Apesar do aumento da violência nestes últimos dez anos, Paris ainda é uma cidade segura. A violência se resume em roubos de carteiras e bolsas e tentativas de extorsão de dinheiro através de golpes como o do anel.
Estamos longe do nosso cotidiano brasileiro de ataques armados e assassinatos em plena rua.
Aqui, basta estarmos vigilantes nos lugares mais turísticos e dentro do metro. Se os grupos de jovens da Romênia ou os vendedores de fitinhas da sorte se aproximarem recusem qualquer contato e se necessário falem alto.
O Relato da leitora Cristiana é interessante. Ela estava hospedada no aparthotel Citadines Les Halles, uma das regiões que os parisienses consideram como complicadas. O centro comercial que aí existe, hoje fechado para reformas, sempre foi ponto de venda de drogas. O lugar atrai elementos estranhos, mendigos e as pessoas envolvidas com o tráfico.
Na minha opinião, Cristiana foi mal orientada pelo porteiro do restaurante.
Ficamos eu e meu marido hospedados no Citadines Les Halles, por sinal muito bom. Um dos Guest Relations Manager de lá já morou no Brasil e nos recebeu muito bem de outras vezes que ficamos por lá.
Uma noite jantamos no Au Pied de Cochon; segundo meu marido, este restaurante serve o melhor joelho de porco que ele já experimentou!
Ao saírmos do restaurante, por volta das 22:30, perguntei ao porteiro qual melhor caminho seguir pois já havia lido no Conexão Paris sobre os perigos do Les Halles após determinado horário.
Ele nos aconselhou passar por dentro do centro comercial apesar das lojas estarem fechadas. Por causa dos cinemas, ainda haveria movimento nos corredores. Assim fizemos.
Quando já estávamos próximos à escada da saída da R Berger, de repente surgiu, não sei de onde, um homem gritando conosco. Não sei o que ele dizia, pois não falo francês. Aliás, nem sei qual língua ele falava. Ele empurrou e deu um soco no meu marido. Parecia completamente louco!
Logo apareceram seguranças, se ofereceram para nos levar a um posto policial lá perto, o que recusamos. Só queríamos retornar ao hotel e eles nos acompanharam até lá.
Felizmente não houve dano físico maior, nem roubos. Apenas um susto grande!
Obviamente sabemos que, infelizmente, violência ocorre em todo o mundo. Talvez por termos ficado naquele mesmo local em outras ocasiões, nos sentimos mais seguros e descuidamos…
Decidimos que pegaríamos táxi nas próximas viagens, mesmo para distâncias pequenas. Basta combinarmos com o motorista e pagarmos um pouco mais que o taxímetro. Mas à pé, em lugar pouco movimentado, à noite, mesmo perto, nunca mais!
Nosso encanto com Paris permanece, pretendemos retornar, ficaremos inclusive no mesmo apart hotel! É ótima a experiência de comprar ingredientes, cozinhar tomando um bom vinho, após as várias andanças pela cidade!
O hotel é ótimo, o local também, só o nosso cuidado deveria ter sido maior.
Nota do CP: já escrevemos artigo sobre o Pied de Cochon. Leia aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
179 Comentários
Cristiana
Boa tarde Rodrigo, tudo bem?
Irei a Paris com o meu marido e o nosso filhote de dois anos no fim de semana antes do Natal. Iremos ficar hospedados no hotel Mercure Paris Terminus Nord. É uma região segura para andar a pé à noite?
Há alguma atracção que nos recomende especialmente por irmos na época natalicia e com uma criança pequena?
Obrigado e parabéns pelo site! Excelente!
Rodrigo Lavalle
Cristiana, esse hotel fica perto da Gare du Nord, uma estação de trens. Devido a isso há muitos mendigos e desocupados na região. Não vai haver ataques e assaltos mas fiquem atentos aos golpistas, não deem atenção à estranhos. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2015/03/01/questoes-sobre-seguranca-em-paris.
Especialmente nessa época de Natal acontecem os mercados de Natal e as pistas de patinação. Leia nossos artigos sobre eles: https://www.conexaoparis.com.br/2016/11/16/pistas-de-patinacao-no-gelo-em-paris e https://www.conexaoparis.com.br/2016/11/15/melhores-mercados-de-natal-em-paris.
Sugiro a você o nosso guia “Paris com Crianças”: ele traz uma seleção de programas em Paris e seus arredores para as crianças, além de dicas de restaurantes, lojas de artigos infantis e informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. Você pode comprá-lo no nosso novo site de passeios e serviços: http://www.minhaviagemparis.com.br/guias-livros-paris/guias-paris.html
Wilver
Bom dia, Rodrigo! Tudo bem?
Irei à Paris na segunda quinzena de agosto e ficarei hospedado no Mercure Paris Ópera Garnier (4 rue de l ‘Isly). É uma região segura para andar a pé a noite?
Poderia me indicar um bom restaurante próximo dali?
Obrigado e parabéns pelo site! Excelente!
Rodrigo Lavalle
Wilver, é um local seguro e central, não se preocupe. Seu hotel fica bem perto da Gare Saint Lazare, dentro dessa estação de trem fica o restaurante Lazare, leia sobre ele aqui: https://www.conexaoparis.com.br/2013/11/14/novo-restaurante-do-chef-eric-frechon-em-paris-lazare.
roberta
Embarco para Paris próxima semana e ficarei no hotel forest hill la villete, 28 Ter Avenue Corentin Cariou, 7501. Vi que há metrô muito perto. Devo me preocupar com a região? Li muito dos posts do blog e organizei meus passeios. É minha segunda vez em Paris mas tenho lido tantos relatos sobre batedores de carteira e golpes que tenho me sentido insegura.
Rodrigo Lavalle
Roberta, esse hotel fica ao lado do Parc de la Villette (https://www.conexaoparis.com.br/2007/07/12/la-villette/). Além de não ser a região mais bonita de Paris, ela fica longe do “centro turístico” da cidade. Você vai gastar mais tempo nos deslocamentos. A linha de metrô que passa próximo ao hotel é a 7, ela te deixa no Louvre (estação Palais Royal – Musée du Louvre) e dali você vai a pé até a maior parte dos monumentos.
Ygor
Olá Rodrigo! Esse caso aconteceu comigo ontem: estou em Paris a passeio pela terceira vez e na noite passada decidi sair para jantar com um amigo no L’Ave Maria, restaurante no 11é que eu acho muito bom. Pois bem, na saída do metrô Oberkampf fomos abordados por um homem, desses com aspecto de “rua”. Resolvemos ignorar e seguimos reto subindo as escadas para sair do metrô, que por sinal estava movimentado pois eram quase 20h. Para minha surpresa, adivinhe, o homem se irritou e cuspiu em cima de mim. Na hora fiquei perplexo, sem reação. As pessoas que passavam olhavam espantadas e o homem desviou e seguiu andando como se nada tivesse acontecido. Meu amigo ainda tentou ir atrás do sujeito para tirar satisfações mas eu pedi para deixar para lá e seguimos para o restaurante onde jantamos. Isso para mim foi estranho pois nunca me aconteceu algo parecido anteriormente , nem no Rio de Janeiro que é onde moro e é um lugar com altos índices de violência urbana. Várias coisas se passaram pela minha cabeça tentando entender o caso, desde uma questão de xenofobia ou até mesmo da pessoa ser “doida”. Já havia sido abordado nas ruas anteriormente em Paris, principalmente nas áreas turísticas, mas nunca tive problemas pois sempre ignorei. Mas de qualquer modo isso não muda minha paixão por Paris, considerei como um fato isolado. Abraços.
Rodrigo Lavalle
Ygor, sentimos muito pelo ocorrido. Realmente é algo que nos tira do eixo. Muitos SDFs (pessoas sem domicílio fixo) têm problemas mentais e o acúmulo de experiências negativas agrava a situação.
Abraços e boa continuação.
Golbery
Estou pretendendo ir a Paris pela primeira vez em Maio. Estou vendo um studio na Rue Saint Denis perto da Rue Reaumur. O que vc acha? Pode ser perigoso? Tem facilidade de metrôs por perto? Grato.
Rodrigo Lavalle
Golbery, a região é central e comercial, não há perigo. Próximo fica a estação Réaumur-Sébastopol onde passam as linhas 3 e 4, ambas úteis para o turista.
Abraços.
Fares
Obrigado Rodrigo
Vou procurar me hospedar nesses Bairros que vc me indicou, e voltaremos a nos falar em Breve.
E Parabéns pelo seu empenho, continue assim !
Fares
Fares
Rodrigo
Estou pensando em passar o Natal com minha Família em Paris, qual Bairro vc acha melhor para ficarmos ?? E estou um pouco preocupado com a Violência, vc acha que devo me preocupar ?
Abç
Fares
Rodrigo Lavalle
Fares, Paris é uma cidade segura. Só é preciso ficar atento aos batedores de carteiras e aos golpistas. Leia esse artigo que escrevemos sobre o assunto: https://www.conexaoparis.com.br/2015/03/01/questoes-sobre-seguranca-em-paris/.
Fique na região de Saint-Germain ou da Madeleine/Opéra ou do Marais. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/22/em-qual-regiao-se-hospedar-em-paris/.
Abraços.
Isaac
Uma dúvida. Como pode ser perigoso levar dinheiro em espécie muita gente optava pelo Travel Money, que no Brasil ficou mais caro por conta do aumento do IOF. Uma possibilidade, segundo me falaram, era fazer o cartão no país de destino. Sabe se é uma opção viável em Paris? Vi que nos aeroportos tem a loja Travelex. Será que é muito burocrático conseguir? Precisa de muitos documentos ou um estrangeiro consegue fazer?
Rodrigo Lavalle
Isaac, a Travelex oferece um cartão semelhante que se chama Cash Passport (http://www.travelex.fr/FR/For-Individuals/Cash-Passport/Acheter-et-recharger/) mas é preciso ter um cartão de débito ou crédito francês. Imagino que ela só sirva para os franceses que irão viajar de férias.
Abraços.
Lenna Ranghetti
Rodrigo, mil desculpas! Respondi antes de ti para Erika porque realmente tenho experiência daquela região do hotel onde ela vai ficar. Em relação aos táxis, atualmente, é prudente chamá-los por portable ou do hotel, mesmo. Apesar de que nunca tive problemas com eles de dia ou de noite. Mas, Paris vem mudando ultimamente e certas precauções devem ser tomadas…
Um abraço.
Rodrigo Lavalle
Lenna, não tem do que se desculpar. Os pitaqueiros estão aí pra isso mesmo!
Abraços.
Fabiolla
Lina, vou ficar em set no hotel
Comfort Hotel Paris La Fayette..a regiao é perigosa p andar a noite?
Rodrigo Lavalle
Fabiolla, não é perigosa mas fique sempre atenta.
Abraços.