Apesar do aumento da violência nestes últimos dez anos, Paris ainda é uma cidade segura. A violência se resume em roubos de carteiras e bolsas e tentativas de extorsão de dinheiro através de golpes como o do anel.
Estamos longe do nosso cotidiano brasileiro de ataques armados e assassinatos em plena rua.
Aqui, basta estarmos vigilantes nos lugares mais turísticos e dentro do metro. Se os grupos de jovens da Romênia ou os vendedores de fitinhas da sorte se aproximarem recusem qualquer contato e se necessário falem alto.
O Relato da leitora Cristiana é interessante. Ela estava hospedada no aparthotel Citadines Les Halles, uma das regiões que os parisienses consideram como complicadas. O centro comercial que aí existe, hoje fechado para reformas, sempre foi ponto de venda de drogas. O lugar atrai elementos estranhos, mendigos e as pessoas envolvidas com o tráfico.
Na minha opinião, Cristiana foi mal orientada pelo porteiro do restaurante.
Ficamos eu e meu marido hospedados no Citadines Les Halles, por sinal muito bom. Um dos Guest Relations Manager de lá já morou no Brasil e nos recebeu muito bem de outras vezes que ficamos por lá.
Uma noite jantamos no Au Pied de Cochon; segundo meu marido, este restaurante serve o melhor joelho de porco que ele já experimentou!
Ao saírmos do restaurante, por volta das 22:30, perguntei ao porteiro qual melhor caminho seguir pois já havia lido no Conexão Paris sobre os perigos do Les Halles após determinado horário.
Ele nos aconselhou passar por dentro do centro comercial apesar das lojas estarem fechadas. Por causa dos cinemas, ainda haveria movimento nos corredores. Assim fizemos.
Quando já estávamos próximos à escada da saída da R Berger, de repente surgiu, não sei de onde, um homem gritando conosco. Não sei o que ele dizia, pois não falo francês. Aliás, nem sei qual língua ele falava. Ele empurrou e deu um soco no meu marido. Parecia completamente louco!
Logo apareceram seguranças, se ofereceram para nos levar a um posto policial lá perto, o que recusamos. Só queríamos retornar ao hotel e eles nos acompanharam até lá.
Felizmente não houve dano físico maior, nem roubos. Apenas um susto grande!
Obviamente sabemos que, infelizmente, violência ocorre em todo o mundo. Talvez por termos ficado naquele mesmo local em outras ocasiões, nos sentimos mais seguros e descuidamos…
Decidimos que pegaríamos táxi nas próximas viagens, mesmo para distâncias pequenas. Basta combinarmos com o motorista e pagarmos um pouco mais que o taxímetro. Mas à pé, em lugar pouco movimentado, à noite, mesmo perto, nunca mais!
Nosso encanto com Paris permanece, pretendemos retornar, ficaremos inclusive no mesmo apart hotel! É ótima a experiência de comprar ingredientes, cozinhar tomando um bom vinho, após as várias andanças pela cidade!
O hotel é ótimo, o local também, só o nosso cuidado deveria ter sido maior.
Nota do CP: já escrevemos artigo sobre o Pied de Cochon. Leia aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
179 Comentários
Erika
Lena e Rodrigo, obrigada pela atenção!! Abraços
Lena Ranghetti
Erika, estou te respondendo porque tenho bastante experiência nessa região. Já me hospedei em outro Best Western na rue de Sommerard e ouvi falar bem desse hotel que reservaste.É uma excelente localização, perto de tudo: metrôs, restaurantes, Monoprix … Sem esquecer que o Museu de Cluny e a Sorbonne estão bem próximos. Eu acho tranquilo andar pelos Boulevards Saint-Michel e Saint-Germain. Pelo menos, em todas as vezes que estive lá, nunca houve nenhum incidente. Quanto aos táxis, são seguros e fáceis de tomá-los na rua. Há estações de metrô bem perto, também. Vai ser uma ótima viagem!
Erika
Olá, Rodrigo! Reservamos o hotel best western le jardin de cluny, localizado na 9 rue du Sommerard, 75005. Queria sua opinião sobre a localização… É seguro andar pela blv. saint germain e pelo quartier latin, tanto de dia como à noite? E em relação aos taxis são seguros? É fácil de pegar na rua? Pensamos em usar o metro para chegarmos aos pontos de interesse e na volta usar taxi, pois iremos no inverno (anoitece muito cedo, né?!) e estaremos com nosso filho de 07 anos… Obrigada pela ajuda!
Rodrigo Lavalle
Erika, a região é simpática, segura e central. É seguro andar no blv Saint-Germain e imediações em qualquer hora. Pegar táxi é um pouco difícil principalmente a noite, baixe o aplicativo da empresa de táxis G7.
Abraços.
Emilia Gabriela
olá, estarei indo pela primeira vez a Paris em Setembro, e ficarei no hotel Tourisme Avenue, na 66 Avenue de la Motte-Picquet (Montparnasse). Essa região é perigosa? Estou com muito medo, pois como é minha primeira vez lá, e não falo nem francês nem inglês, estou aflita!!!
Rodrigo Lavalle
Emília, não precisa ter medo, essa região é segura.
Abraços.
Denise
Vi que esses pequenos golpes e assaltos assustam mesmos os turistas. Porém, pra quem é de São Paulo e frequenta a região central, isso é rotina. Acredito que aqui na minha cidade enfrentamos diariamente algo bem mais preocupante e perigoso. Acho que esses incidentes não ofusca a magia de estar em Paris! Apenas nos alerta para que fiquemos atentos a fim de evitarmos aborrecimentos.
Parabéns pelo site! É minha primeira vez lá e estou me baseando em todas as dicas de vcs. Obrigada!
Fábia
Antes de conhecer Paris li todos os artigos daqui do site sobre a segurança em Paris, e graças a vcs não caímos em nenhum , o do vendedor de casacos italiano, foi ate engraçado, na hora que o cara parou o carro ao nosso lado e disse que era italiano e que estava com casacos de grife no carro começamos a rir todos, pois foi muito igual ao que tinha lido aqui, vi muitas garotas como se estivessem fazendo pesquisa em toda a cidade, mas os africanos com a pulseirinhas nos arredores de Montparnasse não vi não, ao contrario achei ate muito policiamento, no dia que fui a policia já devia estar agindo pela aquela região, obrigada pelas dicas galera do Conexão Paris, minha viagem se tornou mais segura graças a vcs!!
Nat
Eu li algumas postagens aqui no site, sobre a (falta de) segurança em Paris. Em fevereiro de 2009, visitei a cidade com o meu pai. Caimos no golpe dos casacos de couro (meu pai perdeu um dinheiro com o tal italiano, e depois nos demos conta de poderia acontecer algo de ruim e jogamos as jaquetas no lixo) e uma garota, que estava acompanhada de um cara, se não me engano, veio tentar nos dar o golpe do anel 2 vezes em dias diferentes. Já estou ciente de que esses golpes acontecem, e muito, por lá.
Estou planejando fazer intercâmbio para estudar francês, Paris é a minha primeira opção de destino. Pretendo ficar por 6 meses. Porém, após ler vários relatos de pessoas sendo roubadas, e uma delas falando até em agressão física e a polícia sem dar o mínima na hora de fazer um BO, fiquei com muito receio. Vou sozinha, não sei como serão minhas companhias, se vou ter que ir pra escola e voltar pra casa sozinha ou acompanhada, então fiquei com medo de acontecer alguma coisa. Meu principal meio de transporte seria o metrô e também vi caso de gente ser seguida nas estações. Não sei o que poderia acontecer depois da “perseguição”, pois no relato foi dito que as pessoas receberam ajuda e, felizmente, nada aconteceu. Você acha que eu devo ceder a vontade do meu pai e ir pra Montreal em vez de Paris, ou ir pra Paris, sem tanto medo? Se for pra ficar em Paris, em qual “arrondissement” você me recomenda morar (lembrando que estarei sozinha)?
Estou no aguardo de uma resposta! Obrigada desde já.
Rodrigo Lavalle
Nat, se você está muito assustada não venha para Paris, vá para Montreal. Não posso assumir a responsabilidade da escolha. A minha vivência de Paris é a de uma cidade segura. Golpes existem pois a cidade recebe milhares de turistas e os espertos se aproveitam. Paris é infinitamente mais segura que qualquer grande cidade brasileira. Leia esses artigos sobre os arrondissements:
– https://www.conexaoparis.com.br/2008/06/16/caracteristicas-dos-bairros-de-paris/;
– https://www.conexaoparis.com.br/2007/12/10/como-os-parisienses-se-orientam-em-paris/;
– https://www.conexaoparis.com.br/2010/04/20/qualidades-e-defeitos-dos-bairros-de-paris-onde-hospedar/ e
– https://www.conexaoparis.com.br/2010/04/23/os-bairros-onde-eu-nao-me-hospedaria-em-paris/.
Abraços.
Marilda Costa
Olá. Os meses se passaram mas as coisas parecem que estão iguais. Estou meio preocupada pois pretendo ir sozinha a Paris e devo ficar no 13o. arrond. próximo à Av. Gobelins. O que me diz quanto à segurança dessa área? Será que se eu chegar de volta dos passeios até as 21 horas, é perigoso caminhar até o hotel (numa esquina da Gobelins)? Obrigada pelas dicas e um abraço.
Rodrigo Lavalle
Marilda, não precisa se preocupar. Paris não é uma cidade perigosa. No metrô e nas áreas mais turísticas e cheias fique atenta à bolsa para evitar a ação dos trombadinhas.
Abraços.
Catarina
Vou ficar 2 noites no Hotel Andrea Rivoli perto de Chatelet e Hotel de Ville e 2 noites no Hotel Opera Maintenon (rua cheia de restaurantes japoneses). Alguma destas zonas é perigosa de noite?
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Catarina, não são perigosas.
Abraços.
Priscilla
Vou ficar no hotel La Maison Favart, rue Marivaux,situado no 2º distrito, junto da Opéra Comique, entre o bairro da Bolsa e o dos Grands Boulevards. É uma região perigosa?
Rodrigo Lavalle
Priscilla, não é perigosa e é bem central, não se preocupe.
Abraços.