Texto de Evandro Barreto
“Arco do Triunfo” não é um romance que ficará na história. O autor, Erich Maria Remarque, lutou como soldado alemão na Primeira Guerra Mundial e saiu das trincheiras com material para escrever sua obra mais importante:”Nada de Novo na Frente Ocidental”, libelo contra o fanatismo patriótico dos dois lados, mas também uma grande narrativa.
O que me estimulou em “Arco do Triunfo” foi o registro de um período da vida parisiense relativamente pouco explorado, que se seguiu ao agito dos anos vinte e estendeu-se até a ocupação pelas tropas alemãs em 1940. Paris então era o ponto de convergência dos expatriados: russos fugindo de Stalin, anti-nazistas e judeus fugindo de Hitler, espanhóis fugindo de Franco, italianos de Mussolini, gente de toda parte tentando escapar de vários modelos de opressão ou da miséria pura e simples. Exatamente como hoje, os franceses se dividiam: solidários, indiferentes, xenófobos, exploradores da mão-de-obra clandestina.
A história começa na Pont de l’Alma e desdobra-se pela cidade, mais do que simples cenário, quase personagem. E para quem leu o livro sem ter vivido a época, é estimulante esbarrar ainda hoje em referências que apagam a passagem do tempo. A Vitória de Samotrácia e o sabor do calvados, a textura macia dos queijos normandos e o hotel George V, a vizinhança bem-comportada da Place des Ternes e a mesa de hors d’ouevre do Fouquet, a lucidez e o destempero, a coragem e a mesquinharia. Na essência, a Paris de sempre, que nos atrai e nos exige, nos fascina e nos ensina, que tudo acolhe e a tudo resiste.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
30 Comentários
Mara
Dodô… Dodeau…
Seus escritos são sempre ótimos, em qualquer canto em que eles estejam, inteligentes, informativos e de humor refinado, sou “fã de carteirinha”, viu Beth?
Abr
eymard
Beth: ao tempo de Adenauer Dodo, ainda era um pre-adolescente e voce uma garotinha de trancinhas! (rs). Mas quer dizer que voces testemunharam o quanto a Democracia Crista Alema admirava o “arco do triunfo” e o movimento da Champs-elysee?(rs)
eymard
Helena, no caso de ediçoes em portugues, realmente, estao esgotadas (só mesmo em sebo ou via internet); mas ha ediçao mais recente em alemao ou em ingles. No seu caso dá até para arriscar a lingua mae (rs).
Quanto aos “Embaixadores”, é certo que a filhota anda lendo o Conexao escondido (rs) Grande abraço achocolatado para voces.
Helena Bauerlein
Gente !!!
Maravilhosos : post, foto, comentários. Tudo perfeito.
Parabéns querido Dodô !
Tb tive o ímpeto de sair correndo comprar o livro. Senti um alívio qdo Eymard disse que não existe( ” Ah ! se não tem não posso tê-lo).
Eduarada dá as dicas onde encontrá-lo.
Bom, por ora, vou me contentar com Os Embaixadores, que ganhei da filhota, de Natal ( não sei como ela advinhou meu desejo ! Rss).
Mas O Arco entrou na fila. Ainda mais com essa recomendação.
E vcs dois, Beth e dodô , deixem de namorar no Blog !
Estão nos deixando encabulados …
Beth
Dodô!!!
Isso foi na 1a. vez que nós sentamos JUNTOS na varanda do Fouquet!
E o Köhl ainda era o 1o Ministro.
Mais um pouco vc vai lembrar de quando sentou lá com o Adenauer…
Risos e beijos
Dodô
Montenegro, a Eduarda, alguns comentários acima, indicou um caminho para se chegar ao Arco do Triunfo, sem passar pelas avenidas projetadas pelo Hassmann. Boa viagem.
Beth, na última vez que nós dois sentamos na varanda do Fouquet, o alemão na mesa ao lado era outro: o ex-primeiro ministro Helmut Köhl.
Beth
Dodô
Essa sua relação com o Ravic eu já conheço há muitos anos, risos.
E a varanda do Fouquet…
Bjs.
Montenegro
Dodô, com sua habitual elegância sutil, nos faz mais do que um convite, é uma exortação a devorar a obra. E a Jacqueline matou a pau com a bibliografia. Obrigado aos dois e a todos. Às livrarias!
Dodô
Mara,muito bom você ter gostado.
Valeria V., que cresçam as nossa pilhas de livros lidos e passaportes usados.
Dodô
Amigas e amigos,
Obrigado pela acolhida. Serei breve nas réplicas para não abusar destee espaço precioso.
Eymard, a foto foi uma grande contribuição da Lina, E registra um tempo tão remoto que ainda deixavam escritor fumar no restaurante.
Eduarda, você transformou um post despretensioso num espetáculo audiovisual incrível, com as fotos do Fernando e a trilha do Gilson.
Não bastasse, ainda deu o caminho para quem quiser achar o livro e enalteceu meu papo de “bouquiniste”. O que mais eu poderia desejar para fechar bem este ano?
Merci beacoup et bonne anée!
Madá, a rota Barcelona-Paris é o caminho de Santiago da criatividade.
Jacqueline, acho que nem Marlene Dietrich nem Paulette Goddard (que ele também amou) conheciam tão bem a obra do cidadão.
Helio Jr, excelente lembrança. Acho que até virou filme.
José Mauricio,
O curioso é que, enquanto escrevia, me veio à mente a cena da estação, com Bogart esperando uma Ingrid que não veio.
Boas festas a toda a turma da CP.