Pegar o metrô todos os dias não é fácil. Sobretudo nas horas de pico. Por isso, eu respeito algumas regras para facilitar a vida no metrô de Paris, esse espaço confinado e poluído. Veja quais são elas nesse artigo.
Não deixe de ler nosso guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o metro de Paris: preço, tickets e passes, mapa, horário, como usar, as linhas, as estações mais próximas dos principais pontos turísticos, qualidades, defeitos, o que evitar e muito mais!
| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Oito regras no metrô de Paris
Pessoas que não conhecem ou que não respeitam os hábitos locais dentro do metro de Paris costumam irritar profundamente os parisienses, geralmente estressados.
Os turistas em geral são desculpados. Mas, para evitar cara feia ou até mesmo uma multa, conheça oito regras para você se comportar no metrô como um verdadeiro parisiense.
- Essa é a regra mais importante: se você estiver utilizando o ticket de papel, não o jogue fora logo depois de ter passado pela catraca, guarde-o até sair da estação! Os fiscais da RATP adoram abordar os turistas desavisados e multá-los pela falta do ticket. Se você estiver utilizando o cartão Navigo Découverte, não deixe de colar a sua foto e escrever nome e sobrenome.
- Se, ao entrar no metrô, for abordado por alguém oferecendo tickets, desvie, mude de caminho, não dê nenhuma atenção. São malandros em plena tentativa de venda de tickets incorretos.
- Se você ficar parado nas escadas/esteiras rolantes, fique à direita. O lado esquerdo deve ficar livre para os super-apressados/estressados, que sobem a escada rolante correndo como loucos.
- Se o vagão estiver lotado, não use os assentos móveis situados ao lado das portas. Estes assentos devem ser usados somente quando o vagão estiver vazio.
- Quando o metrô chegar na plataforma de embarque, não fique parado diante das portas barrando a passagem. Quando o vagão parar na sua estação, desça do carro, liberando a porta, e em seguida entre novamente. Outra dica se estiver diante da porta: abra-a quando chegar na estação se perceber que quem está atrás de você vai descer.
- Não se assuste com a correria dos parisienses nos corredores do metrô. É assim mesmo. O flanar dos parisienses é mito. Os turistas sim, flanam. Os parisienses, nunca. Eles andam sempre muito rápido, seja dentro ou fora do metrô. Temos a impressão que todos estão atrasadíssimos. Não sei explicar o porquê, mas nos corredores do metrô eles aceleram mais ainda o ritmo. Aconselho fingir que está apressado e apertar o passo. Assim, os pickpockets (batedores de carteiras) vão confundi-lo com um local e lhe deixarão em paz.
- Por falar em batedores de carteiras, outra dica para evitar ser vítima de um deles é usar bolsas e mochilas voltadas para a frente e não colocar nada nos bolsos de trás da calça nem nos bolsos externos dos casacos.
- Se todas as pessoas em volta de você estiverem de cara fechada, não se preocupe. É assim mesmo. Ali todos estão apressados, correndo para o trabalho, voltando para casa, cansados, ocupados e ninguém tem o menor interesse ou paciência com o outro ao lado. Sobretudo se ele for sorridente.
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Leia também:
- Metrô de Paris – Guia completo: como usar, mapa, preço
- Qual tipo de passe de metrô de Paris vale mais a pena comprar?
- O cartão Navigo Découverte: como fazer, onde fazer e onde usar
- Como economizar com transporte em Paris
- Como ir dos aeroportos até Paris
- As mais diferentes estações do metro de Paris
- Algumas regras do metrô de Paris
- Navigo Easy: o novo cartão de transporte do metrô parisiense
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
196 Comentários
Alex Maria
Um dica que eu daria é: nunca fale português no metrô, e nunca jogue fora o seu bilhete após entrar no metrô.
E sempre jogue fora seu bilhete ao sair do metrô.
O parisiense não gosta de papo dentro do metrô, mas são educados.
Kelly M.
Ótimo esse post! Seguindo essas orientações, com certeza, todos terão excelentes momentos no metrô parisiense, que por sinal, possui a malha ferroviária muito boa! É possível visitar toda a cidade!
Cinthya
Olá, tenho uma dúvida: em alguns momentos no metrô de Paris eu utilizei o mesmo bilhete para entrada em estações de metrô diferentes e passava na boa. Fiz isso porque em algum blog li que, num intervalo de 1h, eu poderia utilizar o mesmo bilhete. Todavia, em uma vez (e a última kkk) isso não deu certo e os fiscais vieram “conversar”. Como eu tinha bilhetes novos comigo, justifiquei que havia trocados os bilhetes e, por pouco, não fui multada. Afinal: é certo ou não? E por que será que em muitas vezes a catraca abria?
Rodrigo Lavalle
Cinthya, sim, o site da empresa de metrôs RATP diz que é possível usar o mesmo bilhete para entrada em estações de metrô diferentes desde que o intervalo entre a primeira e a última validação seja, no máximo, de 1h30.
Andrea Niederauer Cubas
Creio que a maneira mais adequada para evitar os ” controladores” é a carte navigo ( claro que para quem vai ficar mais de 1 semana). Meu marido e eu fizemos as nossas e sempre que chegamos a Paris carregamos as mesmas. Ainda temos a facilidade de escolher se queremos andar de metro, de RER, de ônibus… Só cuidando a abrangência da mesma – para ir até Orly, por exemplo, é necessário comprar mais um ticket. Acho que vocês aqui do CP já escreveram sobre isso detalhadamente, não foi??
Rodrigo Lavalle
Andrea, sim, escrevemos nesse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2009/07/08/comparacao-entre-o-passe-paris-visit-e-o-carnet-para-metro-e-onibus/.
Abraços.
Ligia Fujita
Sempre fui bem compreendida com meus sorrisos sendo no metro ou na rua. Cordialidade e empatia são reflexo de uma boa educação. O que percebi foi o que o Ivan mencionou, em outras cidades por onde passei tão ou mais movimentadas que Paris, foi um nível de educação maior do que a dos Parisienses.
Ivan
Realmente metrô em Paris é uma loucura! Sem falar nos labirintos que são algumas estações, como a Chatelet, é uma verdadeira maratona sair do metrô pra pegar o trem. E realmente as pessoas parecem que estão constantemente apressadas e não se importam nenhum um pouco em lhe dar um empurrão pra conseguir passagem! Estive em Berlim e Londres antes de Paris, e nessas cidades apesar da mesma correria, as pessoas são mais educadas!
Maurício Christovão
Faço o possível para me disfarçar de local, mas acho que a mochila e o boné me denunciam…
Quanto a ficar à direita nas escadas e nas esteiras rolantes, aprendi rápido, logo da primeira vez. O lance dos banquinhos nem desconfiava e uma vez abri o banquinho com o vagão cheio, mas como raramente andamos de metrtô na hora do “rush”, isso não vai se repetir.
Dillemba
Certo dia uma senhora sentou a meu lado no metrô e como eu estava calada ela não tinha como saber que eu era turista. Aí entrou um desses cantores de metrô. Ela imediatamente fechou a expressão, me olhou significativamente, revirou os olhos e fez uma bufada de desagrado para o coitado. Era um dos meus primeiros dias em Paris, ele poderia cantar Atirei o Pau no Gato que eu acharia ma-ra-vi-lhooo-so, mas para me fazer de parisiense azeda reprimi a vontade de bater palmas e continuei nosso diálogo mudo de erguidas de sobrancelha e bufadas. Ai, que saudade!
Rodrigo Lavalle
Dilemba, essa é uma maneira fácil de distinguir os parisienses dos turistas: os que bufam e reviram os olhos para os músicos do metrô e os que vibram e batem palma. Não sou parisiense mas bufo e reviro os olhos.
Abraços.
Vera Jordão
Adora essas dicas! E adoro brincar de me “camuflar” de local quando estou em Paris, pra ver se cola…. e acho que cola, pois pessoas perdidas, até francesas, vieram me pedir informações de ruas…. rsrsrs
Helena Pereira
Adorei as dicas! Se bem que já as havia adotado, pois aprendi com os anos de experiência. O que mais gostei foi o comentário sobre o curso avançado dos controladores, kkkkkkkk.