Apesar do aumento da violência nestes últimos dez anos, Paris ainda é uma cidade segura. A violência se resume em roubos de carteiras e bolsas e tentativas de extorsão de dinheiro através de golpes como o do anel.
Estamos longe do nosso cotidiano brasileiro de ataques armados e assassinatos em plena rua.
Aqui, basta estarmos vigilantes nos lugares mais turísticos e dentro do metro. Se os grupos de jovens da Romênia ou os vendedores de fitinhas da sorte se aproximarem recusem qualquer contato e se necessário falem alto.
O Relato da leitora Cristiana é interessante. Ela estava hospedada no aparthotel Citadines Les Halles, uma das regiões que os parisienses consideram como complicadas. O centro comercial que aí existe, hoje fechado para reformas, sempre foi ponto de venda de drogas. O lugar atrai elementos estranhos, mendigos e as pessoas envolvidas com o tráfico.
Na minha opinião, Cristiana foi mal orientada pelo porteiro do restaurante.
Ficamos eu e meu marido hospedados no Citadines Les Halles, por sinal muito bom. Um dos Guest Relations Manager de lá já morou no Brasil e nos recebeu muito bem de outras vezes que ficamos por lá.
Uma noite jantamos no Au Pied de Cochon; segundo meu marido, este restaurante serve o melhor joelho de porco que ele já experimentou!
Ao saírmos do restaurante, por volta das 22:30, perguntei ao porteiro qual melhor caminho seguir pois já havia lido no Conexão Paris sobre os perigos do Les Halles após determinado horário.
Ele nos aconselhou passar por dentro do centro comercial apesar das lojas estarem fechadas. Por causa dos cinemas, ainda haveria movimento nos corredores. Assim fizemos.
Quando já estávamos próximos à escada da saída da R Berger, de repente surgiu, não sei de onde, um homem gritando conosco. Não sei o que ele dizia, pois não falo francês. Aliás, nem sei qual língua ele falava. Ele empurrou e deu um soco no meu marido. Parecia completamente louco!
Logo apareceram seguranças, se ofereceram para nos levar a um posto policial lá perto, o que recusamos. Só queríamos retornar ao hotel e eles nos acompanharam até lá.
Felizmente não houve dano físico maior, nem roubos. Apenas um susto grande!
Obviamente sabemos que, infelizmente, violência ocorre em todo o mundo. Talvez por termos ficado naquele mesmo local em outras ocasiões, nos sentimos mais seguros e descuidamos…
Decidimos que pegaríamos táxi nas próximas viagens, mesmo para distâncias pequenas. Basta combinarmos com o motorista e pagarmos um pouco mais que o taxímetro. Mas à pé, em lugar pouco movimentado, à noite, mesmo perto, nunca mais!
Nosso encanto com Paris permanece, pretendemos retornar, ficaremos inclusive no mesmo apart hotel! É ótima a experiência de comprar ingredientes, cozinhar tomando um bom vinho, após as várias andanças pela cidade!
O hotel é ótimo, o local também, só o nosso cuidado deveria ter sido maior.
Nota do CP: já escrevemos artigo sobre o Pied de Cochon. Leia aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
179 Comentários
Thyago
Lina,
Seu site é ótimo, parabéns.
Vou ficar em apto no Marais, próximo a Saint-Paul, como é esta região anoite? É segura?
Obrigado!
Lina
Thyago
Região segura, animada, jovem. Muitos bares e restaurantes. Leia na categoria Comer e Beber os restaurantes dos bairros 75003 e 75004.
Lucas
Olá Lina,
Vendo esse post sobre segurança tenho um conselho a lhe pedir: Irei sozinho a paris é meu sonho e agora pude realizar estou em duvida entre 2 hotéis um na 66 rue de malte (hibiscus) e o outro 7-9 rue pierre chausson(Pavillon république les halles) qual dos 2 tem a melhor e a mais segura localização? e qual dos 2 tem o padrão melhor?
Lina
Lucas
Eu não conheço este hotéis. Eles estão bem situados porque em Paris e em regiões com movimento e meios de transporte. São áreas populares. A rue de Malte deve ser mais residencial e um pouco mais tranquila que o outro endereço. Acho que seria mais seguro no Hibiscus.
Mas não se preocupe muito com a segurança. Aqui tem somente roubos.
Mônica
Olá Lina!Sigo sempre seu blog e preciso da sua ajuda.Irei a Paris em dezembro e estou na dúvida entre ficar no Ibis La Villett (na Av. Jean Jaurès) ou no Ibis Porte de Montreuil (perto da estação do metro Porte de Montreuil – linha 9).Qual das duas regiões seria mais segura?Muito obrigada!!
Lina
Mônica
Todos os dois estão situados na periferia da cidade. Não existe diferença em termos de segurança entre eles.
Em Paris, fique atenta. O perigo é somente roubo de bolsas.
Cristina
Vou sozinha de amesterdan para Paris de trem e vou chegar na gare du nórd. Aluguei um studio na rue sainte croix de lá bretoneire no Marais.
Qual a forma mais fácil de chegar? Metro? Trem?
Lina
Cristina
A forma mais confortável e fácil é táxi. Custo em torno de 14 euros.
Senão terá que pegar metro e trocar de linha em Châtelet.
Tania
Lina,
obrigada pelo retorno!! Conforme você me solicitou, ficarei em um estudio na Rue Debelleyme. Pelas fotos que vi, me pareceu um lugar bem movimentado, a estação de Metro mais próxima é a Fillesdu Caivaire. O que você acha?
Lina
Tania
Eu adoro esta rua. Maravilhosa porque cheia de galerias de arte, de lojas interessantes e frequentada por pessoal jovem e bonito.
Lais
Oi pessoal entendi! Realmente estarei atenta…é como se eu estivesse indo ao BR. Enfim hj mesmo comprei uma bolsa de por na frente do corpo, são vendidas pela JAL próprias para viagem, para colocar dinheiro e documentos, ipad, iphone etc….não da pra viajar chic isso que estou aprendendo rs! Mas estou feliz em ir a Paris.
Atilio
Sempre segui suas orientações em minhas viagens a Paris e jamais tive problema. Na ultima viagem esqueci minha carteira com todos os documentos e cartoes em uma bolangerie. No dia seguinte é que dei por falta, retornei aos lugares que tinha passado e lá estava a minha carteira intacta. Sei que fui desatento, mas jamais teria o mesmo resultado no Brasil.
Lina
Atilio
Gostei. Mas acho que no Brasil você poderia viver esta experiência também. Porque minha filha esqueceu um trench coat no restaurante do Hotel em Paris. No dia seguinte foi buscar e a gerente disse que não tinha encontrado nada.
Bruno Rodrigues
Em dezembro eu e minha família ficamos hospedados no Novotel Les Halles, bem ao lado do Forum des Halles (que, mais uma vez, *não* está fechado para obras). Há muito Paris não é uma cidade sem violência, então tomamos os cuidados comuns que tomamos no Rio: evitar estar na rua, a pé, após 22h, evitar becos e sempre tentar ficar próximo a grupos. Eu, em especial, andei bastante pelos arredores e não passei por nenhuma situação tensa – mas não signiifica que esteja dizendo que não se deve tomar cuidado. Em tempo: o Novotel Les Halles é bastante razoável (em especial o restaurante La Table) e ter o Forum des Halles ‘na porta’ foi uma mão na roda 🙂
Cristiana Dias
Estou aqui em Paris e hospedada como faço a 5 anos no Marais, próximo ao Lês Halles. Realmente estou achando esse ano um pouco mais complicado e perigoso. Meu marido foi abordado ontém por duas vezes e as duas por rapazes aparentemente drogados. Sempre venho sozinha com minha irmã e nunca tivemos nenhum problema, mas tb não saímos a noite sozinhas. Acho que vale a pena sim tomar cuidado e evitar andar por locais muito vazios a noite. Essa dica aliás é válida para qualquer lugar do mundo. O melhor é não dar bobeira!
Lais
Pessoal lendo sobre a segurança em Paris, visto que vou sozinha, achei uma reportagem de 2010 onde uma moça francesa foi estuprada num trem, e fiquei pasma que os monstros eram brasileiros….enfim gostaria de saber se estes monstros pagaram pelo crime….pq nos sites não consta… infelizmente consta que as famílias pediram ajuda a embaixada brasileira…aff que horror! Bom da um medão de viajar mas quero muito conhecer Paris!
Lina
Lais
Casos raros. Paris não é perfeita. Basta ficar atenta.