A meteorologia veio complicar a situação tensa provocada pelas greves da SNCF e da RATP que ocasionam interrupções dos transportes urbanos e ferroviários.
Transportes
Na quarta feira, peguei o TGV para Lausane e todos os vagões estavam entupidos com passageiros viajando em pé ou acomodados nos espaços bagagem. Como os trens para Dijon tinham sido anulados, a tática dos passageiros que ficaram a ver navios foi subir no primeiro trem que os levasse até lá. E o Paris/Lausanne fazia escala em Dijon.
Anotem: esta prática tem o acordo da SNCF. Se um dia seu trem for anulado, suba no seguinte. Mas atenção, você poderá pegar somente as poltronas vagas. Os passageiros “oficiais” tem prioridade.
Como a greve comemora sua terceira ou quarta semana, os parisienses estão tensos, prevendo situações dramáticas com a chegada das férias de verão.
Para agravar a tensão, a chuva contínua inundou as vias férreas de certas regiões paralizando completamente os trens em certos trechos. Chambord, o maravilhoso castelo do Vale do Loire, estava alguns dias atrás com os pés dentro d’água.
Algumas autoestradas estiveram fechadas por causa de trechos inundados. A A10, direção Orléans, viveu a situação de 650 automobilistas bloqueados.
Aqui você fica sabendo informações constantemente atualizadas sobre o metrô e o RER.
Roland Garros
A chuva é também um grande problema para os organizadores, participantes e público do Roland Garros.
O campeonato está devagar, com vários jogos anulados todos os dias. Um cenário catástrofe para as pessoas e empresas envolvidas.
Como os jogadores precisam de 24 horas de descanso, o atraso do calendário poderá acarretar a mudança da data dos jogos. Esta situação clássica no mundo do tênis – Roland Garros terminou na segunda em 2012; Wimbledon viveu o mesmo problema em 2001 – não deixa de ser complicada para todos.
Sobretudo para a Federação Francesa de Tênis que deve pensar nos espectadores que compraram seus ingressos, nos canais de TV e nos profissionais.
Por enquanto o campeonato está sendo compactado, quer dizer, os jogos anulados sendo transferidos para os dias seguintes. E todos torcem para que a chuva pare.
O público tem que ter paciência, mas por outro lado ele pode contar com a sorte. Em situações como esta os espectadores podem ver mais matchs por dia por causa da transferência dos anulados para o dia seguinte. Ou então, aqueles que possuem uma entrada para a final do torneio com direito de entrada “por dia”, acabam assistindo vários outros matchs importantes que foram transferidos.
Anote que nenhuma entrada é válida para o dia seguinte, com exceção dos tickes para a Final Homens.
Cheia do Sena
Em Paris, o Sena está sob vigilância máxima e as margens do rio já foram fechadas ao público. Os barcos de passeio estão parados. E como sabem, há anos paira sobre Paris a ameaça de uma grande inundação com as águas do Sena invadindo bairros centrais, museus, o metrô… O pico da cheia acontece hoje, com o rio 6 metros acima do seu nível normal. Mas a cidade não está alagada! O rio invadiu as caminhos e as vias expressas laterais, que estão abaixo do nível da cidade.
A fim de transferir as obras que estão expostas em seus subsolos para locais seguros, o Louvre e o Orsay não abrirão hoje, dia 03/06. Essa é uma medida preventiva.
Por causa das chuvas, o RER C parou de circular ontem às 16h. Hoje ele não circula em Paris entre as estações Gare d’Austerlitz e Javel. Isso, mais a greve, torna ir à Versailles uma tarefa árdua. A estação Versailles Rive Gauche ficará fechada.
Nestes últimos dias estamos todos ligados na meteorologia, nas águas do Sena e no humor dos líderes sindicais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Simone
Vou dia 11. E a Air France? Vai ter greve mesmo???
Rodrigo Lavalle
Simone, sim. Os sindicatos entrarem em acordo sobre a greve. Você pode verificar a situação do seu voo nessa página do site da Air France: http://bit.ly/1WAlVwK.
Fladiane
Estou indo dia 12. Rezando para que tudo melhore na semana que vem.
Rodrigo Lavalle
Fladiane, não se preocupe, as chuvas pararam e, a partir do dia 06/06, o nível do rio começa a descer.
Maria Tereza Fleury
minha viagem pela primeira vez à França está marcada para 28 de junho!!! Queira Deus que qté lá tudo se normalize…..
Rodrigo Lavalle
Maria Tereza, não se preocupe, as chuvas pararam e, a partir do dia 06/06, o nível do rio começa a descer.
Sarah
Tenho uma viagem daqui 20 dias e estou preocupada… Primeira vez com crianças .
Rodrigo Lavalle
Sarah, não se preocupe, as chuvas pararam e, a partir do dia 06/06, o nível do rio começa a descer.
Erika Silva
Que serviços sensacional que vocês prestam! O que seria de nós sem vocês!? Obrigado!
Estou indo dia 20 para Paris, pela 4a vez :), tenho ingressos comprados para os jardins de Monet em Giverny. Alguma sugestão sobre o trem? Conselho? Ou informação? rsrs Obrigado mais uma vez!
Rodrigo Lavalle
Erika, leia nosso artigo sobre Giverny que ensina inclusive como ir: https://www.conexaoparis.com.br/2007/06/27/giverny-a-casa-e-os-jardins-de-monet.
Carlos
Nossa, Akemi! Você só viaja em outubro! Relax! Paris vai continuar existindo até lá…
Graciani Pessini
Estávamos em Amsterdam é pegamos o Thalys para Paris às 11.17. Ficamos um tempão parados numa estação antes de Roterdã pois a Polícia estava com alerta de bomba, isso atrasou nossa viagem, são 16.14 h e ainda longe de Paris. Ainda estamos preocupados com chuvas e greves. Hoje é sexta feira, 03 de junho 2016.
Rogerio
Estive em Paris há dois anos atras e estava tudo lindo e maravilhoso como não sempre… Jornalistas ainda não tinham sido explodidos por difamarem a religião alheia nem o terrorismo tinha chegado ao Bataclan…. e nada de dilúvio em junho…..
Veronica
Amiga Akemi, e a minha q é daqui 10 dias… Temos q esperar o melhor!
Akemi
Minha viagem para Paris está marcada para outubro e esta situação das enchentes me deixou bem preocupada. Espero que tudo se resolva até lá
Rodrigo Lavalle
Akemi, a situação começa a melhorar na segunda-feira, dia 06 de junho. Não se preocupe.