A meteorologia veio complicar a situação tensa provocada pelas greves da SNCF e da RATP que ocasionam interrupções dos transportes urbanos e ferroviários.
Transportes
Na quarta feira, peguei o TGV para Lausane e todos os vagões estavam entupidos com passageiros viajando em pé ou acomodados nos espaços bagagem. Como os trens para Dijon tinham sido anulados, a tática dos passageiros que ficaram a ver navios foi subir no primeiro trem que os levasse até lá. E o Paris/Lausanne fazia escala em Dijon.
Anotem: esta prática tem o acordo da SNCF. Se um dia seu trem for anulado, suba no seguinte. Mas atenção, você poderá pegar somente as poltronas vagas. Os passageiros “oficiais” tem prioridade.
Como a greve comemora sua terceira ou quarta semana, os parisienses estão tensos, prevendo situações dramáticas com a chegada das férias de verão.
Para agravar a tensão, a chuva contínua inundou as vias férreas de certas regiões paralizando completamente os trens em certos trechos. Chambord, o maravilhoso castelo do Vale do Loire, estava alguns dias atrás com os pés dentro d’água.
Algumas autoestradas estiveram fechadas por causa de trechos inundados. A A10, direção Orléans, viveu a situação de 650 automobilistas bloqueados.
Aqui você fica sabendo informações constantemente atualizadas sobre o metrô e o RER.
Roland Garros
Rolando Garros ontem (foto retirada do Twitter do campeonato)
A chuva é também um grande problema para os organizadores, participantes e público do Roland Garros.
O campeonato está devagar, com vários jogos anulados todos os dias. Um cenário catástrofe para as pessoas e empresas envolvidas.
Como os jogadores precisam de 24 horas de descanso, o atraso do calendário poderá acarretar a mudança da data dos jogos. Esta situação clássica no mundo do tênis – Roland Garros terminou na segunda em 2012; Wimbledon viveu o mesmo problema em 2001 – não deixa de ser complicada para todos.
Sobretudo para a Federação Francesa de Tênis que deve pensar nos espectadores que compraram seus ingressos, nos canais de TV e nos profissionais.
Por enquanto o campeonato está sendo compactado, quer dizer, os jogos anulados sendo transferidos para os dias seguintes. E todos torcem para que a chuva pare.
O público tem que ter paciência, mas por outro lado ele pode contar com a sorte. Em situações como esta os espectadores podem ver mais matchs por dia por causa da transferência dos anulados para o dia seguinte. Ou então, aqueles que possuem uma entrada para a final do torneio com direito de entrada “por dia”, acabam assistindo vários outros matchs importantes que foram transferidos.
Anote que nenhuma entrada é válida para o dia seguinte, com exceção dos tickes para a Final Homens.
Cheia do Sena
O Sena ontem, entre a Île de la Cité e a rive gauche
Em Paris, o Sena está sob vigilância máxima e as margens do rio já foram fechadas ao público. Os barcos de passeio estão parados. E como sabem, há anos paira sobre Paris a ameaça de uma grande inundação com as águas do Sena invadindo bairros centrais, museus, o metrô… O pico da cheia acontece hoje, com o rio 6 metros acima do seu nível normal. Mas a cidade não está alagada! O rio invadiu as caminhos e as vias expressas laterais, que estão abaixo do nível da cidade.
A fim de transferir as obras que estão expostas em seus subsolos para locais seguros, o Louvre e o Orsay não abrirão hoje, dia 03/06. Essa é uma medida preventiva.
Por causa das chuvas, o RER C parou de circular ontem às 16h. Hoje ele não circula em Paris entre as estações Gare d’Austerlitz e Javel. Isso, mais a greve, torna ir à Versailles uma tarefa árdua. A estação Versailles Rive Gauche ficará fechada.
Nestes últimos dias estamos todos ligados na meteorologia, nas águas do Sena e no humor dos líderes sindicais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
54 Comentários
FABRÍCIO MINGATI
Olá, gostaria de saber se os passeios ao Vale do Loire e à Giverny foram afetados por contas das chuvas e greves ? Obrigado !
Rodrigo Lavalle
Fabrício, sim, por causa da greve há menos trens circulando. Quando você estará na França? Sugiro as excursões da empresa Paris City Vision: http://www.pariscityvision.com/pt//?a_aid=4f665e0d06268.
Marcos
Pessoal, boa tarde!
Chego em Paris no dia 08/06. Como as greves ainda continuam, quais são as opções de transporte para sair do Charles de Gaulle e ir próximo a estação Châtelet-Les Halles? Obrigado
Rodrigo Lavalle
Marcos,
– o trem RER B continua funcionando mas passando com menos frequência. Pegue-o no CDG e desça na estação Gare du Nord. Lá pegue o metrô linha 4 até a estação Châtelet – Les Halles.
– ônibus Roissybus até Paris e depois metrô linha 7 (pegar na estação Opéra, próxima ao ponto do Roissybus) até a estação Châtelet;
– ônibus da Air France até o Arco do Triunfo e depois metrô linha 1 (pegar na estação Charles de Gaulle – Étoile, próxima ao ponto do ônibus) até a estação Châtelet;
– Táxi;
– Transfer particular: http://www.minhaviagemparis.com.br/traslados-paris/traslado-cdg-hotel-vv.html.
Claudia
Bom dia, estou indo para Paris na sexta, dia 10. Quais museus ainda estão fechados? E os passeios de barco, alguma previsão de retorno?
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Claudia, até sexta-feira todos os museus já estarão funcionando. Os passeios de barco estão programados para recomeçar na sexta-feira, dia 10/06.
Junia Bassan
Oii, gostaria de saber como ir do chatelet até o versailles, já que o RER C não está funcionando.. 🙁
Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Junia, na estação Chatêlet pegue o metrô linha 1 até a estação La Défense e lá pegue o trem comum linha L até a estação Versailles Rive Droite ou a linha U até Versailles Chantiers. Ao comprar a passagem confirme que os trens estão parando nessas estações.
Ju
Temos viagem marcada para o dia 23 de junho e pensamos em desistir pois estou grávida e vamos com duas crianças. Depois seguimos para Munique, Praga e Viena. Todas as cidades abaladas com as chuvas. Chegaremos em Beauvais, o trem para ir ao centro de Paris está funcionando? Temos que decidir se ficamos em Montmartre ou em Ivry, essas regiões foram afetadas? Será possível conhecer a Torre, parques e Disney? Versales está difícil chegar, né?
Rodrigo Lavalle
Ju, não fique preocupada. Paris não está alagada (não sei lhe informar com relação as outras cidades). O rio já começou a baixar. Os 2 museus que ainda estão fechados reabrem na quarta-feira. O único problema continua sendo Versailles mas creio que até o dia 23/06 já esteja resolvido.
Não existe trem de Beauvais para Paris e sim um ônibus especial que faz a ligação entre o aeroporto e Paris. O ônibus pára, em Paris, na Porte Maillot onde você pega o metrô linha 1.
Ivry é uma cidade ao lado de Paris. Fique em Montmartre
Será possível conhecer a Torre, os parques e a Disney.
Brunna
Oi. Irei para Paris em Novembro. Até lá estará tudo sob controle? Gostaria de obter informações. A ida a Paris é a realização de um sonho. Gostaria de saber se vou usufruir dos passeios de barco no Rio Sena e mais…
Rodrigo Lavalle
Brunna, sim, a situação já estará sob controle na próxima semana, não se preocupe.
Pabla
Exceção, lina, por favor 🙂
Rodrigo Lavalle
Pabla, obrigado pela correção.
João Paulo e Vera
Olá, estamos em Nápoles e em duas horas iremos para Paris, será que o RER-B está funcionando plenamente? Pretendemos ir até a estação Denfert-Rochereau e depois pegar a linha 6 até Trocadéro para dar uma passadinha rápida na Torre Eiffel. Será que é possível ? Obrigado !
Rodrigo Lavalle
João, o RER B não está funcionando plenamente mas é possível utilizá-lo. Caso contrário use os ônibus especais Roissybus (caso você chegue no CDG) e Orlybus (caso você chegue em Orly). O Orlybus tem ponto em Paris na Place Denfert-Rochereau.
Ana Carolina Neves de Oliveira
Os trens Paris/ Tours estão funcionando? Indo pra lá final da semana que vem. Em Paris dia 7 de Junho. Essa região foi muito afetada pela enchente?
Rodrigo Lavalle
Ana Carolina, os trens TGV para o interior da França estão sendo afetados pela greve. Mas isso pode mudar até o próximo final de semana. Se você já tem a passagem, pode verificar a situação do seu trem no site da empresa: http://www.sncf.com/fr/prevision-trafic (na aba “Un Train”).
LUIZA S M duckworth
Estamos indo hoje 4 de junho ; estávamos mas Caves; fiquei assustada com o que vi na TV; da para ir passear em Paris ?
Rodrigo Lavalle
Luiza, dá sim, o rio subiu mas a cidade mesmo não foi inundada.