Melhor nos habituarmos com os ratos de Paris. Problema insolúvel. Encontramos os bichinhos em todos os locais da capital: nos jardins, restaurantes, lojas…

Antes, eu entrava em pânico. Agora, trinta anos mais tarde, fico indiferente. O problema não tem solução.

Quando eles aparecem de novo, chamo mais uma vez o serviço de desratização sabendo que o resultado é precário. Na esfera doméstica, não são ratos e sim camundongos. Mesmo assim o resultado é de curta duração.

E a situação fica muito pior quando temos obras no bairro, sobretudo obras no sub-solo de Paris. Aí a coisa fica difícil. Os ratos e camundongos, perturbados nos seus hábitos, sobem ou procuram novos lugares e se esparramam para todos os lados.

Normalmente eles não circulam nos quartos e ficam restritos aos espaços onde encontram migalhas como cozinha e sala de jantar. Uma solução higiênica é guardar todos os alimentos em caixas herméticas.

Outra solução, além das ações das empresas especializadas, é usar e abusar das tradicionais ratoeiras. Os ratinhos que aparecem em casa, mostram uma preferência pelo queijo de cabra maduro. Atraídos por este cheiro, caem na armadilha. Se o marido não estiver em Paris, jogo tudo fora e compro outra ratoeira idêntica. Marido não consegue entender porque não posso pegar o bichinho desmaiado e fechá-lo em um saco plástico. Coisas de francês.

Ao longo dos anos li muitos comentários dos leitores sobre ratos nos restaurantes e nas lojas de Paris. Melhor vocês se habituarem e observarem este bichinho através da imagem simpática veiculada pelo filme Ratatouille.

Ratos no jardim do Louvre

Ratos no jardim do Louvre

Recentemente, a revista lepoint.fr publicou fotos do fotógrafo francês Francolom Xavier de ratos no jardim entre o Louvre e o Tuileries. Atraídos pelas migalhas dos piqueniques, eles “sobem” durante o dia, tranquilos, e circulam entre as pessoas. Parece que as crianças ficam encantadas com estes bichichos mais verdadeiros que o desenho animado.

E a revista LeFigaro.fr mencionou o problema em outro artigo ilustrando com vídeos de turistas publicados no You Tube. Se quiserem ver é só clicar aqui.

Ainda bem que estes grandes não entram nos apartamentos. Porque aí não saberia qual rumo tomar.

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris