seguida entre novamente. Outra dica se estiver diante da porta: abra-a quando chegar na estação se perceber que quem está atrás de você vai descer.
- Não se assuste com a correria dos parisienses nos corredores do metrô. É assim mesmo. O flanar dos parisienses é mito. Os turistas sim, flanam. Os parisienses, nunca. Eles andam sempre muito rápido, seja dentro ou fora do metrô. Temos a impressão que todos estão atrasadíssimos. Não sei explicar o porquê, mas nos corredores do metrô eles aceleram mais ainda o ritmo. Aconselho fingir que está apressado e apertar o passo. Assim, os pickpockets (batedores de carteiras) vão confundi-lo com um local e lhe deixarão em paz.
- Por falar em batedores de carteiras, outra dica para evitar ser vítima de um deles é usar bolsas e mochilas voltadas para a frente e não colocar nada nos bolsos de trás da calça nem nos bolsos externos dos casacos.
- Se todas as pessoas em volta de você estiverem de cara fechada, não se preocupe. É assim mesmo. Ali todos estão apressados, correndo para o trabalho, voltando para casa, cansados, ocupados e ninguém tem o menor interesse ou paciência com o outro ao lado. Sobretudo se ele for sorridente.
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Leia também:
- Metrô de Paris – Guia completo: como usar, mapa, preço
- Qual tipo de passe de metrô de Paris vale mais a pena comprar?
- O cartão Navigo Découverte: como fazer, onde fazer e onde usar
- Como economizar com transporte em Paris
- Como ir dos aeroportos até Paris
- As mais diferentes estações do metro de Paris
- Algumas regras do metrô de Paris
- Navigo Easy: o novo cartão de transporte do metrô parisiense
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
196 Comentários
ANNA PAULA
Olá,
Estou indo a Paris na próxima semana. Ficarei hospedada em um hotel próximo à estação Wagram. Quando eu descer do RER na Gare du Nord, posso pegar a linha 02 e depois a 03? Tenho uma pequena dúvida: quando eu chegar na estação, como saber para que lado o metrô está indo e em qual lado entrar? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Anna Paula, a Gare du Nord se conecta internamente à estação La Chapelle onde você deve pegar o metrô linha 2 (sentido Porte Dauphine) até a estação Villiers. Nessa estação pegue a linha 3 (sentido Pont de Levallois – Bécon) e desça na estação Wagram.
Abraços.
Flavio
Boa tarde Rodrigo, irei a Paris agora em janeiro dia 23. Irei ficar hospedado no Ibis Porte d’orleans, pelo que entendi da linha de metro de paris, devo pegar o RER no charles de gaule, seguir até a estação Denfert Rochereau e trocar pra linha 4)rosa, sentido Mouton-Duvernet e Alesia e descer na estação Porte d’orleans. Seria isso mesmo? É possível conseguir informações turísticas no aeroporto? Não entendi muito bem como funcionam esses passes para metro em paris. Tem algum artigo que fale sobre isso? Abraços.
Rodrigo Lavalle
Flávio, o hotel fica no 33 Rue Barbès, 92120 Montrouge? Você pode pegar o RER B no CDG e ir até a estação Cité Universitaire. A distância a pé dessa estação até o endereço acima é de 15 minutos.
Abraços.
Nancy
Olá! Estamos indo a Paris e gostaria de indicação de transfer. Caso não consiga traslado particular, é tranquilo pegar um taxi no aeroporto? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Nancy, as empresas de transfer que indicamos estão nesse link: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/.
É tranquilo pegar táxi nos aeroportos, siga as placas ‘Taxi’.
Abraços.
marcelo arruda
GENIAL….li esse texto antes de ir e lembrei de algumas coisas…e reli a noite depois do primeiro dia….simplesmente perfeita a descrição. ..comigo o trem parou do nada no meio nada.caiu um monte de gente….dps de um tempo anunciou em frances o problema…perguntei para uma moça o que era…em ingles…ela sequer olhou na minha cara…igual todos fazem com os vendedores ambulantes!
Aline Ramos
Rodrigo, onde encontro roupas femininas grandes, e calcados femininos tamanho 41 ou 42( br ) para uso esta semana ? Estou embarcando hoje ! E de preferência, por favor, não muito caras. Pensei em um trench coat e uma botinha de sola grossa, salto de até 3cm pra andar mesmo por lá , mas queria algo delicadinho. Duro é este pé enorme ! Estou indo de tênis, mas pelo que li, tênis lá tem que ser impermeável, né ?
Obrigada !!! Site incrível !
Rodrigo Lavalle
Aline, nesse artigo nós damos dicas de lojas de roupas femininas de tamanhos grandes: https://www.conexaoparis.com.br/2011/08/09/paris-roupas-femininas-tamanhos-46-ate-56/. Para sapatos de tamanhos grandes eu só conheço essa loja: Sacapuce, 13 Rue de Clignancourt, 75018. Site: http://www.sacapuce.fr/.
Abraços.
Miguel
Rodrigo estou meio confuso com relação a passagem do metro! Seremos 4 pessoas, eu, minha esposa e nossos 2 filhos de 15 e 10 anos. Para fazermos um passeio como por exemplo ir a Torre Eiffel eu pego o metro na estação Havre-Caumartin que fica perto do meu hotel linha M9 em direção Pont de Sevres e desço na estação Lená. Minha dúvida é:posso simplificar e comprar 4 passagens para ir e outas 4 passagens para voltar? Fica muito mais caro do que comprar outros passes?
Rodrigo Lavalle
Miguel, para simplificar e baratear compre 10 tickets a cada vez.
Abraços.
Alyne Brasiliano
Ola Rodrigo,ouço boatos que andar por paris a noite é perigoso,mas na minha opnião,andar a noite por paris deve ser maravilhoso,você acha que esses boatos são verdadeiros ?
Rodrigo Lavalle
Alyne, andar por Paris a noite só é perigoso nos bairros mais afastados. Na área turística é tranquilo.
Abraços.
Paula
Parabéns pelo blog de vocês. Super didático. Mas ainda assim ficou uma dúvida sobre os passes de metrô, que não consegui resolver nem no site do próprio metrô de Paris: se eu adquirir um passe Paris visite 5 dias zonas1-3 e em um dos 5 dias corridos resolver ultrapassar para zona 4 ou 5 posso pagar a “diferença “dessa viagem ou tenho que comprar novas passagens avulsas como se não tivesse o Paris visite e “perco” esse dia ? Desde já obrigada pela atenção.
Rodrigo Lavalle
Paula, o Paris Visite funciona em dias consecutivos, se você começou a usá-lo e não usar em um dos dias, esse dia é perdido. Se você estiver no metrô, pode ir até a última estação da linha mesmo que ela esteja além da zona 3. Se você for usar o trem RER para além da zona 3 terá que comprar passagens avulsas completas.
Abraços.
Ivin lais
Oi Rodrigo entre o aeroporto Charles de Gaulle e o aeroporto Orly qual é o mais acessível para o endereço Boulevard Gabriel Peri 120
Rodrigo Lavalle
Ivin, na verdade esse endereço fica na cidade de Malakoff que fica ao lado de Paris. O aeroporto de Orly é mais acessível.
Abraços.
Renato Sau Rios
Aindei muito de metrô em Londres , em estações movimentadíssimas . A questão da cara fechada é coisa de parisiense .
Pude observar o comportamento sério , mas relaxado dos londrinos , nos trens , e nos corredores entre as conexões das linhas com vários ramais .
Recebi auxilio PESSOAL de funcionário do metrô , na estação Oxford Circus , movimentadíssima , que saiu do seu posto e pessoalmente me ajudou a completar os créditos da minha última viagem de metrô , do meu Oyster Card .
Em Paris isso JAMAIS aconteceria ….
Como disse , num comentário anterior , vi cenas de vandalismo de jovens , dentro dos trens, que não deixavam passageiros entrar , na estação St.Paul , perto da Places des Vosges ….
Cheguei a uma conclusão : a educação de boa parte dos parisienses , no metrô , deixa muito a desejar , ficando bem aquém dos frequentadores do metrô de São Paulo e do Rio ….
#PRONTOFALEI !!!