A meteorologia veio complicar a situação tensa provocada pelas greves da SNCF e da RATP que ocasionam interrupções dos transportes urbanos e ferroviários.
Transportes
Na quarta feira, peguei o TGV para Lausane e todos os vagões estavam entupidos com passageiros viajando em pé ou acomodados nos espaços bagagem. Como os trens para Dijon tinham sido anulados, a tática dos passageiros que ficaram a ver navios foi subir no primeiro trem que os levasse até lá. E o Paris/Lausanne fazia escala em Dijon.
Anotem: esta prática tem o acordo da SNCF. Se um dia seu trem for anulado, suba no seguinte. Mas atenção, você poderá pegar somente as poltronas vagas. Os passageiros “oficiais” tem prioridade.
Como a greve comemora sua terceira ou quarta semana, os parisienses estão tensos, prevendo situações dramáticas com a chegada das férias de verão.
Para agravar a tensão, a chuva contínua inundou as vias férreas de certas regiões paralizando completamente os trens em certos trechos. Chambord, o maravilhoso castelo do Vale do Loire, estava alguns dias atrás com os pés dentro d’água.
Algumas autoestradas estiveram fechadas por causa de trechos inundados. A A10, direção Orléans, viveu a situação de 650 automobilistas bloqueados.
Aqui você fica sabendo informações constantemente atualizadas sobre o metrô e o RER.
Roland Garros
A chuva é também um grande problema para os organizadores, participantes e público do Roland Garros.
O campeonato está devagar, com vários jogos anulados todos os dias. Um cenário catástrofe para as pessoas e empresas envolvidas.
Como os jogadores precisam de 24 horas de descanso, o atraso do calendário poderá acarretar a mudança da data dos jogos. Esta situação clássica no mundo do tênis – Roland Garros terminou na segunda em 2012; Wimbledon viveu o mesmo problema em 2001 – não deixa de ser complicada para todos.
Sobretudo para a Federação Francesa de Tênis que deve pensar nos espectadores que compraram seus ingressos, nos canais de TV e nos profissionais.
Por enquanto o campeonato está sendo compactado, quer dizer, os jogos anulados sendo transferidos para os dias seguintes. E todos torcem para que a chuva pare.
O público tem que ter paciência, mas por outro lado ele pode contar com a sorte. Em situações como esta os espectadores podem ver mais matchs por dia por causa da transferência dos anulados para o dia seguinte. Ou então, aqueles que possuem uma entrada para a final do torneio com direito de entrada “por dia”, acabam assistindo vários outros matchs importantes que foram transferidos.
Anote que nenhuma entrada é válida para o dia seguinte, com exceção dos tickes para a Final Homens.
Cheia do Sena
Em Paris, o Sena está sob vigilância máxima e as margens do rio já foram fechadas ao público. Os barcos de passeio estão parados. E como sabem, há anos paira sobre Paris a ameaça de uma grande inundação com as águas do Sena invadindo bairros centrais, museus, o metrô… O pico da cheia acontece hoje, com o rio 6 metros acima do seu nível normal. Mas a cidade não está alagada! O rio invadiu as caminhos e as vias expressas laterais, que estão abaixo do nível da cidade.
A fim de transferir as obras que estão expostas em seus subsolos para locais seguros, o Louvre e o Orsay não abrirão hoje, dia 03/06. Essa é uma medida preventiva.
Por causa das chuvas, o RER C parou de circular ontem às 16h. Hoje ele não circula em Paris entre as estações Gare d’Austerlitz e Javel. Isso, mais a greve, torna ir à Versailles uma tarefa árdua. A estação Versailles Rive Gauche ficará fechada.
Nestes últimos dias estamos todos ligados na meteorologia, nas águas do Sena e no humor dos líderes sindicais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
FABRÍCIO MINGATI
Olá, gostaria de saber se os passeios ao Vale do Loire e à Giverny foram afetados por contas das chuvas e greves ? Obrigado !
Rodrigo Lavalle
Fabrício, sim, por causa da greve há menos trens circulando. Quando você estará na França? Sugiro as excursões da empresa Paris City Vision: http://www.pariscityvision.com/pt//?a_aid=4f665e0d06268.
Marcos
Pessoal, boa tarde!
Chego em Paris no dia 08/06. Como as greves ainda continuam, quais são as opções de transporte para sair do Charles de Gaulle e ir próximo a estação Châtelet-Les Halles? Obrigado
Rodrigo Lavalle
Marcos,
– o trem RER B continua funcionando mas passando com menos frequência. Pegue-o no CDG e desça na estação Gare du Nord. Lá pegue o metrô linha 4 até a estação Châtelet – Les Halles.
– ônibus Roissybus até Paris e depois metrô linha 7 (pegar na estação Opéra, próxima ao ponto do Roissybus) até a estação Châtelet;
– ônibus da Air France até o Arco do Triunfo e depois metrô linha 1 (pegar na estação Charles de Gaulle – Étoile, próxima ao ponto do ônibus) até a estação Châtelet;
– Táxi;
– Transfer particular: http://www.minhaviagemparis.com.br/traslados-paris/traslado-cdg-hotel-vv.html.
Claudia
Bom dia, estou indo para Paris na sexta, dia 10. Quais museus ainda estão fechados? E os passeios de barco, alguma previsão de retorno?
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Claudia, até sexta-feira todos os museus já estarão funcionando. Os passeios de barco estão programados para recomeçar na sexta-feira, dia 10/06.
Junia Bassan
Oii, gostaria de saber como ir do chatelet até o versailles, já que o RER C não está funcionando.. 🙁
Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Junia, na estação Chatêlet pegue o metrô linha 1 até a estação La Défense e lá pegue o trem comum linha L até a estação Versailles Rive Droite ou a linha U até Versailles Chantiers. Ao comprar a passagem confirme que os trens estão parando nessas estações.
Ju
Temos viagem marcada para o dia 23 de junho e pensamos em desistir pois estou grávida e vamos com duas crianças. Depois seguimos para Munique, Praga e Viena. Todas as cidades abaladas com as chuvas. Chegaremos em Beauvais, o trem para ir ao centro de Paris está funcionando? Temos que decidir se ficamos em Montmartre ou em Ivry, essas regiões foram afetadas? Será possível conhecer a Torre, parques e Disney? Versales está difícil chegar, né?
Rodrigo Lavalle
Ju, não fique preocupada. Paris não está alagada (não sei lhe informar com relação as outras cidades). O rio já começou a baixar. Os 2 museus que ainda estão fechados reabrem na quarta-feira. O único problema continua sendo Versailles mas creio que até o dia 23/06 já esteja resolvido.
Não existe trem de Beauvais para Paris e sim um ônibus especial que faz a ligação entre o aeroporto e Paris. O ônibus pára, em Paris, na Porte Maillot onde você pega o metrô linha 1.
Ivry é uma cidade ao lado de Paris. Fique em Montmartre
Será possível conhecer a Torre, os parques e a Disney.
Brunna
Oi. Irei para Paris em Novembro. Até lá estará tudo sob controle? Gostaria de obter informações. A ida a Paris é a realização de um sonho. Gostaria de saber se vou usufruir dos passeios de barco no Rio Sena e mais…
Rodrigo Lavalle
Brunna, sim, a situação já estará sob controle na próxima semana, não se preocupe.
Pabla
Exceção, lina, por favor 🙂
Rodrigo Lavalle
Pabla, obrigado pela correção.
João Paulo e Vera
Olá, estamos em Nápoles e em duas horas iremos para Paris, será que o RER-B está funcionando plenamente? Pretendemos ir até a estação Denfert-Rochereau e depois pegar a linha 6 até Trocadéro para dar uma passadinha rápida na Torre Eiffel. Será que é possível ? Obrigado !
Rodrigo Lavalle
João, o RER B não está funcionando plenamente mas é possível utilizá-lo. Caso contrário use os ônibus especais Roissybus (caso você chegue no CDG) e Orlybus (caso você chegue em Orly). O Orlybus tem ponto em Paris na Place Denfert-Rochereau.
Ana Carolina Neves de Oliveira
Os trens Paris/ Tours estão funcionando? Indo pra lá final da semana que vem. Em Paris dia 7 de Junho. Essa região foi muito afetada pela enchente?
Rodrigo Lavalle
Ana Carolina, os trens TGV para o interior da França estão sendo afetados pela greve. Mas isso pode mudar até o próximo final de semana. Se você já tem a passagem, pode verificar a situação do seu trem no site da empresa: http://www.sncf.com/fr/prevision-trafic (na aba “Un Train”).
LUIZA S M duckworth
Estamos indo hoje 4 de junho ; estávamos mas Caves; fiquei assustada com o que vi na TV; da para ir passear em Paris ?
Rodrigo Lavalle
Luiza, dá sim, o rio subiu mas a cidade mesmo não foi inundada.