Neste primeiro semestre de 2008, entre os turistas que visitaram Paris, 57% eram estrangeiros e o restante franceses do interior. No grupo de estrangeiros 30% eram turistas vindos dos paises emergentes, Oriente Médio, Brasil, Russia e China. O número de turistas vindos destes países ultrapassou pela primeira vez o número de turistas estrangeiros vindos dos USA, do Japão e de outros paises europeus.
Como disse no primeiro artigo sobre os Bric e a França, o governo francês conta com os turistas brasileiros e outros classificados como emergentes para substituirem aqueles que sofrem com o dólar fraco e a alta do petróleo.
O preço médio de um quarto de hotel em Paris é 151,60 euros. Isto quer dizer que os hotéis que eu selecionei e todos os indicados pelos leitores estão com tarifas bem abaixo do preço médio.
62% dos turistas que passaram por Paris neste primeiro semestre se hospedaram em hotéis de até 3 estrelas. Quer dizer que os 38% restantes escolheram hotéis de 4 estrelas e os Palácios. Este número é impressionante, pensei que fosse muito mais baixo.
Os monumentos mais visitados foram Torre Eiffel, Notre Dame, Louvre e Sacre-Coeur. Eu acho sempre engraçado este contraste entre a escolha dos estrangeiros e a escolha dos franceses. Os parisienses detestam o Sacre-Coeur e eu ontem jantei com uma amiga francesa que me confessou que nunca tinha posto os pés em Versailles.
Fotos da Torre Eiffel de Sérgio T. Gonçalves.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
Adriana
Oi Lina,
Encontrei esse post nas minhas viagens pela blogosfera. Achei interessante.
“Jamais um quarto de hotel foi tão rentável em Paris durante um mês. A clientela que mais contribuiu para a quebra do recorde depois da americana, foi a brasileira. Durante o mês de julho deste ano, cada hospedagem diária gerou mais de 1.000 euros no famoso 5 estrelas da Avenida Montaigne, o Plaza Athénée. A taxa de ocupação, espantosa para um hotel parisiense de tamanho luxo e conforto, chegou à marca de 95%. A Suíte Royale cuja diária é de 20.000 euros, abrigou hóspedes durante o mês inteiro. A frequência representa aumento de 10% em relação ao ano passado.
Patrick Mathivon, diretor administrativo e financeiro do Plaza, diz que o resultado expressivo deve-se sobretudo à queda do euro em relação ao dólar e ao real. Os clientes brasileiros, em sua maioria, filhos de antigos hóspedes do hotel, têm entre 30 e 40 anos. Eles permaneceram de três a quatro dias no hotel. Amantes da boa mesa, os brasileiros lideram ainda o número de reservas do restaurante comandado pelo francês Alain Ducasse, o chef mais estrelado no mundo pelo Guia Michelin. “
conexaoparis
Adriana
Interessante. Estou impressionada como os franceses estão à procura dos turistas brasileiros.
Majô
Maria Lina,
Fui uma vez à Torre Eiffel e achei o suficiente. Mas, ao Museu D’Orsay não deixo de ir, amo !
angela gurgel valente
Oi Lina! enfim cheguei no sábado.. a minha cabeça estava tão cheia de informações que eu custei um pouco a centrar.. aliás levei quase tres dias.. Estou no 13 arr. em um hotel que foi recomendado por uma pessoa que veio a este hotel e colocou no seu blog.. é o hotel Coypel.. simples, limpo e as pessoas simpáticas..logo no primeiro dia fui correndo na fnac da place italie comprar os cards museum.. tinha gente que nem sabia o que era.. mas depois corrigiram e disseram que não tinham.. só hoje consegui ir ao carroussel do louvre e comprei.. ma já fiz mil coisas.. rua muffa.. praça dos vosges… castelos do la loire…vou a giverny amanhã.. tomara que não continue chovendo, fiz o tour com os onibus, já fui ao Crillon saber se ainda fazem aquele picnic.. e agora que já consegui comprar o passe dos museus agora é só aproveitar… muito obrigado pela dicas… já chorei muito de emoção.. afinal faziam 35 anos que eu não vinha a Paris… só de fotos já tirei mais 1.200 .. mas tá valendo cada momento vivido.. é um sonho meu e de meu marido há 14 anos
Beijos… Paris.. Chansons D amour
Luciana
Oi Lina,
Quando fui a Paris, apenas vi a Sacre -Coeur e a Torre Eiffel. Filas enormes para entrar! Agora, o Louvre, nossa!É imperdivel! Passei 1 dia la e não vi tudo!! EmVersailles amei os jardins! O Castelo, depois do primeiro quarto, fica tudo muito parecido. Bem, no inverno espero pelo menos subir na Torre e ir no museu Dorsay!
Mariana
Acho que quando a gente mora numa cidade, tem menos pique “passeio”… por isso nao ve algumas coisas: grandes passeios que eu fiz desde qeu moro na Europa foram porque amigos vieram e tive que mostrar: aí eu vi!!! Na primeira vez em que fui a Paris nao fui na torre Eiffel, achei que era “coisa de turista”. Bobagem minha! é de turista porque é linda e impressionante de perto também!
Salete
Sacre Couer vale, pelo menos, para ter uma das vistas mais lindas de paris anoitecendo, com a lua nascendo… a igreja não me atraiu nunca, mas a vista… e Montmartre é muito pitoresco, como disse a Patrícia – só pelas ruazinhas ingremes já vale a diversão!
A propósito – Lina, chego aí depois de amanhã e estão me dizendo que está fazendo frio! É verdade?
beijos e, de novo, amo seu blog!!!
Patrícia Venturini
Clarice, você tirou a Sacre Coeur do seu roteiro, então provavelmente não vai conhecer Montmartre… que pena! É tão pitoresco!
Lina, essa tua amiga que não conhece Versailles, francamente… mas isso acaba sendo muito comum mesmo, não prestamos atenção ao que está ao nosso alcance.
Abraço a todos!
clarice
Que engraçado!! Também tirei a Sacre-Couer do meu roteiro, e não tenho intenção de pegar uma fila monstra p/ subir na Torre Eiffel, será q vou perder muito?! Vou fazer um passeio pelo Sena, a noite( de barco ) p/ vê-la acessa!!
Aiii Lina, chego em Paris 6° F, dia 04/09 estou em cólicas e não durmo de ansiedade há 3dias…
Bjinhos, seu blog é TUDO-DE-BOM!!!! Merci.
Adriana Pessoa
Pretendo voltar a Paris, quantas vezes puder nesta vida…Já plantei a sementinha. Meu filho , outro dia suspirava no quarto dele:
“-Ai, que saudade de Paris!”
Nem acreditei. Voltei e perguntei:
“-Saudades de quê, filho?”
“- Das baguetes, da sopa de cebola, do Louvre, da Torre Eiffel, da Disney…Vou voltar lá, isto é certo!”
Ele tem 10 anos. E já se apaixonou por Paris. Foi um sonho que realizamos ao levá-lo nesta viagem. Valeu demais o nosso esforço.
Já sonho novamente com a volta…
Beijos, Lina.
Claudia Pimenta
oi lina! os números realmente são impressionantes – alguns parecem até bem distantes da realidade brasileira… é incrível como os turistas e os moradores diferem nas suas escolhas! como turistas, acabamos priorizando conhecer estes pontos mais turísticos, que, muitas vezes, os moradores sequer visitam… é como o cristo e o pão de açúcar no rio – eu mesma só fui conhecê-los com amigos que vinham da europa! bjs e boa semana! ah, é bom lhe ver de volta, depois da breve interrupção…