Pegar o metrô todos os dias não é fácil. Sobretudo nas horas de pico. Por isso, eu respeito algumas regras para facilitar a vida no metrô de Paris, esse espaço confinado e poluído. Veja quais são elas nesse artigo.
Não deixe de ler nosso guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o metro de Paris: preço, tickets e passes, mapa, horário, como usar, as linhas, as estações mais próximas dos principais pontos turísticos, qualidades, defeitos, o que evitar e muito mais!
| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Oito regras no metrô de Paris
Pessoas que não conhecem ou que não respeitam os hábitos locais dentro do metro de Paris costumam irritar profundamente os parisienses, geralmente estressados.
Os turistas em geral são desculpados. Mas, para evitar cara feia ou até mesmo uma multa, conheça oito regras para você se comportar no metrô como um verdadeiro parisiense.
- Essa é a regra mais importante: se você estiver utilizando o ticket de papel, não o jogue fora logo depois de ter passado pela catraca, guarde-o até sair da estação! Os fiscais da RATP adoram abordar os turistas desavisados e multá-los pela falta do ticket. Se você estiver utilizando o cartão Navigo Découverte, não deixe de colar a sua foto e escrever nome e sobrenome.
- Se, ao entrar no metrô, for abordado por alguém oferecendo tickets, desvie, mude de caminho, não dê nenhuma atenção. São malandros em plena tentativa de venda de tickets incorretos.
- Se você ficar parado nas escadas/esteiras rolantes, fique à direita. O lado esquerdo deve ficar livre para os super-apressados/estressados, que sobem a escada rolante correndo como loucos.
- Se o vagão estiver lotado, não use os assentos móveis situados ao lado das portas. Estes assentos devem ser usados somente quando o vagão estiver vazio.
- Quando o metrô chegar na plataforma de embarque, não fique parado diante das portas barrando a passagem. Quando o vagão parar na sua estação, desça do carro, liberando a porta, e em seguida entre novamente. Outra dica se estiver diante da porta: abra-a quando chegar na estação se perceber que quem está atrás de você vai descer.
- Não se assuste com a correria dos parisienses nos corredores do metrô. É assim mesmo. O flanar dos parisienses é mito. Os turistas sim, flanam. Os parisienses, nunca. Eles andam sempre muito rápido, seja dentro ou fora do metrô. Temos a impressão que todos estão atrasadíssimos. Não sei explicar o porquê, mas nos corredores do metrô eles aceleram mais ainda o ritmo. Aconselho fingir que está apressado e apertar o passo. Assim, os pickpockets (batedores de carteiras) vão confundi-lo com um local e lhe deixarão em paz.
- Por falar em batedores de carteiras, outra dica para evitar ser vítima de um deles é usar bolsas e mochilas voltadas para a frente e não colocar nada nos bolsos de trás da calça nem nos bolsos externos dos casacos.
- Se todas as pessoas em volta de você estiverem de cara fechada, não se preocupe. É assim mesmo. Ali todos estão apressados, correndo para o trabalho, voltando para casa, cansados, ocupados e ninguém tem o menor interesse ou paciência com o outro ao lado. Sobretudo se ele for sorridente.
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Leia também:
- Metrô de Paris – Guia completo: como usar, mapa, preço
- Qual tipo de passe de metrô de Paris vale mais a pena comprar?
- O cartão Navigo Découverte: como fazer, onde fazer e onde usar
- Como economizar com transporte em Paris
- Como ir dos aeroportos até Paris
- As mais diferentes estações do metro de Paris
- Algumas regras do metrô de Paris
- Navigo Easy: o novo cartão de transporte do metrô parisiense
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
196 Comentários
Rivane Liska
Gostei muito das dicas do metrô em Paris, e ainda tem mais não se assuste deuma parisiense abrir uma marmita em pleno vagão e comer na sua frente arroz com um bife só isso e bem rápido, como se ninguem estivesseao seu lado, rsrsrsrs.
Eugênia
Fazem 3 meses que solicitei umas dicas para Lina ou Rodrigo sobre compras e roupas adequadas pRa minha ida em Novembro s nao recebi resposta
Rodrigo Lavalle
Eugênia, para comprar artigos de luxo, óculos e perfumes o mais indicado são as grandes lojas de departamentos como as Galeries Lafayette e a Primtemps no boulevard Haussmann. Nelas você encontra todas as marcas juntas no mesmo espaço. Nesse mesmo boulevard e no entorno você encontra lojas mais em conta como a H&M, Zara, Mango, etc.
Para comprar roupas de inverno básicas e menos caras o ideal é a loja Uniqlo na rue Scribe (próximo as lojas citadas anteriormente).
Novembro já faz frio. Leia esse artigo sobre como se vestir para enfrentar o frio: https://www.conexaoparis.com.br/2011/11/28/roupas-adequadas-para-o-inverno/.
Malu Esper
Super obrigado Rodrigo. Impressionante como deixamos de agir por stress.
Rodrigo Lavalle
Malu, estamos à disposição!
Abraços.
Malu Esper
Gostaria de uma orientação: vou pegar o M4 na estação Châtelet às 6:30hs e descer na Gare d’Est pois o TGV para Strasbourg parte 7:25hs. Esse horário do metro é meio sinistro pois a estação está vazia e os vagões também. Em outra ocasião utilizei o M1 saindo da mesma estação mas com destino ao Louvre/Rivoli e quase morri de tanto medo. Os vagões estavam quase vazios. O que vocês me aconselham? Vou sozinha. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Malu, não há perigo em andar no metrô nesse horário. Entre no primeiro vagão pois é nele que o condutor fica.
Abraços.
Lucia Souza
Vou para Paris no dia 23/09 e estou tentando absorver o máximo de informação.
Minha preocupação nesse momento é que não ficarei hospedada em hotel e sim em casa de um amigo.
Li a pouco que:
“Se você for se hospedar na casa de um amigo ou familiar, você será solicitado a apresentar um atestado de acolhimento. Este atestado deverá ser solicitado pela pessoa que irá lhe hospedar à prefeitura de seu domicílio.”
Você sabe se procede essa informação?
Estarei em Paris ate o dia 29/10/14
Obrigada por qualquer ajuda
Rodrigo Lavalle
Lúcia, com certeza essa informação procede, caso contrário nós não a daríamos. Não é sempre que as autoridades pedem esse documento mas, se elas o pedirem e você não tiver, você não entra na França. Peça ao seu amigo que vá até a “mairie” do bairro onde ele mora, faça esse atestado e te envie por correio.
Abraços.
DAISY ALPIOVEZZA
ADOREI OS COMENTÁRIOS ESRAREI DE 16 A 19 DE SETEMBRO EM PARIS, O QUE LEVO DE ROUPA? E CALÇADO?
Rodrigo Lavalle
Daisy, traga roupas de meia estação (nem leves nem pesadas). Sapatos fechados e confortáveis. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2012/03/07/primavera-em-paris-como-se-vestir/.
Abraços.
DAISY ALPIOVEZZA
VOU PARA PARIS EM 15/9 E FICAREI 4 DIAS
JÁ ESTOU UM POUCO APAVORADA, POIS NÃO SEI NADA DO IDIOMA FRANCÊS, MAS GOSTARIA DE SABER QUAIS AS MELHORES ROUPAS PARA LEVAR. ADOREI OS COMENTÁRIOS. PARABÉNS POR ESTE ÓTIMO SERVIÇO.
sara brás
Tive em Paris em Agosto, e andar de metro foi algo muito fácil, talvez porque em Lisboa utilizo o metro todos os dias, e já lá vai uma década.
A única coisa menos positiva que eu achei das estações de metro (talvez tenha tido azar) foi o cheiro (muito mau) que havia em algumas estações. Tirando isso correu tudo super bem…
Maira
Corre, Lina, corre! Kkk exatamente assim como no texto. A primeira vez que vi a correria, 20:30 na estacao da torre, pensei que estava saindo o ultimo kkkk. Minha prima eh uma dessas parisienses estressadas, me deu logo o be a ba, so nao me avisou que o RER vive quebrando, o que muda todo o roteiro, pra mim que nao parle coisa nenhuma foi um sufoco. So nao concordo com o silencio, vi muita conversa barulhenta, me senti na Bahia. Londrinos sim sao silenciosos. Que saudade, adoro ler os comentarios!
Ana Lucia
ALguem pode me informar, por favor, quanto custa um táxi entre Orly e La Vilette? Também se esse bairro é pacato ou perigoso, para ficar, andar à noite ou usar o Metro 7?
Rodrigo Lavalle
Ana Lúcia, não é pacato nem perigoso mas é bom ficar atenta. O táxi Orly-Paris fica, em média, 36€.
Abraços.