Pegar o metrô todos os dias não é fácil. Sobretudo nas horas de pico. Por isso, eu respeito algumas regras para facilitar a vida no metrô de Paris, esse espaço confinado e poluído. Veja quais são elas nesse artigo.
Não deixe de ler nosso guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o metro de Paris: preço, tickets e passes, mapa, horário, como usar, as linhas, as estações mais próximas dos principais pontos turísticos, qualidades, defeitos, o que evitar e muito mais!
| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Oito regras no metrô de Paris
Pessoas que não conhecem ou que não respeitam os hábitos locais dentro do metro de Paris costumam irritar profundamente os parisienses, geralmente estressados.
Os turistas em geral são desculpados. Mas, para evitar cara feia ou até mesmo uma multa, conheça oito regras para você se comportar no metrô como um verdadeiro parisiense.
- Essa é a regra mais importante: se você estiver utilizando o ticket de papel, não o jogue fora logo depois de ter passado pela catraca, guarde-o até sair da estação! Os fiscais da RATP adoram abordar os turistas desavisados e multá-los pela falta do ticket. Se você estiver utilizando o cartão Navigo Découverte, não deixe de colar a sua foto e escrever nome e sobrenome.
- Se, ao entrar no metrô, for abordado por alguém oferecendo tickets, desvie, mude de caminho, não dê nenhuma atenção. São malandros em plena tentativa de venda de tickets incorretos.
- Se você ficar parado nas escadas/esteiras rolantes, fique à direita. O lado esquerdo deve ficar livre para os super-apressados/estressados, que sobem a escada rolante correndo como loucos.
- Se o vagão estiver lotado, não use os assentos móveis situados ao lado das portas. Estes assentos devem ser usados somente quando o vagão estiver vazio.
- Quando o metrô chegar na plataforma de embarque, não fique parado diante das portas barrando a passagem. Quando o vagão parar na sua estação, desça do carro, liberando a porta, e em seguida entre novamente. Outra dica se estiver diante da porta: abra-a quando chegar na estação se perceber que quem está atrás de você vai descer.
- Não se assuste com a correria dos parisienses nos corredores do metrô. É assim mesmo. O flanar dos parisienses é mito. Os turistas sim, flanam. Os parisienses, nunca. Eles andam sempre muito rápido, seja dentro ou fora do metrô. Temos a impressão que todos estão atrasadíssimos. Não sei explicar o porquê, mas nos corredores do metrô eles aceleram mais ainda o ritmo. Aconselho fingir que está apressado e apertar o passo. Assim, os pickpockets (batedores de carteiras) vão confundi-lo com um local e lhe deixarão em paz.
- Por falar em batedores de carteiras, outra dica para evitar ser vítima de um deles é usar bolsas e mochilas voltadas para a frente e não colocar nada nos bolsos de trás da calça nem nos bolsos externos dos casacos.
- Se todas as pessoas em volta de você estiverem de cara fechada, não se preocupe. É assim mesmo. Ali todos estão apressados, correndo para o trabalho, voltando para casa, cansados, ocupados e ninguém tem o menor interesse ou paciência com o outro ao lado. Sobretudo se ele for sorridente.
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Leia também:
- Metrô de Paris – Guia completo: como usar, mapa, preço
- Qual tipo de passe de metrô de Paris vale mais a pena comprar?
- O cartão Navigo Découverte: como fazer, onde fazer e onde usar
- Como economizar com transporte em Paris
- Como ir dos aeroportos até Paris
- As mais diferentes estações do metro de Paris
- Algumas regras do metrô de Paris
- Navigo Easy: o novo cartão de transporte do metrô parisiense
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
196 Comentários
Carla Alessandra
Estou ficando assustada!!! Vou a Paris com meu esposo dia 22/9, passaremos 8 dias. Nós mesmos fizemos nossa programação e vamos usar metrô direto, aprendi um pouco de francês ,estou há 4 meses fazendo um curso, estudamos os mapas das linhas de metrô e dos pontos turísticos , e essas dicas foram muito boas, mas me assusta um pouco….
Rodrigo Lavalle
Carla, não precisa se assustar.
Abraços.
Vianney
Lina, dicas sempre ajudam e é importante que o turista ajuste seus procedimentos para não ficar vulnerável numa cidade grande.
Quando são muitas as pessoas se utilizando de um espaço público, certas convenções se impõem, como manter-se à direita nas escadas rolantes ou afastar-se para facilitar a saída dos que vão saltar na estação em que nós queremos pegar o trem.
A forma como o Conexão-Paris dissemina essas informações ė objetiva e eficaz: CP sempre agradando !
Ariane
Foi inevitável dar risada durante minha leitura do post. Claro, porque foi uma “viagem” ao último mês de Maio, quando estive lá pela primeira vez… rs Impossível não me identificar com essas situações (todas verdadeiríssimas! rs), eu era aquela que sorria no metrô… kkkkk… De resto, acho que quem já se aventurou no metrô em São Paulo consegue tirar de letra.
Tenho uma dúvida: vou retornar em Novembro, e ainda tenho meu cartão Navigo Découverte. Ainda posso usá-lo, apenas fazer a carga quando chegar, certo?
Beijos!!
Rodrigo Lavalle
Ariane, pode sim.
Abraços.
Andreia
Não percebi correria no metro de Paris, deve ser porque já estou bem acostumada em SP.. sobre os bancos das laterais esses eu vi que ao entrar mais gente no vagão as pessoas levantavam para dar mais espaço. Sobre as portas do metrô isso sim, nem todas abre automaticamente, algumas tem uma travinha que você deve levantar ao chegar na sua estação (se estiver prox. a porta com trava). Na primeira vez que andei não levantei e passei da estação kkkk, foi comigo eu e meu marido com cara de assustados e todo mundo olhando kkkkk. Sobre os tickets no começo achei meio confuso pois não entendi como funcionava, se era só para metrô, mas tudo é questão de costume. Vontade louca de retornar.
Joseph
Só sorri uma única vez dentro do metrô para nunca mais! Os olhares que recebi foram piores que os que minha mãe dava quando eu fazia algo errado. Ah, um desabafo: as escadas da estação Stalingrad não são de Deus! rsrrsrsrs
Depois da primeira semana em Paris, passei a ter uma raiva descomunal dos turistas que não sabiam comprar os tickets nas máquinas! Por que não recorrer aos guichês, gente?! :/
Ana Mendes
A correria é contagiante.
Saia correndo e minha sobrinha perguntava pq.
É bem verdade que vc precisa correr, pois quando me colocava ben próxima a pareda, levava cada tranco.
É pessoal metrô de Paris significa CORRE.
Leandro
Concordo que a maioria dos moradores de Paris é apressada, mas sou apressado também, então não me incomodei. As pessoas só querem andar e os turistas param no meio do corredor, até eu que sou estrangeiro ficava irritado. É absurdo isso de que os franceses não sorriem nem dão gargalhadas no metrô. Eu vi franceses rindo e conversando numa boa. Aconteceu de um senhor parar de frente pra nós com seu cachorro e ficamos conversando com ele e brincando com o bichinho. Não gosto de generalizações e fico nervoso pelos parisienses quando vejo gente falando besteira. E você que sofreu pickpocket em Paris, me desculpe mas você vacilou. Tente ser mais discreto da próxima vez.
Claudinei Pereira
Como agir com malas no trajeto Gare du Nord / Hotel?
Ricardo
Taí uma vantagem de viver em SP. Os motivos de stress de Paris são brincadeira de criança para nós…kkkkk
Fabricio Araujo
Cinthya, vc esta correta. O ticket vale por um tempo pq acontece de vc fazer conexao entre estacoes que vc precisa sair da estacao e ir pra outra. Ou entao pegar um onibus, etc… De acordo com o site, o limite eh de 90 minutos, em conexoes ilimitadas. Veja mais: http://www.ratp.fr/en/ratp/r_61635/ticket-t/