De acordo com o blog BoF (que trata do lado mais negócios do mundo da moda), nos últimos cinco anos o mercado da moda masculina vem crescendo mais que o seu correspondente feminino. Entre as razões citadas pelo site para explicar esse crescimento estão a maior quantidade de informação sobre moda masculina e o fácil acesso a ela através da internet; a praticidade das compras online; o surgimento de novos ídolos “fashion” masculinos no campo do entretenimento e dos esportes; a entrada da China e de outros países emergentes no mercado e, principalmente, uma mudança no comportamento masculino com uma maior abertura das novas gerações de homens em relação à moda, ao estilo pessoal e às compras.
Mesmo em Paris, que sempre foi uma cidade onde a maioria dos homens é style conscious e sente prazer em se vestir, esse aquecimento do mercado é sentido. Nos últimos tempos novas marcas e lojas especializadas em moda masculina surgiram na cidade. Além disso, as grandes e tradicionais lojas de departamentos (Galeries Lafayette, Printemps e Bon Marché) estão investindo cada vez mais na expansão e melhoramento de suas seções masculinas. Os grandes conglomerados de luxo franceses também estão jogando pesado, comprando e repaginando marcas tradicionais e um pouco “empoeiradas” (Brioni, Berlutti) para que elas se tornem atraentes aos novos consumidores.
Até aqui no Conexão Paris esse interesse é sentido. Cada vez mais os leitores homens têm nos pedido matérias e dicas sobre moda masculina e estilo dos parisienses. Nesse primeiro artigo apresento algumas marcas e lojas francesas pouco conhecidas no Brasil:
– Celio*
A marca do cidadão médio francês. Básica, para o dia e dia, barata e, na maioria das vezes, correta (nas coleções de verão sempre há algo de gosto duvidoso). Vende todos os itens do guarda-roupa masculino, de camisetas a ternos passando pelas cuecas e sapatos. Vem tentando se modernizar e acompanhar as tendências da moda masculina. Possui dezenas de lojas espalhadas por Paris.
4 rue Halevy, 75009 • metrô linhas 3, 7 e 8; estação Opéra • celio.com
– The Kooples
Marca jovem e atual influenciada pela alfaiataria inglesa e pelo rock ‘n’ roll. Ternos em tecidos tradicionais e cores sóbrias mas com corte mais próximo ao corpo. Vende também camisetas e jeans. Sua linha secundária, The Kooples Sport, é mais básica e colorida. Possui dezenas de lojas espalhadas por Paris.
191 rue St Honoré, 75001 • metrô linha 1; estação Tuileries • thekooples.com
– De Fursac
Marca especializada em ternos e roupas formais com abordagem minimalista e clean. Mais tradicional, sofisticada e cara que as anteriores. Possui dezenas de lojas espalhadas por Paris.
112 rue de Richelieu, 75002 • metrô linhas 8 e 9; estação Richelieu – Drouot • defursac.fr
– A.P.C.
Marca de moda urbana ícone do cool francês. A proposta é fazer o jeans perfeito, a camiseta branca perfeita, o moleton cinza perfeito, a marinière perfeita, a parka militar perfeita. Tudo atemporal e sem afetações fashion. Possui várias lojas espalhadas por Paris.
3 boulevard des Filles du Calvaire, 75003 • metrô linha 8; estação Saint-Sébastien – Froissart • apc.fr
– AMI
A atual marca queridinha da mídia e dos moços franceses que gostam de uma moda casual. Eu não entendo o alvoroço. Muitas dessas novas marcas contemporâneas francesas pegam a fórmula da A.P.C. e adicionam as tendências de moda do momento.
109 boulevard Beaumarchais, 75003 • metrô linha 8; estação Saint-Sébastien – Froissart • amiparis.fr
– Citadium
A loja de departamentos da juventude francesa. São mais de 250 marcas de streetwear espalhadas em 4 andares. Aqui você vão encontrar marcas como Vans, Carhartt, G-Star, Cheap Monday, Levi’s, etc. Estão sempre promovendo eventos relacionados a cultura urbana: skate, grafiti, hip-hop.
56 rue de Caumartin, 75009 • metrô linhas 3 e 9; estação Havre – Caumartin • citadium.com
– L’Eclaireur
O extremo oposto da Citadium, a L’Eclaireur é conceitual, adulta, avant-garde e um pouco dark. Vende poucos e bons estilistas.
40 rue de Sévigné, 75004 • metrô linha 1; estação Saint-Paul • eclaireur.com
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
25 Comentários
Jorge
Ola, muito legal o post. Estou em Paris faz uma semana, e gostaria de saber se sabe me informar onde encontro colares masculinos do tipo de couro sintético com preços acessiveis..pulseiras também..agradeço muito obrigado
EDISON LEMOS
Oi Rodrigo,
Preciso comprar um óculos Vuarnet modelo 003. sei que existem muitas lojas em Paris que revendem essa marca, mas estou com dificuldades de encontrar esse modelo.
Sabe informar o endereço de alguma loja própria ou loja que tenha uma boa varidade de modelos dessa marca?
Agradeço sua ajuda!
Rodrigo Lavalle
Edison, a loja da marca é a CONCORDE OPTIQUE, 28 rue Boissy D’Anglas, 75008.
Abraços.
Alvaro Coutinho
Legal … juntaria a elas a Loft (http://www.loftdesignby.com/), bem legal, com malhas otimas … Tem linha feminina tambem …
Rodrigo Lavalle
Álvaro, obrigado pela dica.
Abraços.
Jô Tavela
Olá Ariane, vi seu comentário e não resisti tive que comentá-lo, pois estarei em Paris em agosto e ficarei hospedada no mesmo apartamento que você quer alugar em janeiro, também aluguei pelo site da MonParis, fiz todo meu roteiro levando em consideração a localização do apartamento e terão dias que não vou usar metro,(assim espero), quando retornar da minha viagem te falo quais foram minhas impressões sobre o local e a região. abçs
Ariane
Olá, Rodrigo!
Acompanho o blog diariamente e sempre me surpreendo com o conteúdo postado aqui 🙂
Irei à Paris no início de 2015 e gostaria de saber a sua opinião sobre o seguinte endereço: 34, rue Saint Dominique, localizado no 7ème. Vc acha uma boa opção? Trata-se de um apartamento para alugar do site MonParis. É de fácil acesso para os principais pontos turísticos? Obrigada desde já e desejo que o Conexão Paris continue a surpreender positivamente os leitores! Abraços!
Rodrigo Lavalle
Ariane, a região é ótima e segura. A rue Saint Dominique é uma rua de comércio: lojas, cafés, restaurantes. Você vai estar relativamente perto do circuito turístico e poderá ir a pé a vários deles.
Abraços.
Marcelo
Comprei da marca Celio até em Bologna, barato e moderno. Mas gosto muito da Zara francesa, diferente da mesma no Brasil, que sofre muito mais influencia dos EUA. Valeu!
Rodrigo Lavalle
Marcelo, a Zara masculina francesa tem estado muito boa nos últimos tempos.
Abraços.
Tânia
Oi, Rodrigo. Adorei esse post! Estou indo à Paris no final deste mês e ja sei onde procurar vestuários para meus filhos e marido!
Adoro suas dicas! Já incluí várias no meu roteiro!
Muito obrigada! Abç.
Larissa
Oi Rodrigo!
Faltou a Loft ai heim?!
Bjao
Rodrigo Lavalle
Larissa, faltaram muitas lojas! Citei essas porque as considero importantes e resumem bem os vários estilos: formal, informal, casual, esportivo, pop, básico, conceitual.
Abraços.
Lucas
Citou as lojas, citou as marcas, citou os endereços… Mas falar do estilo parisiense propriamente dito que é bom, nada. Nem postou fotos autoexplicativas, fotos das tribus urbanis, só das lojas…
Rodrigo Lavalle
Lucas, como eu escrevi no post esse é o primeiro artigo da série sobre moda masculina. Já escrevemos um outro artigo sobre alguns tipos de homens parisienses: https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/10/homens-parisienses/. Porém o Conexão Paris não é um blog especializado nem em moda e nem em street style.
Maria de Lourdes do Amaral
Gostaria de estar a par de todos os lançamentos da A.P I.