Pegar o metrô todos os dias não é fácil. Sobretudo nas horas de pico. Por isso, eu respeito algumas regras para facilitar a vida no metrô de Paris, esse espaço confinado e poluído. Veja quais são elas nesse artigo.
Não deixe de ler nosso guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o metro de Paris: preço, tickets e passes, mapa, horário, como usar, as linhas, as estações mais próximas dos principais pontos turísticos, qualidades, defeitos, o que evitar e muito mais!
| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Oito regras no metrô de Paris
Pessoas que não conhecem ou que não respeitam os hábitos locais dentro do metro de Paris costumam irritar profundamente os parisienses, geralmente estressados.
Os turistas em geral são desculpados. Mas, para evitar cara feia ou até mesmo uma multa, conheça oito regras para você se comportar no metrô como um verdadeiro parisiense.
- Essa é a regra mais importante: se você estiver utilizando o ticket de papel, não o jogue fora logo depois de ter passado pela catraca, guarde-o até sair da estação! Os fiscais da RATP adoram abordar os turistas desavisados e multá-los pela falta do ticket. Se você estiver utilizando o cartão Navigo Découverte, não deixe de colar a sua foto e escrever nome e sobrenome.
- Se, ao entrar no metrô, for abordado por alguém oferecendo tickets, desvie, mude de caminho, não dê nenhuma atenção. São malandros em plena tentativa de venda de tickets incorretos.
- Se você ficar parado nas escadas/esteiras rolantes, fique à direita. O lado esquerdo deve ficar livre para os super-apressados/estressados, que sobem a escada rolante correndo como loucos.
- Se o vagão estiver lotado, não use os assentos móveis situados ao lado das portas. Estes assentos devem ser usados somente quando o vagão estiver vazio.
- Quando o metrô chegar na plataforma de embarque, não fique parado diante das portas barrando a passagem. Quando o vagão parar na sua estação, desça do carro, liberando a porta, e em seguida entre novamente. Outra dica se estiver diante da porta: abra-a quando chegar na estação se perceber que quem está atrás de você vai descer.
- Não se assuste com a correria dos parisienses nos corredores do metrô. É assim mesmo. O flanar dos parisienses é mito. Os turistas sim, flanam. Os parisienses, nunca. Eles andam sempre muito rápido, seja dentro ou fora do metrô. Temos a impressão que todos estão atrasadíssimos. Não sei explicar o porquê, mas nos corredores do metrô eles aceleram mais ainda o ritmo. Aconselho fingir que está apressado e apertar o passo. Assim, os pickpockets (batedores de carteiras) vão confundi-lo com um local e lhe deixarão em paz.
- Por falar em batedores de carteiras, outra dica para evitar ser vítima de um deles é usar bolsas e mochilas voltadas para a frente e não colocar nada nos bolsos de trás da calça nem nos bolsos externos dos casacos.
- Se todas as pessoas em volta de você estiverem de cara fechada, não se preocupe. É assim mesmo. Ali todos estão apressados, correndo para o trabalho, voltando para casa, cansados, ocupados e ninguém tem o menor interesse ou paciência com o outro ao lado. Sobretudo se ele for sorridente.
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Leia também:
- Metrô de Paris – Guia completo: como usar, mapa, preço
- Qual tipo de passe de metrô de Paris vale mais a pena comprar?
- O cartão Navigo Découverte: como fazer, onde fazer e onde usar
- Como economizar com transporte em Paris
- Como ir dos aeroportos até Paris
- As mais diferentes estações do metro de Paris
- Algumas regras do metrô de Paris
- Navigo Easy: o novo cartão de transporte do metrô parisiense
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
196 Comentários
Fabio
Pra quem enfrenta o trem e metro de SP todos os dias, o metro de Paris, Londres, NY, Toquio é moleza.
Marluce Cruz Cruz
Fui visitar o Castelo de Versalhes com uns amigos e pediram pra guardar o bilhete do metro, e quando fui abordada pude apresentar, isso é muito importante para nós turistas.
Flávia
Sim, muita atenção ao item 6, estivemos em Paris agora em maio e por duas vezes fomos parados pelos controladores de bilhetes, uma vez na estação da torre( turística)…
Fabiola Francisco
Desculpe . Isso é dica para qualquer metrô em qualquer lugar do mundo. Aqui em São Paulo é a mesma coisa, ainda assim pessoas ignoram a faixa que diz ‘ deixe a esquerda livre ‘ . Sou a favor de um curso em Paris para aprender a usar metrô.
Paula
A única coisa que quase aconteceu foi uma provável pick Pocket pedir para passar junto comigo na catraca do metro. Ela me.chamou pensei que eu tinha deixado cair alguma coisa. Aí disse deixa eu passar a catraca com você. Kkkkkkkkk. Sai daí minha filha. Disse : não é fui embora. Pior que tem umas estações que as catracas com aquelas portinhas de acrílico são bem frouxas e daria pra passar duas pessoas.
Mas isso foi tentativa. O que aconteceu mesmo foi um problema que até hoje não entendi na volta de Versailles. O ticket , meu e de algumas pessoas, tava sendo recusado. O ticket pra Versailles que comprei dois de ida e volta. Aí não passava e eu já tava pensando em comprar outro, quando coloquei de novo e passou. Vai entender…
Simone
Ótimas dicas!! A dica número 2 é importante! Sentei no banquinho com o metrô cheio e somente aí li a placa que fica na parede!!
Marcia
Todo mundo reclama do mau humor do parisiense. Ou eu sou muito sortuda ou minha cara é muito simpática (rsrsrs). Tem gente muito prestativa pelas ruas. Um deles me acompanhou até a esquina para me mostrar o caminho a seguir, já que eu não falava francês e ele não falava inglês (ou Porutuguês). No metrô, pergunto se estou tomando o trem certo (especialmente o RER) e acabo emendando num papo. Mas com certeza o fato de eu seguir essas regrinhas acima conta muito.
Fabiana Degan
Gostaria de saber que metro posso utilizar para ir da região próxima a Torre para a Gare du Nord. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Fabiana, qual o endereço?
Abraços.
Vera
Estive em Paris em julho de 2013 e passarei por lá em julho de 2016. Como presenciei tudo que o Rodrigo disse, acho interessante as suas dicas,
pois afinal quado estamos em um país que possui sua cultura diferente temos que nos adaptar. Pena que não tive estas dicas quando eu estive em Israel, Turquia, Grécia e outros paìses da Europa que também deparamos com culturas bem diferentes.
Graziella Valentim
O item 2 é muito importante! Quando fiz intercâmbio em Paris, sempre pegava metro Balard que era terminal. Costumava me sentar nesses bancos retráteis pois ficam pertinho da porta. À medida que foi enchendo o vagão começaram a me olhar de “cara feia” e eu me perguntava: Oque fiz de errado? Até que uma senhora resmungou que era pra me levantar pois estava sentada ocupando o espaço de 2 ou 3 pessoas de pé! Me levantei imediatamente e pedi desculpas…. Depois ri da minha própria “inocência” e sempre aviso! rsrsrsrs