Por Guilherme Tampieri
Pedalar pode ser um ato político, uma forma de se exercitar, uma atividade preventiva a doenças, um esporte, um lazer, uma escolha para se deslocar, uma maneira agradável de conhecer novos lugares, entre outras inúmeras possibilidades prazerosas, saudáveis, limpas e econômicas.
Conhecer uma cidade pedalando é uma das mais inteligentes e deliciosas experiências que uma pessoa pode ter. Em Paris não é diferente. Em cima de uma bicicleta, explorar as lindas ruas, pontes, os 20 arrondissements, conhecer a Torre Eiffel, a parte externa do Louvre, a Champs-Élysées, ir a bares e restaurantes e todos os outros belos e interessantes símbolos da cidade, é uma aventura prazerosa, agradável e marcante.
Como no Brasil, as cidades francesas, incluindo Paris, possuem regras específicas para quem quiser pedalar. São simples, mas precisam ser seguidas para sua pedalada não se tornar um problema e/ou uma multa de algumas dezenas de euros.
Antes de falar sobre as sinalizações e dar dicas de como pedalar pela Cidade Luz, seguem algumas informações que lhe situarão sobre como Paris está com relação ao incentivo do uso da bicicleta.
A última atualização oficial, de 2013, apontou que a cidade possuía mais de 730 kms de vias para ciclistas divididas entre ciclovias na rua e na calçada, pistas compartilhadas com ônibus com velocidade limitada para garantir a segurança do ciclista e o duplo sentido ciclável. Minha experiência de pedalar por Paris todos os dias me deixa afirmar que, via de regra, os motoristas de ônibus são bastante corteses com os ciclistas, especialmente com os que usam o Vélib’.
Você deve estar se perguntando: o que é duplo sentido ciclável? Os chamados “doubles sens cyclabes” são ruas nas quais é permitido somente ao ciclista trafegar no contrafluxo. Onde existe tal permissão, a sinalização é feita por placas e pinturas nas ruas.. Há também as placas que regulamentam o avanço do sinal vermelho somente para ciclistas, como a foto abaixo. Quando encontrar essa placa, repare o sentido da seta, veja se está vindo algum outro veículo e siga seu percurso.
O Vélib’
Vélib’ é o nome do sistema de bicicletas compartilhadas de Paris. Ele é reconhecidamente um dos melhores sistemas do mundo e possui cerca de 1.600 estações e quase 20.000 bicicletas espalhadas por Paris e na periferia da cidade.
Com 1,70 euros, você pode ter acesso ao sistema por um dia. A tarifa para uma semana é de 8 euros. Para o passe anual, é interessante consultar o site do sistema. Com esse passe, você pode usar, com limite de tempo de 30 a 45 minutos, quantas vezes quiser o sistema ao longo do dia/semana/ano. Após os 30 minutos, você precisa depositar a bicicleta numa estação, esperar alguns minutos (cerca de três) e pegar novamente.
O maior desafio de pedalar em uma nova cidade é a falta de conhecimento sobre o território e o trânsito da cidade: onde virar, quando seguir, onde parar, quais placas são para o ciclista, como os motoristas e motociclistas se comportam, quais as regras e etc.
Saber quais sinalizações são dedicadas aos ciclistas é um bom instrumento para se pedalar com mais segurança. Abaixo estão as sinalizações básicas que o ciclista precisa saber para pedalar em Paris ciente das regras básicas. Ao contrário do Brasil, em Paris a sinalização proibitiva aos ciclistas está em vermelho e a permissiva em azul.
Indica que o local é uma pista ciclável (piste ou bande) aconselhada e reservada às bicicletas* e proibida aos motoristas e pedestres de transitar e parar.
Fim da pista ciclável indicada acima.
Direção aconselhada às bicicletas.
Ao contrário do Brasil, essa placa quer dizer “Acesso interditado às bicicletas”.
Circulação proibida para todos os tipos de veículos.
Via reservada à circulação de transportes coletivos e bicicleta. Sem essas placas, a circulação dos ciclistas é proibida nas pistas dos ônibus.
Indica que o local é uma via ciclável (piste ou bande) obrigatória para as bicicletas.
Fim da pista indicada na placa acima.
Contrafluxo (duplo sentido) permitido aos ciclistas.
Proibido ir no contrafluxo, exceto o ciclistas. Observação: em Paris, cada dia mais há essas placas que permitem as ciclistas circular onde é contramão aos demais veículos. Andar nessas contramãos ajudam a encurtar o caminho.
Esse símbolo é da Zone de Rencontre. Essas zonas são ruas ou conjunto de ruas que tem por objetivo dar segurança e prioridade a quem anda a pé e de bicicleta e fazem parte de uma nova legislação francesa. Nelas, os pedestres podem circular sobre a rua e têm a prioridade sobre todos os veículos (incluindo a bicicleta), à exceção do tramway. As bicicletas podem circular nos dois sensos nessas zonas. Há também as Zone 30, ou Zonas 30, que têm objetivo similar à Zone de Rencontre, mas com limite máximo de 30km/h.
Fim da Zone de Rencontre.
Placa que informa ao ciclista a kilometragem restante para determinados locais da cidade. Com elas, você pode se orientar para ir ao ponto X ou Y.
Rota reservada exclusivamente para a circulação de pedestres, bicicletas, patinetes, skates e pessoas à cavalo.
* na lei, o termo correto é ciclos, ou seja, as bicicletas de duas ou três rodas e não os ciclistas.
Cinco observações:
- Você pode chegar em todos os pontos turísticos da cidade pedalando!
- Cerca de ⅓ das ruas de Paris possuem velocidade máxima de 20km/h ou 30km/h. Isso lhe dará segurança para pedalar por elas e lhe fará compreender a importância de compartilhar a rua com os demais usuários (motoristas, motociclistas e etc).
- Planeje bem a sua rota antes de sair para garantir que chegará no tempo que você precisa e quer.
- Se for a primeira vez que você pedala em Paris, aceite o fato de que você irá se perder, mas não se preocupe. Há lugares lindos na cidade que você não planejava visitar e no desvio do roteiro você poderá encontrá-los. Além disso, se perder pelas ruas de Paris é uma delícia e há estações do Vélib’ (se for o caso) por toda a cidade e também mapas nos pontos de ônibus e nas estações de metrô para você consultar.
- Na França, é permitido a carros e motos fazerem cruzamentos que nós brasileiros não vemos nas cidades do Brasil. Fique atento!
Descobrir uma cidade de bicicleta faz você ter uma perspectiva única e apaixonante sobre aquele local e sobre você mesmo. É possível que, a partir do momento em que você viver essa experiência, você se apaixonará pelo que chamamos de cicloturismo.
Observação do Conexão Paris
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E que tal aprender a pedalar ou praticar um pouco antes de vir para Paris?
No Brasil, pessoas têm se mobilizado e organizado para tornar o país tão agradável para quem quiser pedalar quanto cidades referência mundo afora. Um bom exemplo é a Rede Bike Anjo. Formada por mais de 1200 pessoas em 200 cidades, os bike anjos têm feito um serviço incrível à sociedade. Em todo o território nacional, eles têm ensinado pessoas a pedalar e estimulado, com segurança, novos ciclistas a usarem a bicicleta como modo de transporte nas ruas brasileiras.
Caso você queira pedalar em sua cidade antes de vir para Paris, chame um bike anjo:bikeanjo.org. O trabalho dos anjos e anjas é gratuito, estimulante e apaixonante!
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30 Comentários
Alejandro Trabaro
Flávia, existem várias locadoras de moto na cidade. Eu não conheço nenhuma pessoalmente para indicar. Pesquisando achei essa http://www.louerunevespa.com/ mas repito que não utilizei os serviços.
Abraços.
Ester Saragiotto
Simplesmente fantástico.
Ver Paris da forma que vi ontem inesquecível.
Obrigada por esta emoção.
Ester
Cristiane
Olá Rodrigo,
eu e meu marido chegaremos em Paris no dia 24 de setembro. Fiquei interessada no sistema do Velib. Pretendia conhecer à pé, mas achei o sistema uma “mão na roda”, rsrsrs. Bem, nas estações existe um mapa indicando outras estações? Minha dúvida é onde deixar a bicicleta no caso de visita a algum monumento… Abraços e obrigado pelas dicas. Programei minha viagem em função dos posts e recomendações. Quando retornar, vou deixar meus pitacos também!
Rodrigo Lavalle
Cristiane, na estações existe um mapa da área próxima, não de Paris inteira. Sugiro que você baixe o aplicativo da Velib’ para o seu smartphone. Com ele é possível saber onde ficam as estações próximas, se há vagas para devolver as bicicletas, se há bicicletas disponíveis, etc.
Abraços.
FLAVIA de carvalho
ola!
Eu e meu noivo chegaremos em Paris dia 07/04.
Gostaríamos de saber se existe algum lugar que alugue moto para passearmos. Abraços e Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Flávia, existem várias locadoras de moto na cidade. Eu não conheço nenhuma pessoalmente para indicar. Pesquisando achei essa http://www.darcos-location.com/ mas repito que não utilizei os serviços.
Abraços.
Mauricio Christovão
Gosto de bicicleta. Respeito bicicleta e procuro ajudá-las sempre que possível, porém…Há sempre um porém. O motorista brasileiro é impaciente e indisciplinado, e os ciclistas estão indo pelo mesmo caminho, já trilhado com louvor pelas motos, que se acham com prioridade divina. O fato de na França serem permitidas bicicletas na contramão não quer dizer que o mesmo sirva para o Brasil. Já deixei de atropelar alguns temerários ciclistas que surgiram repentinamente em sentido contrário, e enquanto pedestre, atravessando na faixa, com o sinal fechado, algumas vezes quase fui atropelado por bicicletas e motos que acham que sinal(farol, semáforo) é só para carros. Felizmente os reflexos do sessentão ainda estão em dia e por enquanto vamos escapando…
Celia C, Santos
Há bikes com rodinhas para quem ainda anda sem segurança no equilibrio?
Rodrigo Lavalle
Célia, infelizmente no sistema Vélib’ não há bikes com rodinhas.
Abraços.
REGINALDO ROCHA DE SOUSA
Olá,
Estarei indo no proximo dia 20/03 com uma criança de 5 anos. Há bicicletas para crianças ou com cadeirinhas para levá-la?
Rodrigo Lavalle
Reginaldo, nas bicicletas públicas Vélib’ não há modelos para crianças e nem com cadeirinhas.
Abraços.
Felipe Alves
Massa o texto, Gui! Incrível como as “novidades” do duplo sentido ciclável e da conversão livre a direita em semáforos já são utilizadas há décadas pelos “bicicreteiros” no Brasil, e vejo alguns novos ciclistas querendo criminalizá-los…
Silvia
Melhor passeio em Paris foi o “Meia noite…” Ano que vem queremos fazer o diurno com piquenique. Também soube da mega ciclovia em toda a Europa, esta também é empolgante!!!
Marilia Boos Gomes
Prezada Maria Lina, boa noite!
Ano passado concluí, com absoluta certeza, de que o s motoristas franceses são pacientes demais. Tenho comentado isso sempre que tenho oportunidade.
Às margens do Sena, principalmente, vi pessoas trafegando em bicicletas, patinetes, skates, motos e patins em meio ao trânsito parisiense em igualdade de condições, e comentei com meu companheiro de viagens que jamais havia visto algo parecido.
Há pouquíssimos anos, aqui no Rio, uma empresa particular de propriedade de conhecido apresentador de TV e parceira de um grande Banco, começou a incentivar o uso da bicicleta não só como veículo de lazer, mas como meio de transporte.
A idéia foi sendo aceita e agora há muitos postos de aluguel desses veículos espalhados pela cidade.
Mal começou a expansão das bikes, as reclamações dos motoristas de automóvel também começaram. Motivos: que as bicicletas ocupam espaço de X automóveis… que os estacionamentos nas ruas já são precários “e agora estão enchendo a cidade com essas bicicletas “… que isso, que aquilo, e por aí vai.
Fica difícil. Muito difícil.
Cordial abraço.