Paris é uma cidade perigosa? Posso voltar sozinha para o hotel tarde da noite? O metrô é perigoso? Quais são as regiões perigosas de Paris?
Uma parte das leitoras e dos leitores do blog se inquietam com a questão da segurança em Paris. Mesmo os franceses se inquietam porque ontem, em um jantar na casa de amigos, a discussão girou em torno da segurança nos transportes em comum. Como o anfitrião tem uma cave de vinhos excelente, tínhamos todos deixado o carro na garagem. Amigos deveriam pegar o RER, o trem que vai até outras cidades perto de Paris, e nós deveríamos pegar o metrô. A questão era RER, metrô ou táxi.
Paris não é uma cidade violenta, sobretudo para nós brasileiros acostumados com índices de violência absurdos. Um dos aspectos que mais prezo da minha vivência parisiense é sair de casa sem olhar para os lados, andar nas ruas sem olhar para trás, caminhar com minha máquina fotográfica nas mãos, não ter medo o tempo todo.
Mas os índices de violência aqui já foram mais baixos. A abolição de fronteiras entre países europeus, a imigração, os conflitos internos entre grupos de origem étnicas diferentes, o turismo, tantos fatores que explicam o aumento da violência nestes últimos anos.
Como se caracteriza esta violência?
A violência pesada que resulta em agressões físicas, algumas vezes mortais, está situada nos bairros mais pobres de Paris e se manifesta entre grupos de jovens. Ela se manifesta também nos trens da periferia, nas horas onde os vagões estão vazios.
O turista está fora destes circuitos e acho pouco provável encontrar um brasileiro passeando nas áreas difíceis do arrondissement número 19. É neste bairro que se encontra o La Villette e vou continuar indicando-o como um excelente passeio porque não tem perigo. O perigo é localizado em certas áreas do setor.
O turista deve se precaver contra delitos menores como roubo de bolsas e sacolas. De acordo com um amigo, engenheiro da empresa encarregado do metrô parisiense, a linha que registra o maior número de ocorrências de roubos é a de número 2. Ela atravessa todo o norte de Paris, onde se situam os bairros mais pobres e problemáticos. Dado interessante, é às 3 horas da tarde, hora de pouco movimento pois os parisienses estão trabalhando, que estas agressões acontecem.
Mas não se esqueçam que estes casos são raros e que o número de agressões a turistas é baixo comparado ao número de turistas que circulam pela cidade todos os dias.
Mas como ausência total de perigo só no paraíso perdido e olhe lá, dizem que Eva era perigosa, o que os turistas devem evitar?
O que os turistas devem evitar?
Uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada volto normalmente de metrô sem problemas.
De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente da SNCF é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
Mas não se esqueçam, repito mais uma vez, Paris não é uma cidade violenta. Fiquem tranquilos.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
709 Comentários
Nat
Olá!!
Eu tô planejando fazer intercâmbio para Paris ano que vem, mas não gostei das opções de acomodação que a escola me deu. Resolvi procurar por mim mesma, mas tô muito perdida em relação a isso. Eu encontrei uns foyers, mas não tenho certeza se eles aceitam pessoas que vão para ficar apenas 6 meses (meu caso). Um dos requisitos pra mim (e acredito que pra maioria das pessoas) é ficar em um local seguro. Coloquei uns endereços aqui, você pode me dizer quais desses lugares são seguros ou não?
– 5 bis avenue Sainte Eugénie 75015
– 100 rue Oberkampf – 75011
– 5 rue Daubenton, 75005
– 30/32 quai des Célestins 75004
– 105, boulevard Diderot 75012
– 20 bd Voltaire, 75011
– 42, rue de Sèvres, 75007
– 48 Boulevard Auguste Blanqui, 75013
– 7 Rue Poulletier, 75004
– 93 Boulevard Saint-Michel, 75005
Desculpe-me por tomar seu tempo assim, mas é que realmente não sei onde procurar ajuda. Se você tiver alguma dica de onde ficar, ou de onde procurar lugar pra ficar, eu agradeço muito!
Obrigada
Abs
Rodrigo Lavalle
Nat, todos esses endereços são em locais seguros da cidade. Alguns são mais afastados do “centro” mas isso não quer dizer que sejam mais ou menos perigosos. Te aconselho a escolher algo próximo da sua escola.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Abraços.
daniel
Gostava de saber se a rua Rue de la Reynie, París , muito perto do centro Pompidou é uma zona segura tanto de dia como de noite para se hospedar.
Rodrigo Lavalle
Daniel, é uma região central, comercial e segura.
Abraços.
Vilma barbosa de Faro
Boa noite,Rodrigo Lavalle!Pretendo ir visitar Paris em setembro deste ano.É uma boa época para visitação?Essa época é inverno lá?Essa será a 1ª vez que farei uma viajem internacional,é o meu grande sonho conhecer Paris!Você pode me passar as dicas mais importantes,como onde me hospedar,lazer,pontos turísticos,como usar cartões de créditos,que moeda eu posso usar lá e também onde fazer um curso básico(ingles ou francês)?Pretendo passar uma semana por lá e aproveitar ao máximo,vou só(eu e DEUS).Meu muito obrigada,desde já por suas valiosas dicas.Foi uma bênção encontrar o seu blog,o encontrei passeando pela internet e curtindo alguns artigos.
Rodrigo Lavalle
Vilma, setembro é uma ótima época para visitar Paris, é o fim do verão e começo do outono, temperaturas amenas. A primeira coisa que eu te aconselho a fazer é comprar o nosso guia ’5 Roteiros em 4 Dias’: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias/. Ele apresenta 5 roteiros a serem feitos a pé passando pelos principais pontos e regiões turísticas da cidade. Além disso mostra os museus, monumentos e atrações imperdíveis em cada uma das regiões e mostra também onde comer. Perfeito para quem está vindo pela primeira vez à Paris.
Os cartões de crédito são aceitos normalmente (com exceção do American Express); a moeda é o euro.
Procure cursos na Aliança Francesa, acredito que nas férias eles possuam cursos rápidos e concentrados.
Minha outra dica é que você leia o blog pois ele está repleto de dicas de passeios, museus, hotéis, restaurantes.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Abraços.
Maria Euridice
Rodrigo,acessei seu blog e gostei mto das dicas.Enviei sem mensagem o endereçodo Quality Suites ,15- rue de Tolbiac.Poderia me dar algumas dicas?
Laís
Olá, gostaria de saber se a região que vou ficar é segura.E se para sair da estação Gare du Nord até o hotel é aconselhável ir de metrô ou de táxi. Hotel Marmotel- 34 avenue de la Grande Armée – 75017 Paris.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Laís, região segura e bem residencial. Você chega na Gare du Nord vindo do aeroporto ou de outra cidade?
Abraços.
Paula
Vou a Paris em Abril e gostaria de conhecer também o castelo de Chantilly. Como faço pra chegar lá? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Paula, leia esse artigo sobre o castelo de Chantilly: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/26/castelo-chantilly/.
Como chegar:
1) de trem, à partir da Gare du Nord em Paris. O trajeto dura 24 minutos até a estação Chantilly-Gouvieux.
2) de RER linha D, à partir da estação parisiense Châtelet les Halles. O trajeto dura 45 minutos até a estação Chantilly-Gouvieux.
Das estações do trem ou RER você chega ao castelo de táxi. Preço 8 euros e 5 minutos de trajeto.
Abraços.
Rodolfo Lotta
Apenas e como recomendação básica, toda grande cidade facilita o anonimato e tomar os cuidados básicos em lugares públicos é de uma questão de praxe. Fora disso, Paris não é uma cidade violenta, como uma São Paulo que comporta 3 (três) programas de TV, inteiramente dedicados a cobrir eventos policiais, quotidianamente abastecidos com abundante e renovado material.
Fernando Barbosa
Boa noite, irei a Paris com minha noiva em maio. Estou acompanhando as dicas do blog pra nao ficar tao perdido hehe. Quanto as intimidações, ultrapassam o limite para uma agressão fisica? Vou ficar no Ibis Brancio Parque, regiao segura? 105, rue Brancion
75015 PARIS
Rodrigo Lavalle
Fernando, não se preocupe. Paris é uma cidade segura, muita mais que qualquer cidade brasileira. As mulheres andam sozinhas de madrugada.
A região onde você vai ficar hospedado é bem segura e residencial.
Abraços.
Vanessa
Eu gostaria de agradecer ao blog pelas ótimas dicas. Passei duas semanas em Paris, foi a minha primeira vez fora do Brasil, fui sozinha e deu tudo certo. Utilizei várias dicas daqui, obrigada.
Lena
Muito obrigada Rodrigo. Agora fiquei tranquila. Mais uma vez parabéns pelo blog, tem me ajudado muuuuito. Abraços!