Paris é uma cidade perigosa? Posso voltar sozinha para o hotel tarde da noite? O metrô é perigoso? Quais são as regiões perigosas de Paris?
Uma parte das leitoras e dos leitores do blog se inquietam com a questão da segurança em Paris. Mesmo os franceses se inquietam porque ontem, em um jantar na casa de amigos, a discussão girou em torno da segurança nos transportes em comum. Como o anfitrião tem uma cave de vinhos excelente, tínhamos todos deixado o carro na garagem. Amigos deveriam pegar o RER, o trem que vai até outras cidades perto de Paris, e nós deveríamos pegar o metrô. A questão era RER, metrô ou táxi.
Paris não é uma cidade violenta, sobretudo para nós brasileiros acostumados com índices de violência absurdos. Um dos aspectos que mais prezo da minha vivência parisiense é sair de casa sem olhar para os lados, andar nas ruas sem olhar para trás, caminhar com minha máquina fotográfica nas mãos, não ter medo o tempo todo.
Mas os índices de violência aqui já foram mais baixos. A abolição de fronteiras entre países europeus, a imigração, os conflitos internos entre grupos de origem étnicas diferentes, o turismo, tantos fatores que explicam o aumento da violência nestes últimos anos.
Como se caracteriza esta violência?
A violência pesada que resulta em agressões físicas, algumas vezes mortais, está situada nos bairros mais pobres de Paris e se manifesta entre grupos de jovens. Ela se manifesta também nos trens da periferia, nas horas onde os vagões estão vazios.
O turista está fora destes circuitos e acho pouco provável encontrar um brasileiro passeando nas áreas difíceis do arrondissement número 19. É neste bairro que se encontra o La Villette e vou continuar indicando-o como um excelente passeio porque não tem perigo. O perigo é localizado em certas áreas do setor.
O turista deve se precaver contra delitos menores como roubo de bolsas e sacolas. De acordo com um amigo, engenheiro da empresa encarregado do metrô parisiense, a linha que registra o maior número de ocorrências de roubos é a de número 2. Ela atravessa todo o norte de Paris, onde se situam os bairros mais pobres e problemáticos. Dado interessante, é às 3 horas da tarde, hora de pouco movimento pois os parisienses estão trabalhando, que estas agressões acontecem.
Mas não se esqueçam que estes casos são raros e que o número de agressões a turistas é baixo comparado ao número de turistas que circulam pela cidade todos os dias.
Mas como ausência total de perigo só no paraíso perdido e olhe lá, dizem que Eva era perigosa, o que os turistas devem evitar?
O que os turistas devem evitar?
Uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada volto normalmente de metrô sem problemas.
De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente da SNCF é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
Mas não se esqueçam, repito mais uma vez, Paris não é uma cidade violenta. Fiquem tranquilos.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
709 Comentários
conexaoparis
Rafael
Paris nao e uma cidade perigosa.
O La villette e um bairro na periferia da cidade. O centro costuma ser mais calmo do que os bairros perifericos. Mas como disse, Paris nao e perigosa e as 22 horas ainda tem movimento no metro e nas ruas.
Fique tranquilo.
Para uma mulher sozinha nao acharia tranquilo.Mas para um casal, sem problemas.
Rafael Palladino
Ola, Lina, tudo bem?
Em novembro minha esposa e eu vamos ficar no Ibis La Villette.
Você acha perigoso voltar pro hotel de metrô às 22h ?
Da estação Ourcq, por exemplo, tem uma caminhada até o hotel.
Obrigado!
conexaoparis
Elza.
Só posso te falar sobre a França e sua capital.
Se um leitor puder de ajudar…
elza
Por favor. Preciso de informação sobre os perigos de outros lugares.
Vou viajar pela primeira , eu e uma amiga para:
Portugal- Lisboa, toda a costa até Porto.
Italia- Veneza, Região da Toscana, Napoli, Roma.
Agradeço muito se alguem puder me orientar sobre os pontos perigosos, e como abordam.
grata Elza
Maria Thereza
Sabrina:
Acho que todo mundo fica deslumbrado em Paris e, realmente, é aí que mora o perigo. Quase fomos roubados perto da Torre Eiffel (às margens do Sena) por distração de turista. Mas nada grave, a moça, que parecia estrangeira, nos seguia e parava sempre que parávamos para observar alguma coisa. Ela se denunciou facilmente, e quando percebemos e olhamos para ela, felizmente se mandou.
E também na frente do Louvre ( de novo às margens do Sena) fomos abordados pela moça do golpe do anel ( já descrito neste blog). Aliás, quero agradecer esta dica do blog !
No mais, foi um super reveillon. Nem o frio nos tirou a vontade de caminhar muito todos os dias. E nos sentimos super seguros em Paris.
As dicas deste blog são realmente muito boas.
Um abraço, Lina.
Maria Thereza
Sabrina
Já ouvi muito falar um batedores de carteiras em Paris. Nestes casos, acho que a melhor opção para o turistas são os “inseparáveis” porta-dólares. E bolsa, só a tiracolo, sempre virada para frente. Tudo bem que aqui no RJ estamos escolados em matéria de malandragem. Porém, imagino que em Paris até o turista mais esperto pode ficar deslumb rado e esquecer do que aprendeu até hoje.
conexaoparis
Luis Paulo
Raro eu pegar o RER. O que posso te dizer é que os parisienses consideram que após 9.30, 10 horas de noite a frequencia do RER é deprimente. As agressões no RER são mais frequentes que no metro.
Isto dito, fique sabendo que todos aqueles que moram na periferia de Paris e trabalham em Paris pegam o RER todos os dia. Conclusão, o perigo existente é baixo. Acontece, mas é raro.
Luis Paulo
Pessoal, vi bastante comentarios, já fui a Paris em 1999, mas não tive qualquer problema, acontece que agora irei com minha namorada em janeiro 2009, ficarei hospedado em um hotel em Ivre sur Siene, deverei pegar o RER C para ir ao centro de Paris, alguém sabe se esse bairro é perigoso ou essa linha C do RER tem algum problema de andar a noite?
Obrigado gente
conexaoparis
Natanael
Concordo com você neste tema e seja bem vindo.
Natanael
Feliz Natal a todos e um excelente Ano Novo! Li os posts e não pude me conter.. Já fui à Paris três vezes recentemente, e fiquei em diferentes regiôes (perto da Gare du Nord, prox. a Place Republique ).. não tive nenhum problema com segurança, até porque moro em São Paulo, e você acaba sabendo onde você pode ir ou não.. O mesmo aconte em Paris.. eu me infomei onde não seria adequado ir.. Gastei muita sola de sapato, me perdendo pelas ruas da cidade e usei o metro diversas vezes. No geral, existem ciganas no Louvre que deixam cair aliança, os africanos em Monmartre, que assustam pela insistência. Mas ainda assim é muito mais segura que S.Paulo ou qualquer outra capital brasileira.
Lina, parabéns pelo blog ! acabei de descobrir e já estou fazendo anotações para minha próxima viagem à Paris!
Au revoir !