Quer conhecer Paris fora dos circuitos banais? Quer visitar um monumento desconhecido no centro da cidade?
A visita da Chapelle Expiatoire faz parte da Paris fora dos circuitos banais. A capela foi construída como uma homenagem aos soberanos mártires e como um testemunho histórico da condenação à morte de Louis 16 e Marie Antoinette.
Estamos em 1814, o período revolucionário terminou e a monarquia foi restabelecida. Neste contexto, Louis 18 transfere os corpos de seu irmão Louis 16 e de Marie Antoinette, que se encontravam na basílica de Saint Denis, para a capela. A Chapelle Expiatoire foi construída sobre o antigo cemitério da Madeleine, local onde os corpos dos executados eram colocados.
A capela foi ameaçada de demolição várias vezes pois era vista como símbolo do Antigo Regime. Enfim, em 1914, ela será classificada como monumento histórico.

Capela Expiratória
A capela é uma obra arquitetônica singular com influências da antiguidade romana, da idade média e do Renascimento. Ao mesmo tempo uma obra discreta. Ela lembra aos visitantes a vocação dupla do lugar, a prece e a lembrança.
Interessante entender a arquitetura do monumento. Quem passa pela rua, não vê a capela. É necessário passar por um percurso solene para atingí-la. Entramos no pequeno square onde ela se esconde, passamos por uma grande porte e nos encontramos no vestíbulo. Daí subimos alguns degraus e caímos em um jardim cheio de luz. Desde o square até o jardim as paredes são decoradas com os monogramas de Louis 16 e Marie Antoinette.
No jardim, a capela está situada no final de um gramado que na realidade é um Campo Santo. Quer dizer, o local onde estão os ossos dos revolucionários que aí foram enterrados. Dos dois lados do gramado, túmulos simbólicos perpetuam a lembrança dos militares do Regimento Suiço encarregados da segurança do rei. Eles foram assassinados quando Louis 16 foi feito prisoneiro em 1792.
Chapelle Expiratoire
Atravessamos o Campo Santo e uma vez no interior estamos diante de uma bela decoração iluminada por aberturas zenitais.
Capela Expiratória
Estátuas de mármore branco representam Louis 16 e Marie Antoinette. Abaixo das estátuas, temos o testamento de Louis 16 e a última carta que Marie Antoinette escreveu para sua cunhada.
Chapelle Expiratoire, cripta
Dos dois lados das estátuas, escadas nos levam para a cripta. Foi neste espaço confinado que ficaram os corpos reais até serem enterrados.
Square onde se encontra o monumento
Todo este conjunto se encontra em uma pequena square, logo após as Galeries Lafayette e o Printemps.
A Capela Expiatória é tão secreta que nem mesmo os parisienses a conhecem. Testei junto aos amigos, ninguém sabe da sua existência. Um discreto monumento que nos lembra momentos difíceis e sofridos da história francesa.
O endereço exato é Square Louis XVI, 29 rue Pasquier, 75008 Paris.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
Tereza Gomes
Realmente desconhecida!
Nunca tinha ouvido falar na Chapelle Expiatoire. Em junho estarei em Paris e enviarei minhas impressões sobre mais um monumento indicado por vcs.
Valeu CP!
Yrlla Ribeiro
como sempre estou anotando tudo! vcs têm outras dicas de passeios fora do tradicional? Já separei para fazer: passeio de balão, fondation louis vuitton, parc monceau, região de belleville, mesquita de paris, parc buttes chaumont, marche des enfants rouges, catacumbas de paris, acquaboulevard, jardin d’acclimatation, vamos rever os clássicos, sempre imperdíveis, mas queria outras novidades para conhecer.
Vocês são 1000!!!!!
Rodrigo Lavalle
Yrlla, Promenada Plantée, Museu Gustave Moreau, Castelo de Fontainebleau.
MonicaSA
Caminhei pela capela através de seu texto. Merci
Lenira Guaraldo
Super dica. Nunca soube desta capela.Na verdade, um monumento histórico. E fizeram justiça à eles. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Lenira, agradecemos a audiência!
Maria das Graças Martins de Araújo
Excelente dica. Conexão Paris sempre atenta e generosa em suas indicações. Parabéns e obrigada.
Rodrigo Lavalle
Maria das Graças, agradecemos os elogios!