Texto de Evandro Barreto
“Arco do Triunfo” não é um romance que ficará na história. O autor, Erich Maria Remarque, lutou como soldado alemão na Primeira Guerra Mundial e saiu das trincheiras com material para escrever sua obra mais importante:”Nada de Novo na Frente Ocidental”, libelo contra o fanatismo patriótico dos dois lados, mas também uma grande narrativa.
O que me estimulou em “Arco do Triunfo” foi o registro de um período da vida parisiense relativamente pouco explorado, que se seguiu ao agito dos anos vinte e estendeu-se até a ocupação pelas tropas alemãs em 1940. Paris então era o ponto de convergência dos expatriados: russos fugindo de Stalin, anti-nazistas e judeus fugindo de Hitler, espanhóis fugindo de Franco, italianos de Mussolini, gente de toda parte tentando escapar de vários modelos de opressão ou da miséria pura e simples. Exatamente como hoje, os franceses se dividiam: solidários, indiferentes, xenófobos, exploradores da mão-de-obra clandestina.
A história começa na Pont de l’Alma e desdobra-se pela cidade, mais do que simples cenário, quase personagem. E para quem leu o livro sem ter vivido a época, é estimulante esbarrar ainda hoje em referências que apagam a passagem do tempo. A Vitória de Samotrácia e o sabor do calvados, a textura macia dos queijos normandos e o hotel George V, a vizinhança bem-comportada da Place des Ternes e a mesa de hors d’ouevre do Fouquet, a lucidez e o destempero, a coragem e a mesquinharia. Na essência, a Paris de sempre, que nos atrai e nos exige, nos fascina e nos ensina, que tudo acolhe e a tudo resiste.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
30 Comentários
Jose Mauricio
Um dos meus filmes prediletos, “Casablanca”, se passa em grande parte na Paris do entre Guerras. Estou com Bogart e Bergman: “Sempre teremos Paris”
HELIO JR
Dodô,
Ótimos texto e dica!
Lembrei-me de um livro top 20 das listas dos melhores há alguns anos, “Vinho e Guerra”. Os autores relatavam a saga das famílias de vinicultores franceses durante a segunda guerra mundial e suas manobras para esconder seu maior tesouro: o vinho. Narra também o dia-a-dia da Paris ocupada e sua libertação. Boa leitura!
Eduarda
Madá:
Créditos da música: Gilson Peranzzetta.Parece que ele a compôs especialmente para o amigo fotógrafo por nessa apresentação de fotos.
abç!
Me parece que com a habilidade que tem, Dodô vende o livro que quiser…
Jacqueline
Li, com fervor, toda a obra de Erich Maria Remarque. Com ele aprendi a importância de sair do sério de vez em quando, largar a rotina, os cálculos, a sensatez, e festejar em meio ao cáos, que seja, a vida. Interessante é o seu livro que se ambienta na sonhada América, escrito com o autor já vivendo nos Estados Unidos, com seus personagens movendo-se livres e longe do terror hitleriano, é monótono, sem causar frisson, desinteressante. Como disse meu professor: a felicidade não dá literatura. Aconselho desse autor: Centelha de Vida (passado nos campos de concentração e é eletrizante), Náufragos (lindo, poético, cheio de mensagens de vida), Amar e Morrer (virou filme e é belo e triste). Com o mesmo e sempre presente tema há ainda: Três Camaradas, Uma Noite em Lisboa, Regressando da Guerra, O Céu Não Tem Favoritos. Existe a edição em português, sim, do livro Arco do Triunfo. Eu li há muitos anos.
Madá
Dodô, fascinante a sua abordagem para o Arco do Triunfo.
Concordo com Eymard, dá vontade de sair correndo para comprar o livro.
Eu também não vivi a época, mas fui transportada, quando assisti, em 2002, a magnífica exposição: Paris – Barcelone – De Gaudi a Miró, nas Galeries nationales, Grand Palais. Essa exposição explorava Paris como “o ponto de convergência” de grandes artistas catalães. A curadoria foi perfeita e o catálogo dessa exposição fica em local de destaque em nossa casa.
Eduarda, gostei das imagens do flaneur, mas não vi os créditos da música, de fato linda.
Eduarda
Imagens belíssimas de Paris feitas por Fernando Rabelo com música de 1ª:
http://www.youtube.com/watch?v=hi2Au1Bzd1I
Valéria V.
Oi Lina!
Oi Dodo!
Texto delicioso e ainda mais nos apresentando um livro que pelas preliminares é uma maravilha. Que maldade, minha pilha vem crescendo…Meus dias deveriam ter horas extras.
Um 2011 de muitos livros e viagens para todos nós! (que dupla afinal viajamos nos/com os dois)
Mara
Lina, o convite à leitura do “Arco do Triunfo” foi feito com primor!
Eymard, mais uma vez, você tem razão.
Eduarda, você foi ótima, “rápida no gatilho”, obrigada.
Abr
Eduarda
Eymard,
Na estante Virtual tem vários exemplares ( veja ao final da pg do link abaixo).
http://www.estantevirtual.com.br/q/Arco-do-Triunfo
Aproveito para deixar os votos de uma boa passagem de ano a todos os amigos virtuais do Conexão Paris !
eymard
Dodo: beleza de texto e apresentaçao. Da vontade sair correndo para a primeira livraria do bairro. O problema é que nao sei se existe ediçao em portugues (brasileiro). Por uma rápida pesquisa no site da Livraria cultura somente encontrei em portugues de Portugal (esgotado) ou em Alemao, frances ou ingles.
Bela foto, hein?!